– Terminado o domingo.

– Colírio para o coração.

Um colírio para a minha vida!

Como é bom estar ao seu lado, @VivianeArtico! ❤️

– Os Viciados por Telefone Celular: a dependência pode ser a mesma de Narcóticos?

Uma das matérias que mais chamou a atenção na Revista Veja dessa última semana foi a respeito das consequências dos dependentes de Celular.

Sabia que os sintomas da nomofobia são gravíssimos?

Compartilho, extraído de: https://veja.abril.com.br/revista-veja/viciados-em-telas/

VICIADOS POR TELA

Cientistas atestam que a dependência de smartphones afeta a química do cérebro, levando ao desenvolvimento de transtornos como déficit de atenção

Por André Lopes

Se você não estiver lendo esta reportagem no celular, uma pergunta: onde está ele agora? A questão fez com que o procurasse? Se respondeu “sim”, é provável que, nos próximos minutos, você não consiga se concentrar neste texto. Quando o aparelho fica fora de alcance, um sentimento de ansiedade costuma tomar conta do usuário, bastando porém tê-­lo em mãos para o alívio ressurgir. Se isso é comum no seu dia a dia, deve-se acender o sinal amarelo. De acordo com um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, divulgado no último dia 30, a dependência de smartphones já pode ser, sim, chamada de vício. Isso porque seu uso excessivo produz alterações químicas no cérebro, com reações e síndrome de abstinência em moldes semelhantes ao que acontece com dependentes de drogas.

No trabalho sul-coreano, os cientistas usaram um tipo particular de ressonância magnética que analisa a composição química do cérebro para observar hábitos de dezenove adolescentes clinicamente diagnosticados como viciados em celular. Depois, compararam os resultados com os de grupos de jovens que usam o dispositivo mas não eram tidos como dependentes. No estudo também se levou em conta quanto o convívio com a tecnologia afetava o contato com familiares, a produtividade e a forma de lidar com emoções. Num resultado previsível, os adictos apresentaram maiores níveis de depressão, ansiedade, insônia e impulsividade. Mas novidade maior, mesmo, foi a descoberta de como a nomofobia — eis o termo que descreve a dependência de smartphones — afeta a química cerebral.

Os jovens dependentes apresentaram oscilações na presença dos ácidos gama-aminobutírico, glutamato e glutamina, todos ligados a dois neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento da atividade cerebral. Quanto maior o nível de alteração deles, mais grave era o quadro de dependência. Pode-se ter uma sólida dimensão do problema quando se considera que, em países desenvolvidos, 92% dos adolescentes acessam a internet todos os dias, em geral por meio de telefones móveis. Um típico usuário costuma tocar mais de 2 600 vezes na tela do celular por dia.

Esse dispositivo pode dominar a atenção de jovens e crianças mesmo diante das maiores maravilhas do mundo real — a exemplo de obr­as-primas como A Ronda Noturna, que o holandês Rembrandt (1606-1669) pintou em homenagem aos civis que fiscalizavam as ruas de Amsterdã. Entre 2015 e 2016, viralizou na internet um meme no qual um grupo de estudantes virou as costas para o quadro clássico e ficou fascinado com outra tela — a do próprio celular. Depois que a imagem se espalhou, descobriu-se que o grupo, na verdade, realizava pesquisas ligadas a um trabalho escolar. Mas a cena acabou ficando como o emblema de uma realidade: a capacidade quase infinita dos smartphones de atrair a atenção juvenil mesmo quando os adolescentes estão diante de outras maravilhas do engenho humano.

O uso constante do aparelho prejudica especialmente os jovens, membros de uma geração que nasceu conectada, cuja mente e hábitos ainda estão em formação — podendo influir nos processos de aprendizagem. Adolescentes que usam o aparelho em excesso apresentam tendências maiores a desenvolver déficit de atenção, fobia social, depressão e compulsão para acessar redes sociais. No ano passado, pesquisadores da Universidade de Kaohsiung, em Taiwan, publicaram um trabalho no qual relacionaram a dependência com transtornos mentais. Pela análise do comportamento de 2 300 adolescentes, concluiu-se que 10% deles possuíam algum tipo de alteração cognitiva ligada à nomofobia.

