Minha participação na Jovem Pan no último sábado: repare que nesse vídeo de apenas 1’30”, tem a antecipação do cartão amarelo ao Roger Guedes e o cartão vermelho ao Abel!
Assista em: https://youtu.be/fIPfIDpZrs8
Minha participação na Jovem Pan no último sábado: repare que nesse vídeo de apenas 1’30”, tem a antecipação do cartão amarelo ao Roger Guedes e o cartão vermelho ao Abel!
Assista em: https://youtu.be/fIPfIDpZrs8
É hora de dormir!
A gatinha já desmaiou de sono… agora é a minha vez!
Boa noite!
O renomado professor e consultor Stephen Kanitz, em seu blog, tratou de um tema de difícil resposta, devido à percepção particular de quem é indagado: o que move / influência a sua vida?
Muitas vezes, os valores familiares são o mote da nossa conduta. Outras, o ambiente em que estamos inseridos ou até mesmo a nossa carga genética.
Quando tal questão é feita para nós, podemos dar respostas com vieses, não retratando a realidade – e isso não acontece por maldade, mas pelas influências que recebemos.
Enfim: já percebeu que podemos estar vivendo (ou ver pessoas que vivem) realidades alternativas, falsas ou ilusórias? Há aqueles (até nós mesmos) que vivem “num mundo a parte”?
O texto de Kanitz fala do comportamento do indivíduo, de gestão e administração, de valores e outras coisas importantes. Embora ele esteja carregado de uma alta carga de críticas à ideologia de Esquerda (não sou de Direita tampouco de Esquerda, sou sensato nesse mundo de “extremados e extremistas”), citando até mesmo alguns notórios políticos do país, vale a pena a leitura para entender a necessidade de compreensão das relações humanas – da demagogia à realidade.
Extraído de: https://paper.li/StephenKanitz/stephen-kanitz#/
QUAIS SÃO AS PREMISSAS QUE TE GUIAM NA VIDA?
Se você não sabe como o mundo funciona, você nunca saberá como se inserir no mundo que te cerca.
Você será um desajustado social, um alienado, como são tantas pessoas como Eduardo Suplicy, Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias.
Esse é o maior problema de ser de Esquerda.
Eles vivem brigando com um mundo que sequer entendem.
A maioria nem conhece um contador, um administrador, um empreendedor, um operador logístico, para lhes explicar a dificuldade no Brasil de se produzir bens e serviços para os outros.
Vivem cercado de artistas, sociólogos, ativistas políticos, e funcionários públicos. Não tem a menor noção como a mamãe consegue colocar todo dia um prato de comida.
Pior, devido à endoutrinação escolar eles, como você, correm o risco de só descobrirem como o mundo funciona no fim da vida, quando aí já é tarde.
É por isso que tantos esquerdistas entram em depressão na velhice.
Morrem amargurados e fracassados.
Só descobrem que estavam totalmente errados quando velhos, vide as lamúrias de esquerdistas arrependidos, que são muitos.
De fato, não é fácil descobrir como o mundo funciona.
Quando você é jovem, é jovem demais para ter certeza de algo tão profundo assim.
Por isso pais, especialmente avós, são tão importantes.
Mas infelizmente no Brasil, a Esquerda ensina nossos jovens a duvidarem da família, do chefe imediato, de quem produz, das empresas que promovem a cooperação humana, da comunidade que solidariza com seus vizinhos, da força criativa do indivíduo, da compaixão humana.
Faz com que acreditem somente em Karl Marx, o parasita da fortuna do próprio pai, dele e do pai do Engels.

Assista esse lance abaixo e responda: isso aconteceria no Brasil?
