– E lá vamos nós pra o médico!

A tosse piorou! Me rendi, vim à Unimed…

Minha primeira vez com óculos e máscara. Descobri que embaça as lentes! Uau!

Que não seja COVID.

– É pra ir dormir… o pênalti para o Coritiba contra o Santos.

Infelizmente, escrevi nas últimas avaliações de arbitragem que os erros e o mau condicionamento físico do árbitro carioca Wagner Magalhães o faziam parecer um juiz de campeonato de veteranos.

Há pouco, com o braço colocado no corpo, a bola bate no jogador do Santos (Dodô) e ele marca pênalti.

Pior: tem VAR, e ele confirma!

Como justificar moviendo antinatural? Ou intenção? Ou qualquer coisa que o valha?

Não adianta ter uma ferramenta tão boa. O elemento humano, cada vez mais no Brasil, destrói o VAR.

Desliguei a TV.

– Liberdade de Expressão é diferente de Agressão.

Amigos, confesso: é muito bom evitar visualizações extremistas que as Redes Sociais promovem por alguns grupos de fanáticos – da política, do esporte e da religião.

A sociedade, em geral, confundiu infelizmente liberdade de expressão com permissão para agressão. E isso é péssimo!

Como fazemos para não nos contaminarmos com isso, não?

– Flores para embelezar nossa tela…

Terminar o dia com flores, é sempre muito bom.

E essas rosas delicadas?

🌸 📸 🌹 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flowers #flower #pétalas #garden #hobby #natureza #nature #flora #photography #fotografia

– Colaboração Criativa nas Empresas.

Olha que interessante: como as empresas podem, em 5 passos fáceis, inovar! Ainda: 5 passos simples do empreendedor (com inovação, claro, pois é uma condição sine qua non).

São conselhos do especialista em empreendedorismo Michael O’Neil Bedward, extraído de: Época negócios, Ed 44, pg 30:

5 PASSOS PARA AS EMPRESAS INOVAREM

  • 1.  tempo para o funcionário inovar. Crie ambientes propícios para novas ideias;
  • 2. Reduza os níveis hierárquicos na tomada de decisões. Isso confere agilidade;
  • 3. Aprove as inovações. Não restrinja a criatividade ao discurso formal;
  • 4. Estruture um departamento para gerir a inovação;
  • 5. Compre ideias criativas ou pequenas empresas com protótipos ou projetos inovadores.

5 PASSOS PARA OS EMPREENDEDORES SURGIREM

  • 1. Atue por um tempo numa companhia criativa, para ganhar experiência e autoconfiança;
  • 2. Monte um pequeno negócio (bedroom business) e comece a trabalhar em casa;
  • 3. Construa uma rede de relacionamento no mundo real e na internet;
  • 4. Faça um portfólio e convença um empresário que admira a ser seu mentor;
  • 5. Encontre um sócio que entenda de finanças e marketing e que se apaixone por sua idéia.

bomba.jpg

Imagem extraída da Internet.

– Descubra se seu gato gosta de você:

Falamos certa vez sobre o quanto os cachorros são companheiros e alguns apontamentos sobre a comunicação / entendimento do dono com seu cão. Vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-xha.

Pois bem: compartilho essa bacana reportagem sobre os gatos e seu relacionamento com seu cuidador. Muito legal, extraído de: https://super.abril.com.br/ciencia/o-seu-gato-gosta-de-voce-veja-quatro-formas-de-descobrir/

O SEU GATO GOSTA DE VOCÊ? QUATRO MANEIRAS DE DESCOBRIR

Ele pode não te responder com palavras, mas alguns gestos sinalizam afeição e carinho. Saiba o que a ciência tem a dizer.

Por Leo Caparroz

Gatos são mais independentes do que cães, por uma série de motivos. Os cachorros se tornaram “o melhor amigo do homem” há 50 mil anos; já os bichanos entraram em nossas vidas há apenas 8 mil anos. Além disso, cães têm mais genes ligados à domesticação (41, contra 13 dos gatos) e foram selecionados para desempenharem tarefas como caça e pastoreio, que demandam cooperação com os humanos.

