– Dica da Noite 2: Sucesso e Fracasso.

– Dica da Noite 1: Persistência.

– E a expulsão de Caetano no Corinthians 1×2 São Paulo?

Sem enrolar: pela qualidade ruim das imagens disponíveis, o que dá para entender no lance polêmico do primeiro tempo é: Caetano vai se desvencilhar de Luciano, e dá um safanão.

Não vi uma agressão, nem tentativa de agressão. Nem reclamação contundente de atletas para revisão do lance (se aparecer uma imagem clara de agressão, obviamente não dará para discutir).

O problema é: quando o árbitro vai à cabine do VAR, ele sabe que tem meia dúzia de “caçadores de pêlo em ovo”, tentando buscar algo. Ele, sozinho, vai contrariar a tropa que o chama?

– Repost: Ainda existe trote em Faculdade? Os 10 mais violentos:

Republicação, mas atual:

Em meados dos anos 90, cursei minha faculdade em Administração de Empresas. Uma época maravilhosa (tanto que me impulsionou a continuar estudando e depois lecionando). E quando fui “bixo”, o trote sofrido foi tenebroso!

No ano seguinte, ávido pela tradicional brincadeira, o trote aos calouros foi proibido. E eu, já na condição de veterano, entendi que era exagero da instituição.

Agora, bem maduro, tenho certeza absoluta: que bobagem são os trotes universitários! Arrancar a roupa do novo aluno, pintá-lo, fazê-lo pedir dinheiro no semáforo para pagar cerveja? Pra quê?

Sou a favor do “trote solidário”, optativo e não forçoso, com a finalidade de doação de sangue, recolhimento de alimentos, ajuda a entidades carentes.

Trote abusivo, além de ser bullying, não está com nada.

Aliás, quer saber quais foram os trotes mais violentos registrados no Brasil?

Compartilho,

Extraído de: https://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/quais-foram-os-trotes-mais-crueis-do-brasil/

OS 10 TROTES MAIS CRUÉIS DO BRASIL

Por Mariana Nadai

O primeiro trote universitário no país, em 1831, acabou em morte na Faculdadede Direito de Olinda. Desde então, a maioria das instituições proibe a prática, mas o ritual continua e, em muitos casos, com bastante violência. Abaixo, em ordem:

10. Pegando Pesado
Faculdade: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Curso: Engenharia
Ano: 1993
A festa de recepção aos calouros em Guaratinguetá, no vale do Paraíba, se transformou em momentos de horror para um dos estudantes recém-ingressos na instituição. O garoto foi humilhado na frente de todos pelos veteranosdo curso. Durante o evento, ele foi agredido pelos colegas e obrigado a amarrar um peso de 7 kg nos seus órgãos genitais.Logo após a violência, ele abandonou a faculdade.

9. Trote picado
Faculdade: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Curso: Agronomia
Ano: 2006
No interior de Minas Gerais, um calouro foi despido e coberto de tinta. Não contentes, os veteranos ainda o obrigaram a deitar sobre um formigueiro. O estudante recebeu mais de 250 picadas e foi internado. A UFU expulsou dois alunos e suspendeu outros 13. Um deles tentou recorrer da decisão, explicando que o trote foi realizado fora do campus, mas não obteve sucesso.

8. Obedece ou apanha
Faculdade: Centro Universitário de Araraquara (Uniara)
Curso: Diversos
Ano: 2000
Após recusarem ter seus cabelos raspados durante a recepção, dois novatos foram agredidos por veteranos da instituição, em Araraquara. Eles receberem chutes na cabeça e foram hospitalizados com vários ferimentos. Um deles recebeu alguns pontos na boca e o outro sofreu amnésia temporária. Traumatizados, os alunos deixaram de frequentar a universidade pelo resto do ano.

7. Surpresa quente
Faculdade: Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb)
Curso: Diversos
Ano: 2010
Sete estudantes da universidade em Barretos, interior de São Paulo, foram recebidos com jatos de creolina – um desinfetante industrial altamente corrosivo.Todos sofreram queimaduras de primeiro grau. O caso foi investigado pela polícia, mas acabou arquivado pelo Ministério Público de São Paulo um mês depois.

