– Deu tudo certo ao Massa Bruta / Toro Loko: Red Bull Bragantino 4×0 Flamengo e as ações paralelas (10 ítens).

Dias de paz ao Red Bull Bragantino, após uma convincente vitória contra o Flamengo.

Havíamos comentado dias atrás a maré ruim física que o time estava passando: o capitão Léo Ortiz ainda lesionado, a operação de Luan Cândido, as contusões de outros titulares como Natan, Helinho, Raul e do destaque Bruninho, além da infelicidade de Lucas Cunha e Nacho Laquintana (portanto, mais de meio time titular machucado).

Acrescente: a suspensão automática do goleiro Cleiton, além da indisponibilidade de Hurtado e Léo Realpe (jogaram pelo Equador) e a volta de Thiago Borbas (Uruguai).

E não é que, ainda assim, venceu por 4 gols, com 36 chutes ao gol?

A “maré de azar”, por sorte e por competência, virou. Veja em 10 pontos que últimos afortunados dias e algumas ações:

1- O time feminino venceu por 5×2 a UDA e garantiu às “bragantinas” (como as jogadoras são chamadas) o acesso ao Brasileirão da Série A.

2- O CT no entroncamento das rodovias Fernão Dias e Dom Pedro está ganhando corpo, tendo muitas fotos divulgadas pela imprensa local nessa semana– e deve ser um dos maiores da América do Sul (vide o projeto aqui: https://professorrafaelporcari.com/2022/06/28/o-projeto-do-ct-do-red-bull-bragantino/).

3- A divulgacão do “Estádio Reserva”: com R$ 28 milhões, o clube transformará a praça esportiva Cícero de Souza, reformando-a em “mini-arena” para disputar os torneios profissionais, enquanto reformará o seu estádio. Quando não precisar mais dele, devolverá ao município com todas as benfeitorias.

4- O amadurecimento do projeto da Nova Arena Nabi Abi Chedid, com estacionamento subterrâneo e outras benesses: https://www.lance.com.br/galerias/voce-vai-ficar-doido-com-a-arena-que-a-red-bull-vai-fazer-para-o-bragantino-veja-fotos/#foto=18

5- A inauguração do lounge “Casa Red Bull”, um evento que parou a cidade na última 3ª feira, vide aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/06/21/casa-red-bull-bragantino/

6- A bem pensada transição de Thiago Scuro para Diego Cerri: o CEO, ao ter a proposta do Mônaco e acertar sua saída, se comprometeu em fazer o processo de contratação de um substituto pelos critérios da matriz Red Bull, passar o bastão e fazer a integração com a Áustria, onde ambos estiveram nessa semana.

7- O acerto do aluguel da Neoquímica Arena para os jogos da Copa Sulamericana (por conta da exigência do regulamento), caso se confirme o primeiro lugar em seu grupo (já que dificilmente o segundo colocado, o Estudiantes de La Plata, conseguirá tirar a diferença de pontos e de gols).

8 – A solidificação da campanha publicitária na TV chamada de “Força Interior”, onde exalta a identidade local do clube com a comunidade de Bragança Paulista, e ao mesmo tempo, buscando a identificação do Interior. Ela mescla outras campanhas na cidade, onde mostra o clube como agente também global, com as equipes co-irmãs Leipzig, Nova Iorque e Salzburg.

9 – A busca do público “esquecido” pelos grandes clubes: as ações mercadológicas que buscam crianças, mulheres e famílias em geral nos estádios. É notório o número de jovens nos jogos (especialmente o de garotas) e de crianças (principalmente pelas fan-fests infantis). Fica a sugestão aos institutos competentes à pesquisa: “em percentual, quem leva mais torcedoras e jovens em seus jogos?” Os planos de sócio-torcedor ajudam muito (em especial: o de R$ 24,90 que permite a assistir QUALQUER jogo em Bragança Paulista por esse valor – coloque no papel quanto custaria por mês se você adquirir um jogo avulso…).

10 – A mentalidade de que “não queremos times com rixas”. A busca é acabar com a mentalidade de “clube de futebol” e de transformar em “empresa de entretenimento esportivo”: acabou o tempo de ter “rivais”, mas sim de adversários, pelo simples motivo da disputa. Em tese, quer ter seu torcedor e outros admiradores (que serão possíveis consumidores da marca). Isso tem funcionado bem, em especial na divulgação da marca na América do Sul.

Informação: Mário Gomez, o ex-jogador da seleção alemã, esteve no estádio acompanhando o jogo (ele tem um importante cargo diretivo na Red Bull) juntamente com Diego Cerri, o novo CEO.

Por fim: parabéns ao treinador Pedro Caixinha, que consegue extrair o máximo de cada jogador e entende muito bem as características de cada um (mesmo com tantos desfalques). Me recordo dos últimos dias, onde duas coisas marcantes surgiram em entrevista: a de que seria importante o jogador brasileiro conhecer melhor a “tática de jogo” (coisa que os argentinos entendem melhor, mesmo sem terem a mesma técnica daqui, segundo ele) e a da “necessidade em não se reclamar da arbitragem e focar no jogo” (aqui: https://wp.me/p4RTuC-MeV).

Em tempo: O árbitro Anderson Daronco, mesmo com tantas substituições e gols, encerrou a partida aos 45 minutos. Os acréscimos são OBRIGATÓRIOS

Atualizando: Quando perguntado sobre o primeiro gol ser de jogada ensaiada ou não, Pedro Caixinha disse: “meu assistente Pedro Malta, assistindo aos jogos do Flamengo, percebeu que eles tinham dificuldade ‘nas jogadas quando iam para a segunda trave’, e entendemos que precisávamos de um ‘jogador inesperado fazendo a rotação’ para chegar sozinho ali”.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.