Embora não precisem dos humanos para se sentirem seguros, muitos gatos demonstram afeto por seus donos e parecem valorizar a companhia deles. O apego aos humanos é parcialmente influenciado por suas experiências de serem manuseados por pessoas enquanto filhotes.

Em um artigo publicado no site de divulgação científica The Conversation, Emily Blackwell, professora de comportamento e bem-estar animal na Universidade de Bristol (Reino Unido), aponta quatro jeitos de identificar o afeto que seu gato demonstra por você. “Os gatos se comportam com os humanos da mesma maneira que respondem aos seus amigos felinos, então o segredo para saber se ele se sente ligado a você é observar alguns sinais em seu comportamento,” escreve.

1. Que cheiro é esse?

Gatos têm uma lista de contatos olfativa: usam o cheiro para identificar membros de seu grupo social ou família. Essa forma de comunicação é extremamente importante para os felinos e pode ser um sinal de amizade com seu bichano.

Através de glândulas odoríferas, os gatos secretam feromônios e podem marcar indivíduos e áreas. Elas estão localizadas na região próxima à cauda e na cabeça do gato. Portanto, se o seu gato esfrega a cabeça em suas pernas, saiba que ele está te identificando como amigo.

2. E aí? Como vai?

Um dos sinais mais óbvios de que seu animal de estimação gosta de você é a maneira como ele te cumprimenta”, afirma Blackwell. “Ao saudarem membros de seu grupo social, os gatos mostram sinais de amizade e desejo de se aproximar.

Uma cauda mantida na posição vertical mostra uma intenção amigável (o equivalente a um aceno). Indica familiaridade, confiança e carinho. Alguns gatos também mostram os rabos em forma de gancho quando cumprimentam alguém de quem gostam, ou para indicar que querem brincar.

Entre os felinos, é comum entrelaçar suas caudas como sinal de amizade – com os humanos, eles a enrolam em torno da perna. Gatos também batem as cabeças uns nos outros para sinalizar proximidade e estabelecer sentimento de grupo. Essa versão felina do “toca aqui” é dedicada aos amigos mais próximos e humanos mais confiáveis.

Rolar e mostrar a barriga é outro gesto que demonstra confiança. Ao se colocar em uma posição de vulnerabilidade, o gato indica que se sente seguro; no entanto, eles preferem ser acariciados na cabeça e no pescoço, então isso não significa um pedido de carinho na barriga.

A forma com que seu gato te saúda também diz muito sobre como ele te vê. Ao trilar (uma mistura de miar e ronronar) os gatos indicam que estão felizes em vê-lo, já que esse cumprimento é reservado aos bons amigos.

3. Piscadinhas

Gatos costumam fixar o olhar quando encontram humanos estranhos (ou outros felinos que não conhecem). Por outro lado, são mais propensos a piscar lentamente para gatos com quem têm um bom relacionamento.

Pesquisas sugerem que as piscadas lentas estão associadas a um estado emocional positivo e podem ser um sinal de confiança, contentamento e afeto como um sorriso. Se quiser retribuir o gesto, pisque também e talvez seu gato pisque de volta.

4. Chega mais

Os gatos são animais territoriais – protegem seu espaço e não gostam que o invadam. Se um gato permite que você chegue perto dele, isso sugere um vínculo estreito. Enrolar-se e dormir no seu colo também é um indício de profunda confiança.

Gestos de limpeza só acontecem entre gatos com um relacionamento afetuoso. Assim, lamber sua mão ou rosto pode ser considerada uma demonstração de carinho – apesar de suas línguas farpadas não serem lá muito delicadas.

Foto de uma pessoa dando carinho em um gatinho.

Imagem extraída do link acima, de: Westend61/Getty Images

– Você tem dobrado os seus joelhos?

Todo homem deve dobrar seus joelhos diante do seu Deus. Um simbolismo de respeito, humildade e servidão, onde reconhecemos a grandeza do Senhor Vivo e presente em todos os sacrários da face da Terra.

Ali você deve agradecer o dom da vida e pedir perdão das suas culpas. Louvar, adorar e bendizer ao Cristo Salvador.