6. Bebida em excesso
Faculdade Universidade Federal de Rio Grande (Furg)
Curso: Engenharia da Computação
Ano: 2010
O trote é proibido na instituição desde 2004, mas os estudantes costumam dar as festas de boas-vindas fora da universidade. E, em uma das comemorações, que aconteceu a 50 m do campus, os veteranos passaram dos limites e forçaram dois calouros a ingerir uma quantidade exagerada de bebida. Os garotos entraram em coma alcoólico e foram internados.

5. Tarefas desumanas
Faculdade: Centro Universitário Anhanguera Educacional
Curso: Medicina veterinária
Ano: 2009
Em Leme, interior deSão Paulo, um calouro foi chicoteado, forçado a beber pinga e a rolar em excremento de animais, além de ser amarrado a um poste e sofrer agressões. O garoto entrou em coma alcoólico e, abandonado na rua, foi internado como indigente. Ele deixou a universidade, que abriu uma sindicância para apurar o caso.

4. Durante o sono
Faculdade: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Curso: Medicina
Ano: 1998
Um rapaz teve fogo ateado em seu corpo durante o Mata-Toma, tradicional festa de recepção de calouros, em Sorocaba. Após passar pelas repúblicas para beber, o garoto parou para descansar em um sofá. Enquanto dormia, outros estudantes resolveram abusar dele, colocando fogo em suas roupas. Ele teve 25% do corpo queimado. O caso levou à expulsão de cinco alunos envolvidos.

3. Passou dos limites
Faculdade Universidadede Mogi das Cruzes
Curso: Jornalismo
Ano: 1980
Em Mogi das Cruzes, município da grande São Paulo, um trote acabou em tragédia. Um calouro estava no trem da estação Estudantes, que liga a cidade à capital paulista, quando foi abordadopor um veterano da universidade. Ao proibir que cortassem seu cabelo, o rapaz foi espancado até entrar em coma. Ele não resistiu aos ferimentos.O agressor foi condenadoa cinco anos de prisão.

2. Banho da morte
Faculdade: Pontifícia Universidade Católica deSão Paulo (PUC-SP)
Curso: Medicina
Ano: 1962
Durante a festa de recepção, um dos novatos foi pego pelos veteranos do curso para uma “brincadeira” de boas-vindas. Forçado a se despir completamente, o garoto foi obrigado a entrar em um barril cheio de água misturada com cal. O estudante teve boa parte do corpo queimada e acabou morrendo. Três anos depois do incidente, em 1965, a PUC proibiu o trote na instituição.

1. Forçando a barra
Faculdade: Universidade de SãoPaulo (USP)
Curso: Medicina
Ano: 1999
O caso mais emblemático de trote violento aconteceu há 13 anos na USP. Um dia após a festa de recepção, o calouro Edison Tsung Chi Hsueh foi encontrado morto no fundo da piscina da instituição. Após ser pintado, Edison seguiu, junto com outros calouros, para a atlética da USP, onde teria sido forçado a entrar na piscina sem saber nadar. Quatro estudantes foram acusados pela morte do rapaz. Eles foram denunciados pelo Ministério Público, mas o caso foi arquivado pelo Superior Tribunal de Justiça por falta de provas e os estudantes foram inocentados.

FONTES: Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo; Sites: antitrote.org, guiadoscuriosos.com.br, conjur.com.br, guiadoestudante.abril.com.br

Vale a pena participar do trote na faculdade?

Imagem extraída de: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/vale-a-pena-participar-do-trote-na-faculdade

– As mentiras campeãs contadas pelos candidatos a empregos!

Sabe quais são as mentiras “TOP10” contadas aos selecionadores, na oportunidade de uma entrevista de emprego?

Eis abaixo, extraído de: Jornal de Jundiaí, Caderno Modulinho Empregos, página 1, ed 05/03/17

AS 10 MENTIRAS MAIS CONTADAS EM ENTREVISTAS DE EMPREGO

Em época de escassez de vagas de emprego, vale tudo numa entrevista? Definitivamente não! A headhunter e recrutadora Luciana Tegon, sócia-diretora da Consulents Group by Tegon, recomenda o candidato ser verdadeiro em qualquer entrevista de emprego, pois a autenticidade é cativante. “É importante que você saiba narrar sua trajetória de carreira de uma forma que seus conhecimentos e pontos fortes sejam valorizados, afinal, na disputa pela vaga vencerá quem reunir a maior quantidade de atributos que a empresa busca”, explica.

