Lamentável a postura da FPF, em retardar ao máximo a divulgação da escala de árbitros para a última rodada. Tem sido uma praxe o limite de 48 horas regulamentado, mas dessa vez, nem isso foi cumprido. Será que Patrício Loustau, o chefe dos árbitros, crê que a divulgação “normal” vai levar o árbitro a ser mais pressionado? Se tiver medo de exposição, aí não serve para ser juiz de futebol… é muito melindre para pouca qualidade apresentada. Escala divulgada às 19h20 da sexta-feira.
Na 5ª à noite se divulgou o nome dos árbitros para os jogos do sábado: e os dois novatos que mais trabalharam (João Vitor Gobi e Matheus Delgado Candançan) estavam na escala.
Gobi é um árbitro jovem, promissor, e que pude (quando perguntado por gestões anteriores da FPF) recomendá-lo após vários jogos dele nas divisões inferiores, aos quais estive comentando. Já trabalhou inclusive na série A do Brasileirão, e estará em Palmeiras x Botafogo-RP. A ele, vale o lembrete: não subir no salto alto… pois potencial, ele tem.
Candançan trabalhou à exaustão nesse Paulistão. Deram jogos e mais jogos para ganhar experiência, mas estão gerindo mal a carreira dele, forçado-o em clássicos. Também tem potencial, mas a inexperiência o atrapalhou em São Paulo x Palmeiras. Aliás, na rodada anterior trabalhou em Corinthians x Ponte Preta e agora estará em Santos x Inter de Limeira (em 3 jogos seguidos, apitou os 4 grandes clubes de SP). Esteve na Copa do Brasil também dias atrás e apitará no meio de semana Maringá x Amazonas pela mesma competição. A propósito, que o São Paulo não se iluda em punições a ele (como se vê, não está punido), pois até o Curso de Jovens Árbitros da FIFA ele já fez, sinalizando que irá receber no futuro o escudo internacional.
Para os jogos de domingo, “escala de segurança”. Afinal, Loustau precisa se garantir.
Ituano x São Paulo – falávamos que o SPFC se queixou porque só novatos estavam em suas escalas, e por lógica, a FPF escalaria Claus. Não deu outra. Apertou, chame o Raphael Claus (que foi muito mal no São Paulo 3×0 Água Santa nesse ano).
Água Santa x Corinthians – Luiz Flávio de Oliveira, experientíssimo, apitará o Timão. Curiosamente, assim como o SPFC reclamou de Candançan e teve um veterano, aconteceu a mesma coisa com o Timão.
E para o confronto entre o Bugre vs o Massa Bruta, a Federação Paulista escalou a seguinte Equipe de Arbitragem:
A FPF repete a mesma escala de Guarani 0x1 Red Bull Bragantino do ano passado (vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-3bI). Flávio apitou e Daiane Muniz ficou no vídeo (ela, que foi contestada nos últimos jogos por sua atuação como VAR). Naquela oportunidade, ambos não foram bem no finalzinho da partida. Porém todo jogo é “vida nova”, e Flávio Rodrigues de Souza (que é FIFA) tem feito um bom Paulistão 2024.
Acompanhe conosco o jogo entre Guarani x Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise de arbitragem de Rafael Porcari. Domingo, 10/03, 16h00. Mas desde às 15h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

