– E quando sentir falta?

– Como Afastar os Jovens das Drogas?

Reflita:

“Nem todos os usuários de crack são pobres, mas o crack empobrece a todos”.

Tal frase está na Revista Época (ed 630 de 14 de junho de 2010, pg 71-78, por Rodrigo Turrer e Humberto Maia Júnior), onde a matéria de capa procurou mostrar como tentar prevenir a dependência de drogas entre os jovens.

A reportagem é didática, interessante, e mostra como as drogas invadiram a classe média brasileira. Um verdadeiro alerta aos pais, aos filhos e à sociedade em geral. Para quem ainda defende a liberação das drogas, o texto é algo para se pensar mais!

Para acessá-lo, entre direto no site de Época: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI147183-15257,00-COMO+AFASTAR+OS+JOVENS+DO+MUNDO+DAS+DROGAS+TRECHO.html

Lei torna obrigatória a exibição de vídeos educativos nas aberturas de eventos culturais | Alessandra do Brumado

Imagem extraída de: https://alessandradobrumado.wordpress.com/2014/09/15/lei-aprovada-pela-camara-torna-obrigatoria-a-exibicao-de-videos-educativos-nas-aberturas-de-eventos-culturais/

– A tristeza de final de ano…

Não sei se é “efeito fim de ano”. Pode ser, como pode não ser. Mas… muitas vezes o cansaço emocional, a desesperança e uma certa depressão batem fortes nas pessoas em dezembro.

A tristeza nessa época do ano ocorre com muitas pessoas, contraditoriamente ao que prega e inspira o espírito natalino.

Seria o “excesso de felicidade” de alguns, que ao invés de contagiar o próximo, causa inveja?

Seriam as contas que se avolumam e causam desespero?

Ou seria a real falta de perspectiva da vida para muitos.

Não sei, mas independente de tudo isso, precisamos desejar e vivenciar o Natal – até para espiritualmente aguentarmos as exigências sociais do período.

Imagem extraída de: http://wwwzezinha.blogspot.com/2017/04/o-sabor-das-lagrimas.html

– Pare e Reze.

Onde estiver e sempre que puder, pare em uma igreja e faça uma oração! Fuja da dispersão espiritual.

Reservar cinco minutos para dar um pausa na correria humana, a fim de elevar sua espiritualidade, é fundamental!

(Aqui: Paróquia São João Batista, Jundiaí /SP).

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Cristo

– A venda de Beraldo e o Nhô Quim.

Beraldo, do SPFC, foi vendido ao PSG por 20 milhões de euros. Só que o XV de Piracicaba tem 20% dos direitos federativos do jogador (ele é cria do Nhô Quim). Isso significa que o time receberá R$ 20,35 milhões!

Como é difícil um jogador interiorano ter a visibilidade de que precisa para ser destaque e posteriormente vendido para a Europa, passar uma etapa num time grande é importante.

Mais importante do que isso: os clubes do Interior terem categorias de base ativas, de posse da própria agremiação, e não terceirizadas.

O que o Paulista FC faria com 20 milhões hoje?

– O Paradoxo Pepsi.

Já faz muito tempo que vejo pela Web afora alguns vídeos como esse, do link abaixo: começa falando que nos testes cegos, a pessoa prefere Pepsi do que Coca-Cola, e depois fala sobre a importância do nome forte de uma marca.

“Tem” e “não tem razão”. Me parece um pouco exagero de apologia à Pepsi, mas aí são incorporados conceitos mercadológicos interessantes; e depois cai numa “barra forçada”: quem disse, por exemplo, que as pessoas consomem Adidas por conta do Messi, como relatado aqui?

Assista o vídeo, mas tenha suas ressalvas com algumas falas que soam mais como propaganda do que propriamente de estudos, em: https://www.linkedin.com/posts/willianfelix-eletronicaeautomacaoindustrial_lembrei-das-aulas-de-virando-a-chave-com-activity-6875382797142396928-_xRf

Coca ou Pepsi – quem domina o mercado global?

Imagem extraída de: https://cruzferreira.com.br/coca-ou-pepsi-quem-domina-o-mercado-global/

– Morumbis e Leônidas.

O São Paulo FC estuda vender à Mondelès, dona da Lacta, os Naming Rights do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, que passaria a se chamar MorumBIS (em alusão ao chocolate).

Se confirmado, poderemos ter uma reparação histórica! O grande Leônidas da Silva, apelidado de Diamante Negro (e que terá um setor de arquibancada com seu nome), foi homenageado pela Lacta com um chocolate fazendo alusão ao seu apelido – e hoje, consumidores de Diamante Negro não sabem que a origem do nome se deu ao jogador.

