Para mim, antes dos jogos acontecerem entre Flamengo x Olímpia, o improvável era a eliminação do clube carioca. Afinal, os paraguaios estavam em crise no seu torneio local (premiação atrasada e saída do treinador) além do que os brasileiros possuem um elenco muito mais qualificado.
Se formos comparar com os clubes europeus, Flamengo e Palmeiras são o Manchester City e o Real Madrid da América do Sul. Assim, fica a pergunta: esses clubes teriam a obrigação de vencer adversários como Nublense, Aucas, Tacuary, entre outros?
No papel, o mesmo favoritismo que grandes clubes da Europa têm sobre os clubes do Brasil e da Argentina, em proporção, deveria ocorrer contra os daqui frente aos do Equador, Paraguai, Colômbia… afinal, o nosso poderio econômico hoje é muito maior do que os dos clubes vizinhos – e isso não se retrata em resultados no campo, eventualmente como ontem em Assunção.
Em suma: o problema seria mais administrativo do que esportivo, propriamente dito? A vaidade tem falado mais alto, prejudicando o clube? O Flamengo foi eliminado pois precisa se reinventar e não sabe ou não tem coragem para fazer isso?
Para mim, ver o Mengão eliminado nessa fase é decepcionante.

Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images
