– Uma ONG fajuta descredibiliza as honestas.

Quando você ajuda uma instituição de caridade séria, você espera retorno em serviço filantrópico. Vide os Vicentinos da Igreja Católica, o GREENDAC de Jundiaí e outras entidades tão importantes e corretas (ONGs ou não) que fazem a diferença para um mundo melhor.

O problema é que quando existem os “picaretas”, outras instituições acabam, por tabela, sendo descredibilizadas por muita gente.

Vide o que ocorre hoje, na cidade de Jundiaí: uma ONG “de fachada” levou um monte de dinheiro público, e nada fez ao próximo. Nas Redes Sociais, muitos leitores acabam taxando todas as outras entidades sérias como se fossem essa.

Abaixo, do Jornal da Região, em: https://jr.jor.br/2024/03/20/entidade-de-jundiai-e-alvo-da-operacao-philanthropia/?fbclid=IwAR00xK6_ypPZvVSD85akSrHfO1kexz0tNxf0Mdv0SM35j7njZ0_aDqPr2c0

ENTIDADE DE JUNDIAÍ É ALVO DA OPERAÇÃO PHILANTHROPÍA

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a “Operação Philanthropía”, objetivando aprofundar investigação de desvio de recursos públicos repassados a instituição beneficente sediada em Jundiaí.

Estão sendo cumpridos, nesta manhã, cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Jundiaí, sendo quatro na cidade de Jundiaí e um no município de São Paulo.

A investigação, iniciada em março de 2023, trouxe fundados indícios de que os gestores da instituição, que recebe verbas públicas, inclusive oriundas de convênios federais e emendas parlamentares, durante os anos de 2021 e 2023, utilizaram empresas de fachada para desviar parte dos valores, em benefício próprio, chegando a aproximadamente R$ 800.000,00.

Tais empresas, inexistentes de fato, teriam sido utilizadas para simular a prestação de serviços à instituição beneficente, recebendo por isso consideráveis pagamentos. Esses recursos, pagos como contraprestação por serviços que aparentemente nunca foram prestados, foram canalizados para uso em benefício próprio da gestora da instituição.

Além das buscas, a Justiça Federal também autorizou o congelamento de bens (sequestro e apreensão de bens e valores) dos investigados, 4 pessoas físicas e 2 pessoas jurídicas.

A palavra grega philanthropía que dá nome à operação significa amor à humanidade, refletindo o compromisso com a justiça e o cuidado para com as pessoas.

A pena prevista para o crime investigado (peculato) pode chegar a 12 (doze) anos de prisão.

pf

Imagem extraída de: https://mapasdalulu.com.br/blog/concurso-policia-federal/

2 comentários sobre “– Uma ONG fajuta descredibiliza as honestas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.