– Prestigiem!

Convido os amigos a prestigiarem:

m: Imagem

– Conselho e Torcida em relação a um presidente de Clube.

Parece que o grande jornalista Wanderley Nogueira conhece a fundo o Paulista FC… em apenas 1’19”, ele fala no Programa Bate Pronto da Rádio Jovem Pan sobre a função de um conselheiro e da importância da torcida em fiscalizar o presidente de um clube. Perfeito!

É curtinho e objetivo, ouçam: https://youtu.be/fFvFl83RO00.

– O Etarismo na Educação e nas Corporações.

Uma das formas atuais de discriminação é o Etarismo. No mundo corporativo (e até no educacional), isso precisa ser debatido.

Um texto muito bom sobre o assunto, abaixo:

(Extraído de: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2023/07/5108285-romper-o-etarismo-passa-por-ocupar-espaco-na-educacao.html)

ROMPER O ETARISMO PASSA POR OCUPAR ESPAÇO COM A EDUCAÇÃO

66% dos profissionais nascidos entre 1960 até 1979 sentem que os mais novos duvidam de seu profissionalismo. Mas os 60+ estão cada vez mais produtivos

Por Maria Filomena Brandão

O termo etarismo nunca esteve sendo tão em pauta. Episódios mais recentes vão desde momentos de glória, quando vibramos com a sexagenária Michelle Yeoh ganhadora do Oscar, ao fazer um discurso inspirador antietarista, até momentos de indignação com o preconceito contra uma estudante de 45 anos. E que bom.

Como pedagoga e psicanalista, com profundo respeito pelos meus 62 anos, me esperanço ao ver um tema como esse sendo varrido para fora do tapete. Acredito que tudo que levanta debate gera crescimento, novas oportunidades e leituras para a nossa visão de mundo. Finalmente estamos popularizando um termo que, segundo a Academia Brasileira de Letras, trata da ‘discriminação e preconceito baseados na idade, geralmente das gerações mais novas em relação às mais velhas’.

É claro o etarismo permeia a nossa cultura faz muito tempo. No mercado de trabalho ele aparece com certa frequência. A última versão da Global Learner Survey, pesquisa realizada pela Pearson com a Morning Consult em 2022, mostrou ao ouvir 6 mil mulheres em diferentes países, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, México e índia. Nela, 74% das mulheres afirmaram que a discriminação ainda é um ponto forte na hora de participar de processos seletivos. Já 65% acreditam que o preconceito em relação a idade deve ser combatido.

A pesquisa do site de empregos Infojobs vai ao encontro dessa estatística ao mostrar que 66% dos profissionais da geração X (nascidos entre meados da década de 1960 até 1979) sentem que os mais novos duvidam de seu profissionalismo. O preconceito baseado na idade está inserido no discurso da maioria dos empregadores, acionando os mais variados tipos de opressão, desrespeito e desvalorização das soft e hard skills do idoso. Acontece em qualquer segmento, biografia e currículo das vítimas. A popstar Madonna acaba de ser vítima do etarismo no Grammy por sua aparência. A influenciadora Sandy já se disse ‘velha pra ser jovem’. E ela só tem 40 anos.

De acordo com o último relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos irá duplicar no mundo e triplicar no Brasil. Mas o que, para muitos, pode ser um momento de decadência, eu costumo enxergar como vida, tempo de criar e, mais do que nunca, de aprender! Os 60 estão cada vez mais produtivos e ávidos por conhecimento. E em um mundo em constante transformação, aprender é ao longo de toda a vida mesmo. As possibilidades são infinitas – inclusive de estudar um novo idioma, seja para viajar a passeio, realizar um intercâmbio ou aprender a tão sonhada cultura que ainda não teve chance.

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% das vendas dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais. O aumento da expectativa de vida e a estabilidade financeira tardia podem estar entre as razões pelas quais muitos deixem para realizar seus sonhos mais tarde. Estudar outra língua é uma delas.

Acompanho com entusiasmo os mais velhos retornando à sala de aula nas universidades, aos cursos técnicos, aos supletivos, cursos de inglês, sendo autodidatas e quebrando preconceitos. É importante não ter medo de experimentar, de mexer no desconhecido e encarar o novo com naturalidade. A geração 40 foi educada em um tempo em que errar era proibido, sendo que o processo de aprendizagem passa pela tentativa e erro.

Ocupar espaços da educação por alunos da terceira idade é fundamental para combater o etarismo e construir uma sociedade mais justa. Espero, sinceramente, não precisar afirmar o óbvio: que somos plenamente capazes de nos desenvolver em qualquer etapa da vida. O etarismo precisa sim ser discutido e que nossas respostas tragam novas oportunidades para quem se sentia abandonado pela vitalidade e colágeno de outrora. Podemos tudo e queremos mais. Why not?

*É pedagoga, psicanalista, psicóloga e Bacharel em Direito, Mestre em Educação e doutora em Psicologia. Já atuou no Ensino Básico e em universidades e atualmente é Gerente Pedagógica na área de Governo da Pearson.

