– Cica/Divino e Minercal/Pagliato: que saudade…

Que imagem sensacional!

Recordando no Ginásio do Bolão (Nicolino de Lucca) um dos maiores clássicos do basquetebol feminino brasileiro: Cica/Divino de Jundiaí (com Magic Paula) e Minercal/Pagliato de Sorocaba (com Rainha Hortência), abaixo na imagem:

As duas cidades viviam do futebol do Paulista e do São Bento, e dividiam as atenções com o basquete. Mais tarde, tivemos o voleibol com o Leite Moça / Nestlé de Jundiaí, outra agremiação fantástica.

Há quanto tempo o esporte coletivo brasileiro começou a se “desfazer”, sobrando monoculturalmente o esporte bretão?

Olhe que imagem dessas fantásticas atletas (citação na própria fotografia).

– A impressionante força da Internet.

O poder da Internet é assustador!

Escrevi sobre a arbitragem de Szymon Marciniak, para Fluminense x Manchester City, em: professorrafaelporcari.com/2023/12/21/flu, e postei nas redes sociais. E eis que o juizão, o próprio Marciniak, leu (estando lá na Arábia!).

Que coisa a Web…

ImagemImagem

– A Expectativa de Vida em nosso país.

Li, me impressionei e compartilho: na Matéria “Longevidade Latino Americana”, da revista Fapesp (edição 303, pg 80-82, por Christina Queiroz), vi dados interessantes sobre a Expectativa de Vida do brasileiro.

Hoje, a média diz que o cidadão tem uma esperança de viver 76,8 anos. Para os homens, é de 73,2. Para as mulheres 80,3 anos.

A cidade em que os homens têm menor expectativa é em Itabuna-BA, com 66,3 anos. A maior, é Bento Gonçalves-RS, com 75,1 anos.

A cidade em que as mulheres têm menor expectativa é em Guarapuava, com 75 anos. A maior, é igualmente Bento Gonçalves-RS, com 82 anos.

Qualidade de vida, alimentação, cultura local, violência, condições econômicas… tudo isso influencia. Mas pense: em 1940, a expectativa de vida do brasileiro era de apenas 45,5 anos!

Quantos anos nossos filhos viverão? E nossos netos?

Expectativa de vida do brasileiro em 2019 aumentou em três meses e passou para 76,6 anos - YouTube

Imagem extraída do print de: https://www.youtube.com/watch?v=UJkZxV-9hYU

Obs: Dados do IBGE.

– Reféns das Máquinas e da Tecnologia em Geral?

Compartilho interessante material sobre a tecnologia e o seu uso no dia-a-dia. E veja que curioso: o texto não é antigo e o assunto é atual, datado de 2012, mas como o propósito é falar das facilidades e transformações do mundo digital, parece que já é de muito mais tempo! O tema nos convida à seguinte reflexão: Somos escravos do computador?=

É claro que falamos da tecnologia moderna. Todos nós nos tornamos dependentes dela, e muitas vezes queremos fugir totalmente dessa servidão ocasionada pelas máquinas. Mas isso é possível? Quanto tempo conseguimos ficar longe dos equipamentos com tecnologia de ponta?

O grau de dependência varia para cada indivíduo. E o seu, qual é?

Extraído de: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI79096-15224,00-ESTAMOS+FICANDO+ESCRAVOS+DAS+MAQUINAS.html

ESTAMOS FICANDO ESCRAVOS DAS MÁQUINAS?

Os aparelhos modernos facilitam tanto nossa vida que rapidamente se tornam indispensáveis. Como o avanço tecnológico está alterando nosso comportamento e nosso modo de raciocinar

A mente humana possui uma capacidade prodigiosa de memorização. Dizia-se que Matteo Ricci, um jesuíta italiano que viveu na China no século XVI, sabia de cor o texto de 150 livros. Dois milênios antes, os bardos gregos se valiam da memória para transmitir de pai a filho os 15.693 versos da Ilíada, poema posto no pergaminho 400 anos após a morte de seu lendário autor, Homero. A educação dos cidadãos incluía o exercício de decorar os textos homéricos. Hoje, isso parece uma capacidade tão prodigiosa quanto inútil. Afinal, os livros estão aí, nas bibliotecas (ou na internet). Basta consultá-los. No mundo atual, prezamos mais o raciocínio que a decoreba – um termo pejorativo que não à toa é aplicado ao processo de memorização.

Transformações similares a essa estão acontecendo agora, no século XXI: a tecnologia, mais uma vez, está mudando nossa forma de pensar. Um exemplo é o GPS, o sistema de localização por satélite. Tóquio, a maior cidade do mundo, tem dezenas de milhares de ruas e avenidas, a maioria delas sem nome. As casas e os edifícios têm numeração, mas ela é aleatória, ou melhor, histórica: a casa mais antiga da rua em geral é a número 1, não importa em que altura esteja. A habilidade de localizar-se na cidade assombra os estrangeiros – e concede status especial a carteiros e taxistas.

Os candidatos a taxista, assim como em Londres, devem passar por um teste dificílimo para provar que sabem de cor o mapa da cidade. Isso exige anos de treinamento e memorização. Há alguns anos, depois do advento do GPS, a prova passou a aferir também se o candidato sabe usar o aparelho. O GPS tornou-se um equipamento-padrão nas frotas de táxi. Mas os motoristas mais velhos pouco o usam. Eles mantêm a malha viária viva na memória.

Os taxistas mais jovens recorrem bem mais ao aparelho. Ainda decoram o mapa da cidade, mas provavelmente começam a esquecê-lo assim que são aprovados no exame. O GPS representa um óbvio avanço para o cotidiano dos japoneses. O curioso é como um sistema inexistente há poucos anos caminha rapidamente para se tornar imprescindível.

Algo parecido aconteceu nos últimos meses em São Paulo. Acostumados às facilidades da internet para pesquisar serviços, trabalhar, conversar com amigos ou informar-se, centenas de milhares de clientes do serviço Speedy de banda larga da Telefônica sentiram-se frustrados com as constantes quedas do sistema. O mesmo tipo de sentimento nos assalta quando um vírus invade o computador, o celular perde a conexão ou o carro quebra.

Os mais afetados pela súbita privação da tecnologia são, em geral, os mais jovens. Eles nasceram imersos num mundo digital – e são mais dependentes dele. Segundo uma pesquisa feita em 2009, em Hong Kong, com 1.800 jovens de 18 a 25 anos, um em cada sete diz não ver sentido na vida sem a internet.

“Angústia, ansiedade e perda de concentração são sintomas da síndrome de abstinência em qualquer dependência. Não é diferente com a tecnologia”, diz a pesquisadora russa Nada Kakabadse, da Faculdade de Administração de Northampton, na Inglaterra, especializada em dependência tecnológica. “A tecnologia deveria ser uma ferramenta. Virou uma sobrecarga,” diz Kakabadse. “É a dependência da tecnologia portátil, que se leva consigo ao cinema, ao teatro, a um jantar e praticamente para a cama.

Há jovens que passam 16 horas por dia no videogame. Eles não se exercitam, comem mal, estão ficando doentes”, afirma. “A cultura do trabalho 24 horas por dia, sete dias por semana, também está ligada às novas possibilidades tecnológicas.” Kakabadse acredita que nossa entrega à tecnologia terá consequências. “A capacidade de julgamento é afetada. A tomada de decisões fica comprometida”, diz. “Em 20 anos, haverá leis restringindo o uso abusivo de eletrônicos, como ocorre com o tabaco e as drogas.”

Essa previsão parece exagerada. Mas já há, hoje, gente preocupada com nossa dependência tecnológica. Como sabe qualquer pessoa que tenha celular com agenda eletrônica, a espécie humana está perdendo a capacidade de decorar telefones – até o da própria casa. “Talvez o único meio de evitar os efeitos nocivos da dependência tecnológica seja conservar habilidades que não dependam do computador”, diz o historiador da tecnologia Edward Tenner, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos. Ele prega o uso do telefone, de vez em quando, no lugar do e-mail, ou fazer cálculos com lápis e papel, em vez de usar a calculadora.

Há gente mais radical. Em Vauban, um subúrbio de Freiburg, na Alemanha, a maioria dos 5.500 moradores largou o automóvel. O subúrbio não tem vagas para estacionar. Os 30% de moradores que têm carros são obrigados a deixá-los numa garagem perto da estação de trem. Cada vaga custa US$ 40 mil. Para fazer viagens, os moradores alugam carros comunitários. O abandono do mundo sobre quatro rodas nem sempre é fácil. “Algumas pessoas se mudam para cá e desistem rápido – sentem falta do carro”, diz Heidrun Walter, uma moradora. Vauban é a experiência mais avançada de um bairro “car free” na Europa. Trata-se de uma medida contra as emissões de poluentes que provocam o efeito estufa.

O mesmo motivo – tentar salvar o planeta do aquecimento global – inspirou um sacrifício ainda maior: desligar a geladeira. Foi o que fez a canadense Rachel Muston, representante de uma parcela ínfima, porém crescente, da população dos países ricos. “Estamos bem sem a geladeira,” disse Rachel ao jornal The New York Times. “Quando estava ligada, comprávamos muita comida pronta.” Hoje, Rachel vai mais ao mercado, compra quantidades menores e cozinha mais. Em outras palavras, gasta mais gasolina e descarta mais embalagens, o que torna discutível sua contribuição para conter o aquecimento global. Mas isso é outra história. O que chama a atenção, em pessoas como Rachel ou em subúrbios como Vauban, é a resistência à tecnologia, a tentativa de voltar a um estágio em que éramos mais “puros”, talvez mais humanos. O mais célebre desses movimentos foi dos luditas, no início do século XIX. Inconformados com o desemprego trazido pelas máquinas da Revolução Industrial, eles pregavam (muitas vezes com uso da violência) a volta ao sistema artesanal.

“Acho que as pessoas antitecnologia subestimam a capacidade do cérebro de se adaptar a novos desafios”, diz o neurocientista suíço Fred Mast, da Universidade de Lausanne. “Estudos mostram que o uso intensivo da tecnologia pode levar à melhora das habilidades cognitivas, pelo processamento de mais informações ao mesmo tempo.” Talvez percamos algumas habilidades, mas ganharemos outras. E, provavelmente, nossa vida ficará mais fácil. A não ser quando houver uma pane na internet.

Mesa para Computador Desk Gamer Preto e Vermelho Preto e Vermelho ...

Imagem extraída de: https://www.madeiramadeira.com.br/mesa-gamer-escrivaninha-cyber-espresso-moveis-564576.html

– Consolo necessário.

Do diário de Santa Faustina, uma mensagem confortante para quem passa por tristes momentos em sua vida… (na imagem deste post).

Muitas vezes, somos nós mesmos que estamos carentes, inconsoláveis, vítima de ingratidão e/ou de incompreensão.

– Fluminense x Manchester City com repetição de árbitro.

Para mim, uma grande surpresa:

Szymon Marciniak, o árbitro polonês de 2ª feira (semifinal entre Fluminense x Al Ahly), apitará na 6ª feira a decisão do Mundial de Clubes. Não é comum a FIFA repetir um árbitro dessa forma.

Aparentemente, 3 motivos:

  • A entidade não confiou nos demais nomes de continentes neutros que estão lá (tirando o saudita que havia apitado na 3ª, só poderia escalar, pela lógica, o americano Tori Penso ou o congolês Jean Jacques Ndala. Como é “jogo grande”, se rendeu a um bom nome e não preferiu arriscar (vide a lista aqui: https://wp.me/p55Mu0-3nL).
  • Marciniak tem ótimo conceito, pois é o árbitro da final da última Copa do Mundo e da última Champions League (falamos sobre ele aqui: https://wp.me/p4RTuC-Ss9).
  • O Fluminense não reclamará dele; afinal, deu um pênalti que não foi (confira aqui: https://wp.me/p4RTuC-Stp). Mas o Manchester City também não criará problemas, pois sabe que é um equívoco raro de um profissional gabaritado (e com todo respeito, Guardiola deve preferir ele do que o dos EUA ou o de Congo, até porque o conhece da final da UCL).

Imagem extraída de: https://twitter.com/realmadrid/status/1462858427223396355?lang=th

– Passatempo e Terapia.

 

Não é segredo aos meus amigos que a mobgrafia (fotografar cenas cotidianas / paisagens / ocasiões) é um hobby que muito aprecio. Sempre avesso às fotos em geral, me rendi a essa paixão.

Mais que um passatempo, é uma terapia. Os últimos dias desse ano têm sido cansativos e difíceis no campo profissional e pessoal.

Entretanto, extravasamos o stress com os clicks. Por exemplo, esses:

bomba.jpg

Ainda assim, valeu o inspirador céu colorido de pintura mais sútil:

bomba.jpg

Aos trancos e barrancos, que seja uma ótima 2a feira.

– Aquaman e o reino perdido (Aquaman and the Lost Kingdon 2023).

The Story so far: Some years after the failed Atlatean invasion, Aquaman is balancing his life as a father and king. But an old enemy imbued with a …

Continua em: Aquaman e o reino perdido (Aquaman and the Lost Kingdon 2023)

– A prática profissional ou a formação acadêmica?

Um dilema cada vez maior em nossos dias: a prática profissional ou a formação acadêmica – O que seria mais importante?

Vale a discussão, abaixo, extraído de FSP, 10/12/2017, Caderno Carreiras, C2.

O QUE VALE MAIS: HABILIDADE OU DIPLOMA?