Sobre essa história, clique aqui: https://wp.me/p4RTuC-sKD

Estádio do Morumbi

Imagem extraída de: https://www.poder360.com.br/esportes/sao-paulo-negocia-naming-rights-do-morumbi-por-r-25-mi-ao-ano/

– Perdeu, Kang. Jonathan Majors demitido da Marvel.

Que fria para a Marvel… com projetos grandiosos para o personagem Kang na nova fase do estúdio, não foi nenhum dos heróis dos Vingadores que derrotou o vilão, mas a Justiça, que condenou o ator que interpreta o personagem, Jonathan Majors, por agressão contra a namorada.

A empresa, obviamente, demitiu o artista.

Retomam as especulações: Doutor Destino será o grande vilão dessa nova fase?

Em: https://cinepop.com.br/apos-demissao-de-jonathan-majors-vingadores-5-perde-o-subtitulo-dinastia-kang-460425/

Imagem extraída do link acima

– A Obrigação em Trocar Presentes para quê? Sobre o 13º:

Por que temos, nessa época natalina, que obrigatoriamente gastar mais e mais? Trocar presentes é realmente necessário?

Mais do que tudo isso, deve ser o afeto desinteressado, a demonstração verdadeira do espírito de Natal.

O cidadão comum pena com as contas e a correria dessa época. O empresário também, com os custos dos encargos.

No século passado, a gratificação natalina era comum. Se baseava na gentileza dos patrões para que os empregados comprassem um agrado de Natal. O Governo tornou-a obrigatória com o nome de 13o. Hoje, isso virou renda para pagar dívidas de final de ano, não mais um agrado sincero.

Enfim: mais um problema para o empreendedor que não teve vida fácil no ano e, ao mesmo tempo, um dinheiro muitas vezes insuficiente para quem trabalha e aguarda ansioso esse bônus.

Imagem extraída de: https://coparecreio2013.wordpress.com/2013/12/14/feliz-natal-e-prospero-ano-novo/

– Fuga das Galinhas 2: a ameaça dos nuggets (Chicken run: dawn of the nugget).

The Story so far: After the events of the first movie, the chickens are living a free range life! But this new life may not be enough for the …

Continua em: Fuga das Galinhas 2: a ameaça dos nuggets (Chicken run: dawn of the nugget)

– As bençãos da Igreja Católica aos casais gays, segundo o Papa Francisco.

Nesta segunda-feira, o Papa Francisco aprovou as bençãos da Igreja para os Casais Homossexuais, com algumas orientações. 

Abaixo, em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-12/declaracao-doutrina-da-fe-bencaos-para-casais-irregulares.html

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DA FÉ ABRE BENÇÃOS 

por Vatican News

Com a “Fiducia supplicans” do Dicastério para a Doutrina da Fé, aprovada pelo Papa, será possível abençoar casais formados por pessoas do mesmo sexo, mas fora de qualquer ritualização e imitação do matrimônio. A doutrina sobre o matrimônio não muda, a bênção não significa aprovação da união.

Diante do pedido de duas pessoas para serem abençoadas, mesmo que sua condição de casal seja “irregular”, será possível para o ministro ordenado consentir. Mas sem que esse gesto de proximidade pastoral contenha elementos minimamente semelhantes a um rito matrimonial. Isso é o que diz a declaração “Fiducia supplicans” sobre o significado pastoral das bênçãos, publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e aprovada pelo Papa. Um documento que aprofunda o tema das bênçãos, distinguindo entre as bênçãos rituais e litúrgicas e as bênçãos espontâneas, que se assemelham mais a gestos de devoção popular: é precisamente nessa segunda categoria que agora contemplamos a possibilidade de acolher também aqueles que não vivem de acordo com as normas da doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados. Desde agosto, de 23 anos atrás, o antigo Santo Ofício não publicava uma declaração (a última foi em 2000, “Dominus Jesus”), um documento de alto valor doutrinário.

“Fiducia supplicans” começa com uma introdução do prefeito, cardeal Victor Fernandez, que explica que a declaração aprofunda o “significado pastoral das bênçãos”, permitindo que “sua compreensão clássica seja ampliada e enriquecida” por meio de uma reflexão teológica “baseada na visão pastoral do Papa Francisco”. Uma reflexão que “implica um verdadeiro desenvolvimento em relação ao que foi dito sobre as bênçãos” até agora, chegando a incluir a possibilidade “de abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo, sem validar oficialmente seu status ou modificar de qualquer forma o ensino perene da Igreja sobre o casamento”.

