– Amor…

Como posso não amar esse sorriso?

– Os bastidores do lindo registro do eclipse.

Dias atrás, o Brasil presenciou um eclipse solar. E no Rio Grande do Norte, uma verdadeira obra de arte foi obtida! Inclusive, a preparação dela foi de 5 meses.

Saiba como foi, extraída de: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/10/os-bastidores-da-foto-de-italo-ferreira-durante-o-eclipse-solar/?utm_campaign=later-linkinbio-forbesbr&utm_content=later-38550193&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio

OS BASTIDORES DA FOTO DE ÍTALO FERREIRA DURANTE O ECLIPSE SOLAR

Por Caroline de Tilia

“A ideia surgiu cinco anos antes e o planejamento começou há cinco meses”, conta Marcelo Maragni, fotógrafo responsável pela imagem de tirar o fôlego

A foto do campeão olímpico e mundial de surfe Ítalo Ferreira durante o eclipse solar anular, fenômeno astronômico visível no Brasil principalmente para as regiões Norte e Nordeste, dominou as redes sociais no último fim de semana, em especial no sábado (14). Nesta segunda-feira (16), a publicação já contava com 742 mil curtidas e 12 mil comentários no perfil do atleta. E não poderia ser diferente: a imagem pode facilmente ser confundida com um pôster de uma cena épica de um filme de ficção científica.

Mas o desafio tecnológico por trás da fotografia torna tudo ainda mais interessante. Segundo especialistas, o fenômeno não poderia ser visto a olho nu e nem capturado por lentes de dispositivos comuns, devido às ondas de radiação emitidas pelo Sol.

O responsável pela missão (quase) impossível de fazer o registro desse momento foi Marcelo Maragni, fotógrafo profissional, membro da equipe de fotografia da Red Bull e colaborador da revista National Geographic Adventure, que convidou o surfista de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, lugar onde o eclipse foi plenamente visível, para ser o personagem da obra.

Em entrevista à Forbes Brasil, Maragni conta os detalhes do projeto, desde a ideia até a execução, que possibilitaram a foto viral ser produzida:

Forbes Brasil – Como surgiu a ideia de fotografar o eclipse? O Ítalo Ferreira sempre esteve nos planos?
Marcelo Maragni – A ideia surgiu há 5 anos, quando aconteceu um eclipse parecido na Argentina e eu fui tentar fazer uma foto lá — que saiu, mas muito longe de ser tão legal. Naquela época, eu fiquei sabendo que o mesmo tipo de eclipse passaria pelo Brasil em 2023, então eu fui pesquisar e comecei a planejar para fazer acontecer. Quando eu olhei o mapa dos lugares por onde o eclipse passaria, eu vi Baía Formosa, e a pessoa mais conhecida da região é o Ítalo Ferreira. Como eu já conhecia o Ítalo e já tinha trabalhado com ele, não tinha outra pessoa para ser o personagem da foto, né? O planejamento começou cinco meses antes. Eu visitei o Rio Grande do Norte para encontrar o ponto de onde seria possível fazer a foto. Mas, antes de ir, eu peguei imagens de satélite junto com o mapa do eclipse, e onde eu via que ele iria passar, eu pegava os nomes das montanhas ao redor, porque para a foto sair do jeito que eu imaginava, eu precisava estar longe do Ítalo e com uma lente muito grande para aproximá-lo. Inclusive, eu usei o meu celular com um aplicativo de inclinômetro para ter a medida exata para que tudo funcionasse, que era 284 graus a Noroeste e uma inclinação exata de 7 graus.

FB – Visto que haviam diversos desafios para a foto acontecer, qual foi a preparação prévia?
Maragni – Como eu já havia feito a foto na Argentina, a principal diferença na preparação para fazer a fotografia, em termos técnicos, foi colocar um filtro de densidade neutra na lente. Esse equipamento reduz a intensidade dos raios solares, assim eu consegui fotografar contra o sol mesmo com a luz ainda forte às 15h30, quando o eclipse aconteceu. Algumas pessoas falaram: “Nossa, mas você não ficou cego?” Só que a câmera que eu utilizei tem uma tecnologia chamada “mirrorless”, ou seja, ela recebe a luz, interpreta e te entrega uma imagem no monitor. Você não olha diretamente.

FB – Quais equipamentos foram utilizados para capturar o momento?
Maragni – Eu utilizei equipamentos da Canon. Mais especificamente, uma câmera Canon R5, uma lente Canon 600 milímetros de abertura 4 e um teleconverter de duas vezes (ele duplica a lente), além do filtro citado anteriormente. Além disso, eu tinha um rádio, um Walk Talk comum, para conversar com o Ítalo, que estava em cima da montanha. Assim nós conseguimos o posicionamento ideal.

