Para Brasil x Argentina no Maracanã, a equipe de arbitragem será formada por:
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Arbitros assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
Quarto árbitro: Felipe Gonzalez (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
AVAR: Edson Cisternas (CHI)
Piero tem 39 anos, e há 5 anos está no quadro da FIFA. O jogo que mais se destacou foi quando trabalhou na Finalíssima (competição entre as seleções campeões da Europa e América do Sul), em Wembley, onde jogaram Itália x Argentina.
Aliás, pelos acordos Conmebol e Liga Saudita, já apitou duas partidas na Arábia Saudita: um jogo da Liga e outro da Copa do Rei, sem qualquer polêmicas.
Pelas Eliminatórias da Copa, apitou em outubro o ótimo jogo entre Colômbia 2×2 Uruguai, sem problemas.
Recentemente, Piero Maza apitou Argentinos Jr x Fluminense, tendo se destacado por expulsar o lateral Marcelo, que acidentalmente pisou e quebrou a perna do adversário (sobre esse lance, eu não expulsaria e tive a impressão que a decisão pelo cartão vermelho foi pelo impacto da imagem, mas falamos detalhadamente aqui: https://wp.me/p55Mu0-3jv).
Seu grande problema era aplicar muitos cartões amarelos, e foi melhorando nisso. Está aplicando as advertências na dose certa, mas sinto que ainda peca em permitir a cera dentro de campo (que é uma questão cultural).
Por deixar o jogo correr e não coibir o retardamento, não sei se para a Seleção Brasileira tal escala “casaria” com a necessidade do jogo. Em tese, deixará o jogo rolar sem marca muitas faltas. Mas se estiver num bom dia e ambas equipes resolverem só jogar futebol, não terá problemas.

