– Levando Educação e Capacitação ao Exército.

Hoje, pelo Sebrae, estive falando de Empreendedorismo no Comando do Exército de Campinas / Forte Anhanguera.

O público foi de soldados que darão baixa e que estão se capacitando para voltar ao mercado de trabalho.

É com a Educação que o Brasil sairá da crise.

✏️ #Education

– Comunicação efetiva.

Quando queremos algo, precisamos ser eficientes (fazer do melhor jeito) e eficazes (conseguir o objetivo). Isso se chama efetividade!

Um exemplo de ser efetivo” na comunicação:

– Pare e Reze.

Onde estiver e sempre que puder, pare em uma igreja e faça uma oração!

Reservar cinco minutos para dar um pausa na correria humana, a fim de elevar sua espiritualidade, é fundamental!

🙏🏻 #Fé

– Mais um golpe: o da compra em CEC:

Todo dia há novos estelionatos.

Não clique em nada se receber essa mensagem:

– Infoxicação: já sofreu disso?

Cuidado: nossa sociedade apresenta males do século XXI que são novos mas constantes. Um deles seria a intoxicação por excesso de informação, misto de contaminação com carência de atualizações.

Compartilho interessante material, extraído da revista Isto É, Ed 2168, pg 76, por Patrícia Diguê e João Loes. Abaixo:

INTOXICADOS DE INFORMAÇÃO

O estresse causado pela hiperconectividade e a sensação de estar sempre desatualizado causam a chamada infoxicação. Saiba quais são os sintomas e como se livrar desse mal

A publicitária Larissa Meneghini, 24 anos, toma café da manhã com os olhos grudados num livro. No caminho para o trabalho, parada no trânsito de São Paulo, aproveita para escutar notícias pelo rádio do carro e ler mais um pouco. Passa o dia conectada, respondendo a e-mails, checando redes sociais e pesquisando sites relacionados ao trabalho. “Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e esperar passar”, conta a paulistana, que recentemente abriu mão do celular com internet para tentar reduzir o estresse com a hiperconectividade. Apesar de antenada com tudo, se sente constantemente desatualizada. “Estou sempre com medo de ficar de fora”, lamenta. A angústia de Larissa diante do grande volume de informação é tema que vem gerando manifestações acaloradas desde o início da era digital e agora ganhou nome: infoxicação.
O neologismo, uma mistura das palavras “informação” e “intoxicação”, foi cunhado por um físico espanhol especialista em tendências da informação, Alfons Cornellá. Segundo ele, uma pessoa está infoxicada quando o volume de informação que recebe é muito maior do que o que ela pode processar. “Quando ainda nem terminamos de digerir algo, já chega outra coisa”, afirma o especialista. As consequências são a ansiedade diante de tantas opções e a superficialidade.

Na mesma corrente, está o psicólogo britânico David Lewis, que criou o conceito da Síndrome da Fadiga Informativa, que se dá em pessoas que têm de lidar com toneladas de informação e acabam se sentindo paralisadas em sua capacidade analítica, ansiosas e cheias de dúvidas, o que pode resultar em decisões mal tomadas e conclusões erradas. Outros sintomas são danos às relações pessoais, baixa satisfação no trabalho e tensão com os colegas. “O excesso é mais prejudicial do que proveitoso”, afirma. Se há duas décadas só contávamos com alguns canais de televisão, hoje o volume de dados no mundo equivale à leitura de 174 jornais por dia por pessoa, aponta estudo da USC Annenberg School for Communication & Journalism, publicado em fevereiro (leia quadro).
Apesar dos perigos do excesso de informação, a maioria dos especialistas ainda enxerga mais vantagens do que desvantagens na era digital. Só alertam para a necessidade de as pessoas aprenderem a amenizar os efeitos colaterais dessa nova realidade. “Não temos como reverter esse processo, então é preciso aprender a lidar com ele”, defende a psicóloga Rosa Farah, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “E não podemos subestimar a capacidade de o ser humano de adaptar-se a essa realidade.”
Para não ser contaminado pelo turbilhão de bytes a que está exposto diariamente, o engenheiro naval Guilherme Malzoni Rabello, 27 anos, inventou uma dieta da informação. “Eu escolho cuidadosamente o que merece minha atenção antes de sair atirando para qualquer lado, atentando principalmente para a origem da fonte. “Quanto mais gabaritada e reconhecida, mais vale a pena consumir”, diz. O engenheiro é exemplo de quem conseguiu exercer a escolha criativa, segundo o psicanalista Jorge Forbes, que não concorda com a patologização do mundo online. “Será que alguém fica gordo porque vai a um restaurante de bufê e se acha obrigado a comer de tudo para não fazer desfeita?”, compara Forbes. A professora Rosa, da PUC, ressalta, porém, que há pessoas mais vulneráveis a essa abundância e, para elas, recomenda escutar os alertas do organismo. “O corpo dá sinais de que estamos ultrapassando limites. Aí é hora de reavaliar prioridades”, ensina. Por enquanto, a quantidade de informação no mundo ainda equivale a menos de 1% da que está armazenada nas moléculas de DNA de um ser humano, indício de que a espécie deverá sobreviver a mais esse impacto.

imgres.jpg

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Pela estrada…

Olhe aí a Via Anhanguera, sentido Capital – Interior, bem movimentada.

Essa é a imagem de um país que cresce bastante…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Uma Amarela e Bela Fotografia.

Um certeiro clique no “Chapéu de Napoleão”, essa flor amarela tão comum nas praças das cidades.

A natureza e seus detalhes escondidos…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#natureza #flores #flowers #fotografia #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #jardim

– O pênalti inexistente em América 0x2 Red Bull Bragantino: até veterano fazendo cáca?

Na última coletiva do novo CEO do Red Bull Bragantino, Diego Cerri, o jornalista Sérgio Loredo transmitiu para ele a minha pergunta pela Rádio Futebol Total, a respeito dos “erros de arbitragem observados no Brasileirão, em destaque, aos jovens árbitros marcando pênaltis equivocados por movimento antinatural (que na verdade, eram lances normais por movimento natural)”.

A justificativa foi: por não ir à CBF visitar a Comissão de Arbitragem e reclamar dos erros, pela filosofia empresarial, em jogos do Massa Bruta a entidade tem escalado os novatos (faça uma busca: a média de idade dos árbitros escalados é disparada a mais baixa). E até citamos: Skettino, Yuri Elino e outros ilustres desconhecidos estreiam em jogos do clube do Interior, erram, e tudo fica por isso mesmo (já é a geração de juízes que nasceu junto com o advento do VAR).

Pois bem: o veterano Marcelo de Lima Henrique, 52 anos e há décadas (literalmente) na série A do Brasileirão (o elogiamos nesse link: https://wp.me/p55Mu0-3lp) apitou América x Red Bull Bragantino. E apesar da vitória por 2×0, houve mais um absurdo “pênalti de queimada” marcado (e defendido pelo goleiro Cleiton).

O detalhe é: um experiente como Marcelo que conhece a Regra, não pode errar assim. Ele vê o chute do atacante do Coelho “à queima-roupa” bater na perna de Matheus Fernandes e, pela pouca distância e força do tiro, desviar e bater involuntariamente no braço do atleta (que estava à meia altura, em movimento natural).

Repare no print de tela abaixo que Marcelo de Lima Henrique está com a visão totalmente aberta e bem posicionado. Ele sabe todas as nuances da Regra do Jogo que justificam a não-marcação de um tiro penal nesse caso, e corretamente não marca.

Porém, o VAR Wagner Reway o chama! Após demora, “aparentando constrangimento” (vide o vídeo desse momento durante a transmissão) ele reconsidera o lance e marca pênalti, após ver no monitor.

Ele não deu em campo, ele conhece a regra, ele viu o desvio na perna e ele viu a posição natural do braço. Por quê mudou de ideia?

Seria pelo fato de que a pressão psicológica (mesmo em um cinquentão como Marcelo, que é ótimo árbitro) falou mais alto e abriu mão da sua convicção? Afinal, há uma cabine cheia de pessoas na sede da CBF chamando indevidamente ele para reconsiderar

– Valinhos, à margem.

Margeando a Rodovia Anhanguera, em Valinhos-SP, e reparando: como é bonito o Interior Paulista!

Fotografar desestressa…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #estrada #way

– Sorriso que contagia!

Rapaz… pensa num pai querendo ganhar um beijo da filhota!

Como não ter vontade de estar brincando com essa sorridente menina?

👨‍👧‍👧 #PaiDeMeninas #sorriso #carinho #Filha #Daughter #Amor #Carinho #Smile

– Nuvens espassas.

E essa manhã com nuvens e calor?

Vai dar uma refrescada com a chuva?

Aguardemos!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Novena a São Miguel Arcanjo: de 20 a 28 de setembro.

Compartilhamos arquivo com as orações diárias para a Novena em honra de São Miguel Arcanjo, a ser rezada entre os dias 20 (quarta-feira) e 28 (quinta…

Continua em: Novena a São Miguel Arcanjo – de 20 a 28 de setembro

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 4ª feira (4 de 4).

🌅 6h – Desperte, Jundiaí, bem clara.

Que a quarta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 4ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 4ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #Skechers #running