Em: https://twitter.com/_NSenseFootball/status/1647970861608050691
Noruega 🇳🇴: o atacante do Brann desistiu do lance ao ver o zagueiro do Odd se lesionar no meio da jogada. No fim das contas, o Brann perdeu por 2-0pic.twitter.com/sKLKnhqtwQ
— Non Sense Football (@_NSenseFootball) April 17, 2023
Novos estudos mostram que dormir bem é uma questão fundamental para ter boa saúde. Veja o que pode ocorrer ou não de acordo com as quantidade de horas de sono que nos permitimos,
Extraído de: Folha de São Paulo, 23/04/19, Caderno Equilíbro, Pg 1.
DORMIR POUCO VIRA EPIDEMIA SILENCIOSA; SONO NÃO PODE SER UM LUXO, DIZ CIENTISTA
Por Fernanda Ezabella
Vai deixar para dormir quando morrer? Para Matthew Walker, tal conselho pode ser mortal. O pesquisador britânico e professor de neurociência e psicologia apresentou na quinta (18) uma série de pesquisas que ligam a privação do sono a inúmeros problemas de saúde, incluindo tumores, mal de Alzheimer e ataques do coração.
O pesquisador diz que é hora de reivindicar nosso direito de dormir direito sem sentir vergonha ou ser chamado de preguiçoso. “É uma epidemia silenciosa que está se tornando rapidamente um dos maiores problemas de saúde pública do século 21.”
“Vou começar falando de testículos”, provocou Walker em sua palestra no TED em Vancouver. “Homens que dormem apenas cinco horas por noite têm testículos significantemente menores de quem dorme sete horas ou mais. E aqueles que dormem com frequência apenas quatro ou cinco horas têm um nível de testosterona de alguém dez anos mais velho.”
Fundador e criador do Centro de Ciência do Sono Humano em Berkeley, Walker disse que problemas também são vistos no sistema reprodutivo feminino. Além disso, dormir seis horas ou menos por noite afeta o cérebro e suas funções de memória e aprendizado e diminui em 70% células do sistema imunológico.
“Nos últimos dez anos, aprendemos que você precisa dormir depois de aprender para apertar aquele botão de salvar e não esquecer suas memórias”, disse. “E recentemente aprendemos que você também precisa dormir antes de aprender para preparar seu cérebro. Ele é como uma esponja seca prestes a ficar molhada de conhecimento. Sem dormir, o circuito da memória no seu cérebro fica molhado o tempo todo e não consegue absorver nada novo.”
O pesquisador explicou que ondas cerebrais “grandes e poderosas” acontecem durante os estágios de sono mais profundo. “Funcionam como uma transferência de arquivos, de um reservatório vulnerável de memória curta para um armazenamento mais permanente no cérebro para protegê-la”, explicou.
A descoberta trouxe evidências em 2018 de que a piora no sono que experimentamos quando envelhecemos pode estar contribuindo para nossa falta de memória e até mesmo para o surgimento do alzheimer.
Seu centro de pesquisa está desenvolvendo técnicas para melhorar o sono profundo e, infelizmente, a solução não estão nas pílulas de dormir. “São instrumentos que não produzem sono natural”, avisa.
Um dos métodos é baseado na aplicação de uma pequena voltagem de estimulação no cérebro. Quando feito durante o sono de jovens adultos saudáveis, é possível ver a ampliação das ondas cerebrais, dobrando os benefícios na retenção de memória e aprendizado.
“Agora estamos estudando como aplicar essa tecnologia a adultos mais velhos ou com demência para ajudá-los em suas funções de aprendizado e memória”, disse Walker.
O pesquisador também mostrou como dormir mal afeta até mesmo seus genes. Num estudo com adultos saudáveis, as atividades dos genes foram comparadas em dois cenários: uma semana de sono limitado a seis horas e uma semana de sono de oito horas.
Cerca de 700 genes tiveram suas atividades “distorcidas” diante de pouco sono. Metade deles teve suas atividades aumentadas, e a outra, diminuída. Os genes que foram desligados eram associados ao sistema imunológico, enquanto os que foram “aumentados” eram ligados a inflamações, tumores e estresse.
