Buscamos uma fonte de renda alternativa, independente de nossos empregos? É isso que essa matéria discute: sobre novos recursos financeiros, independente da demissão do emprego ou se é desejo de incremento.
O que fazer logo depois de ser demitido: descansar ou agir rápido? Vale a pena investir o dinheiro da rescisão em um novo negócio? No recém-lançado “Emprego 2.0 – Como Conquistar, Manter e Crescer na Carreira”, o administrador e palestrante Marcelo Simonato, 39, dá um passo a passo de como conquistar uma nova vaga -desde a formulação do currículo até a chegada à empresa. Em entrevista, ele fala sobre como planejar a carreira em tempos de instabilidade.
RAIO-X
Idade 39 anos Atuação Diretor financeiro da consultoria Everis, palestrante e mentor Formação Administração de empresas e comércio exterior pela Universidade Paulista; MBA em finanças empresariais pele FGV; e MBA em gestão empresarial pela Lassale University, na Filadélfia (EUA) Obra “Emprego 2.0 – Como Conquistar, Manter e Crescer na Carreira” (editora Preparando Recursos, 127 págs., R$ 30)*
Folha – Qual é o maior erro que os profissionais costumam cometer ao serem demitidos? Marcelo Simonato – Um grande equívoco é aproveitar a demissão para tirar um tempo de descanso como recompensa por tantos anos de trabalho. Quando a pessoa sai da empresa, carrega por um curto espaço de tempo o sobrenome da organização, um cartão de visitas que pode abrir portas. Se tirar férias durante esse período, esse sobrenome pode acabar esfriando. Então, assim que a demissão acontece, o primeiro passo é comunicá-la a colegas, clientes e fornecedores. Não é preciso ter vergonha por estar desempregado. Em boa parte dos casos, é exatamente por uma indicação desses contatos que surgem novas oportunidades de trabalho.
Como deve ser a rotina do profissional que está em busca de de uma recolocação? Ele deve encarar a procura por emprego como um novo projeto na carreira, que requer planejamento e disciplina como qualquer outro. Não estou dizendo que ele tem de ficar 12 horas em frente ao computador. Aliás, isso não é eficaz e gera ainda mais estresse. O mais interessante é ter uma rotina bem definida de trabalho, de cerca de três horas pela manhã e outras três à tarde. No tempo livre, é importante se exercitar e ficar com a família. Afinal, de nada adianta encontrar vagas, mas não estar bem emocionalmente na hora das entrevistas.
Quanto tempo vale procurar antes de aceitar uma posição abaixo das expectativas? Primeiro, é preciso entender se a nomenclatura do cargo que o profissional ocupava anteriormente é compatível com a realidade atual do mercado. Em alguns casos, a pessoa descobre que era gerente na empresa em que trabalhava, mas hoje já se exige mais dessa posição. Aí, ela tem duas alternativas: ou procura emprego para um cargo inferior ou busca se qualificar para preencher essas lacunas. Se o indivíduo tem reservas financeiras, pode continuar batalhando. Se não, é preciso deixar o ego de lado.
Quando perguntado sobre pretensão salarial, o candidato está com receio de fazer exigências? Como negociar? Sim, muitos estão aceitando qualquer coisa. O profissional não pode derrubar o valor do seu salário logo de cara. Precisa valorizar sua experiência dentro do que a empresa está buscando. Ele pode dizer que imagina receber um valor próximo ao que ganhava na ocupação anterior, mas está aberto a uma proposta da empresa. Provavelmente, o entrevistador vai dizer que o mercado não está pagando tudo isso. Aí, começa a negociação. Nesse momento, ele não pode focar apenas no salário, mas deve usar também os benefícios para chegar em um acordo mais vantajoso.
Como planejar a carreira para se sentir mais seguro diante das incertezas? É comum a pessoa ficar desempregada e querer montar um negócio. Ela nunca foi empresária e tenta fazer isso com o último recurso que lhe resta. O que acontece, normalmente, é que a empresa quebra alguns anos depois. Por isso, o indicado é começar uma atividade paralela quando ainda se está na ativa, mesmo no auge da carreira. Escolha uma ocupação que tenha prazer em fazer nas horas livres sem se preocupar em transformar isso na sua fonte principal de renda. Numa situação de desemprego, você já terá um plano B desenvolvido.
Por convicção religiosa (e experiências vividas), creio: Deus nos dá um plano de vida, e nós é que o aceitamos ou não, dependendo das decisões que o livre arbítrio nos permite.