Em tempos de hiperconectividade as empresas e recrutadores podem acessar rapidamente pessoas e informações, por meio das redes sociais, por exemplo, então mentiras podem ser descobertas facilmente.

Veja a seguir as top 10 mentiras contadas nas entrevistas de emprego:

1 – Mentir sobre sua fluência no idioma. Algumas pessoas optam por mentir sobre sua fluência no inglês ou espanhol.  Atenção porque as empresas checarão a fluência em fases avançadas do processo e se entenderem que você tentou enganá-los você fechará as portas da empresa para futuras oportunidades.

2 – Mentir sobre os motivos de demissão de empregos anteriores. É bastante compreensível que um candidato não queira abrir que foi demitido por má performance, por ter resistido a mudanças ou por falta de habilidade como líder, então, justificativas como cortes e reestruturações são utilizadas com muita frequência.

3 – Mentir sobre prazo de permanência nos empregos anteriores. Com medo de serem eliminados pelo “pouco tempo de casa” alguns candidatos mentem sobre o tempo que trabalharam em determinada empresa. Entretanto, algumas empresas checam a carteira profissional em fases preliminares do processo de admissão e se houver divergência a contratação poderá ser cancelada e sua imagem denegrida.

4 – Mentir sobre o local de sua residência. Alguns candidatos que moram mais longe cadastram-se colocando endereços mais próximos com receio de nem serem convidados ao processo já que é sabido que muitas empresas não contratam quem toma mais de 2 conduções por trecho.

5 – Mentir sobre suas competências declarando que são proativos, possuem excelente relacionamento interpessoal, gostam de trabalhar em equipe e que alcançaram determinados resultados que efetivamente não espelham a verdade.

6 – Mentir sobre o cargo e as atividades que fazia. Na tentativa de assumir posições maiores, não é incomum encontrarmos candidatos que declararam que eram líderes de áreas quando na verdade nunca tiveram uma equipe.

7- Declarar terem trabalhado em grandes empresas (e falsificar registro em carteira). Esta mentira que pode inclusive ser tipificada como crime não é tão rara quanto se pensa. Convencidas de que só terão chance se supostamente tiverem experiência em grandes empresas, algumas pessoas acabam mentindo neste sentido.

8 – Mentir sobre cursos e certificações que nunca fizeram.

9 – Mentir sobre seus hobbies e sobre o que faz em horas de lazer. Dificilmente um candidato vai dizer que bebe e vai para balada nos finais de semana. Da mesma forma há uma tendência a ocultar hobbies como motociclismo, esportes radicais e artes marciais que são atividades que geram um risco maior de afastamento por acidentes ou lesões.

10 – Mentir sobre suas reais condições de saúde. Com medo de não serem contratados alguns candidatos omitem doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou cardiopatias.

bomba.jpg

Crédito: GQ Images, extraído de: https://www.gqindia.com/content/how-not-behave-meetings-gq-india

– Hora de rezar.

Hora de rezar. Hora da Missa no Tríduo de Dom Bosco.

Nossa vida é um presente de Deus, e o que fazemos dela é nosso presente a Ele”, disse o santo!

🙏🏻 #Fé

– Entardecendo com o céu dourado.

De tirar o fôlego!

🌇🇺🇸 An extremely beautiful sunset in Jundiaí, interior of Brazil. Cheer the nature! / 🇧🇷 Um entardecer extremamente bonito em Jundiaí, interior do Brasil. Viva a natureza!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Não se esqueça de considerar esses itens:

Quando falamos sobre “Líder e Respeito”, nos referimos à Liderança Humanizada.

Cinco pontos sobre ela:

– O cachorro feliz!

Fui recebido no trabalho por esse simpático cão!

Eu acho que ele estava bem humorado e me cumprimentou com um sorriso.

Ou não?

🐶  #dog #cão #pet #animal #smile

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Corinthians x São Paulo (Rodada 4 do Paulistão).

E hoje teremos clássico Majestoso na Arena Neoquímica, sob o comando do árbitro Vinícius Dias Gonçalves Araújo.

Vinícius é bem experiente, tem 45 anos, e trabalha como professor de Educação Física. Embora não seja tão conhecido, apitou importantes jogos da Série A do Brasileirão e clássicos paulistas. E isso acontece por um excelente motivo: ele é bem discreto.

Com uma arbitragem serena, entendendo que o jogador é a “celebridade” e não o juiz, tem conseguindo boas atuações, conduzindo muito bem seus jogos: não permite faltas duras, coibindo a contento, mas também não marca as faltinhas cavadas.