Com que frequência você dobra os seus joelhos?

🙏🏻 #Fé

(foto: autoria pessoal)

 

– No futebol, conquistou um objetivo, se para? Sobre Palmeiras 5×0 São Paulo.

Está virando rotina por parte de alguns clubes: atinge-se um objetivo, tira-se o pé?

O São Paulo ganhou a Copa do Brasil e “largou o Brasileirão“. Outros clubes já fizeram isso: o Grêmio quando priorizava as Copas é outro exemplo. Ou ainda: a situação em que um clube faz 1×0 no começo do jogo e abdica de jogar para segurar o placar.

Fica a pergunta: tal relaxamento foi o culpado pelos 5×0 sofrido diante do Palmeiras, ou nada disso: foi um jogo de esforço mútuo onde o Verdão estava com sangue nos olhos e superou um adversário que queria jogar (mas não conseguiu)?

Montagem/TV Cultura

Arte: TV Cultura / UOL.

– O Papa Francisco e sua posição ao Ministério LGBT dos EUA.

Nos EUA, causa bastante repercussão a resposta positiva do Papa Francisco a um Ministério de Acolhimento Católico às Pessoas Gays, mostrando uma tendência discutida pré-Sínodo: a de abertura maior.

Compartilho, extraído de ACI Digital.

Extraído de: https://www.acidigital.com/noticia/56545/obrigado-pelo-seu-ministerio-escreve-papa-francisco-a-lider-lgbt

OBRIGADO PELO SEU MINISTÉRIO, ESCREVE PAPA FRANCISCO A LÍDER LGBT

por Joseph Bukuras*

Um homem do estado americano do Kentucky envolvido em um “ministério católico LGBTQ” publicou uma carta on-line que diz ter recebido no início deste mês do papa Francisco agradecendo-lhe pelo seu trabalho.

Stan “JR” Zerkowski chefia a comissão de divulgação LGBTQ da diocese de Lexington, no estado americano do Kentucky. A comissão é um “esforço diocesano de buscar, acolher, acompanhar e ministrar à comunidade LGBT”.

Ele também lidera o ministério LGBTQ+ na Igreja Católica de St. Paul em Lexington, uma paróquia que foi causa de polêmica no passado, inclusive por uma imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria envolta em uma bandeira do orgulho gay postada em seu site e uma oração à Mãe Santíssima, compartilhada sob o título de “Mãe do Orgulho”.

A nota manuscrita do papa veio em resposta a um e-mail que Zerkowski escreveu a ele em 10 de outubro sobre os três ministérios LGBTQ de Zerkowski, dois dos quais estão sob a diocese de Lexington.

“Eu contei a ele sobre Fortunate Families. Eu disse a ele o que faço local e nacionalmente com paróquias, hierarquia, instituições educacionais e construção de ministérios LGBTQ+ intencionais”, escreveu Zerkowski em uma postagem no Facebook.

“Agradeci a ele por abrir as portas para o ministério LGBTQ+ e expliquei que foi e ainda é um ministério difícil. Eu disse a ele que sua abertura salvou vidas, sei disso em primeira mão. Mencionei que à medida que o Sínodo [da Sinodalidade] se desenrola em Roma, ele ocupa um lugar especial nas minhas/nossas orações”, escreveu.

A resposta do papa Francisco, traduzida para o inglês numa foto que Zerkowski publicou on-line, dizia: “Querido irmão, muito obrigado pelo seu e-mail. Obrigado pelo seu ministério. Eu oro por você, por favor, continue fazendo isso por mim. Que o Senhor te abençoe e Nossa Senhora cuide de você”.

“Eu entendo perfeitamente que esta nota não é sobre mim. Esta nota é sobre nós e nosso ministério. É sobre você. É uma afirmação do papa”, escreveu Zerkowski. “Minha lição pessoal? O papa está ouvindo. O papa se importa”.

Zerkowski é autor de um livro de memórias intitulado “Coming Out and Coming Home: A Gay Catholic Man’s Journey from Marginalization to Ministry, with a Few Miracles Along the Way” (Saindo do armário e voltando para casa: A jornada de um homem gay católico da marginalização ao ministério, com alguns milagres ao longo do caminho). O bispo de Lexington, dom John Stowe, OFMConv, escreveu o prefácio.