É óbvio que estando com menos de um mês de trabalho, não se pode “carimbar” que uma gestão é ruim ou boa. Mas os sinais assustam…
O Coringão está completamente atrapalhado. Relembre:
O diretor Rubão disse que a farra de Flamengo e Palmeiras acabou.
Tentavam trazer Gabigolsem dinheiro.
Anunciaram um patrocínio enorme de uma Casa de Apostas, mas a multa do patrocinador anterior, a ser paga por ele, na verdade não era, e sim pelo próprio Corinthians. E o presidente não sabia… (ou se confundiu).
Não conseguiu contratar jogador do Talleres, pois os argentinos sabem da má fama de pagador.
Perdeu Lucas Veríssimo, que foi apresentado como reforço e já estava lá, continuando os treinos e se preparando para jogar (“picou a mula” para o Catar pela bobeada do Timão em pagar o Benfica).
Trouxe Matheusinho, treinou e acabou devolvendo.
Cássio, após a derrota para o Ituano, falou umas verdades e a diretoria nem puxar a orelha pode.
Fico pensando: quando houve aquele debate na TV Gazeta, onde os candidatos se mostraram “desastrosos”, ninguém pensou que esse cenário seria provável?
Vale a pena clicar no link acima, para observar: os sinais eram claros!
Que o Corinthians se acerte logo, pois o ano parece que será difícil. Logo, logo, vão começar a pedir cabeça de treinador e o filme se repetir (como no ano passado). Afinal, em alguém a “bucha” sempre estoura, e o elo mais fraco é o que sustenta o técnico.
🇺🇸 Today I did my best in fruit for my girls: plum, strawberry, pear, guava, peach and grape. Everything is done with affection (and through the lyrics, with lots of love).
🇧🇷 Hoje caprichei nas frutas para as minhas garotas: ameixa, morango, pêra, goiaba, pêssego e uva. Tudo feito com carinho (e pelas letras, com muito amor).
Compartilho texto extremamente inteligente do prof José Reanto Santiago Sátiro, extraído do “Blog do Conhecimento”, a respeito do Networking, tão falado em nossos dias e poucas vezes bem aproveitado.
A NOBRE, E AS VEZES ESQUECIDA, ARTE DO NETWORKING, OU PURO INTERESSE
Palavra originada justamente de nosso atual tempo onde as tecnologias passaram a fazer parte de nosso dia a dia, o ato de desenvolver networking, no entanto, tem sua origem datada dos primórdios dos tempos de nossa sociedade.
Foi exatamente a necessidade de todo e qualquer ser humano possui de viver em sociedade, em grupo seja qual for seu tamanho, é que sinalizou algo similar a ser feito dentro de nosso ambiente profissional.
A princípio o fato de desenvolvermos relações pessoais interessantes, serve para nos auxiliar a busca por eventuais oportunidades. Sim, pois a lembrança de conversas e trocas de informações nos auxilia a manter em nossa mente, a imagem e nome de pessoas que poderão atender eventuais demandas existentes.
Pode parecer um pouco brusco afirmar, mas a razão principal do networking se fundamenta justamente do interesse. E não há mal algum nisso. Infelizmente, alguns segmentos de nossa sociedade enxergam apenas o significado egoísta que está atrelado a palavra interesse, e que envolve questões de outra natureza.
Ledo engano, pois até mesmo quando nos envolvemos com a pessoa amada, isto apenas ocorre devido a existência do interesse, no caso, pela parceira. O amor envolve interesse…
O interesse, digamos, do mal, que envolve o networking, é quando ele ocorre simplesmente pela necessidade. Quando um dos lados precisa atender a um problema pontual existente, e aí, não é networking, apenas oportunismo, ou melhor, uma mera tentativa.
O efetivo networking existe em cada dia, em nossa rotina, ao longo das mais simples e cotidianas ações que tomamos, desde um simples bom dia, ao bom humor e alegria que emanamos para todos, e até mesmo do compartilhamento de eventuais e futuras oportunidades.
Devemos esquecer, no entanto, que haja algum problema, de haver o interesse nestes atos. É legítimo e justo que ele exista. Chocado?
Pois bem, alguns meses atrás, ao desenvolver um projeto em uma organização, tive contato com uma pessoa que depois de aproximadamente alguns dias, teve que se afastar por questões médicas, para se submeter a uma cirurgia contra um câncer.
Muito possivelmente, ela não voltaria mais a organização, tão severa parecia ser a cirurgia. Como é um hábito na minha família, sobretudo com o meu pai, que reza um terço para cada um de seus amigos e parentes (pode acreditar!!), comprei um terço para ela, e pedi que a entregassem, tendo como único objetivo, servir de uma lembrança e sinal de que haveria alguém, mesmo não próximo, torcendo por ela.