Após os primeiros parágrafos (1-3), em que o pronunciamento anterior de 2021 é lembrado e agora ampliado, a declaração apresenta a bênção no sacramento do matrimônio (parágrafos 4-6), declarando “inadmissíveis ritos e orações que possam criar confusão entre o que é constitutivo do matrimônio” e “o que o contradiz”, a fim de evitar reconhecer de alguma forma “como matrimônio algo que não é”. Reitera-se que, de acordo com a “doutrina católica perene”, somente as relações sexuais dentro do casamento entre um homem e uma mulher são consideradas lícitas.

Um segundo grande capítulo do documento (parágrafos 7-30) analisa o significado das várias bênçãos, que têm como destino pessoas, objetos de devoção, lugares de vida. O documento lembra que, “de um ponto de vista estritamente litúrgico”, a bênção exige que o que é abençoado “esteja em conformidade com a vontade de Deus expressa nos ensinamentos da Igreja”. Quando, com um rito litúrgico específico, “se invoca uma bênção sobre certas relações humanas”, é necessário que “o que é abençoado possa corresponder aos desígnios de Deus inscritos na Criação” (11). Portanto, a Igreja não tem o poder de conferir uma bênção litúrgica a casais irregulares ou do mesmo sexo. Mas é preciso evitar o risco de reduzir o significado das bênçãos apenas a esse ponto de vista, exigindo para uma simples bênção “as mesmas condições morais que são exigidas para a recepção dos sacramentos” (12).

Depois de analisar as bênçãos nas Escrituras, a declaração oferece um entendimento teológico-pastoral. Quem pede uma bênção “se mostra necessitado da presença salvadora de Deus em sua história”, porque expressa “um pedido de ajuda de Deus, uma súplica por uma vida melhor” (21). Esse pedido deve ser acolhido e valorizado “fora de uma estrutura litúrgica”, quando se encontra “em uma esfera de maior espontaneidade e liberdade” (23). Olhando para elas da perspectiva da piedade popular, “as bênçãos devem ser valorizadas como atos de devoção”. Para conferi-las, portanto, não há necessidade de exigir “perfeição moral prévia” como pré-condição.

Aprofundando essa distinção, com base na resposta do Papa Francisco às dubia dos cardeais publicada em outubro passado, que pedia um discernimento sobre a possibilidade de “formas de bênção, solicitadas por uma ou mais pessoas, que não transmitam uma concepção errônea do matrimônio” (26), o documento afirma que esse tipo de bênção “é oferecido a todos, sem pedir nada, fazendo com que as pessoas sintam que continuam abençoadas apesar de seus erros e que “o Pai celeste continua a querer o seu bem e a esperar que elas finalmente se abram ao bem” (27).

Existem “várias ocasiões em que as pessoas vêm espontaneamente pedir uma bênção, seja em peregrinações, em santuários, ou mesmo na rua quando encontram um sacerdote”, e tais bênçãos “são dirigidas a todos, ninguém pode ser excluído” (28). Portanto, permanecendo proibido de ativar “procedimentos ou ritos” para esses casos, o ministro ordenado pode unir-se à oração daquelas pessoas que “embora em uma união que de modo algum pode ser comparada ao matrimônio, desejam confiar-se ao Senhor e à sua misericórdia, invocar a sua ajuda, ser guiados a uma maior compreensão do seu plano de amor e de verdade” (30).

O terceiro capítulo da declaração (parágrafos 31-41), portanto, abre a possibilidade dessas bênçãos, que representam um gesto para aqueles que “reconhecendo-se indigentes e necessitados de sua ajuda, não reivindicam a legitimidade de seu próprio status, mas imploram que tudo o que é verdadeiro, bom e humanamente válido em suas vidas e relacionamentos seja investido, curado e elevado pela presença do Espírito Santo” (31). Essas bênçãos não devem ser normalizadas, mas confiadas ao “discernimento prático em uma situação particular” (37). Embora o casal seja abençoado, mas não a união, a declaração inclui entre o que é abençoado o relacionamento legítimo entre as duas pessoas: na “breve oração que pode preceder essa bênção espontânea, o ministro ordenado pode pedir paz, saúde, espírito de paciência, diálogo e ajuda mútua, bem como a luz e a força de Deus para poder cumprir plenamente a sua vontade” (38). Também é esclarecido que, para evitar “qualquer forma de confusão e escândalo”, quando um casal irregular ou do mesmo sexo pede uma bênção, “ela nunca será realizada ao mesmo tempo que os ritos civis de união ou mesmo em conexão com eles. Nem mesmo com as roupas, os gestos ou as palavras próprias de um casamento” (39). Esse tipo de bênção “pode encontrar seu lugar em outros contextos, como uma visita a um santuário, um encontro com um sacerdote, uma oração recitada em um grupo ou durante uma peregrinação” (40).