. -  (crédito: Caio Gomez)

Crédito da Arte: Caio Gomez.

– Entardecendo…

E o nosso dia vai acabando

A beleza da natureza nos inspira!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– 29 anos da Conquista do Tetracampeonato Mundial.

Em 17 de Julho de 1994, a Seleção Brasileira conquistava a Copa do Mundo dos EUA!

Seleção de futebol pragmático e que quase não se classificou. Parreira teve que trazer a contragosto Romário (que havia brigado com ele desde que foi reserva de Müller, contra a Alemanha, em Porto Alegre). No Maracanã, contra o Uruguai, o Baixinho chamou a responsabilidade pra si e carimbou-se ali o passaporte.

Duas coisas marcantes daquele Mundial: o baixíssimo nível técnico da competição e o pênalti desperdiçado pelo italiano Baggio, na final.

Puxa, voltamos aos anos 90 na memória ao escrever tudo isso…

Imagem extraída da Internet. Quem conhecer a autoria, favor indicar para crédito na postagem.

– Jaculatórias e Orações contra o Pânico.

Muitas vezes, vemos pessoas desesperadas por conta da correria mundana e é despertada a “Síndrome do Pânico” – que juntamente com crises de ansiedade e depressão, são os grandes males desse século.

Para tanto, vale lembrar: procure auxílio médico, não fique sozinho, distraia-se e… se ajude com a  Socorro Divino!

Abaixo, algumas jaculatórias e orações para se rezar em meio a esses momentos:

“Se é grande a nossa culpa e os nossos medos, nos lembremos que maior ainda é a Misericórdia do Pai”

“Deus nunca nos dá um fardo maior do que podemos suportar”.

“Se Ele ama até mesmo simples criaturas como os passarinhos e não deixa que falte nada a eles, o que não fará por nós, filhos amados dEle?”

“Deus provê, Deus proverá. Sua misericórdia não faltará!”

“Do que temos medo? ‘Coragem, eu venci o mundo’, disse Jesus.

“Que direito eu tenho de ainda me sentir culpado, mesmo depois de me reconhecer pecador e buscar a absolvição de Deus que vem pela Igreja, se o Perdão ocorre pelo Sacramento instituído pelo próprio Cristo, que deu sua vida em favor da nossa purificação?”

“O mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo”.

“Como amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo, se eu não me amo?”.

“Vivamos um dia por vez. Todos os dias têm suas suficientes preocupações. Basta buscarmos Deus para nos sustentar”.

“Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.”

“Por quê vacilar? Disse Jesus: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.’ Assim, CREIAMOS sem vacilar.”

“Nos momentos de crise, lembre: ‘Calma. Logo passa. Tudo passa. SEMPRE PASSA.’ Isso é verdade: a angústia passará”.

“Se assuma sempre cristão. Orgulhe-se! Não tenha vergonha, irritação ou incômodo. Deus te ama”.

“Peça sempre a graça do Espírito Santo para as decisões. Se for para mudar, MUDE. Se for para continuar, CONTINUE. Mas que quem te guie sempre seja a Luz que vem do Pai e do Filho: o Espírito De Amor! Sendo assim, não tenha medo do diferente, do futuro, das coisas a enfrentar. Deus está conosco”.

“Tudo o que fazer, faça com alegria”.

“Escreveu São Josemaria Escrivá: ‘Nem todos podem chegar a ser ricos, sábios, famosos… em contrapartida, todos – sim, TODOS – estamos chamados a ser santos’.”.

“Não fiqueis tristes, pois a Alegria do Senhor é a vossa força”!

“Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o meu entendimento e inflamai minha vontade para que eu possa rezar digna, atenta e devotamente.”

Rm 8,35.37
Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!”

Força, Foco e Fé — Mensagens de Reflexão

– Flores amarelas e belas! Eu

A natureza e a sua beleza: flores amarelas com o fundo azul do céu!

Como não se inspirar com esses cenários tão simples?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora

– Entendendo a lógica do “Programa de TV da CBF” sobre os erros de arbitragem:

O Brasil tem direito ao número máximo de árbitros permitidos pela FIFA em seu quadro internacional: 10. Também tem 7 árbitras.

Um FIFA, em tese, é um árbitro de elite capacitado para apitar qualquer jogo internacional. Porém, dos 17 FIFAs do Brasil, nem todos são igualmente capacitados. Veja os nomes abaixo e avalie: quais poderiam apitar um Grenal, um FlaFlu ou um Derby Paulista?