Além do conselho de não beber álcool e cafeína ou pelo menos reduzir seu consumo, Walker deu duas dicas para uma boa noite de sono: regularidade e temperatura ambiente entre 16 e 18 graus.
Para Walker, dormir não pode ser um item de luxo porque é uma necessidade biológica não negociável.
“Dizimar o ato de dormir nas nações industrializadas está tendo um impacto catastrófico na nossa saúde e na educação e segurança de nossas crianças.”
OS PROBLEMAS DA FALTA DE SONO
Memória
Dormir seis horas ou menos por dia afeta o aprendizado. Pode também contribuir para o mal de Alzheimer
Reprodução e hormônios
Homens que dormem apenas cinco horas têm testículos e níveis de testosterona menores
Imunidade
Dormir seis horas ou menos reduz em 70% as células do sistema imunológico. Inflamações, tumores e estresse parecem estar ligados também à falta de sono
Dicas para dormir bem
Matthew Walker dá o conselho clássico de evitar álcool e cafeína, especialmente à noite, mas indica duas coisas importantes: regularidade e temperatura baixa no quarto, entre 16 e 18 graus
O pesquisador também diz que é importante dormir em um quarto totalmente escuro, evitar celular e tablets na cama e levantar e ir para outro cômodo se você não conseguir dormir depois de 15 a 20 minutos.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida. Quem conhecer o autor, informar para crédito na postagem.
O que aconteceu com o Tupperware?
Costumeiramente, as pessoas levam para casa “potinhos de bolo” para casa nesses recipientes. Mas como a empresa entrou em crise?
Muito interessante, extraído de: https://tab.uol.com.br/colunas/matheus-pichonelli/2023/04/16/como-o-tupperware-hoje-em-crise-virou-simbolo-da-hospitalidade-brasileira.htm
COMO O TUPPERWARE, HOJE EM CRISE, VIROU SÍMBOLO DE HOSPITALIDADE
Por Matheus Pichonelli
“Oh, meu Deus.”
A interjeição encerrava uma longa discussão, permeada por um pequeno empurra-empurra, à beira da porta.
Com uma travessa que poderia alimentar um batalhão do exército em incursão na selva, mal percebi o constrangimento do total de duas visitas avessas a levar para casa ao menos um naco do nosso bolo de cenoura.
Percebi, ao fim do diálogo, que havia herdado não só os potes e as receitas da vó Olga, mas o poder da insistência e da oratória: “Leva, tem muito só para nós. Vai que dá fome na viagem. E outra: se ficar aqui vai estragar tudo.”
Os argumentos não eram dos mais felizes, mas num país em que sobras e pecados andam de mãos dadas o recurso serviu como cartada final: pela janela do carro, as visitas agradeciam mas se questionavam o que fariam com aquele carregamento com cobertura de chocolate dividido em um conjunto de Tupperware.
“Na volta você me traz.”
Como faziam (e fazem) meus tios e minhas tias, o recurso é ainda hoje uma espécie de pré-contrato. Garantia de que os Tupperwares e as visitas voltariam em breve. Com as embalagens lotadas até a tampa de outras iguarias, de preferência.
Quem acompanhou a oscilação da Bolsa nos últimos dias provavelmente se assombrou ao saber que as ações da empresa responsável pela fidelização das visitas no Brasil chegaram a cair 50% na segunda-feira (10).
A empresa, com sede nos EUA, está à beira da falência — e, com ela, ficamos a um fio de ver desaparecer de nossas cozinhas um sobrevivente das mudanças culturais e estéticas que desgraçadamente já varreram da vista as jarras de abacaxi, os pratos duralex, o copo americano (que não é americano e aceita de café a cerveja, não exatamente nessa ordem), os galos do tempo, a caneca de ágata e o jornal impresso.
