Em breve teremos as discussões para mudanças da Regra do Jogo para a próxima temporada (2024/2025). No ano passado, falamos sobre as modificações ocorridas e o que se ficou para discutir (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-KFD).
Pois bem: nas reuniões preparatórias para a Reunião da International Board (a IFAB é a “dona” das Regras do Futebol) já estão em pauta:
1 – Paralisação de cronômetro: como é uma obsessão da FIFA o aumento de bola rolando, e já se tentou (sem sucesso) mudar o tempo de jogo para 2 períodos de 50 minutos, agora a proposta é a da paralisação do cronômetro (2 tempos de 30 minutos de futebol jogado).
2- O Cartão por Reclamação: devido ao aumento de reclamações de jogadores contra a arbitragem (muitos justificam que é devido a grande quantidade de jogadores sulamericanos, e que eles desrespeitam os árbitros), passaríamos a ter um Cartão Exclusivo (cor a se discutir, possivelmente Laranja) onde o jogador ficaria 10 minutos fora de campo. Acredita-se que isso intimidaria os jogadores que se comportam mal.
3- Impedimento de Corpo Total: há anos Arsenè Wenger vem propondo mudanças na regra do impedimento. A ideia nasceu com uma linha que se baseava no tronco dos atletas e a ideia se modificou para “Corpo Total”. Ou seja: não estaria impedido se alguma parte do corpo do atacante estivesse na mesma linha do defensor. Só estaria “offside” se todo o corpo estivesse à frente.
Mas o detalhe que está passando desapercebido: essa proposta não acabará com as polêmicas de arbitragem, porém aumentará o número de gols (pela lógica de mais ocorrência das situações). Veremos a mesma coisa quando surgiu a ideia de “mesma linha não ser mais impedimento”: a transferência do ponto de discussão.
Com o parâmetro a ser avaliado tornar-se-á (caso vingue a ideia) a linha da última parte de um corpo com a primeira de outro, continuaremos a assistir os debates de que: está em condição ou não? E com os horríveis gráficos e linhas tracejadas da CBF pelo VAR, o “espetáculo” continuará!