Uma curiosidade: Vinícius foi jogador de futebol, tendo conseguido em 2004 o acesso do seu time, o Guaratinguetá, da A3 para a A2 do Paulistão (e como titular). Por coincidência do destino, descobri que naquela temporada apitei um jogo dele (cujo apelido era Tito) e acabei expulsando ele por… reclamação contra a arbitragem!

O mundo da voltas, né? Mas ele saiu de campo concordando com o cartão vermelho.

Arte extraída da Web autoria desconhecida. Quem conhecer, favor informar para o crédito.

– Sempre que puder, pare e reze. Busque a espiritualidade.

Onde quer que esteja, sempre que puder, pare em uma Igreja e faça uma oração. Livre-se da dispersão espiritual. Converse com Deus, pois Ele nos ouve.

Reservar cinco minutos para dar um pausa na correria humana, a fim de elevar sua espiritualidade, é fundamental!

Aqui: Paróquia Cristo Ressuscitado – Franco da Rocha / SP.

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Esperança

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Palmeiras (Rodada 4 do Paulistão).

Para o confronto entre o Massa Bruta e o Verdão, a FPF escalou a seguinte equipe de oficiais:

Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Árbitro Assistente 1: Evandro de Melo Lima
Árbitro Assistente 2: Leandro Matos Feitosa
Quarto Árbitro: Leandro Carvalho da Silva
VAR: Márcio Henrique de Góis
AVAR1: Leonardo Augusto Villa
Observador VAR: Silvia Regina de Oliveira
Quality Manager: Mario Nogueira da Cruz
Analista de Vídeo: Renato de Carlos
Técnico de Garantia FPF: Sérgio Fernandes
Operador de Replay: Bernardo Lemos
Técnico de Garantia Estádio: Daniel Custódio
Assistente de Área de Revisão: Sérgio Augusto
Matheus é um jovem árbitro (filho de Demétrius Pinto Candançan, ex-árbitro da FPF e sobrinho de André Pinto, ex-centroavante da Lusa), e que se notabilizou por ter sido, de maneira forçosa, ser escalado num Derby com 23 anos. Na ânsia de se renovar a arbitragem, a antiga chefe da Comissão de Árbitros Ana Paula Oliveira o colocou num Palmeiras x Corinthians, onde ele sentiu o peso do clássico e foi mal.
Dois anos depois, com mais rodagem, passou a ser escalado em outros jogos. E a nova CA-FPF tem apostado muito as fichas nele. Afinal, será o 4º jogo seguido em 4 rodadas, todos com times grandes (Novorizontino x Palmeiras, Ituano x Corinthians, São Paulo x Portuguesa e agora Red Bull Bragantino x Palmeiras).
Ele tem por costume deixar o jogo correr no meio de campo e “travar” um pouco mais nas proximidades da grande área. Não tem abusado dos cartões, embora as partidas em que trabalhou não exigiram muito dele. Está com bom ritmo de jogo e é preparado pelos cartolas para ser aspirante ao quadro da FIFA. Mas não nos esqueçamos: está ganhando experiência ainda.
Nos primeiros jogos, Abel Ferreira não “exigiu muita coisa da arbitragem” e se comportou bem. Na última partida, recebeu cartão amarelo de Raphael Claus por invasão do campo e reclamação. Veremos se Candançan terá tranquilidade com o intranquilo treinador (que é ótimo com o seu time e sua torcida, mas dá muito trabalho com má postura perante a arbitragem). Do outro lado, Pedro Caixinha é considerado um treinador Fair Play e publicamente ele já declarou os motivos pelos quais não reclama da arbitragem (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-MeV).
Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Palmeiras pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise de arbitragem de Rafael Porcari. Quarta, 31/01, 19h30. Mas desde às 18h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– E como proteger as crianças das Fake News que elas consomem?

Um assunto delicado: a vigilância que devemos ter para que nossas crianças não sejam negadas com notícias falsas!

Um ótimo conteúdo em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2023/01/26/desinformacao-entre-criancas-saiba-como-combater.htm

FAKE NEWS KIDS: COMO COMBATER MENTIRAS DIVULGADAS PARA CRIANÇAS NA INTERNET

por Dominique Azevedo

Quando Miguel, de 9 anos, apareceu usando óculos escuros dentro de casa chamou a atenção da família, não só pelo curioso fato, mas pela justificativa. “Ele disse que tinha visto que se ficasse o dia inteiro de óculos escuros desenvolveria visão noturna”, lembra Lygia Freitas, mãe do garoto.