FB – Vocês esperavam que o resultado repercutisse dessa maneira?
Maragni – Eu fiquei espantado com o resultado, porque eu esperava que seria bastante compartilhado e poderia fazer sucesso, mas não tanto quanto fez. Nós realmente furamos a bolha e foi muito legal. Infelizmente tem um pessoal que diz que é fake, eu até acho engraçado. Para chegar àquele resultado, foram anos de técnica e conhecimento.

Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

– 5 passos para se observar com Compliance.

Falar sobre Compliance está na moda. E isso é muito bom!

A ética, a transparência e outras benesses sobre isso, de forma bem didática, no texto extraído de: https://jrsantiagojr.medium.com/compliance-sua-importância-e-causas-pétreas-fc3697363aec

COMPLIANCE: IMPORTÂNCIA, CAUSAS E SUAS CLÁUSULAS PÉTREAS

por José Renato Sátiro Santiago

Originário do inglês “to comply” a palavra compliance possui como um dos seus significados mais comuns, estar em conformidade. No mundo corporativo sua efetividade está relacionada com proporcionar maior segurança e minimizar riscos de instituições e empresas, ao garantir o pleno cumprimento dos atos, regimentos, normas, leis, internas ou externas, não apenas nas relações existentes entre seus colaboradores, mas, principalmente, junto aos quaisquer stakeholders externos. Cientes da extrema relevância do assunto, as empresas costumam colocar o compliance como um dos pilares de sustentação de seus negócios, sobretudo quando as pautas da ética, integridade e transparência são as suas bandeiras.

Não é por mero acaso que o compliance tem sido muito discutido e se tornado uma pauta muito presente nas atividades desenvolvidas em uma organização. Embora não haja uma receita pronta, uma vez que padrões de ética, integridade e transparência podem variar muito de uma empresa para outra, é de entendimento comum sobre o quanto alguns atos e/ou ações representam violações redundantes ao que costumamos chamar de “espírito” do compliance. Elas são carimbadas como se fossem agressões às suas causas pétreas. Para elas, não cabe discussão, sequer dúvida, a não ser, obviamente, para aqueles que têm a intenção de fazer análises muito particulares e, algumas vezes, pouco republicanas. Longe de ter a intenção de preparar uma lista definitiva, a seguir, são pontuadas algumas delas:

1. Qualquer atividade que componha o processo de contratação de produtos e/ou serviços deve ser devidamente registrada e realizada dentro do ambiente corporativo na presença de representantes oficiais das organizações envolvidas;

2. Caso haja qualquer relação de parentesco entre profissionais que atuem em empresas envolvidas em qualquer tipo de atividade desenvolvida em conjunto, a sua existência deve se explicitada e registrada de maneira formal para ambas as organizações;

3. É proibitiva a realização de qualquer encontro fora do ambiente corporativo com a participação de funcionários que atuam em empresas presentes em segmentos similares e/ou com as quais é possível existir qualquer tipo de relação comercial, a não ser que o mesmo seja informado previamente para os superiores imediatos e/ou para as áreas devidas das organizações envolvidas, e, ainda assim, devidamente aprovado e registrado explicitamente;

4. É impeditivo receber quaisquer benesses devida por conta da posição e/ou cargo ocupado pelo profissional na empresa, a não ser como exceção, devidamente explicitada previamente, quando o valor do “mimo” seja irrisório, o que é subjetivo de uma empresa para a outra, e que, ainda assim, seja ofertado de maneira pública para todos os profissionais envolvidos, sempre devidamente registrado de forma explícita;

5. A mera ocorrência de qualquer um desacordo com as questões acima pontuadas já torna impeditiva a participação dos envolvidos em ações futuras com as organizações envolvidas, sendo passível, inclusive, de imediato desligamento de acordo com as regras de compliance adotadas pelas empresas em questão.

A linha de conduta que costuma nortear as regras de compliance está relacionada com bom senso no que diz garantir o pleno hasteamento das três bandeiras, já citadas anteriormente, ética, integridade e transparência. No entanto, como bom senso, infelizmente, tende a ter uma maleabilidade assustadora para alguns, a dureza se faz necessária como forma de evidenciar quando a quebra ocorrer.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida. Quem souber, informar para crédito na postagem.

– Entardecendo.

🌄 Entardecer que nos traz motivação!

Como não se inspirar com a beleza da natureza?

📸 🌗 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#fotografia #sol #sun #sky #céu #nature #horizonte #paisagem #landscape #inspiração #mobgrafia #XôStress #Jundiaí

– Tudo sobre Nossa Senhora Aparecida.

