Quando o árbitro erra a 1 minuto de jogo, você tem pelo menos 89 minutos para correr atrás do prejuízo. Mas quando você erra aos 52 minutos do 2º tempo, fica difícil. Especialmente se o jogo estiver empatado, e esse erro resultar num gol ao adversário.
Vamos lá: o gol de Maurício (que determinou a vitória ao Colorado) aconteceu de maneira ilegal. Explico:
A bola é lançada a Jean Dias (38, INT). Ele passa pelo goleiro Santos (1, FLA) e, ao sentir a proximidade de Everton (11, FLA), se joga descaradamente para cavar o pênalti. Ali, o árbitro Ramon Abel Abatti deveria parar o jogo, aplicar Cartão Amarelo ao jogador (por simulação, que é uma punição prevista na regra), e marcar tiro livre indireto ao Flamengo.
Ao não marcar a simulação, eis que a bola sobrou para Maurício (27, INT), que fez o gol da vitória no 7º minuto dos acréscimos do 2º tempo.
E como diferenciar a simulação da queda natural de jogo, para a punição?
- Se o jogador cair por um tranco legal, ele pode até reclamar que não deve receber cartão amarelo (pois ele não simulou, e pode ter entendido, no calor da partida, que houve força excessiva). O jogo segue sem marcação de nada, e a única condição de aplicar o Amarelo é se ele insistir e exceder nas reclamações.
- Se o jogador cair por uma consequência qualquer do ataque (ou seja, de maneira não-deliberada), segue o jogo normalmente. Não é simulação, é casualidade da partida, algo normal do esporte.
- Se o jogador cair porque se jogou (é um ato deliberado), como fez Jean Dias, o jogo deve ser paralisado, aplicado Cartão Amarelo (é um unfair play) e o jogo reiniciado com tiro livre indireto ao defensor. Aqui, independe de reclamar pênalti ou não, pois o ato descarado de se jogar é uma forma de jogar a torcida contra o árbitro, de ludibriá-lo, e vai contra o Espírito da Regra (de ser um esporte com disputa leal).
Errou o jovem e recém-promovido árbitro da FIFA.
O jogador não simulou, ele caiu e ja levantou em seguida, CHUPA FLAMENGO
CurtirCurtir
Como não sou flamenguista, mas árbitro, te explico: o movimento de se atirar no chão (ele não foi desequilibrado por um adversário , pois se fosse, seria pênalti) é simulação na regra do jogo. Ele não caiu por dividida, tranco ou disputa de bola. Isso se chama “atirar-se deliberadamente”, e é para TLI com CA.
CurtirCurtir
Era lance para o VAR?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sobre a bola na mão de Gerson algum comentário?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Todo gol, o VAR analisa o contexto. Certamente viu isso, e não fez observação ao árbitro pois entendeu ser decisão de campo a interpretação da simulação.
CurtirCurtir
Se tiver um link do lance, me envie por aqui que já te digo algo.
CurtirCurtir
Se tiver um link do lance, me envie por aqui que já te digo algo???? se arrumou o link desse da materia , arruma da mao do gerson
CurtirCurtido por 1 pessoa
Arrumei e explico aqui: https://youtu.be/Zc0Y64jT2CM
CurtirCurtir