Declaração de empresário embasa discussão sobre o peso da graduação e de especializações versus experiência e competência

Por Cris Olivette

Enquanto muitos profissionais consideram que ter uma coleção de diplomas garante sucesso na carreira, o dono da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, diz que as habilidades devem ser levadas mais em consideração do que os diplomas, na hora de contratar profissionais.

A afirmação de Musk, segundo o especialista em recuperação de empresas, Flávio Ítavo, é verdadeira quando se refere a necessidade de contratar pessoas experientes para exercer uma tarefa complexa.

“Não é verdadeira quando falamos em profissionais em início de carreira. Para esses, o diploma continua sendo importante. No meu caso, por exemplo, quando sou contratado como consultor, as empresas olham para aquilo que já realizei. Elas não vão se preocupar em olhar em qual faculdade me formei há 30 anos e quais especializações eu tenho”, diz.

Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil), Elaine Saad concorda com ele. “Para contratar alguém no início de carreira, as companhias usam o diploma como parâmetro de avaliação. Os RHs partem do principio que a pessoa que tem aquele diploma passou por aulas e provas sobre o assunto. Isso não significa que alguém sem nível universitário não tenha o seu valor.”

Segundo ela, as pessoas escolhem as profissões e depois caminham na vida profissional não necessariamente dentro da carreira escolhida, e isso ocorre por dois motivos: ou porque o trabalho a direciona para outro lado, ou porque não encontram oportunidade na área.

Elaine diz que na maioria das vezes, o que se aprende na faculdade vai ficando para trás e passa a prevalecer a atividade que a pessoa faz no dia a dia.

“Para mim, o diploma não deixou de ser importante, porque o estudo na universidade tem duas funções: estimular a capacidade cognitiva e ajudar as pessoas a se manterem atualizadas. Porém, diploma não garante que o profissional permaneça em uma companhia, ou tenha sucesso no que faz. Só estudar não capacita para o sucesso no mundo corporativo.”

Ela considera que os dois aspectos são complementares. “Conforme o momento de carreira, é possível ao RH identificar as habilidades de um candidato por meio de uma série de metodologias, que buscam a evidência do que ele está falando.”

Diretora de RH e Marketing da Manpower Group Brasil, Márcia Almström diz que o mundo está muito mais prático do que teórico. “Hoje, ter um diploma de nível superior não é sinônimo de empregabilidade. Quando pesquisamos o mercado, observamos que as demandas surgem nas áreas muito mais técnicas e especialistas. Essas qualificações têm sido as que têm gerado mais empregos”, conta.

Segundo ela, a experiência prática passou a ser um fator de inserção do jovem no mercado de trabalho. “Participamos de discussões com o MEC e representantes de vários países sobre como inserir o jovem no mercado de trabalho. Nossa contribuição para essa discussão foi a pesquisa que fizemos sobre Escassez de Talento, que aponta que há falta de talento na área técnica. E aonde tem escassez tem oportunidade de trabalho. É um desafio para as empresas, mas uma oportunidade para as pessoas. Por isso, o MEC alterou o currículo do ensino médio para oferecer formação técnica”, conta.

Márcia diz que a pesquisa feita pela Manpower aponta que o terceiro fator de maior dificuldade das empresas em preencher as vagas é a falta de experiência prática. “O que mostra o peso de se ter experiência efetiva. É indiscutível o quanto a experiência prática tem valor no currículo e na competitividade das pessoas.”

Habilidades. Ela afirma que a habilidade significa desenvolver uma expertise, o que é oferecido pelo curso técnico. “Diferentemente do curso superior, que qualifica a pessoa como médico, advogado etc. Mas esse profissional não é especialista, é generalista. Habilidade é o fazer técnico. A formação superior oferece competência.”

Elaine diz que entre as habilidades mais valorizadas pelo mercado estão: capacidade de resolver problemas e transformar uma questão complexa em algo mais simples; facilidade de comunicação e de perceber como se comunica e como o outro compreende de maneira efetiva; iniciativa; ambição – saber aonde quer chegar; capacidade de se conhecer e de entender como funciona e o impacto que causa em outras pessoas; capacidade de compreender o contexto onde está inserido; e percepção dos diferentes perfis de pessoas.

“Tem uma série de habilidades com as quais algumas pessoas já nascem e outras podem ser aprendidas, como a autoestima, que é um atributo bastante importante”, diz Elaine.

Diploma Digital: o que é e como funciona | Brasil Open Badge

Imagem extraída de: https://bropenbadge.com/blog/diploma-digital/

– Sem polêmica com a benção aos casais irregulares.

Muitas vezes, o mundo corporativo se confunde com o mundo pessoal e até mesmo com o espiritual.
Vejo com tristeza as pessoas “brigando” pelo fato do Papa Francisco acolher os homossexuais, divorciados e outros.
Tenhamos paz e tolerância. O próprio Cristo se sentou a mesa com marginalizados, e lembrou que quem não tivesse pecado, atirasse a primeira pedra. Também Ele pregou o Amor!
Como queremos ambientes corporativos inclusivos, se no dia-a-dia fora dele não o temos?
Parabéns ao Papa pela coragem em acolher.
LEIA COM CALMA, PARA ENTENDER: –
A BENÇÃO AOS IRREGULARES (divorciados, segunda união, casais homoafetivos).
Através da Fiducia Supplicans, o Vaticano autorizou (sob determinadas condições) que os padres dêem bençãos aos casais irregulares (e nesse ponto, estão incluídos também os relacionamentos homoafetivos e de casais divorciados em segunda união).
No documento, lembra-se que não é uma legitimação do matrimônio, mas sim uma benção, pois “mesmo quando o relacionamento com Deus está obscurecido pelo pecado, sempre é possível pedir uma bênção, estendendo a mão a Ele e desejá-la pode ser o melhor possível em algumas situações”.
Por fim, segundo o antigo Santo Ofício (vide no link a seguir) “embora o casal seja abençoado, mas não a união, a declaração inclui entre o que é abençoado o relacionamento legítimo entre as duas pessoas: na “breve oração que pode preceder essa bênção espontânea, o ministro ordenado pode pedir paz, saúde, espírito de paciência, diálogo e ajuda mútua, bem como a luz e a força de Deus para poder cumprir plenamente a sua vontade”
O documento na íntegra, explicado, em: https://wp.me/p4RTuC-Suc
.

– Jogo do Tigrinho: os influencers nunca sabem de nada?

Está na moda os cassinos virtuais caça-níqueis, que enganam o povo e, em alguns casos, funcionam como pirâmides financeiras

“tigrinho”, “golfinho”, e outros tantos. E alguns espertalhões contratam influencers da web, que fazem propaganda deles e dizem que estudaram o jogo para ganhar dinheiro!

E há quem caia no golpe…

Pior: os influenciadores, depois, dizem que não imaginavam que era estelionato

Em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/brasil/2023/12/saiba-o-papel-dos-influencers-no-esquema-do-jogo-triguinho.html

Grupo pego no esquema ostentava carros importados e uma vida de luxo  (Crédito: Reprodução)

Imagem extraída do link acima.

– Dia de Adorar o Santíssimo Sacramento.

Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:

ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.

Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.

E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.

Capela do Santíssimo Sacramento do Santuário da Mãe Rainha (Nossa Senhora de Schoenstatt), em Atibaia-SP. Foto: Arquivo Pessoal.

– Natureza tão bonita.

Horizonte colorido da 5ª feira!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– #tbt 5: Zidane na Seleção Brasileira: outra especulação…

Há exatamente 1 ano…

Aberta a temporada de chutes e “falta de notícias”: falou-se do italiano Carlo Ancelotti como treinador da Seleção Brasileira, depois do português José Mourinho e agora do francês Zinedine Zidane.

Na semana que vem, podemos “chutar” um espanhol e na outra um alemão. Ou quem sabe um holandês!

Falando sério: essa época, para o mundo do futebol, é muito chata…

Imagem extraída de “O Globo”, credito na mesma.

– #tbt 4: Estar em família.

Ah, que saudades de dias assim…

Meu último dia de descanso teve a companhia da minha querida irmã Priscila.

Ok, eu sei que ela é parecida comigo, mas humildemente eu sei também que “sou mais bonito” 🙄… kk

O que importa é a beleza do coração! ❤️

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amor #praia #beach #família #family #relax

– Roseo-dourado!

De outro dia:

A natureza nos presenteia com cenários incríveis. Eis uma das joias que ganhamos: o céu de nuvens róseo-douradas à beira da Serra do Japi, em Jundiaí!

A inspiração se faz presente constantemente.

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Lista dos melhores lançamentos literários de 2023: diversidade, impacto e criatividade.

A lista com os melhores lançamentos literários de 2023, selecionada por quatro profissionais da Folha, abrange diversos gêneros e países de origem …

Continua em: Lista dos melhores lançamentos literários de 2023: diversidade, impacto e criatividade

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 5ª feira (4 de 4).

🌅 05h45 – Desperte, Jundiaí.

Que a quinta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 5ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 5ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running