– Tá acabando…

Em Itatiba, sozinho na estrada!

O dia foi puxado, mas valeu a pena!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Flamengo x Palmeiras: Você expulsaria Gustavo Gomez?

Não estou convencido de que o zagueiro palmeirense foi bem expulso. Falávamos anteriormente que o árbitro costumava ser rigoroso nos cartões. Mas avalie:

– O flamenguista sofreu uma infração em situação clara e manifesta de gol? Não.

– Foi uma “gravata” aplicada que colocou em risco a integridade do jogador? Não.

– Foi conduta violenta / agressão, onde não se disputou a bola? Não.

Não consigo achar argumento para não aplicar o Cartão Amarelo.

Imagem extraída de Gazeta Esportivs.com

– Análise da Arbitragem de São Paulo 1×0 Red Bull Bragantino.

Uma boa arbitragem (apesar do erro do bandeira número 2 Miguel Cataneo num impedimento no começo do jogo, mas que não resultou em gol – e a vacilada do próprio juiz no pênalti no finalzinho da partida) na Vila Belmiro.

Flávio Rodrigues de Souza marcou as faltas reais e não entrou na onda das faltas forçadas. Isso foi bom. Mas o primeiro tempo mostrou algo interessante: um Red Bull Bragantino ansioso, sem a posse de bola (que não é a sua característica), cometendo faltas bobas. Tal fato mostra que os garotos acabaram sentindo a pressão. Um número que mostra isso: no primeiro tempo, em faltas, o placar foi SPFC 4 x 16 RBB. A maior parte delas em lances de ataque, onde a afobação fez com que os jogadores de frente cometessem infrações.

Compare: contra o Atlético Mineiro, no jogo inteiro, o Massa Bruta cometeu 13 faltas. Domingo, contra o Corinthians, 12. Contra o Santos, lá mesmo na Vila Belmiro, apenas 8 (e hoje, somente no primeiro tempo, 16). Curiosamente, após as substituições no intervalo, o jogo mudou. Até os 18 minutos do segundo tempo, NENHUMA falta foi cometida.

A bobeada do árbitro (corrigida pelo VAR) foi: o pênalti de Talisson em David. Falamos na transmissão de que o atleta bragantino pega o pé do jogador tricolor e depois ele rebate na bola. Entretanto, Flávio não marcou e precisou de muito tempo discutindo com o VAR para reconsiderar. O lance aconteceu aos 43m do 2º tempo, e o pênalti cobrado aos 47’43”.

Curiosidade: o árbitro deu 8 minutos de acréscimo, depois mais 3.

Algumas anotações do jogo no “lance-a-lance”:

Aos 33m, Alisson (SPFC) comete uma falta em Helinho (RBB) que era para cartão amarelo. O árbitro adverte verbalmente, mas Juan (SPFC) reclama da marcação e recebe o cartão.

Aos 34m, Helinho cometeu sua 3ª falta e recebeu Amarelo. Bem aplicado.

Segundo tempo: Correto o Amarelo ao Lucas Evangelista.

Aos 31m: Gabriel Neves (SPFC) deu uma entrada muto forte em Jadson (RBB) e foi punido corretamente com cartão amarelo. Foi correto o árbitro ao não permitir uma vantagem, pelo clima do jogo.

Aos 36m: David (SPFC) atinge com o cotovelo Matheus Gonçalves (RBB) com o cotovelo após proteger a bola. Não foi uma infração proposital (pois aí seria agressão com Cartão Vermelho), foi um lance imprudente, que fez com que sangrasse bastante o adversário.

Aos 43m, Talisson tenta roubar a bola de David, atingindo pé e bola. Isso e pênalti. Flávio marca escanteio sem demonstrar convicção. E após muita demora, muda sua decisão e corretamente marca pênalti.

São Paulo x Red Bull Bragantino: onde assistir, horário e escalação das equipes - Estadão

Imagem extraída de Estadão.com

– Mudará o líder do Brasileirão nesse final de semana? A aposta com o Vamp.

