Hora de descansar. E agora, gostaria de imitar a nossa cachorrinha Pepita: olhem como ela dorme tranquilamente e feliz (abaixo):
Boa noite a todos.
Hora de descansar. E agora, gostaria de imitar a nossa cachorrinha Pepita: olhem como ela dorme tranquilamente e feliz (abaixo):
Boa noite a todos.
Números do MEC que assustam:
Acho que precisamos investir em Educação há tempos, não?

Imagem extraída de: https://blog.portaleducacao.com.br/fundamentos-legais-da-educacao-principios-e-fins-da-educacao-brasileira/
Há dias em que a nossa fé oscila. Normal, todos nós somos humanos, e muitas vezes nosso estado emocional pode influenciar.
Mas quando isso ocorrer, mantenha a calma. O mundo pode parecer que vai nos engolir, e são tantas as nossas carências: profissionais, familiares, financeiras, afetivas…
Não é fácil lutar contra essas coisas… e sem Deus, será pior ainda.
Em um momento de desespero, procure abrigar-se numa igreja, conversar com o Senhor. Buscar a introspecção e ter a certeza que Ele nos ouve.
Hoje, diante do Santíssimo Sacramento, desabafei com Cristo. Ele sabe o quão meus dias têm sido conturbados. Ele sabe também quantas vezes cada um de nós pensamos em desistir… mas é justamente Ele quem não nos deixou parar até então.
Confie na Providência Divina.
(Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia São Vicente de Paulo – Itupeva – SP).
O marketing esportivo bem sucedido precisa de divulgação da agremiação, seja de que esporte for. Sem ela, nada acontece.
Times grandes querem espaço nos programas esportivos. Os torcedores anseiam ouvir (as coisas boas e ruins) do seu clube de coração.
A impressão que eu tenho é de que, se alguma equipe não quer que se fale dela, talvez não queira que o torcedor veja o que seus cartolas fazem.
Se um dia isso acontecesse, daria para chamar quem teve a ideia de “desinteligente”, afinal, tentar censurar a imprensa é “deixar a bola pingando” para se mostrar (ou não mostrar) como se age com a transparência e democracia na gestão.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida. Quem souber, informar para crédito no post.
Pai de Menina é assim mesmo: se empolga com as coisas que a filha gosta!
Enfim, as novas emoções apareceram no aguardado Divertidamente 2.
🌄 Céu alaranjado! Ou amarelado? É um entardecer que nos traz motivação!
Como não se inspirar com a beleza da natureza?
📸 ☀️ 🌗 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#fotografia #sol #sun #sky #nature #horizonte #paisagem #landscape #Jundiaí #inspiração #mobgrafia #XôStress #sunset
Sérgio Centofanti, jornalista do Vatican News, trouxe uma curiosidade do Papa Francisco tempos atrás: ele reza diariamente a “Oração do Bom Humor”, de São Thomas More!
Disse o pontífice: “O santo é capaz de viver com alegria e senso de humor” (Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate). O cristão, sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e rico de esperança, porque a fé é alegria no Espírito Santo” (Romanos 14,17).
Rezemos sempre tal prece. Abaixo:
ORAÇÃO DO BOM HUMOR de São Thomas More
“Dai-me, Senhor a saúde do corpo e, com ela, o bom senso pra conservá-la o melhor possível. Dai-me, Senhor, uma boa digestão e também algo para digerir. Dai-me uma alma santa, Senhor, que mantenha diante dos meus olhos tudo o que é bom e puro. Dai-me uma alma afastada do tédio e da tristeza, que não conheça os resmungos, as caras fechadas, nem os suspiros melancólicos…E não permitais que essa coisa que se chama o “eu”, e que sempre tende a dilatar-se, me preocupe demasiado. Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Dai-me a graça de compreender uma piada, uma brincadeira, para conseguir um pouco de felicidade e para dá-la de presente aos outros. Amém!”
Photograph: Zuma/Rex Features. Em tempo: São Felipe Neri é considerado o Padroeiro dos Humoristas, ao contrário do que se possa pensar em São Thomas More.
Na Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, sentido Jundiaí – Itupeva, a estrada está livre!
Mais ou menos, né… e essas nuvens mais escuras?
De qualquer forma: o trecho é bom!
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #highway
Uma informação de fonte segura: o gestor dos árbitros de São Paulo, Patrício Loustau, está assustado com o que acontece na arbitragem paulista.
Quando aceitou o desafio na FPF, não imaginava que a cultura das reclamações à arbitragem era tão grande, e talvez não tenha se dado conta que a qualidade dos árbitros estava tão a desejar.
Um dos comentários recorrentes foi: “Se num Estadual é assim, que inferno deve ser a pressão no Campeonato Brasileiro?”.
O grande problema é que o argentino não tinha a dimensão do quanto os erros de árbitros são frequentes e “cabeludos” aqui no Brasil. Idem à questão dos clubes pedirem veto de juízes e dos cartolas justificarem suas derrotas na arbitragem. E o problema maior, que traz indignação para ele: o comportamento ruim de jogadores e treinadores.
Diante de tudo isso, como renovar a arbitragem paulista, se não há paciência para esse processo? Aliás, o próprio Loustau não está sabendo conduzi-lo!
Vide: num Derby, árbitro veterano de Copa do Mundo (Claus). Num Choque-Rei, árbitro novato de 25 anos (Candançan).
Loustau, sinceramente, ainda não viu nada… deixe chegar as finais!
Imagem ilustrativa extraída da Web, autoria desconhecida.
Rosas sempre nos encantam. Nos deixam mais leves, animados e contemplativos.
Como não gostar da natureza? Essa roseira de cor creme é inspiradora (foi nossa “foto do dia”, ainda nem sendo meio-dia…).
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora
Existem pessoas que “nasceram no corpo errado“. É fato. A transição de gênero é algo necessário e torna-se importante o preparo tanto emocional quanto social.