Além de liderar a comissão de divulgação da diocese e o ministério LGBTQ+ em St. Paul’s, Zerkowski dirige um ministério chamado Fortunate Families que oferece recursos e orientação ao clero, paróquias e escolas para “discernir e iniciar o ministério para pessoas LGBTQ+ através de boas-vindas intencionais e LGBTQ+ ministério” dentro da Igreja.

O site de Fortunate Families apresenta testemunhos de indivíduos que vivenciaram uma crise de identidade de gênero, alguns dos quais passaram por transições de gênero hormonais ou cirúrgicas. Contudo, ainda dizem que desejam estar em comunhão com a Igreja Católica.

Um homem que sofria de disforia de gênero escreveu em seu testemunho: “Depois de muita oração, consideração e ajuda de um terapeuta, comecei a terapia hormonal. Fisicamente estou muito melhor: minha saúde melhorou e meus sintomas diminuíram. Emocionalmente, estou lutando para saber como vou contar à minha esposa e a todos os outros. Acredito que meu caminho é fazer a transição e me apresentar como a mulher que sou. Acredito que é o único caminho a seguir, embora não saiba aonde o caminho vai levar. Continuo me lembrando de não ter medo e confiar em Deus”.

“Acredito que não há problema em ser transgênero e católico. A vida de Jesus na terra se centrou no cuidado dos pobres e marginalizados. Ninguém estava e está fora de sua compaixão. Como ele disse: ‘É misericórdia que desejo, não sacrifício’”, continuou o depoimento.

A CNA, agência em inglês do grupo EWTN, do qual ACI Digital faz parte, perguntou a Zerkowski se os depoimentos de indivíduos que passaram pela transição de gênero incentivavam a prática.

“Ouvimos e partilhamos histórias reais, tal como o papa Francisco encorajou a Igreja a fazer através do sínodo”, respondeu Zerkowski por e-mail. “As histórias são sagradas”.

Também no site há um livro para profissionais de saúde mental chamado “The Gender Affirmative Model: An Interdisciplinary Approach to Supporting Transgender and Gender Expansive Children” (O modelo afirmativo de gênero: uma abordagem interdisciplinar para apoiar crianças transgênero e com expansão de gênero). A sua descrição diz que “os leitores aprenderão como facilitar e permitir que as crianças vivam no seu gênero autêntico com os apoios sociais necessários”.

O livro diz que “influenciar as crianças a aceitarem o gênero que corresponde ao sexo na sua certidão de nascimento foi contestado, declarado antiético e avaliado como prejudicial ao bem-estar das crianças”.

Outro recurso, intitulado “Este é um livro para pais de crianças gays: um guia de perguntas e respostas para a vida cotidiana”, diz: “Seu filho, ao ter a liberdade de explorar quem é, pode conhecer alguém do mesmo sexo, cair loucamente apaixonado e envelhecer com eles, mais feliz do que você jamais poderia imaginar”.

Ao ser questionado por CNA se os dois livros contradizem o ensinamento da Igreja sobre relações entre pessoas do mesmo sexo e transgenerismo, Zerkowski se referiu ao site, que diz que Fortunate Families fornece uma lista de recursos, mas “não pode endossá-los”.

“Apoiamos o ensinamento social católico sobre a dignidade da pessoa humana e o mandato do Evangelho de trabalharmos juntos para o bem comum”, diz o site.

A notícia da carta surge após relatos de que o papa Francisco se reuniu em sua residência em outubro com a liderança da organização americana LGBT New Ways Ministry (Ministério Novos Caminhos), que foi anteriormente denunciada tanto pela conferência dos bispos dos EUA quanto pela Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé por causar confusão sobre a moralidade sexual entre os fiéis católicos.