Grêmio, Palmeiras e Red Bull Bragantino podem superar o Botafogo nesse final de semana. E na próxima rodada, o Flamengo.

Veremos, depois de mais de 30 rodadas, um novo líder nesse final de semana?

Eu acho que sim…

A propósito, apostei com o Vampeta 1 kg de linguiça bragantina que o Bragantino passaria à frente nesse domingo. E fui na Linguiçaria do Jonas, que era meu vizinho lá, mostrar essas delícias para o Velho Vamp!

Olhe só: https://youtube.com/shorts/JsLQ79exHa0?si=Lq7Fn0zdF3v_uWWQ

– Entardecendo.

Tem coisa mais bonita do que esse por-do-sol à beira do Lago do Taboão?

Agora: 18h em Bragança Paulista.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #lake #lago

– Buraco Negro não pode, Ministra?

Há certos exageros que me assustam. Digo isso pois leio que a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que o termo Buraco Negro é racista!

Eu sou contra qualquer tipo de preconceito e busco sempre tratar as pessoas de maneira inclusiva e respeitosa. Mas crer que o nome de um fenômeno da natureza (os buracos negros no universo) é de conotação preconceituosa, aí já foge do bom senso…

Menos, dona Ministra.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou do programa "Bom dia, Ministra" nesta 4ª feira (1º.nov.2023) | Reprodução/ Youtube- CanalGov

Imagem extraída de: https://www.poder360.com.br/governo/termo-buraco-negro-e-racista-diz-anielle-franco/, com a matéria na íntegra. Crédito no próprio link.

– Receita do Bom Líder.

Tempos atrás, Graziele Oliveira da Revista Época (ed 19/11/2012, pg 74-75) trouxe uma interessante matéria sobre a redução de gerentes no ambiente de trabalho.

Tal nível hierárquico conta com menos profissionais, que são mais cobrados e ganham consequentemente mais importância.

No texto, há até uma “receita” do bom gerente:

A RECEITA DO BOM GERENTE

O bom gestor atende aos anseios da equipe, mas segue também algumas ações fundamentais:

FORMAR – O bom chefe incentiva e facilita que o funcionário estude. No dia a dia, faz com que os integrantes da equipe ganhem experiência relevante

INFORMAR – Ele mantém cada um informado sobre seus objetivos e meios, a qualidade do trabalho feito e o que é preciso mudar.

DELEGAR – Permite que os integrantes da equipe assumam novas responsabilidades e desafios adequados.

DEFENDER – Assume responsabilidades e mostra-se parte da equipe frente à empresa e aos superiores, nos bons e maus momentos.

ANIMAR – Mantém o ambiente leve e animado. Age com educação e atenção real às necessidades de cada integrante da equipe.

imgres.jpg

Imagem extraída de: https://www.bbc.com/worklife/article/20140606-bad-boss-the-terror-at-the-top

– A estrada de Bambu!

Em Itatiba, clima fresco! Pudera, com tanto bambu na estrada…

A natureza e os seus cenários

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #estrada #bamboo

– A Diferença entre “sentir tristeza” e “se entregar à tristeza”.

Compartilho um texto maravilhoso para reflexão, convidando-nos a evitar a depressão  através da fé em Jesus Cristo e nos entregarmos à vida, sabendo lidar com as tristezas do cotidiano.

Extraído de: http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/informativos.php?id=2105

NÃO ENTREGUE SUA ALMA À TRISTEZA

Nós brasileiros somos muito afetivos, sentimentais e, consequentemente, gostamos de “curtir” a tristeza. Podemos constatar isso na nossa música raiz, que cultiva tristeza, saudade, traição…De forma que acabamos entregando nossa alma à tristeza muito facilmente e por qualquer motivo. O Senhor sabe que tivemos e teremos tristezas. Assim como Jesus disse: “Pobres, vós sempre os tereis”, Ele poderia dizer: “Tristezas, vós sempre as tereis”.

