– Dica da Noite 2:

– Dica da Noite 1:

– Assim acabou a sexta-feira…

Assim terminou a sexta-feira em Bragança Paulista!

Olhe como estava bonito o Lago do Taboão.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #lago #lake

– O bom humor do brasileiro impressiona:

O brasileiro precisa ser estudado…

Na onda dos ÓVNIS, ollhe só que “oportunidade”:

Imagem

Imagem recebida por WhatsApp, autoria desconhecida.

– Reificação da masculinidade como norma do torcer.

Comecei a estudar as práticas das torcidas de futebol no longínquo ano de 2007. Naquele momento algumas normatividades me autorizavam a escrever …

Continua em: Reificação da masculinidade como norma do torcer

– Aproveite o tempo da mudança!

– Drogas inalantes: diagnóstico mais ágil e eficaz.

Pesquisadores da UFRJ reduzem o tempo de análise de entorpecentes pela metade e aperfeiçoam a separação dos componentes químicos Pesquisadores da …

Continua em: Drogas inalantes: diagnóstico mais ágil e eficaz

– Boas Virtudes que devemos ter, mas de maneira sábia.

Já ouviu aquele dito popular que “de bom, você passa por bobo”?

Não é bem assim. Mas é assim:

– A alegria em forma de criança.

Eu agradeço a Deus todos os dias pela vida dessa menininha tão cheia de alegria.

O sorriso dela e a sua covinha são meu combustível!

👨‍👧‍👧🧚🏻‍♀️🧜‍♀️🧜🏻‍♂️😍 #PaiDeMeninas #Kids #Criança #Amor #Love #Sorriso #Smile #Família

– Análise da Arbitragem para Ituano x Red Bull Bragantino.

Para o confronto entre o Galo Ferroviário e o Massa Bruta, a FPF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: João Vitor Gobi
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Árbitro Assistente 2: Evandro de Melo Lima
Quarto Árbitro: Márcio Mattos dos Santos
VAR: Daiane Muniz dos Santos
AVAR1: Amanda Pinto Matias
Observador VAR: Carlos Augusto Nogueira Junior
Quality Manager: Eduardo César Coronado Coelho
Analista de Vídeo: Luiz Vanderlei Martinucho
Técnico de Garantia FPF: Breno Raimundo
Operador de Replay: Paulo Pereira
Técnico de Garantia Estádio: Márcio Freitas
Assistente de Área de Revisão: Robson Custódio
Gobi tem 28 anos e é uma das grandes promessas da arbitragem. Já trabalhou em jogos da série A do Campeonato Brasileiro e aproveitou as oportunidades. Na temporada 2024, será sua 9ª escala em 10 rodadas. “Cumpridor”, sua grande virtude é aplicar a regra sem “contemporizar marcações” (traduzindo: não faz média).
Em 2019, quando surgiu na 4ª divisão paulista, pudemos fazer a análise de sua ótima atuação e fazer uma humilde indicação de seu nome (veja aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/06/16/amparo-2×0-paulista-otima-arbitragem-de-gobi-vale-a-pena-dar-oportunidade-ao-rapaz/).
Que a juventude não atrapalhe o seu sucesso (e que não lhe suba à cabeça).

Acompanhe conosco o jogo entre Ituano vs Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise de arbitragem de Rafael Porcari. Sábado, 24/02, 16h00. Mas desde às 15h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– Sol e Chuva.

Entardecendo com sol e chuva?

Aguardando o arco-íris…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #entardecer #sunshine #BragançaPaulista

– Coisas que não devemos ter arrependimento:

Se agirmos corretamente, há coisas pelas quais não devemos nos preocupar. Das questões motivacionais às sociais, em 4 ítens:

(Abaixo, na figura):

– Horizonte bonito.

Um simples registro do Interior Paulista: como nossa região é bonita!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Ser resiliente na fé, ter concentração e descartar o celular!

O Papa Francisco é muito ativo nas Redes Sociais (ou melhor, a sua equipe, que atualiza seus perfis em várias línguas).

E no twitter, disse dias atrás sobre o medo e a desesperança da vida:

Aprenda com a maravilha, cultive o estupor. Viva, ame, creia. E, com a Graça de Deus, jamais desespere”.

Ótimo. Animador! O problema é que nos dispersamos com as coisas mundanas e o próprio cansaço do dia-a-dia nos torna inaptos aos momentos de fé, nos quais perdemos a concentração, que nos leva a esse medo e a essa desesperança citados acima. Aí leio que Francisco disse em entrevista à Emissora Católica TV2000:

“Às vezes, quando eu oro, também durmo pelo cansaço”.

