– Libertad x Atlético Mineiro: e se você fosse pai do jovem racista?

O Brasil sofre costumeiramente a prática de preconceito de toda espécie. Mas infelizmente também pratica (como a xenofobia por paraguaio, com a desagradável associação de falsificações com pessoas / produtos originários do Paraguai).

Sendo assim, praticar atitudes preconceituosas tem sido socialmente algo de mão dupla. Entretanto, no futebol, existe um capítulo à parte: jogadores brasileiros têm sofrido constantemente discriminação racial (por parte de diversos países) e nada tem sido feito para solucionar o problema. No enésimo caso de racismo ocorrido ontem, no jogo do Atlético Mineiro, a vítima foi o goleiro Everson.

Repare na foto abaixo a quantidade de jovens ali presentes (imitavam macacos, direcionados ao Everson). Um até sorri e faz pose para a câmera, que registra isso.

Alguém poderá justificar que foi uma típica “molecagem” – mas ainda assim é uma ação vergonhosa e preconceituosa.

  • Se você fosse pai de alguns desses jovens, o que diria a eles?

Mais do que isso: será que o pai e a mãe desses racistas repudiam essa bobagem ou o menino herdou algum valor equivocado?

O racismo é um problema social, educacional, familiar… e no esporte, punido com má vontade, lamentavelmente.

Everson declarou (extraído do G1, na coletiva pós-jogo);

“Cheguei a ouvir, ouvi o direcionamento. Chamaram ‘arquero’, que é goleiro, em espanhol. Depois começaram a fazer o gesto para mim. Eu estava focado, porque temos que dar entrevista para todas as televisões. Vi que o Pedro (Souza, fotógrafo do Galo) estava tirando as imagens, procurei ficar calmo naquele momento, porque eu sei que estávamos reunindo algumas provas ali. Infelizmente, isso vem acontecendo no continente sul-americano. Não são todos, mas sabemos que ainda passamos por isso (…) Uma pessoa fez, mas vários gritaram. Eu ouvi vários gritando, usando palavras como macaco. Todos somos iguais, não tem diferença de pele, cor e sangue. Precisamos ter mais amor ao próximo.”

A última frase resume tudo.

Foto: Reprodução/ Galo TV / Pedro Souza

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.