Estudos como esse procuram confirmar uma suspeita deste século: será que a ascensão das redes sociais e dos smartphones tem relação direta com o aumento dos casos de depressão e ansiedade entre jovens? Ao longo da última década, o número de crianças e adolescentes americanos internados em hospitais por suspeita de quadros depressivos mais do que dobrou. Em paralelo, a taxa de suicídio entre os indivíduos da mesma geração também cresceu com igual intensidade. Suspeita-se que o isolamento proporcionado pelas novas tecnologias tenha influência no aumento dos índices. Nos Estados Unidos, o tempo médio que os jovens dedicam diariamente ao celular passou de uma hora e meia, em 2012, para duas horas e meia, no ano passado. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, órgão ligado à ONU, considera que a Inglaterra apresenta o cenário mais grave: um em cada três adolescentes já pode ser considerado viciado por ficar on-line mais de seis horas diariamente.

Como saber se um filho ultrapassou os limites? Uma das diferenças entre o uso saudável e a dependência está no nível de inquietação quando o dispositivo não está por perto. “Para os viciados, as manifestações emocionais decorrentes de não poder acessar o aparelho, como quando acaba a bateria, são semelhantes às apresentadas durante casos de abstinência de drogas como álcool. O indivíduo costuma exibir alterações como sudorese, ansiedade, irritabilidade e comportamento agressivo”, explica a psicóloga Sylvia van Enck, pesquisadora do Grupo de Dependências Tecnológicas da Universidade de São Paulo.

Um caso extremo, e hoje referência para estudos, ocorreu em 2012. O inglês Danny Bowman, então com 16 anos, tentou se matar, segundo ele próprio, por não ter conseguido tirar uma “selfie perfeita”. O rapaz dedicava, à época, dez horas de seu dia em busca das melhores fotos de seu rosto. Durante esse período, ele abandonou a escola, perdeu peso e desfez amizades. A cura só veio com a abstinência forçada: Bowman passou por um duro tratamento que consistia em de­ixá-lo longe do smartphone.

No Brasil, existem clínicas, como o Instituto Delete, no Rio de Janeiro, que promovem esse tipo de tratamento. A iniciativa segue os passos de países como Estados Unidos, Inglaterra, Japão e China, as principais referências nesse campo de trabalho e onde a nomofobia é tratada como um problema de saúde pública. Na Califórnia, as clínicas especializadas no tratamento contra a nomofobia são cada vez mais populares. No Japão, o Ministério da Educação lançou um projeto nas escolas para oferecer psicoterapia a jovens que se sentem dependentes do celular. Um aviso, contudo, deve ser feito para todas as idades: é difícil ter noção, sozinho, de quando se está dependente dessas novas tecnologias. Os especialistas indicam uma forma de acender o alerta: note se o uso demasiado do smartphone está interferindo em sua produtividade no trabalho ou no tempo dedicado à família e aos amigos. Se isso estiver acontecendo, é um sinal de que, talvez, as coisas não estejam indo de modo satisfatório. Como em tudo na vida, também para o celular vale o conselho de ouro: use com moderação.

Rembrandt? – Estudantes parecem preferir a tecnologia à clássica pintura Gijsbert van der Wal/Reprodução, extraída de: https://veja.abril.com.br/revista-veja/viciados-em-telas/

– A saudade maltrata o coração…

Um sorriso melado de sorvete!

Ai que saudade da minha Teteinha….

👨‍👧‍👧 #PaiDeMeninas #amor #carinho #fiha #kids

– A expulsão de Justen no lance de Piquerez:

Não estou questionando a expulsão de Justen, do Fluminense (com rigor, poderia dar Vermelho, mas o Amarelo não é loucura, visto que não teve a intenção de cometer uma falta com violência e nem fez uso de força excessiva – é interpretativo).

Porém, o árbitro está de frente à jogada, é lance de campo e não de interferência por erro crasso. No mundo, o conceito de “interferência mínima do VAR” seria respeitado. No Brasil, o VAR é protagonista e faz questão de chamar

Palmeiras x Fluminense: Prováveis escalações, desfalques, retrospecto, onde assistir e palpites

– Entardecendo em Jundiaí.

Que formato curioso das nuvens com o sol!

Entardecendo bem bonito em Jundiaí:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– O plebiscito de Maduro.

Por José Horta Manzano – No momento em que escrevo, nossos vizinhos venezuelanos estão votando no plebiscito de Maduro. Terão de responder a cinco …

Continua em: O plebiscito de Maduro

– É só uma opinião…

Sobre minha opinião a respeito do Paulista FC,

Compartilho em:

https://youtu.be/jPi__GlKKdE?si=ejDwaN3zyu1pfB-P

(Esse vídeo está disponível para pessoas cadastradas).

– Mirabel!

Ser pai é participar!

Para minha Teteinha, a tão desejada Mirabel (Encanto) da promoção McDonald’s e Disney.

A coleção dela está aumentando…

👨‍👧‍👧 #PaiDeMeninas

– Mano Menezes tem razão em reclamar do bicho do Internacional contra o Corinthians?

Mano Menezes, técnico corintiano, reclamou dos dirigentes do Internacional, após ser derrotado em casa (Corinthians 1×2 Internacional). Alegou que não gostou do fato da diretoria do Colorado ter triplicado o valor da premiação da vitória (o time gaúcho nega).

Fica à reflexão: tal queixa é justa? Um time tem que se preocupar com o bicho (remuneração pela vitória) do time adversário? E por outro lado: um elenco de atletas profissionais precisa de um “incentivo financeiro extra” para ganhar um jogo, sendo que isso (tentar a vitória) deveria ser obrigação?

Deixe seu comentário:

– Que Liga da Justiça é essa, dona Globo?

O “Liga da Justiça”, da DC Comics, é um filme amado e odiado.

A versão do Cinema é compriiiiida. A liberada ao Streaming, do diretor que foi demitido, ainda maior (mas mais legal)!

Há pouco, pela TV Globo, um “resumo do filme em uma hora e meia. Pode?

– Mensagem para os tomadores de decisão da COP28

Post original no link em:

Uma mensagem para os tomadores de decisão da COP28: « A terra não é do homem, o homem é da terra. O homem não teceu a teia da vida, ele é apenas um …

– Aulas prontas!

Ufa! Tarefa importante do domingão concluída…

Adoro lecionar, mas preparar aulas hoje é complicado.

– Você está deslocado na sua empresa?

Você se sente “encaixado” no seu ambiente de trabalho, ou parece estar deslocado?

Um bom texto a respeito do assunto, extraído de: https://www.linkedin.com/posts/mauricio-machado-31806621_ambiente-de-trabalho-nem-sempre-onde-n%C3%B3s-activity-6824136442105647104-BEFI

AMBIENTE DE TRABALHO

Por Mauricio Machado

Nem sempre onde nós nos encaixamos é um local bom, pode ser um local de conhecimento, de oportunidades, de futuro. Mas enfim!!! Uma empresa ruim não é aquela que só não consegue gerar bons resultados. O mercado está cheio de péssimas empresas que ainda assim conseguem manter suas contas em dia. …

Além de acrescentar pouca coisa à sua carreira, uma empresa ruim pode atrapalhar a sua recolocação profissional assim que você a deixar. Ambientes de trabalho tóxicos são criadouros de disfunções e confusão. Isso porque esses ambientes negativos costumam ser acompanhados por falta de confiança, comunicação ineficaz e constantes lutas pelo poder. … Tudo isso é motivo suficiente para deixar o clima de trabalho ruim por si só.

Como detectar se um ambiente de trabalho e ruim e ou invejável?

#1. A liderança circular é incentivada. …
#2. Você trabalharia quase de graça. …
#3. Boa remuneração. …
#4. Não há microgerenciamento. …
#5. A comunicação é forte. …
#6. É um ambiente livre. …
#7. Seus valores se correspondem.

Pense sempre onde você está, onde deve chegar e onde pode chegar !!!

Imagem extraída de: https://www.meudicionario.org/deslocado

– Gelatinas deliciosas!

Tem algo mais gostoso do que vestir um avental e fazer gelatina para as crianças (e para os adultos também)?

Multicoloridas, saborosas e saudáveis, falamos das suas qualidades aqui: https://wp.me/p4RTuC-ubo.

Ops: caprichei na diversidade hoje… olhe só:

– Serra da Ermida.

Um domingo de céu limpo, sempre é um bom domingo!

Olhe a Serra da Ermida lá ao fundo:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #Jundiaí

– CCXPaulistão: os Heróis da CCXP foram bem escolhidos para representar os clubes de futebol paulistas.

Eu não sei se ficou legal, mas é interessante: a arte da FPF para promover os 5 clubes paulistas no Brasileirão com base na CCXP, a “feira dos nerds / geeks”, onde você encontra pessoas fazendo cosplay de heróis.

Nela, jogadores estão representando suas equipes: Santos como “Aquaman”, Corinthians como “O Coisa”, Red Bull Bragantino como “Hellboy”, São Paulo como “Capitão América” e Palmeiras como “Lanterna Verde” (vide abaixo os atletas).

Algumas observações: o Peixe, por lógica, um herói do fundo do mar; o Timão, ironicamente, o goleiro que tem sido uma “muralha de pedra”; o jovem elenco do Massa Bruta, o “garoto infernal”; o Tricolor como o vingador que faz uma alusão à “Libertadores da América”; e o Verdão… pela “cor”?

Quando o Palmeiras foi rebaixado, havia essa brincadeira jocosa de Lanterna Verde por ser o último do campeonato. Talvez não deveriam escolher o “Incrível Hulk”, pela mesma cor e pela fase do clube?

Deixe seu comentário:

– Horizonte Azul.

Que horizonte bonito!

Tomara que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #azul #blue #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #Jundiaí

– Vícios de linguagem.

Vícios de linguagem são muito mais comuns do que se pensa. Todos nós os temos ou conhecemos alguém que os tenha. Por incrível que pareça, até mesmo …

Continua em: VÍCIOS DE LINGUAGEM

– O último dia de férias do Papai Noel!

Uia! Encontrei o Papai Noel tomando a “saideira”, para depois começar o serviço pesado do mês …

Ótimo trabalho, “Bom Velhinho”!

– Para um bom domingo:

Tenhamos fé: 

Extraído do Threads de “Colo de Maria”:

– Sue

2º tempo de corrida, na esteira, suando bem!

Corra, pois o corpo agradece.

  🏃🏼 #running

– Liturgia Diária de 03/12/2023: I Domingo do Advento.

Domingo de 1ª Classe – ESTAÇÃO EM SANTA MARIA MAIOR – Missa Própria A terra abençoada de que nos fala a Communio, é Maria Santíssima. Ela nos deu o …

Continua em: Liturgia Diária – 03/12/2023 – I Domingo do Advento

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, domingo (4 de 4).

🌅 05h45 – Desperte, Jundiaí, bem azul.

Que o domingo possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, domingo (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, domingo (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, domingo (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Domingão também é dia de se exercitar!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– “Domingou”.

Ah, domingo!

Tirei o dia para colocar em ordem vários compromissos e também para preparar aulas.

Que seja um ótimo dia de vida.