Uma pesquisa recente mostra: em muitos casos, a questão da Saúde Mental não está necessariamente ligada à Transição de Gênero, mas a outras situações que pode incomodar a pessoa, imaginando que a simples mudança de sexo resolveria o problema.
Há de se tratar com muita atenção, respeito, acolhimento e carinho todas as pessoas trans.
Abaixo, extraído de: https://www.acidigital.com/noticia/57523/estudo-mostra-que-transicao-de-genero-medica-nao-diminui-taxa-de-suicidio
ESTUDO MOSTRA QUE A TRANSIÇÃO DE GÊNERO MÉDICA NÃO DIMINUI TAXA DE SUICÍDIO
por Tyler Arnold
Um estudo abrangente feito na Finlândia mostrou que dar medicamentos ou fazer cirurgias de transição de gênero para adolescentes não resolve os problemas de saúde mental subjacentes à dificuldade com a identidade de gênero.
O estudo contesta a afirmação repetida por legisladores e ativistas de que os medicamentos que bloqueiam a puberdade e os procedimentos cirúrgicos de “transição de gênero” são “remédios que salvam vidas”. A pesquisa não encontrou nenhuma redução estatisticamente significativa na taxa de suicídios entre adolescentes que receberam “redesignação médica de gênero” por meio de intervenções hormonais ou cirúrgicas.
“[A investigação] não apoia as alegações de que [a redesignação de gênero] é necessária para prevenir o suicídio”, escreveram os investigadores no estudo. “[A redesignação de gênero] também não demonstrou reduzir nem mesmo a ideação suicida, e a ideação suicida não é igual ao risco real de suicídio”.
O estudo analisou as taxas de mortalidade, incluindo as taxas de suicídio, de finlandeses com menos de 23 anos que procuraram ajuda psiquiátrica por questões de identidade de gênero entre os anos de 1996 e 2019. Os investigadores publicaram o estudo na revista médica britânica BMJ Mental Health.
Segundo os pesquisadores, o suicídio foi raro entre adolescentes que buscaram ajuda psiquiátrica no período analisado pelo estudo, independentemente de terem recebido medicamentos ou cirurgias.
Embora os adolescentes que tenham dificuldades com identidade de gênero tenham tido taxas de suicídio mais elevadas do que a população em geral, esta discrepância parece estar enraizada em problemas de saúde psicológicos subjacentes mais profundos que os jovens enfrentavam, e não na falta de acesso a medicamentos ou cirurgias para transgêneros.
O estudo observou que os adolescentes que têm dificuldades com a sua identidade de gênero têm normalmente outros problemas de saúde psicológicos.
“As morbidades psiquiátricas também são comuns nesta população”, argumenta o estudo. “Portanto, o risco de suicídio relacionado à identidade transgênero e/ou [disforia de gênero] em si pode ter sido superestimado.”
Os pesquisadores destacaram que os indivíduos estudados eram jovens e provavelmente necessitam de períodos de acompanhamento de várias décadas para aprender mais. Eles observaram ainda que o aumento de adolescentes que procuram drogas e cirurgias para transgêneros ocorreu principalmente na última década.
O presidente do American College of Pediatricians (ACPeds), Michael Artigues, disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, que o estudo finlandês confirma os resultados de uma revisão recente de 60 estudos publicados pela ACPeds, que descobriu que “qualquer aumento no suicídio nesta população foi não com base na falta dessa intervenção, mas com base em comorbidades, como a depressão.”
“Isso enfatiza a necessidade de tratar agressivamente os transtornos mentais subjacentes, bem como de abordar experiências adversas na infância, em vez de enviar as crianças para o caminho de intervenções transgênero que muitas vezes levam ao uso de drogas bloqueadoras da puberdade, hormônios sexuais cruzados ou cirurgias que destroem partes saudáveis do corpo”, disse Artigues.
O estudo é publicado num momento em que legisladores dos países ocidentais, incluindo os EUA, debatem se crianças que se identificam como sendo do sexo oposto devem ter acesso a medicamentos bloqueadores da puberdade, terapia hormonal transgênero e “mudanças de sexo” por cirurgia. Os apoiadores afirmam frequentemente que o acesso a tais medicamentos e procedimentos cirúrgicos evita o suicídio. Os opositores frequentemente rejeitam essa caracterização e alertam contra procedimentos irreversíveis de mudança de vida de menores, dos quais eles podem acabar se arrependendo.
Em alguns países europeus, como a Finlândia e o Reino Unido, apenas os adultos podem fazer cirurgias de “mudança de sexo”. Na Suécia e nos Países Baixos, os menores não podem ser submetidos a cirurgias genitais, mas os adolescentes podem ser submetidos a cirurgias torácicas quando atingirem os 16 anos de idade. Menos de metade dos estados americanos proíbem cirurgias transgênero para menores de idade – mas o número de estados que proíbem tais procedimentos aumentou substancialmente nos últimos anos.
Ao contrário das afirmações de que os jovens com disforia de gênero (identidade ou sofrimento relacionado com o corpo) têm maior probabilidade de [morrer por] suicídio e que as intervenções de ‘transição de gênero’ vão prevenir o suicídio, este estudo prova que problemas psiquiátricos preexistentes explicam as taxas de suicídio de esses jovens – e que, na verdade, a taxa de suicídio é muito menor do que normalmente é relatado”, disse Hasson.
“Esta é uma boa notícia e aponta o caminho para um tratamento mais eficaz para os jovens com ‘disforia de gênero’ e confirma a direção já tomada por vários países europeus”, acrescentou. “Eles estão proporcionando psicoterapia a jovens com disforia de gênero e abordando questões psiquiátricas subjacentes, em vez de tentar curar suas feridas internas por meio de cirurgia ou hormônios”.

Imagem referencial | Shutterstock
Suei legal agora há pouco. Como é bom exercitar-se!
No ritmo frenético da 5ª feira atarefada, bem disposto.

🏃🏼 #running
Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:
ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.
Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.
Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.
Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.
Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.
Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.
E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.
Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria. Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.
Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.
Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia Santo Antônio, Jundiaí- SP. Foto: Arquivo Pessoal.
Essa é uma das minhas fotos preferidas! É de 2011, mas lembro perfeitamente desse dia…
Ame seus filhos incondicionalmente. Curta a presença deles a cada segundo.

💜🩵🩷 #family
Há 4 anos…
Durante os deveres escolares da minha filha Maria Estela, a professora pediu para observarmos as nuvens. Eis que conseguimos ver uma nuvem “coração” (além de outras formas).
Olhe só que capricho do céu! Valeu, dona Natureza!
⛅️ #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #inspiração #paisagem #fotografia #mobgrafia #céu #sky #BragançaPaulista
Há 1 ano…
A pureza das crianças sempre nos encanta!
Passamos a manhã preparando um cartaz de “Feliz Aniversário” à amiga da Estela. Olhe a cara de felicidade dela por ter feito “o próprio presente”…
Tem preço isso?

❤️ #PaiDeMeninas
Há algum tempo… passeando com as crianças (bem pequenas). Como tempo voa!
Saudade desse dia:

QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA Féria de 3ª Classe – Missa própria – Estação em S. Cosme e São Damião – Comemoração S. Tomás de Aquino – …
Continua em: Liturgia Diária – 07/03/2024