O conteúdo enganoso que chegou a Miguel, por meio da internet, é um exemplo de desinformação online, uma das oito grandes ameaças às crianças, conforme destacou a diretora executiva do Unicef, à época, Henrietta Fore, em carta aberta publicada em 2019.

Lidar com falsos conteúdos, como correntes de mensagens enganosas e das deepfakes (tecnologia que usa inteligência artificial para criar vídeos falsos), no contexto das infâncias, tem sido um desafio crescente. Se até adultos caem nas fake news, como podemos evitar que as crianças sejam vítimas dessas mentiras?

Juliana Cunha, diretora da Safernet Brasil, aponta alguns caminhos. A Safernet é uma organização que promove o uso seguro da internet. Juliana diz que é preciso equipar crianças e adolescentes com recursos e capacidades críticas para processar o conteúdo que consomem.

Ela recomenda que “as famílias se guiem por autoridades de referência, chequem informações em mais de uma fonte e exercitem um ceticismo emocional e crítico, para evitar cair na armadilha de tomar decisões baseadas no medo e pânico”.

A desordem informacional alimenta dúvidas relacionadas aos cuidados com as crianças dentro e fora do ambiente digital, tal como a circulação de fakes que colocam em xeque a eficácia da vacinação infantil contra a covid-19 — mesmo diante de uma grave crise sanitária mundial.

Juliana destaca que essas mentiras impactam no modo como as pessoas passam a desacreditar em instituições e autoridades. “Esse ambiente de suspeita generalizada e ataque às instituições, como poder público, imprensa e mesmo a ciência, tem um efeito perverso de deixar as pessoas ainda mais propensas a se agarrarem em falsas certezas”, evidencia.

Para Maeve, de 9 anos, o trabalho realizado junto à escola foi fundamental para identificar, de maneira prática, conteúdos falsos. Foram realizadas atividades sobre checagem de fatos, a fim de apresentar fontes confiáveis.

Karina Gabrielle, mãe da garota, diz que o diálogo também acontece em casa: “Ensinamos onde pesquisar conteúdo escolar, sobre sites confiáveis, a usar as plataformas de vídeos de maneira consciente. Ela assiste alguns criadores, mas sempre estamos conversando a respeito, ensinamos também a tirar proveito, foi assim que ela aprendeu a desenhar”, detalha.

Dentro de um aplicativo de bate-papo (projetado inicialmente para comunidades de jogos), Aiyê, de 12 anos, e um grupo de amigos da mesma idade, debatem, diariamente, sobre temas diversos. Durante o período eleitoral, por exemplo, os conteúdos suspeitos eram verificados por eles na própria sala do aplicativo. “De certa forma, eles estão criando guetos que têm uma possibilidade de viver uma partilha que é bem interessante e que tem sim informações. É um ambiente de debates “, conta Patrícia Antunes, mãe do garoto.

Há 14 anos, Carla Pinheiro é professora da educação infantil. Para ela, é fundamental fortalecer os laços entre escola/família/comunidade, a fim de conquistar abertura para o diálogo. Certa vez, Carla foi questionada se estava “pregando ideologia de gênero na escola”. Ela diz que o responsável tinha a pretensão de se informar, contudo, estava embasado em um pensamento equivocado.

“Busquei entender a compreensão dele sobre o tema, a partir de uma conversa bem tranquila, trazendo como trabalhávamos. Perguntei sobre as motivações para o questionamento, explicando que as crianças brincavam com brinquedos diversos”, afirma, ressaltando a importância da escuta no combate às fake news, especialmente quando lidamos com crianças.

Desenho realizado pro Maeve de apenas 9 anos Imagem: Reprodução

– Orquídea Sapatinho.

Para embelezar o dia: flores!

Ela me pediu para ser fotografada… gostaram desse tipo de orquídea?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flores #flowers #pétalas #natureza #fotografia #mobgrafia #flora

– Enfim os times paulistas do Brasileirão da série A terão rivais da mesma divisão no Paulistão.

Parece bobagem, mas só agora, na rodada 4, os clubes do Estado de São Paulo que estão na Série A do Brasileirão, enfrentarão outros clubes da mesma divisão.