A doutrina católica sobre a homossexualidade está resumida em três artigos do Catecismo: 2357 A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres, que experimentam uma atracção sexual exclusiva ou predominante para pessoas do mesmo sexo. Tem-se revestido de formas muito variadas, através dos séculos e das culturas. A sua génese psíquica continua em grande parte por explicar. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves a Tradição sempre declarou que «os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados». São contrários à lei natural, fecham o ato sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afetiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados.

2358. Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objetivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação, devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição.

2359. As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes do autodomínio, educadoras da liberdade interior, e, às vezes, pelo apoio duma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

*Joseph Bukuras é jornalista da Catholic News Agency. Joe tem experiência anterior no governo estadual e federal, em organizações sem fins lucrativos e na educação católica. Contribuiu para uma série de publicações e suas reportagens foram citadas pelas principais fontes de notícias, incluindo o New York Times e o Washington Post. É bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Católica da América. Está em Boston.

Imagem extraída do link acima

– Vem chuva?

Do IFSP, a torre da Argos parece tocar as nuvens.

Vem chuva em Jundiaí?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#tarde #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– 160 anos de Futebol e 11 curiosidades.

Em 26 de outubro de 1863, findava em Londres uma vitoriosa campanha encabeçada por universitários e pelo jornalista John Cartwright: a da padronização das diversas práticas de ‘football’.

Como o esporte era jogado sob a orientação dos diversos colégios e associações esportivas, não haviam regras únicas para o futebol. Há mais de um século e meio, na Freemason’s Tavern, dessa união de esforços nasceu a “The Football Association” (a FA é a ‘CBF inglesa’), que visava, como mote maior, divulgar um único conjunto de medidas para que o jogo de futebol fosse disputado uniformemente em toda a Grã-Bretanha.

Nascia assim o livro The Simplest Play, que nada mais eram as Regras do Jogo de Futebol, com 14 capítulos.

Vamos a algumas curiosidades? Selecionei 11 itens, já que em 1870 o futebol passou a ser jogado com esse número de atletas, definido pela regra 3 até hoje.

1) As traves (Regra 1) eram compostas apenas por postes; o travessão (ou seja, a parte de cima da meta) só surgiu 2 anos mais tarde, tamanha era a confusão para se determinar se os chutes muito altos tinham sido gol ou não;

2) Infrações (Regra 12) eram resumidas como: são proibidas rasteiras, caneladas e cotoveladas, bem como golpear ou segurar a bola com a mão; simples assim!

3) Não existia a figura do árbitro (Regra 5), que só surgiu em 1868, e ficava sentado numa cadeira, na sombra, servindo para tirar as dúvidas dos capitães das equipes (que eram as pessoas que decidiam se havia alguma falta ou não em comum acordo). Somente em 1878 é que surgiu o apito, mas ainda não servia para marcar faltas, mas para avisar sobre o começo e término dos jogos. Em 1881, enfim o árbitro entrou em campo e começou a decidir sobre infrações sem a consulta de capitães, fazendo parte da regra.

4) O tempo de jogo (Regra 7) é definido em 90 minutos (1893), com intervalo e acréscimos. Antes, se desse o tempo, encerrava a partida imediatamente, quer a bola estivesse no ataque ou não.

5) O pênalti (Regra 14) surge em 1891. Até então, nas faltas próximas ao gol, os jogadores se aglomeravam em cima da linha de meta e formavam um muro sobre ela.

6) Diversas infrações poderiam deixar de serem marcadas, caso a equipe que sofresse a falta achasse que não importava a marcação. Ou seja, nascia em 1903 a “lei da vantagem” (não era o árbitro quem determinava se seguia ou não o lance).

7) O goleiro podia segurar a bola com a mão por toda a sua metade do campo. Em 1907, radicalizou-se e o arqueiro só podia colocar as mãos dentro da grande área. Mas somente em 1921 alguém teve a idéia de que eles deveriam usar roupas diferentes dos jogadores de linha, para não confundir as pessoas.

8) Preocupada com a saúde dos atletas, decidiu-se em 1924 que, se o árbitro considerasse que um jogador estivesse contundido, deveria parar o jogo para que ele fosse atendido. Antes, o lesionado deveria se arranjar sozinho para deixar o campo e o jogo não deveria ser interrompido.

