– Parabéns, Dorival Jr, pelo mea culpa.

Já falamos sobre a má arbitragem do juiz carioca Bruno Motta em Cuiabá 2×1 São Paulo (vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/07/22/os-3-problemas-da-arbitragem-brasileira-nos-penaltis-de-cuiaba-2×1-sao-paulo-e-palmeiras-3×1-fortaleza/).

Entretanto, algo que precisa ser repercutido: o pedido de desculpas do treinador Dorival Jr após ser expulso.

O treinador são-paulino reclamou que era uma arbitragem vergonhosa (de fato, foi mesmo, mas um treinador profissional precisa se “segurar”). Por tal queixa, recebeu Cartão Vermelho. E de maneira surpreendente, Dorival fez o reconhecimento: “mereci ser expulso”.

Parece utopia tal fato no Brasil. Sabemos que estamos num dos piores momentos da arbitragem brasileira (eu ouso dizer: talvez o mais crítico da história); todavia, se todo mundo tumultuar ainda mais, os árbitros vão “espanar”.

Me recordo quando eu começava a carreira: Dorival era conhecido como “Júnior”, e era assistente técnico iniciante no Paulista de Jundiaí. Eu apitava jogos-treinos do Galo da Japi, a fim de ganhar experiência e malícia (a “boa malandragem”), e via o hoje veterano treinador com um comportamento ilibado à época. Anos depois, quando Dorival já era um nome forte nacionalmente conhecido, toda vez que nos encontrávamos trabalhando em algum jogo, mantinha a mesma boa educação.

É bom ver tal postura, é salutar para o futebol. E fico pensando: imagine técnicos como Felipão ou Abel Ferreira, em mesma situação como aquela de Cuiabá, o que fariam…

Crédito da Imagem: Foto de Amanda Perobelli (Reuters)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.