João Martins, auxiliar de Abel (que estava suspenso), disse:
“Entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem de que é o mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque não deixam os melhores ganhar. Foi mais uma vez o que se passou hoje. É ruim pro sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos”.
Isso é grave. E leviano também… Vamos lá:
É sabido que Abel Ferreira e João Martins fazem revezamento de reclamações (vide a alternância de cartões recebidos). É sabido também que são da escola de reclamações de Mourinho e Felipão, pois criam um clima de “eles contra nós”.
A gravidade da queixa deveria ser apurada com mais rigor; afinal, ele está colocando a lisura do campeonato em dúvida. E se for apenas “jogar para a torcida”, ou ainda, “fazendo pressão pré-jogo para a próxima rodada”, é uma irresponsabilidade. Que a arbitragem é ruim, não precisa dizer. Mas direcionada, não. Afinal, não seria capaz “de fazer o serviço”…
Neste domingo, o Palmeiras foi prejudicado pela não expulsão de Zé Ivaldo logo no começo do primeiro tempo (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-NQ3). Mas se assim fosse, como justificar o erro a favor na expulsão do zagueiro Halter do Goiás (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-MqN) ou do pênalti fantasma em Roni contra o Fortaleza (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-MH7)? A Teoria da Conspiração funciona quando o erro é contrário, mas ela não existe quando é a favor?
Primeiro, se reclama da arbitragem, o elo mais fraco. Se as arbitragens forem perfeitas, irá se reclamar do calendário. Se o calendário for ajustado, se reclamará da tabela. Se a tabela for equitativa, a queixa será dos gramados. E por aí vai.
Lembremo-nos: o São Paulo FC era brigado com a CBF quando conquistou seu tricampeonato com Muricy Ramalho no comando… E em tempo: na opinião de João Martins, o Palmeiras é o melhor, por isso não vencerá? Não é auto-suficiência se rotular como melhor, mesmo estando há 10 pontos do Botafogo?
Aliás, Felipão, professor dessa trupe, de maneira arrogante recebeu Amarelo e desdenhou do árbitro. Foi expulso. E depois disse: “Hulk recebe cartão por ordem de alguém lá de dentro, a gente sabe”.
É o mesmo velho filme, onde todos nós já sabemos como funciona o enredo. E isso cansa e não cola mais.
Print de tela de João Martins, quando “protestou” rodadas atrás.