Até então, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Corinthians (que estão na A) enfrentaram times da série B, C e D (ou sem série, como a Lusa). Nesta 4ª rodada, curiosamente, eles se enfrentarão entre si (RBB x SEP e SCCP x SPFC).

A pergunta é: costuma-se dizer que os Estaduais não são parâmetros de avaliação. Mas quando clubes da mesma divisão se enfrentam, poderemos avaliá-los?

AVISO DE PAUTA – LANÇAMENTO DO PAULISTÃO SICREDI 2024 – ACEESP

Imagem: FPF divulgação

 

– Amor, I love you. E coma frutas!

De outro dia…

Hoje eu caprichei nas frutinhas aqui de casa. De sobremesa para as minhas garotas, temos: melancia, pêra, ameixa, uva, morango, kiwi, figo, banana e… “AMOR I LOVE YOU“.

Não é bom agradar quem se ama?

Coma frutas, a saúde agradece.

#fruits

– Seu chefe é responsável pela sua felicidade no trabalho?

Seu chefe é responsável pela sua felicidade no trabalho?

Para a maioria dos colaboradores, sim!

Extraído de: https://www.linkedin.com/news/story/para-profissionais-felicidade-no-trabalho-é-responsabilidade-do-chefe-4932873/

PARA PROFISSIONAIS, A FELICIDADE NO TRABALHO É RESPONSABILIDADE DO CHEFE

No último ano, 45% dos trabalhadores se tornaram mais exigentes quanto a seu bem-estar e felicidade no trabalho. O estudo Work Wellbeing Insights, feito a pedido do site Indeed e com participação de 5 mil profissionais americanos, mostra também que o desejo por mais felicidade no trabalho nem sempre é visto como uma responsabilidade pessoal. Cerca de 60% dos entrevistados veem que alguma figura de liderança é a responsável por sua felicidade, sendo que 19% responsabilizam o gestor direto. Respondendo sobre estresse, 30% apontaram que chefe direto não se importa com como eles se sentem.

– Pista livre.

Transitar por uma estrada vazia e com céu azul, é muito bom. Não?

Aqui: Rodovia Tancredo Neves, Jundiaí/ SP.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #blue #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Dia Nacional dos Quadrinhos e o Mito Maurício de Sousa

Há personalidades difíceis de serem acessíveis. Outras, que se destacam pela simpatia.

Pois bem, esse dia 30 de janeiro é marcado pelas comemorações do “Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos”! Aqui em casa, adoramos nos divertir com as leituras de gibis. Minha filha Marina até já “mergulhou” em um monte de revistinhas. Veja:

bomba.jpg

Mas o que quero dizer é: coincidentemente, neste mesmo “Dia dos Quadrinhos” (mas em 2017), estávamos saindo do Hospital Albert Einstein e passamos comprar algumas novas revistas para nossa coleção (Chico Bento e Almanaque do Louco). Eis que, quando a Marina me mostrava que na historinha do Louco o Mauricio de Sousa (que ela já sabia que era o “pai da Turma da Mônica”) tinha desenhado ele próprio numa das aventuras, estaciona (justo nesse dia dedicado às HQ), o próprio Maurício!!!

A minha pequenina parecia não acreditar (e nem eu, foi muita coincidência)! Abordei ele, que foi extremamente sorridente e simpático, brincou com a Marina (a personagem Marina da Turminha é inspirado na filha criativa dele), pacientemente e sem se mostrar apressado, ouviu a “minha Marina” falar da “Marina dele”, falaram dos personagens e gentilmente pediu um beijo da filhota. Claro, deixou um carinhoso autógrafo!

Naquele dia, a Marina da minha vida não dormiu! kkk

bomba.jpg

Aliás, tão importante, famoso e ocupado, e ao mesmo tempo humilde e solícito. Eu, que já era fã do Maurício, fiquei ainda mais feliz com ele.

bomba.jpg

Dá-lhe Turma da Mônica!

 

– Brilhando!

O brilho do sol raiando no caminho!

Inspira ou não?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sun #nature #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– O projeto Neuralink não é assustador?

E o futuro aconteceu! Humanos receberam um chip de Elon Musk, a fim de testar os controles mentais em aparelhos.