Gostei de ouvir isso. Não somos “deuses”, imortais ou máquinas. Somos humanos, filhos do mesmo Pai, salvos pelo mesmo Filho e animados pelo mesmo Espírito Santo. Estarmos cansados, então, é natural a todas as pessoas. Nada de se punir!

O problema maior é: quando nos distraímos de propósito. Quer coisa mais inapropriada do que levar celular à Missa e ficar em Redes Sociais, navegando na Internet ou fazendo outras coisas? E Francisco falou sobre isso em Novembro:

Missa não é espetáculo para ficar tirando foto de celular”, é momento de encontro com Cristo.

Muito bom! Quanto menor a distração em casa, na Igreja ou em qualquer lugar, melhor a qualidade e a força da oração.

bomba.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida (quem conhecer, favor indicar para os créditos).

– Rodando por aí!

Pelas estradas caipiras de Jundiaí eu vou…

Tem como não admirar esse trecho?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– O lance reclamado em LDU 1×0 Fluminense: foi pênalti em Cano?

Aos 6 minutos do primeiro tempo, Gérman Cano (FLU) foi lançado para o ataque e em disparada, indo para o gol e vendo o goleiro adversário sair, onde acabou sendo tocado pelo braço de Quiñonez (LDU) no ombro e caiu. Pênalti ou não?

Entenda: todo contato físico faz parte de uma disputa de bola no futebol. Há contatos infracionais ou não. Vendo as imagens disponíveis (não vale em câmera lenta, tem que ser na velocidade do jogo), me pareceu que o defensor não coloca simplesmente a mão no ombro, mas ele acaba dando um leve empurrão no atacante, que o desequilibra.

IMPORTANTE – Desde 2020, só é infração se um empurrão ou um agarrão impedir o jogador de continuar a jogada ou o desequilibrar. Se o jogador imediatamente parar ao sentir um contato, não se deve marcar nada, pois, entende-se que ele abdicou da tentativa de jogar.

Sendo assim, eu marcaria pênalti – e justifico: em grande velocidade como estava, qualquer empurrão mais leve tem impacto e desequilibra. E há um outro fator: não consigo concluir se há um pisão no pé esquerdo dele, o que ajudaria ainda mais na marcação (caso apareça uma imagem melhor).

  • Mas por quê o árbitro não marcou?

Alguns fatores: a força de um empurrão, cá entre nós, observada a distância, é interpretativa. Talvez por ter sido um lance rápido e o goleiro estar saindo para disputar a bola, o árbitro Andrés Rojas (COL) imaginou em um primeiro momento que Cano tentou simular um pênalti pela disputa com o goleiro (se isso tivesse acontecido, seria cartão vermelho para o arqueiro). Mas o que chama a atenção é: vendo pelo monitor do VAR, ele teve a oportunidade de rever o lance e manteve a sua decisão, desconsiderando o empurrão.

Algo relevante: Andrés Rojas não é um árbitro de primeira linha, ele é um “FIFA que não vingou”. Compare com os árbitros FIFA domésticos do Brasil, que não saem do país para jogos importantes internacionais. Rojas já tem 40 anos, foi pouco utilizado pela Conmebol, apitou alguns jogos da Sulamericana no passado, e quando teve oportunidade na Libertadores, pegou uma geladeira bem grande por ter ido mal naquele polêmico Atlético-MG x Boca Juniors de 2021. Desde então, foi um mero coadjuvante, tendo sua partida mais importante a escala como 4o árbitro na decisão da Libertadores passada, entre Fluminense x Boca Juniors. Ao contrário, Nicolas Gallo, o VAR, é um dos melhores (senão o melhor) da América do Sul (e quem o chamou para rever o lance).

Respeito as opiniões contrárias, entendo quem não daria infração pelos motivos citados, mas eu marcaria o pênalti e daria cartão amarelo para Quiñonez (não é vermelho pois Cano teria que passar ainda pelo goleiro).

Como eu não consegui fazer o download do vídeo, dois momentos do lance para ilustrar (mas para a análise, só vale em vídeo).

– How to Liberate Your Mind.

Texto em: How to Liberate Your Mind.

– A Letra Cursiva vai acabar?

Com o advento do computador, muitas crianças deixam de escrever a tradicional “letra de mão”. A letra cursiva está fora de moda, e isso preocupa – e muito – os professores.

Extraído de: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2074/uma-realidade-nas-escolas-eu-nao-sei-escrever-em-letra-146035-1.htm

EU NÃO SEI ESCREVER LETRA CURSIVA

Por Camila Rabelo

A letra ilegível era uma marca registrada dos médicos e suas receitas indecifráveis. Hoje, rompeu as fronteiras da profissão e se tornou quase uma tendência na sociedade da pressa. A ilegibilidade é uma das consequências da substituição do caderno pelo computador e da pouca ênfase que se dá ao ensino da letra cursiva nas escolas. Em outros tempos, os cadernos de caligrafia moldavam a escrita dos alunos. Até hoje, representam um importante rito de passagem para crianças recém-alfabetizadas que conseguem ultrapassar a barreira da letra de forma e se capacitam na cursiva – aos 6 anos, elas já se dividem em grupos dos que dominam o mundo da “letra corrida” e daqueles que ainda continuam nas “letras separadas”. Mas o entusiasmo é arrefecido com o passar dos anos. Elas precisam fazer pouco uso da técnica, pois até as provas são de múltipla escolha – basta marcar um X nas alternativas propostas e ir para casa sem gastar a caneta. Fora de uso, a letra perdeu a uniformidade e a nova grafia mescla traços cursivos com letras maiúsculas, comprometendo até mesmo os sinais de acentuação, como o til (~), que virou um traço (-). Nem sempre a legibilidade é mantida. E dá-lhe garranchos incompreensíveis.

O impacto da disgrafia – a escrita incompreensível – na vida das pessoas vai além do senso estético. Quem sofre deste distúrbio pode ser tachado de desleixado ou problemático. E não ser compreendido na sociedade da informação é um fardo que poucos podem carregar. A solução? Recorrer aos textos digitais do e-mail e mensagens instantâneas, como MSN e SMS. “A tecnologia pode ser a aliada e a vilã da história”, afirma Marco Arruda, neurologista da infância e da adolescência e diretor do Instituto Glia de Cognição e Desenvolvimento. O excesso de informação, a falta de tempo e o conforto da internet contribuem para a deformidade da letra, que se torna dispensável e, quando utilizada, apressada e incompreensível. “Escrevo muito rápido. Não dá tempo de enfeitar”, afirma Lucas Dias Oliveira, 12 anos, que foi reprovado no ano passado porque os professores não conseguiram corrigir a sua prova. “Não entendi nada”, assinou a professora na avaliação. “Ele é extremamente inteligente e rápido.

Tem uma velocidade incrível no teclado”, afirma a sua avó, Marialva Dias.

“Mas a letra é um garrancho.” Os esforços de Marialva, que comprou dezenas de cadernos de caligrafia e livros para o neto, não foram suficientes para que o menino deixasse o computador e melhorasse a grafia. “Ele é agoniado, ansioso e necessita de acompanhamento psicológico para melhorar a letra”, afirma.

Janice Cabral Falcão, psicóloga e presidente da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, acredita que os cadernos de caligrafia não resolvem o problema. Para ela, a falta de espaço para brincar e a vida sedentária comprometem o tônus muscular das crianças, que ficam sem coordenação motora e destreza para lidar com o lápis.

“Elas precisam participar das atividades domésticas que exijam alguma habilidade manual”, afirma. Para o neurologista Marco Arruda, a escrita está mais relacionada com as funções do cérebro do que com a tonicidade dos músculos e ele alerta que a escrita ilegível pode ser um sinal de enfermidade ou transtorno psicológico, como dislexia, déficit de atenção e hiperatividade.

“É preciso treinamento da letra com sessões de reabilitação”, afirma. O neurologista lembra que brincadeiras fora de moda com bolas de gude e palitinhos, além das aulas de caligrafia, favoreciam o desenvolvimento psicomotor da criança, que não tem os mesmos estímulos nos jogos eletrônicos de hoje.

Não são apenas as crianças as vítimas da disgrafia. A pesquisadora Luciana Moherdaui, 38 anos, especialista em novas mídias e interfaces digitais, trocou os cadernos pelo computador desde que saiu da faculdade. “A minha letra era legível, mas, depois que passei a usar diariamente a rede, perdi a capacidade de escrever”, afirma Luciana, que explica ter o raciocínio igual ao Word – ‘escreve, erra, apaga e refaz’ – impossível no texto à mão. Quando vai a uma palestra em que não pode levar o seu laptop, a pesquisadora também não leva o bloco de anotações. “Decoro tudo”, diz. “Não entendo a minha letra.” Como especialista no tema, Luciana acredita que o futuro do aprendizado caminha em direção às novas tecnologias. “A tendência é que os meninos troquem os cadernos pelos mininotebooks.” Apesar da alternativa da tecnologia, ter letra legível (e bonita) ainda é importante. “Já zerei provas no vestibular porque estavam incompreensíveis”, afirma José Ruy Lozano, corretor de redações dos principais processos seletivos de São Paulo e professor de redação do ensino médio do Colégio Santo Américo. Vale lembrar que as redações de vestibular também podem ser escritas em letras de forma. Mas a cursiva ainda conta pontos, por exemplo, em processos de seleção de emprego.

O ato de escrever teve os seus altos e baixos na história. Sócrates e Platão (séc. V a.C.) eram contra a escrita e defendiam a oralidade. Na Idade Média, ela ganhou visibilidade e subiu ao altar com os monges copistas, que registravam a cultura e as descobertas históricas em pergaminhos, para imortalizá-las ao longo dos séculos.

“Ela passou a ser a escrita própria dos textos cristãos, em oposição aos caracteres romanos dos textos pagãos”, afirma o grafólogo Paulo Sérgio de Camargo, autor do livro “Sua Escrita, Sua Personalidade” (Editora Ágora).

A caligrafia – palavra que tem origem no nome kallos (belo) e grafos (grafia) – surgiu como arte quando o imperador Carlos Magno (742-814) decidiu unificar os textos e documentos da Europa Central com a escrita cursiva, conhecida como ‘letra carolina’, mais rápida que a tipografada. Segundo os grafólogos, a cursiva é um sinônimo de elegância e uniformidade, mas também rigidez e padrão. Por ironia, ela está sendo gradativamente substituída pelo mesmo motivo que a originou – a necessidade de rapidez.

“As escolas não se preocupam mais com a letra”, afirma o neurologista Arruda. “Os cadernos de caligrafia caíram em desuso.” Resta saber se as belas letras trabalhadas em rococós se tornarão um raro tesouro, que sobrevive apenas nos convites de formatura ou casamento.

Caligrafia+3%C2%BA+ano+%2857%29.JPG.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem conhecer a autoria, favor informar para crédito.

– Liturgia Diária de 23/02/2024.

SEXTA-FEIRA DAS TÊMPORAS DA QUARESMA. Féria de 2ª Classe – Missa Própria, com comemoração de S. Pedro Damião, Bispo, Confessor e Doutor. Sobre o …

Continua em: Liturgia Diária – 23/02/2024

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí.

Que a sexta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Sobreviva.

– Seja firme.

– Pra hoje:

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Águilas Doradas.

Para a partida do Massa Bruta no Nabizão contra os colombianos do Águilas Doradas, a Conmebol escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: Piero Maza (CHI)
Bandeira 1: Cláudio Urrutia (CHI)
Bandeira 2: Juan Serrano (CHI)
4º árbitro: José Cabero (CHI)
VAR: Fernando Vejar (CHI).

Piero tem 39 anos, e há 5 anos está no quadro da FIFA. O jogo que mais se destacou foi quando trabalhou na Finalíssima (competição entre as seleções campeões da Europa e América do Sul), em Wembley, onde jogaram Itália x Argentina.

Aliás, pelos acordos Conmebol e Liga Saudita, já apitou duas partidas na Arábia Saudita: um jogo da Liga e outro da Copa do Rei, sem qualquer problema.

Pelas Eliminatórias da Copa, apitou em outubro o ótimo jogo entre Colômbia 2×2 Uruguai, sem problemas. Mas era o árbitro escalado naquele Brasil x Argentina no Maracanã, onde quase não tivemos jogo – e naquela oportunidade, Piero Maza “picou o jogo”, evitando qualquer lance mais físico como legal (vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-3nh).

Ainda, no ano passado, Piero Maza apitou Argentinos Jr x Fluminense pela Libertadores, tendo se destacado por expulsar o lateral Marcelo, que acidentalmente pisou e quebrou a perna do adversário (sobre esse lance, eu não expulsaria e tive a impressão que a decisão pelo cartão vermelho foi pelo impacto da imagem, mas falamos detalhadamente aqui: https://wp.me/p55Mu0-3jv).

Seu grande problema era aplicar muitos cartões amarelos, e foi melhorando nisso. Está aplicando as advertências na dose certa, mas sinto que ainda peca em permitir a cera dentro de campo (que é uma questão cultural).

Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Águilas Doradas pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise de arbitragem de Rafael Porcari. Terça 27/02, 21h30. Mas desde às 20h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!