Szymon Marciniak, o árbitro polonês que apitou a Final da Copa do Mundo do Catar e também a última Champions League, será o juiz de Fluminense x Al Ahly pelo Mundial de Clubes 2023.
Marciniak (42 anos, 1,80 de altura, natural da cidade de Plock) dedica-se exclusivamente à arbitragem. Trabalhou no Catar-2022 em 3 jogos (França 2×1 Dinamarca, Argentina 2×1 Austrália e a decisão Argentina 3×3 França) e na Rússia-2018, apitando Argentina x Islândia e Alemanha x Suécia. Ele tem 21 anos de carreira, sendo 12 no quadro da FIFA.
- Curiosidade: Em entrevista ao site português RefereeTip, Marciniak confessou que se tornou árbitro pois era jogador do Wisla Plock, e que ao ser expulso, discutiu com o juiz que o desafiou:
“Não concordei com a decisão do árbitro e disse-lhe com palavras irreproduzíveis… Disse-lhe que era um dos piores árbitros que já tinha visto na minha vida. E ele respondeu: ‘Tudo bem. Se acha que é um trabalho fácil, então tente fazê-lo”, explicou Marciniak, que… aceitou o desafio e entrou na Escola de Arbitragem duas semanas depois.”
Tomara que tenhamos um grande jogo!
Imagem: Getty images
A escala completa:
Árbitro Central: Szymon Marciniak (Polônia)
Bandeira 1: Tomasz Listkiewicz (Polônia)
Bandeira 2: Adam Kupsik (Polônia)
4º árbitro: Tori Penso (EUA)
VAR (árbitro de vídeo): Tomasz Kwiatkowski (Polônia)