Por fim, o quarto capítulo (parágrafos 42-45) nos lembra que “mesmo quando o relacionamento com Deus está obscurecido pelo pecado, sempre é possível pedir uma bênção, estendendo a mão a Ele” e desejá-la “pode ser o melhor possível em algumas situações” (43).

Papa Francisco

Imagem extraída de: https://www.poder360.com.br/internacional/vaticano-aprova-bencao-a-casais-do-mesmo-sexo-pela-1a-vez/

– As novidades da Regra do Futebol na MLS.

Imagine esse conjunto de mudanças de regras:

1- Se na substituição um jogador demorar mais do que 10 segundos para sair de campo, sua equipe ficará 1 minuto jogando com 10 (o substituto tem que esperar esse tempo de um minuto);

2- O árbitro tem que anunciar a decisão do VAR, a explicando ao público presente e com áudio para quem acompanha pela TV; e

3- Se um jogador ficar 15 segundos no gramado esperando atendimento médico, ele sairá de campo e não voltará antes de 2 minutos.

É o que a MLS fará na próxima temporada, depois de testar em outros torneios promovidos por ela! Gostou?

E se fosse no Brasil?

Extraído de: https://amp-sicnoticias-pt.cdn.ampproject.org/c/s/amp.sicnoticias.pt/desporto/2023-12-16-As-novas-regras-da-MLS-que-prometem-revolucionar-o-futebol-como-o-conhecemos-7569cb15

AS NOVAS REGRAS DA MLS QUE PROMETEM REVOLUCIONAR O FUTEBOL COMO CONHECEMOS

Por Duarte Gomes.

A partir da época 2024/25, a MLS – Liga Norte-Americana de Futebol – irá implementar alterações importantes, no sentido de proteger a integridade física dos jogadores e, sobretudo, de tentar combater com maior eficácia as perdas de tempo, um dos maiores flagelos do jogo por estes dias.

Para quem ainda não está a par, eis as novidades aprovadas pelo respetivo board:

1. As substituições passarão a ser cronometradas (os jogadores terão um máximo de dez segundos para sair do terreno de jogo durante o processo);

2. Todas as decisões do VAR passarão a ser anunciadas em campo pelo árbitro, para que todos os adeptos presentes no estádio possam estar a par do que foi analisado e decidido;

3. Os jogadores que necessitem de tratamento e/ou assistência médica terão que permanecer fora do terreno de jogo por um período de dois minutos.

Estas medidas serão aplicadas na sequência de um conjunto de testes realizados com sucesso a nível inferior (na MLS Next Pro, considerada como a 2.ª Categoria da MLS “principal”, onde todos os participantes são uma espécie de Equipa-B da que compete no escalão principal).

Pode parecer estranho que um país onde o futebol não é o desporto dominante (nem pouco mais ou menos) tenha avançado para a introdução de medidas tão arrojadas e que, na prática, colidem de frente com o que estipulam as leis de jogo, mas lá está, a capacidade de inovar e a coragem de aplicar mudanças não é para quem quer, é só para quem pode.

No caso das substituições, quando um jogador demorar mais do que os tais dez segundos, ficará proibido de o fazer durante o minuto seguinte. Isso significa que, nesses sessenta segundos, a sua equipa jogará com menos um.

Esse “incentivo” parece ter sido suficiente para que, nas mais de três mil substituições realizadas no período de testes, o cumprimento da medida rondasse… os 98%!

Em relação à assistência médica, o que está previsto é que se um jogador ficar deitado no relvado por um período mínimo de quinze segundos, o árbitro interromperá a partida para avaliar a possível lesão. Caso a equipa médica seja chamada a intervir, o atleta terá depois que permanecer fora das quatro linhas durante dois minutos. Neste caso, há exceções previstas como lesões na cabeça ou de gravidade evidente, tratamento aos guarda-redes (como sabemos, nunca podem sair do relvado) e lesões que resultem de infrações que originaram sanções disciplinares para os adversários.

