O Brasil tem direito ao número máximo de árbitros permitidos pela FIFA em seu quadro internacional: 10. Também tem 7 árbitras.
Um FIFA, em tese, é um árbitro de elite capacitado para apitar qualquer jogo internacional. Porém, dos 17 FIFAs do Brasil, nem todos são igualmente capacitados. Veja os nomes abaixo e avalie: quais poderiam apitar um Grenal, um FlaFlu ou um Derby Paulista?
ÁRBITROS
Anderson Daronco (RS)
Bráulio da Silva Machado (SC)
Bruno Arleu (RJ)
Flávio Rodrigues Souza (SP)
Paulo César Zanovelli (MG)
Ramon Abatti (SC)
Raphael Claus (SP)
Sávio Pereira Sampaio (DF)
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Wilton Pereira Sampaio (GO)
ÁRBITRAS
Andreza Helena de Siqueira (MG)
Charly Wendy Straub Deretti (SC)
Daiane Muniz (SP)
Deborah Cecília Cruz Correira (PE)
Edina Alves Batista (SP)
Rejane Caetano da Silva (RJ)
Thayslane de Melo Costa (SE)
Das mulheres, só a Edina está sendo aproveitada para jogos do Brasileirão Masculino (com seus erros e acertos). Está indisponível no momento, pois foi convocada para a Copa do Mundo Feminina. Mas do quadro de homens, veja que há a preocupação política. Vamos lá:
Seneme caiu no erro de criar um programa de TV onde, quando admite um erro, afasta o árbitro para a reciclagem (onde receberá orientações de Ricardo Marques Ribeiro e Péricles Bassols). Assim, se concordar com os erros reclamados a cada rodada, terá que afastar todo mundo. Por isso, muitas vezes, tem “brigado com a imagem” para ter número suficientes de juízes. Alguns exemplos, pela lista de árbitros:
- Anderson Daronco (RS) – Anulou equivocadamente o gol de Calleri na 5ª feira, mas não foi suspenso pois no sábado já estava escalado em Botafogo x Red Bull Bragantino.
- Bráulio da Silva Machado (SC) – Apesar do pênalti de queimada em São Paulo x Inter, continuou apitando normalmente. Está prestigiado.
- Bruno Arleu (RJ) – Deu um pênalti fantasma de Rafinha em Wesley no São Paulo x Corinthians, mas Seneme disse que acertou. Deu outro em Santos x Goiás, e aí não teve jeito. E como ele vinha de uma sequência muito grande de escalas no Brasil e também pela Sulamericana, a suspensão foi um “descanso”.
- Flávio Rodrigues Souza (SP) – tem sido bem discreto, mas quem assistiu Grêmio x Botafogo, viu a questão do pênalti polêmico (que não mudou o resultado do jogo). Além disso, anda travando demais as partidas com inúmeras faltas.
- Paulo César Zanovelli (MG) – o primeiro suspenso, após dezenas de cartões em Bahia x Flamengo. A CBF precisa de um árbitro FIFA em MG, e confiou nele essa honraria.
- Ramon Abatti (SC) – Não deu o pênalti de Richard Rios em Everton Ribeiro, Seneme disse que houve acerto e aí o escalou em Corinthians x América no sábado.
- Raphael Claus (SP) – Ficou duas rodadas suspenso por não expulsar Abel na intimidada em Calleri. Voltou sem mais problemas.
- Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) – Cometeu um erro grave na expulsão de Halter em Goiás x Palmeiras, mas não foi suspenso pois já estava escalado dois dias depois em Ponte Preta x Guarani
- Wilton Pereira Sampaio (GO) – Mesmo com o histórico de uma boa Copa do Mundo, “inventou” um pênalti ridículo em Grêmio x Bahia. Não vai ser punido, pois haverá alguma justificativa não-convincente.
- Sávio Pereira Sampaio (DF) – Tem carregado vários erros ao longo no ano. No Maracanã, ontem, expulsou Luiz Araújo mas não usou o mesmo critério e deixou de expulsar Lima (não são lances tão semelhantes no local onde os atletas foram atingidos, mas ambos foram com força excessiva e se caracterizam por “Jogo Brusco Grave“, que é Cartão Vermelho). Foi 8 vezes ao VAR (o que mostra insegurança, e no fundo, um desejo de que o árbitro de vídeo seja a autoridade máxima da partida e re-apite os lances).
Como se vê, erros se encontram em todos os nomes. A questão é: como melhorar? Os árbitros da Copa do Brasil, por exemplo, ficaram treinando e concentrados no RJ (preservados de escalas do Brasileirão, para evitar polêmicas e erros no domingo anterior), e no meio de semana erraram todos… Vai afastar mais 3 de uma só vez?
Em tempo, reforço o que tenho dito: precisamos de árbitros europeus de ponta! Eles chegam ao país, apitam a regra sem “poréns”, pegam o avião e vão embora, sem preocupação com veto futuro ou algo que o valha.
Imagem extraída da Web


Professor, achei injusto que a única afastada de fato foi a Edina, que para mim junto com o Raphael Claus e Bráulio da Silva Machado. Esse afastamento na verdade deve piorar os árbitros porque o Marques era terrível(marcador de faltinha é muito cartão amarelo contestado). Pericles Basols não lembro. A arbitragem encontra-se em situação deplorável, os critérios vão mudando no decorrer do campeonato. E ontem ao ver o Sávio, já saberia que seria uma arbitragem equivocada, infelizmente o Sávio vem cometendo erros e mais erros e está muito inseguro.
CurtirCurtido por 1 pessoa