O próprio Cristo passou por muitas tristezas. Mas há uma total diferença entre sentir tristeza e “se entregar à tristeza”, ou seja, deixar-se ser tomado por ela, pressionado, atormentado ou mesmo escravizado por ela.

Temos o vício de ficar recordando o que nos causou mágoas. Basta uma pessoa dizer algo ofensivo a nós, que já ficamos ruminando, e, aquilo cresce, se avoluma dentro de nós. É como ocorre com as claras em neve: de tanto “bater”, recordando, recordando… o sentimento cria volume. De repente, aquilo nos toma totalmente e nem conseguimos mais respirar.

Precisamos ser firmes. Não podemos acumular sentimentos ruins em nosso interior. Todas as situações dolorosas que vivemos já são mais que suficientes. Então, para que guardar e ruminar situações que nos fazem sofrer?

É necessário renunciar a toda tristeza e acabar com a mania de ficar cultivando fatos negativos que aconteceram no passado. Infelizmente, quando acontece algo ruim, logo ficamos curtindo, recordando: isso cria um volume imenso no nosso interior e nos asfixia.

Entregue ao Senhor todas as situações de tristeza e faça uma verdadeira renúncia: “Senhor, renuncio ao mau hábito de ficar ruminando a tristeza. Renuncio a todos esses pensamentos diante de Ti e da Tua Palavra. Retira de mim, Senhor, toda mágoa, todo ressentimento e todo gosto de ficar curtindo tristezas e decepções.

Muda minha mente e meu coração. Hoje reconheço: não posso continuar assim. É um tormento para mim e está acabando com a minha saúde, com minha alegria e minha paz. Meu semblante fica fechado, isso acaba com os meus nervos.

Senhor, é doloroso ver o que a Tua Palavra diz: ‘A tristeza matou a muitos’. Reconheço que muitas vezes estou me matando ao ‘curtir’ esses pensamentos. Hoje, Senhor, me decido a não pensar mais em acontecimentos negativos do passado e a não cultivar sentimentos ruins no meu coração.

Cura e transforma a minha mente, Senhor. Dá uma guinada na minha vida. Se aconteceu algo ruim, já é passado: não preciso mais ficar cultivando esse sentimento. Não quero, Senhor, e o renuncio.

Obrigado, Jesus, porque me libertas e afastas de mim toda escravidão.
Eis a minha decisão: não vou mais atormentar a mim mesmo nos meus pensamentos.
Tristezas, sempre as teremos, mas não entregaremos mais a nossa alma a elas. Amém.”

Trecho do livro “Combatentes na alegria” de monsenhor Jonas Abib

Resultado de imagem para vida e depressão

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Pista “livre, leve e solta”!

A bonita paisagem da Rodovia Dom Pedro, em Valinhos.

Fotografar desestressa…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #estrada

– Romário no América-RJ. E quem seria um nome para o seu time?

O ex-atacante Romário é o novo presidente do Ameriquinha. O Baixinho assumiu o time, que vive uma fase de ostracismo até mesmo no futebol regional.

Penso: quantos times queriam um torcedor ilustre ou um ex-jogador que assumisse a sua direção

Sinceramente, penso: não sei quem seria o “Romário” do meu Paulista de Jundiaí.

E no seu clube, quem seria?

Ops: não sei se o Baixinho será um grande gestor…

Romário é candidato à presidência do America

Imagem: Roberto Moreyra.

– Um novo Telê?

Inegavelmente, Fernando Diniz é um treinador revolucionário, amado e odiado por muitos. Claro, qualquer unanimidade é utópica e burra, ainda mais no futebol (que mexe com paixões), e por isso o técnico é tão questionado.

