– A proposta de Renato Gaúcho a Seneme:

Irritado por ter sido marcado um pênalti contra a sua equipe no jogo de volta da Copa do Brasil (Flamengo 1×0 Grêmio, falamos sobre o lance aqui: https://wp.me/p55Mu0-3kj), o treinador Renato Gaúcho resolveu “aconselhar” Wilson Luís Seneme, o presidente da CA-CBF: mudar o programa da CBF TV, onde o chefe da arbitragem explica os lances polêmicos.

A sugestão de Renato seria de um debate entre Seneme, jogadores e treinadores envolvidos nos lances, a fim de que ele veja o lado deles também. Abaixo:

“O Seneme fica lá, analisando o que foi e o que não foi… Quem é ele para falar isso? Ele pode dar opinião dele, mas tem que escutar quem entende de futebol também. Se ele entende de regras, nós, que viemos do futebol, entendemos também — ou mais do que ele. É muito fácil chegar lá porque não tem ninguém do lado para ‘bater’ nele com palavras. Sempre a arbitragem está certa para ele (…). Os jogadores me perguntam: ‘Renato, que regra é essa?’. Eu falo: ‘liga lá para o Seneme’. Depende do final de semana, de qual é o jogo… Fica difícil de entender. Eu não estou nem reclamando do pênalti de hoje, mas vejo todos os jogos. E olha que eles têm as ferramentas, imagina sem. Mas ele é dono da verdade. Seneme, faz o seguinte, quando você for opinar, leva três ou quatro treinadores e deixa eles opinarem também. Faz isso ao vivo.”

É claro que em alguns pontos da fala, há muita ironia. Mas uma coisa sempre defendi: o árbitro vê o jogo diferente do que os jogadores (e isso não quer dizer que um está certou e o outro errado, é a forma de se encarar o esporte). O ideal é que a empatia entre as partes disse muito maior, pois o espírito desportivo prevaleceria e os erros de ambas as partes poderiam ser minorados.

Imagem: Crédito a Maxi Franzoi/Agif/Gazeta Press, extraída de: https://www.terra.com.br/esportes/futebol/mercado-da-bola/renato-gaucho-revela-conversas-com-presidente-do-gremio-sobre-possivel-retorno-de-luan,669a5501368d2f8b2b054cc935ea55b5vcjii0pq.html

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.