Para muita gente (eu, pelo menos), tão surpreendente quanto saber da decadência da empresa foi descobrir que ela é uma invenção americana, e não o primeiro cartão postal do Brasil que os visitantes portugueses avistaram quando chegaram por aqui em caravelas. (Fosse no século 20, os colonizadores encontrariam minha avó com os potes enfileirados e avisando que tinha acabado de passar um café.)
A empresa foi fundada em 1946 por um engenheiro de New Hampshire chamado Earl Tupper.
Sim, o nome da invenção, em tradução livre, significa “louça de Tupper”.
Minha sogra, que no momento em que escrevo organiza as embalagens plásticas de casa, guardadas na gaveta mais nobre e profunda da cozinha, ainda se lembra das “festas do Tupperware” em meados da década de 1970.
Assim como nos EUA, os produtos não eram vendidos em lojas físicas, mas a partir de revendedoras (tipo da Avon) que apresentavam as novidades em reuniões com amigos e vizinhos.
Nesses encontros, me conta aqui a minha sogra, cada participante levava uma iguaria para ser guardada nos potes de plástico e testar sua viabilidade. Havia também jogos e gincanas. Quem acertasse ou vencesse os desafios, levava um kit para casa.
Por um tempo, a ostentação de Tupperware era símbolo de status: não eram produtos baratos em um país onde geladeira ou mesmo comida de sobra eram privilégio de poucos.
Pois é: naquele tempo nem era preciso botar uma Poltrona Charles Eames na sala para impressionar as visitas e ouvir: “Eita, os caras tão bem, hein?”
Bastava um bolo no pote de plástico.
Ouço ainda hoje dos parentes mais velhos que eles e seus pais já passaram “muita vontade na vida” (leia-se fome) e que cozinhar além da conta não é exagero, mas sinal de fartura.
Não tem quem saia ileso de uma visita do tipo.
“Melhor sobrar do que faltar”, dizem 11 em cada 10 parentes que visitamos no fim do ano. A lógica tem uma pergunta embutida: por que cozinhar no dia seguinte se podemos requentar o almoço de ontem?
O problema é quando o almoço do dia 1º de janeiro dormita em um Tupperware no fundo da geladeira até a Páscoa.
Na vida adulta, poucos debates são tão acirrados entre os casais quanto os que precedem a decisão: “E aí, jogamos o estrogonofe do ano passado junto com o Tupperware ou você tem coragem de abrir e lavar?”
Nunca é uma escolha fácil.
Earl Tupper provavelmente não imaginava que sua invenção, ao longo dos anos, representaria tanto o brasileiro quanto o samba e o carnaval.
As razões para o declínio são muitas: da concorrência com embalagens estrangeiras, mais baratas e acessíveis, à noção, ambientalmente correta, de que comida boa e fresca deve ser consumida na hora e/ou descartada junto com suas embalagens e canudos de papel.
Por aqui, já fazemos isso com os pratinhos de papelão que servem tanto para segurar bolo quanto para tapar, num sanduíche improvisado, os brigadeiros da festa.
“Leva pra sua mãe” é mais que uma lembrança: é uma declaração de amor.
Com alto valor calórico, mas é.
Falta saber como vamos fidelizar as visitas após o almoço de um domingo comum se as Tupperware forem engolidas pela modernidade líquida.
Na minha gaveta recém-organizada, observo as embalagens que acompanham cada fase da vida de cada integrante da casa. Tem lá uma lancheira de Panda, uma forma quase centenária de ovos para microondas, um copo térmico do Naruto, mais útil e mais antigo do que qualquer copo Stanley, e outras marcas do amor entre os nossos lençóis de mesa.
Não sei quantos daqueles objetos têm o selo Tupperware, mas já imagino o hype das peças originais no futuro próximo.
Nas feiras de antiguidades, estarão na mesma prateleira do vinil, do walkman, do Game Boy e dos Óculos do Chaves.
Imagem: Getty Images
Já que não temos sol no entardecer de hoje, vai esse outro, direto do aeroporto de Bragança Paulista, clicado ontem.