Por último, a divulgação pública das decisões do VAR: ela acontecerá não apenas para quem se deslocou ao estádio, mas também para todos aqueles que acompanham o jogo pela transmissão televisiva.

Estas alterações arrojadas são anunciadas numa altura em que o IFAB – International Board ainda não fez a sua reunião anual para divulgar as regras para a próxima época (o encontro deverá ter lugar em março do próximo ano).

É esperar para ver.

Até lá, a certeza que o american show bizz não brinca em serviço, apesar do futebol moderno ter nascido do outro lado do Atlântico.

O jogo está a poucos anos de mudar radicalmente as suas regras mais conservadoras e isso parece cada vez mais evidente.

A pergunta é: conseguirá manter aquilo que o torna tão sedutor e apelativo?

– As curvas nas embalagens nos atraem.

Olhe que legal: um case de sucesso (Leite Moça), mostrando como as curvas das embalagens nos atraem.

Extraído do LinkedIn de: Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia.

O PODER DAS CURVAS NAS EMBALAGENS

Os escritórios de #design de embalagem trabalham para que um produto seja escolhido no ponto de venda gerando desejos no #consumidor, mesmo que ele nem ao menos consiga verbalizar o que realmente quer.

A ativação do #córtex órbito-frontal (ligado à apreciação da beleza) indica a ativação do sistema de recompensa, o sistema neural que nos motiva a agir, atingir metas ou nos esforçar para obter algo, ou seja, se esta área está ativada significa que estamos dispostos a pagar um preço elevado para adquirir determinado produto e nesse caso, um produto ou #embalagem, desenvolvidos de forma estrategicamente pensada para atingir o cérebro, terá maior chance de sucesso.

 Em 2004, a lata de leite condensado Moça entrava para a história das embalagens no Brasil com um formato icônico e que seria conhecida por todos.

A reformulação da embalagem foi um sucesso absoluto, aumentando as #vendas da empresa e levando a #marca até o limite da sua capacidade de produção. Além disso, a embalagem ganhou o prêmio de inovação pelo Centro Nestlé de Embalagem/Suíça.

O formato acinturado da lata no ponto de #venda é um fator de fácil identificação e forte personalidade. O formato estimula o contato e é de confortável manuseamento, motivando o consumidor a pegá-la.

O próprio nome Leite Moça é resultado de observações sobre o comportamento dos consumidores.

Quando chegou ao país, o produto levava o nome em inglês, “Milkmaid”. Os brasileiros, no entanto, apelidaram de “leite da moça”, referindo-se à ilustração da camponesa na embalagem. Na década de 1930, quando já fabricava o leite condensado no Brasil, a #Nestlé decidiu adotar o nome criado espontaneamente e o produto passou a se chamar Leite Moça.

Em 2014 as latas com suas curvinhas foram substituídas por latas retas e mais finas, estilo “slim” mais magrinhas e com o sistema “abre fácil”.

Além das latas de leite Moça, qual uma outra embalagem que você lembra ter uma experiência de toque digna de estar na sua memória até hoje?

– Tarde calorenta.

Muito, muito calor mesmo.

Precisamos de chuva… urgente!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– E o Marcelinho Carioca?

Condeno qualquer caso de violência. Mas o sequestro de Marcelinho Carioca, que diz ter gravado um vídeo com uma arma na cabeça, junto a uma mulher casada que ele saía (mas que negou depois), é surreal.

É a violência urbana, é marido traído, é mal entendido… não sei, e não julgarei. Mas parece um caso muiiiiito mal contado…

– Nossa Terça-Beleza!

Esse é o visual do nosso amanhecer às 06h00 da manhã. Nem precisa falar: o cenário é inspirador, as cores do céu belíssimas e as nuvens, que poderiam se feias, ajudam na pintura da alvorada.

Há de ser um ótimo dia a todos nós.

bomba.jpg

– Há 20 anos, trólebus da Rua Augusta rodavam pela última vez.

O processo de desativação parcial do sistema trólebus paulistano teve início no ano de 2002, quando as linhas da zona norte que passavam por Santana …

Continua em: Há 20 anos, trólebus da Rua Augusta rodavam pela última vez

– Qual a pior das paixões fanatizadoras: política ou futebol?

Eu me assusto quando muitas vezes vejo amigos saindo da razão por causa do futebol e / ou da política.

Não consigo entender: é só uma bola! Por que brigar?

E no outro caso: são políticos, que fora da campanha agem diferentes!

Incompreensível…

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 3ª feira (4 de 4).

🌅 05h40 – Desperte, Jundiaí.

Que a terça-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia