– Salário do Neymar na Arábia e questões sobre o “Sauditão”.

Quase R$ 1,2 milhão por dia, durante dois anos, “pingando na sua conta”: esse será o salário de Neymar no Al-Hilal. E se esse valor caísse na sua conta, como seria?

Algo seja dito: Cristiano Ronaldo deu o “pontapé inicial” para esse novo Eldorado. Claro, por R$ 85 milhões mensais, valeu abandonar a Europa e desembarcar por lá (já sendo veterano). Messi e Mbappé não quiseram essa aventura afortunada.

Fico pensando: jovens e promissores jogadores trocarão a chance de jogar num histórico grande europeu, da tentativa de ganhar uma bola de ouro ou de uma Champions League, em troca de petrodólares?

Alguns sim (pelo dinheiro), outro não (pela carreira ou por ideologia).

A dúvida é: Neymar Jr é um baladeiro reconhecido. Em Riad, por mais que se tenha status, alguns comportamentos não-islâmicos são condenáveis… ele pensou nisso e suportará numa boa (mesmo com tanto dinheiro envolvido)?

Por fim: quanto tempo durará esse momento da Arábia Saudita no futebol? Não pelo dinheiro, mas pela euforia e pela instabilidade dos príncipes? Claro, fica evidente que o maior dos Reinos Árabes está promovendo sportwashing (a estratégia usada para “melhorar a imagem do país” através do esporte, mascarando homofobia, ditadura, falta de direitos humanos e outras coisas), além de desejar a Copa de 2034.

Tenhamos atenção em algo: o campeonato estará cheio de estrelas, mas nos times haverá muito jogador local tocando “bolas quadradas” para um superstar.

Nada substituirá, a curto prazo, o que se vê na Inglaterra, por exemplo. O Sauditão será algo como os amistosos solidários de final de ano, quando assistimos um cantor sertanejo tentando lançar um astro como Gabigol (ou se preferir: um atleta saudita tocando para CR7). A diferença será: nada por lá será “beneficente”….

Aguardemos. 

Um comentário sobre “– Salário do Neymar na Arábia e questões sobre o “Sauditão”.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.