De longe, fiquei sabendo da evolução de seu tratamento, e esta semana, fui presenteado com um afetuoso abraço dela, que “voltou ao batente”, devidamente curada. Sim, quero sempre receber gestos como este, na verdade estas coisas é que me mantem forte, são meus combustíveis, é por meu interesse.
Hoje se festeja o feriado de São Paulo, e a cidade comemora com boa parte dos paulistanos indo passear, outros celebrando na própria capital dos paulistas.
Mas leve em conta: hoje também é um dia religioso – o dia da Conversão de Saulo de Tarso, perseguidor de cristãos, que se torna Apóstolo de Jesus sendo batizado como Paulo.
Abaixo, a bela história de São Paulo:
Extraído de: http://www.e-biografias.net/sao_paulo/
CONVERSÃO DE SÃO PAULO
São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um escritor do cristianismo primitivo. Treze epístolas do Novo Testamento são atribuídas a ele. Foi o maior propagador do cristianismo depois de Cristo. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém, quando teve uma visão de Jesus envolto numa luz incandescente e desde então começou suas pregações do Cristianismo.
São Paulo, Apóstolo (5-67) Nasceu em Tarso na Cilícia, era judeu e cidadão romano. Perseguidor das primeiras comunidades cristãs, foi conivente com o assassinato do protomártir Estêvão. Quando perseguia os cristãos, a caminho de Damasco, teve uma visão de Jesus envolto em uma luz incandescente que o cegou, durante três dias. Desde então converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.
A conversão de São Paulo é uma das mais importantes da história da Igreja. Mostra o poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no “Apóstolo Paulo” por excelência, que tem a iniciativa da evangelização dos pagãos. Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribui a si mesmo o título de “o menor entre os Apóstolos” e ainda, de “indigno de ser chamado Apóstolo”. Mas Deus, que conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena descrita nos Atos dos Apóstolos. A visão de Estevão apontando para os céus abertos e Cristo, aí reinando, domina a vida toda de Paulo, o grande missionário do Cristianismo.
Percorreu a Ásia Menor, atravessou todo o Mediterrâneo em 4 ou 5 viagens. Elaborou uma teologia cristã e ao lado dos Evangelhos suas epístolas são fontes de todo pensamento, vida e mística cristãs. Além das grandes e contínuas viagens apostólicas e das prisões e sofrimentos por que passou, deve-se a ele que se auto denomina “servo de Cristo”, a revelação da mensagem do Salvador, ou seja, as 13 Epístolas ou Cartas. Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo. São Paulo, Apóstolo, sofreu o martírio em Roma. O ano é incerto, mas deve ter ocorrido entre 64 e 67.
Duas festas litúrgicas foram criadas em homenagem a São Paulo. A primeira em 25 de janeiro, foi instituída na Gália, no século VIII, para lembrar a conversão do Apóstolo e entrou no calendário romano no final do século X. A segunda, lembrando o seu martírio a 29 de junho, juntamente com o do Apóstolo São Pedro, foi inserida no santoral (livro dos santos da Igreja Católica) muito antes da festa do Natal e havia desde o século IV o costume de celebrar neste dia três Missas. A primeira na basílica de São Pedro no Vaticano, a segunda na basílica de São Paulo fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos dois Apóstolos tiveram de ser escondidas por algum tempo para subtraí-las à profanação. Há um eco deste costume no fato de que além da Missa do dia é previsto um formulário para a Missa vespertina da vigília.
Depois da Virgem Maria, são precisamente os Apóstolos Pedro e Paulo, juntamente com São João Batista, os santos comemorados mais frequentemente e com maior solenidade no ano litúrgico. Por muito tempo se pensou que 29 de junho fosse o dia em que, no ano 67, Pedro na Colina Vaticana e Paulo na localidade agora denominada Três Fontes testemunharam sua fidelidade a Cristo com o derramamento do sangue. Na realidade, embora o fato do martírio seja um dado histórico incontestável, e está além disso provado que aconteceu em Roma durante a perseguição de Nero, é incerto não só o dia, mas até o ano da morte dos dois apóstolos. Enquanto para São Paulo existe uma certa concordância entre testemunhas antigas indicando o ano de 67, para São Pedro há muitas discordâncias, e os estudiosos parecem preferir agora o ano de 64, ano em que, como atesta também o historiador pagão Tácito, “uma enorme multidão” de cristãos pereceu na perseguição que se seguiu ao incêndio de Roma.