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 Desperte, Jundiaí.
Que a quinta-feira possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running
Onde começaram os problemas da arbitragem paulista?
Falamos um pouco nesse vídeo: https://youtu.be/6X2yWKkPmpA?si=6fHx4bLLgNWyIGX8
(em texto, você encontra parte dele aqui: https://wp.me/p4RTuC-UMT e a continuação aqui: https://professorrafaelporcari.com/2024/03/07/qual-a-raiz-do-problema-da-arbitragem-paulista-a-lacuna-dos-20-anos-e-a-culpada-2/).
Se preferir, visite o blog “Pergunte Ao Árbitro”, em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/
Para quem vive e respira a arbitragem paulista, o “relógio dos anos” não deixa dúvidas: temos 20 anos de atraso na formação dos árbitros.
Quer uma prova disso?
Qual a idade dos árbitros que “seguram o rojão” dos clássicos? Vinícius Gonçalves Dias Araújo, Raphael Claus, Flávio Rodrigues de Souza e até o veterano Luiz Flávio de Oliveira: beirando 45 anos.
Qual a idade dos árbitros que “estão sendo jogados aos leões?”João Vitor Gobi, Matheus Delgado Candançan, Fabiano Monteiro dos Santos: a partir dos 25 anos.
45-25 = 20 anos de atraso.
Cadê os árbitros maduros, na casa entre 33-38 anos, idade ideal para conciliar a juventude física, a experiência na carreira e a vivência do meio? Não temos. Não foram formados. Não se revelou ninguém.
Árbitros na casa dos 25 anos deveriam estar tendo as primeiras oportunidades na 3ª divisão, ficando dois anos por lá, subindo para a A2 e depois dos 30 começarem a apitar a série A1. O juiz de futebol que tem uma carreira solidificada não surgiu do nada, ele foi trabalhado aos poucos. Começa novinho, apitando Sub 15, Sub 17, Sub 20 e depois de algum tempo vai estrear, enfim, no futebol profissional (em São Paulo, na “Bzinha”, a 5ª divisão). Mas o grande problema tem sido: há árbitros “parrudos”, “vistosos”, “bonitões”, que acabam tendo oportunidades melhores, pois ficam bem no vídeo (cadê os juízes baixinhos, magrelos ou não-bombados? E quantos negros nós temos em evidência?). Um outro aspecto é o político: quantos árbitros que são de cidades que não têm equipes de futebol profissional, e que acabam tendo oportunidade para serem “atrações” em seus redutos? Sim, a geopolítica entra no esporte, principalmente se existir um deputado forte na região… E o principal: você aprendia apitar na Várzea, nos Campeonatos das Penitenciárias, nos “Projetos Cingapuras”, mas hoje você inicia a sua carreira em um gramado sintético bem cercado e protegido, e pouco tempo depois começa a aprender a apitar no Morumbi, no Allianz, na Vila Belmiro ou na NeoQuímica Arena. E deveria ser o contrário: para estar num clássico em grande estádio, o árbitro deveria ter anos de formação! Já apitado a A1 em diversos confrontos entre grandes e pequenos para chegar ao grande jogo da vida, o clássico (qualquer que seja ele) bem maduro.
A última grande turma de árbitros, estou muito a vontade para dizer isso, foi formada pelo saudoso Professor Gustavo Caetano Rogério. Tinha como auxiliares Antonio Cláudio Ventura e orientador de assistentes Édie Mauro Garcia Detófoli. Foi na virada dos anos 1990/2000. Eu me recordo das nossas aulas no antigo prédio da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, quando uma emissora de TV foi fazer uma reportagem sobre a Escola de Árbitros, e a chamada foi: aqui estão os árbitros do ano 2000, a qual o Prof Gustavo chamou de “Nova Safra”. E essa nova safra começou em 95/96 com Sálvio Spinola, Paulo César de Oliveira, Anselmo da Costa, e 96/97 com Cleber Wellington Abade, Rodrigo Braguetto, Marcelo Rogério e pouco depois Wilson Luís Seneme. Sou testemunha, pois estava lá nesse meio (preferencialmente como 4º árbitro na A1, trabalhando com todos eles). Faltava escudo FIFA para tanto árbitro paulista bom! E os daqui faziam as finais dos principais estaduais Brasil afora.
Quando o Prof Gustavo deixou a FPF, no começo dos anos 2000, os árbitros que ele trabalhou formaram a nata brasileira, e foram tocando os jogos, até o episódio da Máfia do Apito (onde estava comandando a arbitragem José Evaristo Manuel, trocado pelo Cel Marcos Marinho, em 2005). Ali, estavam surgindo os últimos nomes FIFA de hoje: Flávio Rodrigues de Souza e Raphael Claus.
E quem surgiu depois? Nomes esporádicos, que não se firmaram: Thiago Duarte Peixoto, Vinícius Furlan, e uma série de razoáveis árbitros que já foram trabalhados com outra mentalidade, não frutificando como a “última safra do Professor Gustavo”.
Hoje, quase 20 anos depois, vemos que a distância dos árbitros que estão apitando é justamente a mesma do período em que o Professor Gustavo deixou a FPF. Ou seja: o hiato de falta de árbitros se deve às más gestões de dirigentes de arbitragem.
Pudera: todos os anos temos centenas de alunos na Escola de Árbitros, pagando valores altos para estudarem, nem sempre vocacionados, mas que se tentará peneirar um ou outro nome. Não é na quantidade que se alcançará qualidade, mas no trabalho árduo de observação de talentos (muitos, apitando jogos amadores e sem dinheiro para bancar a Escola de Árbitros da FPF).