ÁRBITROS
Anderson Daronco (RS)
Bráulio da Silva Machado (SC)
Bruno Arleu (RJ)
Flávio Rodrigues Souza (SP)
Paulo César Zanovelli (MG)
Ramon Abatti (SC)
Raphael Claus (SP)
Sávio Pereira Sampaio (DF)
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Wilton Pereira Sampaio (GO)

ÁRBITRAS
Andreza Helena de Siqueira (MG)
Charly Wendy Straub Deretti (SC)
Daiane Muniz (SP)
Deborah Cecília Cruz Correira (PE)
Edina Alves Batista (SP)
Rejane Caetano da Silva (RJ)
Thayslane de Melo Costa (SE)

Das mulheres, só a Edina está sendo aproveitada para jogos do Brasileirão Masculino (com seus erros e acertos). Está indisponível no momento, pois foi convocada para a Copa do Mundo Feminina. Mas do quadro de homens, veja que há a preocupação política. Vamos lá:

Seneme caiu no erro de criar um programa de TV onde, quando admite um erro, afasta o árbitro para a reciclagem (onde receberá orientações de Ricardo Marques Ribeiro e Péricles Bassols). Assim, se concordar com os erros reclamados a cada rodada, terá que afastar todo mundo. Por isso, muitas vezes, tem “brigado com a imagem” para ter número suficientes de juízes. Alguns exemplos, pela lista de árbitros:

  1. Anderson Daronco (RS) – Anulou equivocadamente o gol de Calleri na 5ª feira, mas não foi suspenso pois no sábado já estava escalado em Botafogo x Red Bull Bragantino.
  2. Bráulio da Silva Machado (SC) – Apesar do pênalti de queimada em São Paulo x Inter, continuou apitando normalmente. Está prestigiado.
  3. Bruno Arleu (RJ) – Deu um pênalti fantasma de Rafinha em Wesley no São Paulo x Corinthians, mas Seneme disse que acertou. Deu outro em Santos x Goiás, e aí não teve jeito. E como ele vinha de uma sequência muito grande de escalas no Brasil e também pela Sulamericana, a suspensão foi um “descanso”.
  4. Flávio Rodrigues Souza (SP) – tem sido bem discreto, mas quem assistiu Grêmio x Botafogo, viu a questão do pênalti polêmico (que não mudou o resultado do jogo). Além disso, anda travando demais as partidas com inúmeras faltas.
  5. Paulo César Zanovelli (MG) – o primeiro suspenso, após dezenas de cartões em Bahia x Flamengo. A CBF precisa de um árbitro FIFA em MG, e confiou nele essa honraria.
  6. Ramon Abatti (SC) Não deu o pênalti de Richard Rios em Everton Ribeiro, Seneme disse que houve acerto e aí o escalou em Corinthians x América no sábado.
  7. Raphael Claus (SP) – Ficou duas rodadas suspenso por não expulsar Abel na intimidada em Calleri. Voltou sem mais problemas.
  8. Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) – Cometeu um erro grave na expulsão de Halter em Goiás x Palmeiras, mas não foi suspenso pois já estava escalado dois dias depois em Ponte Preta x Guarani
  9. Wilton Pereira Sampaio (GO) – Mesmo com o histórico de uma boa Copa do Mundo, “inventou” um pênalti ridículo em Grêmio x Bahia. Não vai ser punido, pois haverá alguma justificativa não-convincente.
  10. Sávio Pereira Sampaio (DF) – Tem carregado vários erros ao longo no ano. No Maracanã, ontem, expulsou Luiz Araújo mas não usou o mesmo critério e deixou de expulsar Lima (não são lances tão semelhantes no local onde os atletas foram atingidos, mas ambos foram com força excessiva e se caracterizam por “Jogo Brusco Grave“, que é Cartão Vermelho). Foi 8 vezes ao VAR (o que mostra insegurança, e no fundo, um desejo de que o árbitro de vídeo seja a autoridade máxima da partida e re-apite os lances).

Como se vê, erros se encontram em todos os nomes. A questão é: como melhorar? Os árbitros da Copa do Brasil, por exemplo, ficaram treinando e concentrados no RJ (preservados de escalas do Brasileirão, para evitar polêmicas e erros no domingo anterior), e no meio de semana erraram todos… Vai afastar mais 3 de uma só vez?

Em tempo, reforço o que tenho dito: precisamos de árbitros europeus de ponta! Eles chegam ao país, apitam a regra sem “poréns”, pegam o avião e vão embora, sem preocupação com veto futuro ou algo que o valha.

Imagem extraída da Web

– Como é importante ter uma família bem estruturada.

Família é o berço da boa educação. Já diria o poeta: “de um pé de laranja não pode brotar melancia”. Sendo assim, seguir o exemplo dos pais é a primeira coisa que uma criança faz.

Compartilho este texto do psiquiatra Jairo Bouer a respeito de como se faz necessário a família e os bons costumes como modelo para os jovens.

Vale a pena ler! Extraído de Revista Época, ed 04/07/16, pg 79

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA ESTRUTURADA

Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.

Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.

É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.

A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.

A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse

horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo

livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da

droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a bancar nas regiões mais carentes.

E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a

família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.

Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.

Mensagens de Família - Mundo das Mensagens

– Clareando no horizonte.

O sol quer surgir, embora as nuvens não estejam colaborando.

A alvorada das 7h, em Jundiaí:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅 05h30 – Desperte, Jundiaí, ainda nublada.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: camélias (clicadas ontem).

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #asics #adidas