Como não se inspirar com a beleza da #natureza?

🌄 📸 🌗 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#fotografia #sol #sun #sky #céu #nature #horizonte #paisagem #landscape #inspiração #mobgrafia #XôStress
Eu sempre costumo falar aos meus alunos, sejam eles de Administração, Empreendedorismo ou qualquer outra disciplina: ouçamos tudo e a todos, e filtremos as informações válidas para termos condições de opinar.
Ler e conhecer todos os lados é importante para nosso espírito crítico!
Uma mensagem, abaixo:
Assista o vídeo abaixo e role a tela na sequência:
Imaginando que o vídeo seja verdadeiro (eu o recebi como “Cássio vai ver no monitor do jornalista o lance de Roger Guedes, enquanto Daronco vai ao VAR”), o que fazer?
Repito: não sei se é referido ao jogo Corinthians 2×1 Cruzeiro, nem estou afirmando que aconteceu como enunciado quando recebi, mas… supondo que foi isso mesmo o que aconteceu, para fins educativos, quais atitudes do árbitro?
O que a Regra 4 diz?
Dessa forma (de novo, SE for isso algo verídico), Cássio deveria ter sido advertido com cartão amarelo e o jornalista relatado como agente externo que interferiu no jogo (imagino que a Aceesp tomaria providências).
A pergunta é: isso realmente aconteceu? E se sim, no momento citado do jogo?
Sobre comunicação entre atletas ou comissões técnicas, compartilho: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2017/04/06/os-bilhetinhos-de-rogerio-ceni-pode-ou-nao/
Professores e instituições de ensino devem zelar pela ética e serem exemplos de ações positivas.
Sendo assim, o que dizer das IEs que fraudaram o FIES, desviando quase 20 milhões de reais?
Como educar um país, se educadores deseducam com a corrupcão…? Que a “Operação Falsa Tutela”, que visa descobrir esses golpes, recupere o dinheiro.

Imagem extraída de: https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/falsa-tutela-veja-as-instituicoes-investigadas-por-supostos-fraudes-no-fies/
Maurício de Sousa pode ser indicado a uma cadeira da ABL (Academia Brasileira de Letras). Porém, seu adversário é James Akel, que alega o fato de “gibi não ser literatura”.
Questionado se já leu gibis da Turma da Mônica, ele disse que:
“Claro que sim, mas depois de já ter aprendido a ler e a escrever, com o uso dos livros de verdade. Fico assustado quando dizem que os brasileiros se alfabetizam com a Turma da Mônica. Defender isso é uma incongruência.”
(entrevista em: https://veja.abril.com.br/cultura/gibi-nao-e-literatura-diz-james-akel-que-disputa-vaga-na-abl/)
Minhas duas filhas foram alfabetizadas com a ajuda dos gibis. Amamos ler (ou quase ler) juntos!
E sabe qual a ironia?
James Akel tem apenas um livro escrito (sobre Marketing no setor hoteleiro), e ele deu essa entrevista justamente quando Maurício de Sousa estava sendo premiado pela sua vasta obra no Japão…
Se Machado de Assis, um dos imortais da ABL, ainda vivo fosse, ele escolheria James Akel ou Maurício de Sousa?
Na foto, minha filha Marina, quando pequena, e os seus gibis.
Toda vez que venho à USF e vejo esse São Francisco de Assis de braços abertos, não consigo deixar de me sentir acolhido.
O “Irmão Sol”, provavelmente, foi o santo que mais tentou imitar o Cristo. Só a sua lembrança já me traz paz…
Que ele nos abençoe hoje e sempre. Amém.

Quando você fala em “jogadores históricos” do Atlético Mineiro, automaticamente se lembrará de Reinaldo, Éder Aleixo, Dadá Maravilha, entre outros.
E não é que na inauguração da Arena MRV, novo estádio do Galo, “esqueceram” de convidar o Dadá?
