André Luiz Skettino Policarpo Bento fez uma boa arbitragem. Começou um pouco inseguro, mas depois se acertou na partida. Aplicou corretamente os cartões, embora um ou outro ficou sem aplicar. O jogo não exigiu e o árbitro não se complicou (vide essas anotações abaixo).
Duas coisas ruins da partida:
1- O estado do gramado no Castelão. As áreas de meta estão simplesmente ridículas, não dá para entender como se permite naquela situação um jogo profissional. Quem não assistiu a partida, procure ver.
2- O segundo gol do Red Bull Bragantino foi irregular, fruto de uma lambança do VAR. Pela TV, se acompanhava como as linhas estavam sendo confusas, indo e vindo, de forma atrapalhada (também vide abaixo). Errou o árbitro de vídeo e seus colegas assistentes.
10m: o Bandeira Celso Luiz da Silva vê um atacante do Fortaleza impedido, ele domina a bola, corre, entra na área e só depois que chuta para o gol ergue seu instrumento. Claramente
18m: Vitinho (RBB) está na marcação de Calebe (FOR), que entra na área e cai ao sentir a mão nas costas. O árbitro manda seguir, o VAR revisa e entende ser lance normal. Acertaram, pois foi uma simulação, o braço não teve força para desequilibrar o atleta.
21m: Bruno Pacheco (FOR) pisa no pé de Thiago Borbas (RBB) – e isso doeu. Não deu cartão amarelo. Errou o juizão. Está sendo econômico até agora…
46m: Cartão Amarelo para Thiago Borbas (RBB) bem aplicado, por carrinho em Benevenuto (FOR).
49m: idem a Lucas Evangelista (RBB): Cartão Amarelo bem aplicado.
52m: Cartão Amarelo ao assistente técnico Pedro Malta, que foi infantilmente reclamar…
6m do 2º tempo: Vojvoda reclama (com razão) da necessidade de Cartão Amarelo para Juninho Capixaba pela reincidência de faltas em Marinho.
20m do 2º tempo: o bandeira Guilherme Dias Camilo estava visivelmente atrasado no ataque do Fortaleza e com muita demora marcou um impedimento (depois do lance ter corrido bastante). Que fase dos bandeiras…
23m do 2º tempo: depois de quase 3 minutos, o segundo gol do Bragantino, de Bruninho foi confirmado. E errou a arbitragem: o VAR traçou a linha equivocadamente, nós vimos pela imagem a dificuldade do árbitro de vídeo em posicionar a linha de impedimento, e falávamos que estavam completamente fora de medida. O impedimento do Bruninho ocorreu. Mesmo com volume de jogo bem maior que apresentou o Red Bull Bragantino e merecer um placar mais elástico, o segundo gol foi irregular.
32m do 2º tempo: Guilherme (FOR) entrou na área e se jogou descaradamente. Acertou o árbitro em aplicar o amarelo por simulação.

Imagem extraída de: Estadão.com.br