Parece também que a festa do dia 29 de junho tenha sido a cristianização de uma celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Reno, os dois mitos fundadores da Cidade Eterna. São Pedro e São Paulo de fato, embora não tenham sido os primeiros a trazer a fé a Roma, foram realmente os fundadores da Roma cristã, um antigo hino litúrgico definia-os como pais de Roma.
Campeão brasileiro em 1978, o Guarani já foi uma das potências do #futebol paulista, berço de bons jogadores como Neto, Luizão e Djalminha, e é, até hoje, a única equipe do interior do Estado a conquistar o principal título nacional. Quarenta e cinco anos depois, o clube disputa a Série B do Brasileiro, mas alcança novos patamares em sua história por acaso na cultura sul-coreana.
A 18 mil km de Campinas, em Seul, o clube se tornou sinônimo de estilo e moda na cultura ocidental – algo impensável há alguns anos. Em lojas virtuais, nas ruas do país asiático e nas redes sociais é possível observar cidadãos comuns com a camisa do time campineiro – muitos nem sabem do que se trata.
A origem da popularidade da camisa do Guarani na Ásia é incerta. Uma das possibilidades, defendida pelo próprio clube, é de uma excursão da delegação na década de 1990 pelo Japão. Quase 30 anos depois, os modelos do Guarani, com a marca Dellerba, são vendidos em sites e aplicativos de moda da #CoreiaDoSul.
No Brasil, a história do produto ganhou repercussão nas redes após Rio, do grupo NiziU, vestir o moletom do time em outubro do ano passado. No mês seguinte, Gaeul, do IVE, grupo de #kpop, utilizou um modelo da cor rosa. A artista IU também apareceu na última semana com um moletom, desta vez em tons azulados, enquanto autografava itens de fãs.
“Diretamente de Tóquio para Campinas. É uma honra ver a Rio, do grupo japonês NiziU, com o nosso manto. É o #Guarani até do outro lado do mundo! Quem sabe depois não atualizamos a camisa?”, escreveu o perfil oficial do clube em suas redes sociais no ano passado. Ao Estadão, o Guarani, assim como os torcedores, se mostrou “surpreso” pela repercussão. O clube não ganha nada com os modelos fabricados e vendidos na Ásia.
Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:
ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.
Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.
Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.
Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.
Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.
Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.
E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.
Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria. Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.
Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.
Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia Beato Frederico Ozanan, Jundiaí – SP. Foto: Arquivo Pessoal.
IN ENGLISH – Thursday is a day reserved by the Catholic Church for Adoration of the Blessed Sacrament. Therefore, let us pray:
PRAYER TO THE BLESSED SACRAMENT by Saint Alphonsus Liguori
My Lord Jesus Christ, who out of love for mankind, are day and night in this Sacrament, full of all pity and love, waiting, calling, and receiving all who come to visit You; I believe that You are present in the Most Holy Sacrament of the altar.
I adore You from the abyss of my nothingness and I thank You for all the favors You have done for me; especially for giving Yourself to me in this sacrament; for having granted me Your Most Holy Mother as my advocate, and for having called me to visit You in this church.
I greet You, for today, Your most loving Heart, and my intention is to do so for three reasons: first, in thanksgiving for this great gift; second, to make amends for all the insults You have received in this Sacrament from all Your enemies; third, with the intention of adoring You, in this visit, in all the places on earth where Your sacramental presence is least revered and most abandoned.
My Jesus, I love You with all my heart; I am sorry for having, in the past, so often offended Your divine goodness.
I resolve, with the help of Your grace, never to offend You again in the future.
And, in the present, wretched as I am, I consecrate my whole self to You and renounce my every will.
I commend to You the souls in purgatory, especially those most devoted to the Blessed Sacrament and to the Blessed Virgin Mary.
I also commend to You all poor sinners.
Finally, I desire to unite, my beloved Savior, all my affections with those of Your most loving Heart; and, thus united, I offer them to Your Eternal Father and I ask Him in Your name that out of Your love He may be pleased to accept and answer them. Amen.
O bom jogador Luiz Henrique, desejado pelo Flamengo por empréstimo, surpreendentemente foi comprado por John Textor, que o colocará no Botafogo e depois irá para o Lyon.
Enquanto todos falavam das negociações do seu time, o Bétis, com o Flamengo, o milionário americano a atravessoue comprou os direitos federativos.
Fico pensando: foi uma “oportunidade de negócio” (me assusta, pois o atleta custou 20 milhões de euros) ou apenas uma forma de cutucar o time rival?
Vamospromover a amizade entre a gata Luna e a cadela Pepita. Como ambas não conseguem ser amigas, minha filhotinha Maria Estela as reuniu e as aconselhou.