No ano passado, escrevemos aqui sobre esse delicado tema:

O criativo Elon Musk, um dos homens mais inovadores e ricos de nosso tempo, está investindo pesado em chips para serem implantados no cérebro, a fim de ajudar pessoas com deficiências.

A questão é: teria um limite ético-moral nesta questão, com o perigo da tecnologia controlar também a mente das pessoas, sugestionando a tomar decisões que sem ele não fariam?

Extraído de: https://canaltech.com.br/saude/neuralink-projeto-de-elon-musk-preocupa-especialistas-208223/

PROJETO DE ELON MUSK PREOCUPA ESPECIALISTAS

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela

A Neuralink é um dos famosos projetos de Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla. Na prática, é um sistema que conecta mente e máquina, ou seja, um implante de um chip ao cérebro humano. Em entrevista ao The Daily Beast no último dia 25, especialistas demonstraram preocupação diante dessa ideia.

A preocupação reside na supervisão da empresa, no impacto potencial sobre os participantes dos testes e na reação da sociedade aos riscos de fundir tecnologia com cérebros humanos. “Não acho que haja um discurso público suficiente sobre quais são as implicações gerais desse tipo de tecnologia quando se tornar disponível”, opinou a Karola Kreitmair, professora de história médica e bioética da University of Wisconsin (EUA).

A ideia por trás da Neuralink é ajudar a aliviar certas deficiências, como permitir que pessoas que sofrem de paralisia controlem seus computadores e dispositivos móveis por meio da atividade cerebral, por exemplo. A startup já chegou a testar seus implantes cerebrais em animais, como macacos e porcos.

L. Syd Johnson, do Centro de Bioética e Humanidades da SUNY Upstate Medical University, propôs uma reflexão: os produtos têm um público alvo (pessoas com paralisia) muito específico, o que torna o mercado pequeno, sendo que os dispositivos são caros.

“Se o objetivo final é usar os dados cerebrais adquiridos para outros dispositivos, ou usar esses dispositivos para outras coisas, como dirigir carros, dirigir Teslas, pode haver um mercado muito maior. Mas então, pessoas com necessidades genuínas estão sendo exploradas e usadas ​​em pesquisas arriscadas para ganho comercial de outra pessoa”, questionou.

Na entrevista, vários cientistas e acadêmicos expressaram uma esperança cautelosa de que a Neuralink forneça com responsabilidade uma nova terapia para os pacientes, embora cada um também tenha delineado dilemas morais significativos.

O que eu vi em campo é que somos muito bons em implantar [os dispositivos], mas se algo der errado, realmente não temos tecnologia para removê-los com segurança sem causar danos ao cérebro”, expôs Laura Cabrera, pesquisadora de neuroética.

Fonte: The Daily Beast

Crédito da Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

– Assim é melhor:

Pra terça-feira (e sempre):

– Que trânsito..

Todo dia, em todos os cantos, perde-se tempo no trânsito em Jundiaí…

Cansa tamanhos gargalos, não?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #estrada #fotografia

– Nel cielo della notte blu.

Nel cielo della notte blu. Tratto da: Onda Lucana® by Vito Coviello Nel cielo della notte blu, come in una iridescente e trasparente bolla di sapone,…

Continua no link em: Nel cielo della notte blu

– Livros exploram relação entre saúde mental e criação literária, destacando anseios de Anne Sexton e abordagem inovadora de Maria Homem

O texto fala sobre o lançamento de livros que abordam a relação entre a saúde mental e a criação literária, citando a poetisa Anne Sexton como …

Continua em: Livros exploram relação entre saúde mental e criação literária, destacando anseios de Anne Sexton e abordagem inovadora de Maria Homem

– 4 quick ways to calm a rapid heart rate (at home).

4 quick ways to calm a rapid heart rate (at home) Fear is the first reaction to a sudden increase in heart rate. However, fear is a feeling that can …

Continua em: 4 quick ways to calm a rapid heart rate (at home)

– Clareou.

A alvorada caipira e os seus encantos.

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #Jundiaí

– Liturgia Diária de 30/01/2024.

SANTA MARTINHA, Virgem e Mártir Festa de 3ª Classe – Missa “Loquébar” Pouco se sabe de Santa Martinha, venerada em Roma como virgem e mártir. No …

Continua em: Liturgia Diária – 30/01/2024

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅 05h25 – Desperte, Jundiaí, com a lua bonita.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #moon #mobgrafia

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Prá hoje: