Reza a lenda que Wilmar Roldán, árbitro escalado para Red Bull Bragantino x Botafogo, não gosta de brasileiros. Ainda bem que esse confronto para a classificação na fase de grupos da Libertadores é doméstico…
A escala é formada por:
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Bandeira 1: Alexander Guzmán (COL)
Bandeira 2: John Leon (COL)
4º árbitro: John Hinestroza (COL)
VAR: Juan Lara (CHI).
Wilmar Alexander Roldán Pérez está com 44 anos de idade e há 16 temporadas está no quadro da FIFA. A torcida são-paulina, por exemplo, não o quer ver nem pintado de ouro! De acusações de racismo a discussões acaloradas com jogadores são-paulinos, passando por cartões bisonhos, coroando com excesso de autoridade: esse é o passado de Roldán em jogos, por exemplo. do Tricolor. De fato, não há boa sorte com ele (pois quando não acontece algum fato polêmico, o time perde – vide Palmeiras x São Paulo pela Libertadores de 2021).
Várias situações conturbadas de jogos do time do Morumbi com Roldán, vide aqui nessa postagem, que resume tudo o que falamos: https://professorrafaelporcari.com/2019/02/06/wilmar-roldan-no-talleres-x-sao-paulo-mas-ele-ainda-e-top/
Lembrando: Wilmar Roldán apitou a final da Copa Sulamericana 2022, entre São Paulo 0x2 Independiente Del Valle (falamos sobre ela aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/09/24/analise-pre-jogo-da-arbitragem-de-wilmar-roldan-para-sao-paulo-x-independiente-del-valle-final-da-copa-sulamericana-2022/)
Mas há outros times que também reclamam dele: o Flamengo é um deles. Outrora chamado de “Castrilli Colombiano” (é admirador confesso do ex-árbitro argentino), ele se tornou um nome controverso abusando do excesso de autoridade e deixando a pancada correr solta. Foi assim no jogo de Assunção, entre o Olímpia e o Mengão.
Também em jogos de Seleção ele polemizou: Equador 1×1 Brasil. Relembre: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/01/28/as-6-situacoes-discutiveis-da-arbitragem-de-wilmar-roldan-em-equador-1×1-brasil/
Na Copa da Rússia 2018, Roldán simplesmente desprezou o VAR em Inglaterra x Tunísia e foi mandado para casa. E, numa situação curiosa do campeonato colombiano, fez o contrário: pediu o VAR num jogo que não tinha! Em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/04/10/wilmar-roldan-pagando-micoem-bucaramanga-2×1-santa-fe/
Vou torcer para o “Roldán bom” estar em campo, pois creio que é o mais “bipolar” dos árbitros da América do Sul. Ele é vaidoso, gosta de ser paparicado e odeia ser contestado. Abram o olho, jogadores!
Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Botafogo pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise de arbitragem de Rafael Porcari. Quarta 13/03, 21h30. Mas desde às 20h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!