Desde o seu tempo de Votoraty, a pequena equipe da 3ª divisão estadual, passando pelo Paulista de Jundiaí (onde ganhou a Copa Paulista), chegando ao vice-campeonato regional pelo Audax (eliminando o São Paulo FC e perdendo para o Santos FC), Diniz foi testando seu modelo de jogo. Alguns viam nele o tik-tak criado por Pep Guardiola no Barcelona, mas na verdade nunca foi isso.

O “Dinizismo” (como se tem chamado o jeito de jogar dos times que ele treina) é baseado em intensa troca de passes e posse de bola, permitindo uma maior liberdade para o atleta driblar (uma variação do já citado tik-tak). Para isso, todos os atletas devem ter boa habilidade com os pés (especialmente o goleiro) e espírito coletivo em campo. Ou seja: não é fácil essa proposição de jogo.

Havia um mito no futebol de que “o trabalho de Diniz era de 6 meses”: ele chegava, inovava, conseguia resultados mas depois se “auto-sabotava” criando um clima ruim nos vestiários – e isso não é verdade.

O que ocorre (e não se discute) é que Fernando Diniz (desde os tempos de jogador) sempre foi temperamental. E para isso, pasmem, fez até uma faculdade de psicologia para tentar se entender e se auto-equilibrar. O problema supostamente de relacionamento se dava pela cobrança da falta de títulos e da imprevisibilidade dos resultados. E explico: quando esteve no São Paulo, chegou a liderar o Brasileirão com 7 pontos de vantagem, mas a real necessidade de entendimento do jogo (ou se preferir: entrosamento) proporcionava que se numa partida o Tricolor goleasse, havia chance de ser goleado em outra. Assim, a maturidade do trabalho de Diniz carece necessariamente de tempo.

Ele não teve tempo no Morumbi; idem à suas passagens no Santos e no Vasco. Quem confiou nele e lhe deu carta branca foi o Fluminense.

No começo da Taça Libertadores da América, era razoável crer que o elenco milionário e badalado do Flamengo poderia festejar sua 4ª conquista no Maracanã. Ou o Palmeiras, ou o River Plate (outros endinheirados do continente). O Fluminense, cá entre nós, era uma “zebra”. E foi uma zebra agradável! Afinal, goleou o River Plate e venceu o Boca Juniors, os dois grandes rivais hermanos que temos, em se falando nas competições de clubes.

Por isso que se deve louvar o Dinizismo (em clubes, com tempo de trabalho, sem pressão). Mas ao mesmo tempo, preocupa-me esse jeito de jogar na Seleção Brasileira. Afinal, os jogadores se reúnem num dia, treinam em outro e jogam no seguinte. Fazer com que se entenda o modelo de jogo sem uma intensa pré-temporada é muito problemático.

Será irônico ver as contestações: Diniz, até pouco tempo atrás, não tinha título de expressão internacional (e agora tem). Se não vencer seus adversários na próxima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, será novamente questionado (como foi após a derrota para o Uruguai)?

Veremos, portanto, o que é a paixão do torcedor: o treinador que era xingado há 20 dias pela derrota com a Seleção, é louvado pela conquista da Libertadores. E assim que perder um jogo pelo Brasil, novas reclamações…

Que Diniz seja um novo Telê Santana dos nossos dias: de “pé frio” a “vencedor”.

Imagem: Lucas Figueiredo (Getty Images)

– Taquaral.

Um clique do Parque Portugal (o famoso Parque do Taquaral), em Campinas.

Que calor!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#lake #lago #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– RMC, pela Bandeirantes.

A vista da Região Metropolitana de Campinas, do trecho novo da Rodovia dos Bandeirantes!

Ah, o Interior Paulista

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #azul #blue

– Clareou, Jundiaí.

Um clique da manhã de 4ª feira: como és bela, Jundiaí!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 4ª feira (4 de 4).

🌅 6h – Desperte, Jundiaí, bem bonita.

Que a quarta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 4ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: resedás brancos.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 4ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #Adidas