9) Uma revolução aconteceu em 1925: o impedimento (Regra 11) passou a exigir que ao menos 2 atletas (antes, eram 3) estivessem dando condição para que o jogo prosseguisse.

10) Em 1938, numa ‘reengenharia’ esportiva, definiu-se as 17 regras do futebol que persistem até hoje, com algumas alterações ao longo do século.

11) Somente em 1970 permitiu-se substituições de atletas universalmente (Regra 3). Antes (desde 1966), eram permitidas somente em partidas que envolvessem clubes. Também temos a adoção dos cartões amarelos e vermelhos (Regra 12).

É claro que ao longo do século XX outras tantas modificações surgiram, como o tempo de 6 segundos da posse do goleiro com a bola nas mãos, mesma linha deixar de ser impedimento, 3ª substituição, área técnica, entre outras. E no século XXI, o VAR.

E você, teria alguma sugestão para mudanças de Regra do Futebol, no dia do seu aniversário de 159 anos?

Deixe seu comentário:

Conheça todas as regras para jogar futebol

Imagem extraída de: https://regrasdoesporte.com.br/conheca-todas-as-regras-para-jogar-futebol.html

– Ainda nublado…

Bem nublado em Francisco Morato. Aqui, neca de céu azul…

Há de ser um bom dia mesmo assim, né?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Oração de Santo Afonso de Ligório para adorar o Santíssimo Sacramento.

Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:

ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.

Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.

E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.

Sacrário da Capela do Santíssimo Sacramento na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bragança Paulista – SP. Arquivo Pessoal.

– Red Bull Bragantino 1×2 Atlético Mineiro: por que Leo Ortiz não foi expulso?

Porque o árbitro Marcelo de Lima Henrique, de novo, errou (agora, a favor do Massa Bruta).

Que situação constrangedora para um árbitro veterano e que respeito… Dias atrás, o mesmo árbitro marcou um absurdo e incompreensível pênalti contra o Red Bull Bragantino (vide aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/09/20/o-penalti-inexistente-em-america-0x2-red-bull-bragantino-ate-veterano-fazendo-caca/).

Ontem, estando de frente para o lance, não viu o pênalti cometido por Leio Ortiz e, se não fosse o VAR, teria errado feio (como errou na oportunidade citada) não marcando a favor do Massa Bruta.

Compensação? Não, não posso pensar nisso. Erro técnico, creio.

Porém, a bola foi tirada do gol pelo braço de Ortiz (ele cai e levanta o braço, movimento intencional), na clássica situação de lance claro de gol. Era para Cartão Vermelho (não para Amarelo – e aí que residem as reclamações do Atlético Mineiro).

AMARELO só é em lance de disputa de bola dentro das condições especificadas na Regra, não pelo uso da mão.

Caso existam dúvidas, essa postagem é bem clara: https://professorrafaelporcari.com/2020/09/11/nao-confunda-a-orientacao-da-regra-de-nao-expulsar-um-atleta-que-evita-o-gol-em-disputa-de-bola-com-evitar-o-gol-usando-indevidamente-as-maos/

Red Bull Bragantino x Atlético-MG: escalações, desfalques, retrospecto, onde assistir, arbitragem e palpites

Imagem extraída de Terra.com.br

 

 

– E o sol não veio…

Sem chance para o sol… a manhã continua com o horizonte lusco-fusco.

Aproveitemos a quinta-feira mesmo assim! E para embelezar a tela, uma alvorada de dias atrás, em Jundiaí:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#natureza #morning #sun #sol

– #tbt 2: I love you…

Há algum tempo…

Eu passei a tarde toda com essa maluquinha, e nessa noite ainda assistiremos Scooby-Doo. É ótimo ser criança…

Essa foto tem 5 anos, e às vezes me esqueço que ela já está mocinha! Então… s’imbora curtir a infância.

❤️ #PaiDeMeninas #Amor #Carinho #Amor #Family #Família #Smile

– Corra que faz bem.

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 5ª feira (4 de 4).

🌅 5h – Desperte, Jundiaí, bem nublada.

Que a quinta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 5ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: azaleias.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 5ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #Asics #Puma #running