Veja que bacana: no Inteligência Ltda, uma entrevista falando sobre TUDO o que você queria saber sobre a padroeira do Brasil!

Gostei muito, com curiosidades que eu não sabia, em: https://www.youtube.com/live/Z_gRiaT_nrQ?si=k0230u2Q5GJSMJNj

– Sobre a arbitragem de Fluminense 3×3 Corinthians.

Em tese, em um jogo com 6 gols no Maracanã envolvendo o atual técnico da Seleção Brasileira e um treinador que a dirigiu na década passada, deveríamos estar falando da partida em si. Mas… de novo, a arbitragem protagonizou. Outra atuação ruim de Zanovelli.

Aos 28m, Marlon (FLU) está marcando Ruan (COR), que ao sentir o contato, se joga. A impressão que dá é que o atacante é atropelado, pela forma que cai. Foi uma queda desproporcional pelo contato de disputa, nitidamente forçada. Um árbitro mais experiente não marcaria. Mas o árbitro mineiro marcou.

Aos 45m, Fabio Santos (COR) pisa em Samuel Xavier (FLU). Independente do jogador já não ter mais o domínio da bola (embora ela esteja ainda dentro de campo, portanto, em jogo), o corintiano não se esforça em evitar o pisão. É a chamada infração por imprudência, onde você não quer fazer uma falta, mas não evita a oportunidade de fazer. Não é choque casual (é infracional) e dentro da área, é pênalti. Talvez o árbitro tenha errado pois diversas vezes Samuel Xavier simula ter sofrido infrações (neste Brasileirão, foram várias, e agora pagou pelo “histórico ruim”).

Aliás, se o árbitro teve dificuldade no 1º tempo, demorou mais do que o normal no vestiário no intervalo (sendo aguardado pelo Fluminense, que protestou veementemente). E depois dos 24m do segundo tempo… aí não teve mais jeito. Depois da confusão com Lima (FLU), após a reclamação da falta de Samuel Xavier em Romero (será que ele entendeu que o árbitro fazia cera?), houve a invasão em campo de Felipe Melo (que foi expulso por segundo amarelo, igualmente a Thiago Santos um pouco antes – ambos por reclamação e no banco). Perdeu, ali, toda e qualquer autoridade em definitivo.

Foram 7 amarelos por reclamação na partida, de acordo com a súmula, sendo que 2 viraram vermelhos por reincidência. Quando você tem tal número de advertências por esse motivo, é porque ninguém respeita o juiz.

Lembrando: o jovem árbitro Paulo César Zanovelli da Silva, de Juiz de Fora / MG, tem 33 anos apenas. Entrou para a FIFA nesse ano, tendo “surgindo para o Brasileirão da Série A” no ano passado. Um processo muito rápido… (afinal, a CBF tinha que arranjar um escudo da FIFA para MG, no lugar de Ricardo Marques Ribeiro, que hoje faz parte da Comissão de Árbitros e é quem dá aulas no PADA, a “reciclagem dos juízes”).

Nesse ano da sua estreia com escudo internacional, está sentindo o peso da responsabilidade. Inventou um “pênalti de coxa” em Fluminense x Athlético (aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/04/22/os-penaltis-que-batem-na-perna-desaprendemos-a-apitar-sem-var/) e foi muito mal técnica e disciplinarmente em Grêmio x Bragantino (jogo onde “tudo virou mão, tudo virou falta”, aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/05/07/analise-da-arbitragem-de-gremio-3×3-red-bull-bragantino/). Depois atuou precariamente em Fortaleza x São Paulo (e também foi mal), culminando em Bahia 2×3 Flamengo (aqui, o jogo dos “infinitos cartões”: https://wp.me/p4RTuC-MAA). Diante de tudo isso, ficou na geladeira trabalhando de AVAR 2: (https://wp.me/p4RTuC-MId).

Pasmem: já está escalado em Internacional x Santos, no domingo. Do Maracanã (RJ) ao Beira-Rio (RS) em 3 dias, mesmo sem fazer por merecer.

Já falamos: não temos 10 árbitros de qualidade para o quadro da FIFA, como consta a lista: https://wp.me/p4RTuC-O8S. Zanovelli é prova disso.

Por fim: quando Bahia x Flamengo protagonizaram 11 cartões, Seneme disse que o maior culpado não foi o árbitro, mas foram os jogadores, que não cumpriram o combinado de “não levar nervosismo à partida” (está em: https://wp.me/p4RTuC-MEo). Com essa mentalidade dos cartolas do apito, não dá.

Imagem: Print de tela.

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí.

Que a sexta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece à Padroeira do Brasil:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe (Nossa Senhora Aparecida), rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #Reebok #Adidas