– Cristiano Ronaldo e Messi, Liga Saudita versus MLS: para onde você iria?

Voltando de férias, Cristiano Ronaldo foi perguntado se voltaria a jogar na Europa ou se poderia se transferir de clube para os EUA, assim como fez Lionel Messi. E eis que disse o atacante português:

“Não volto ao futebol europeu, a porta está completamente fechada. Tenho 38 anos, e o futebol europeu perdeu muita qualidade… a única liga válida é a Premier League, está muito à frente de todas as outras ligas (…) A Liga Saudita é melhor que a MLS. Abri o caminho para a Liga Saudita, e agora todos os jogadores estão vindo para cá.”.

Eu concordo com ele que a Premier League está à frente das demais, e que todo mundo quer ir para lá. Também concordo que pelos jogadores-astros que estão sendo contratados pela Arábia Saudita, tende a ser uma liga melhor que a dos Estados Unidos (o Governo Saudita está usando o Fundo Real para promover seu campeonato, comprou 75% dos 4 grandes times de lá e quer sediar a Copa de 2034, tentando transformar o futebol árabe num espetáculo global, turbinado pelos petrodólares). Mas não sei se, podendo optar, se a minha decisão seria diferente da de Messi.

Avalie alguns fatores:

Ambos (Cristiano Ronaldo e Messi) são jogadores consagrados, campeões e multimilionários. Podem escolher onde jogar.
– Considere os valores financeiros: a Arábia Saudita conta com a riqueza dos príncipes, que não se importam em gastar valores acima da realidade. Nos EUA, existem limites. Mas será que o dinheiro falaria mais alto para ambos?
– A competitividade dos times nas duas ligas é algo discutível. Difícil avaliar onde seria melhor ou pior.
– A projeção de carreira: para ambos, onde eles estiverem, serão exaltados. Indiferente quaisquer um dos países.
– A qualidade de vida: tanto Messi quanto Cristiano Ronaldo terão acesso a tudo o que pedirem. Mas eu, particularmente, me incomodaria em viver num país ditatorial e intolerante como a Arábia Saudita. Aqui, penso como Messi: viver num país democrático e que respeita a diversidade.

Cristiano Ronaldo e Messi talvez tenham objetivos diferentes, enquanto veteranos. E como ambos “não precisam mais” de tanto dinheiro (está entre aspas, evidentemente), eu preferiria, tendo opção, em jogar nos EUA.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.