Obvio, algo aconteceu para que ele não fosse convidado. Mas o que os gestores do Galo e/ou a Arena, se perguntarem o motivo da ausência de Dadá, justificarão?
Nem entrevista ao jornalista Milton Neves, Dadá Maravilha disse:
“Eu não fui convidado e fiquei muito chateado. Todo mundo sabe que sou atleticano, faço tudo quanto é entrevista com a camisa do Galo. Minha sorte é que Deus me deu filhos maravilhosos que me defendem. Mas confesso que há muito tempo eu não chorava, mas hoje eu chorei”.
Lamentável…

Imagem extraída de: https://aqui.uai.com.br/esportes/ha-muito-tempo-eu-nao-chorava-diz-dada-maravilha-sobre-ser-esquecido-pela-arena-mrv/
Boas estratégias não funcionam se não forem bem executadas. A estratégia perfeita pode ser a de “desmontar o cavalo morto”.
Explico essa metáfora com o ótimo artigo (abaixo) que serve para administradores e pessoas que insistem em certos erros,
Extraído de: http://www.jj.com.br/colunistas-1711-murro-em-ponta-de-faca-
MURRO EM PONTA DE FACA
Por Álvaro Zomignani
Ninguém duvida da importância de se estabelecer excelentes estratégias visando à obtenção de um sucesso excepcional, mas há um fator, em geral esquecido e raramente questionado pela falta de sucesso: a execução. A boa execução do plano é a clara força por trás das conquistas.
Apesar dos pequenos empresários serem ótimos na adoção de novas ideias de marketing, não são tão bons para a sua execução. Uma excelente estratégia sem uma boa execução não alcança os resultados desejáveis. A execução ruim é um obstáculo significativo aos negócios, assim como em tudo na vida. Para obter a melhor chance de sucesso, você deve olhar o que está fazendo.
Talvez você esteja utilizando uma estratégia que funcionou, mas que não serve mais para fazê-lo alcançar a zona vermelha 20 metros finais que o jogador tem de correr para marcar o ponto, no futebol americano. É a parte mais difícil de chegar. Apesar da implantação da estratégia ser crucial, esta não é menos importante. Se você implantar um método fraco, mesmo com perfeição, é provável que também não atinja a meta almejada. O objetivo é desenvolver táticas pensadas e planejadas, baseadas em possibilidades reais para o seu negócio. E somente então, implantá-las.
O problema real ocorre quando as empresas tentam executar um plano focado na execução de estratégias ultrapassadas ou pobres. Como dizia um velho ditado, “você pode estar dando murros em ponta de faca”. Os resultados que você procura não mudaram, mas as estratégias que utiliza não são mais eficazes.
Existe um provérbio dos índios Dakota – uma ramificação dos Sioux – que passou de geração para geração: “ao descobrir que estamos cavalgando um cavalo morto, a melhor estratégia é desmontar”. É um bom conselho, mas ignorado, especialmente por aqueles cuja atitude é “sempre fizemos assim”.
Existe uma lista anônima de estratégias (ou planos de negócios) tipo “cavalo morto”, que muitas empresas adotam quando não conseguem obter mais os resultados desejados:
1. Comprar um chicote mais forte.
2. Trocar os cavaleiros.
3. Ameaçar o cavalo, com determinação.
4. Nomear um conselho para estudar o cavalo.
5. Organizar visitas a outras áreas a fim de ver como cavalgam os cavalos mortos.
6. Contratar terceiros para cavalgar o cavalo morto.
7. Aproveitar diversos cavalos mortos ao mesmo tempo para aumentar a velocidade.
8. Fazer um estudo gerenciado, para ver se cavaleiros mais esclarecidos aumentariam a produtividade.
9. Declarar que um cavalo morto possui menor sobrecarga e, por isso, tem um melhor desempenho.
Vale a pena pensar nessa metáfora, não acha?
ÁLVARO ZOMIGNANI é economista, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), consultor de empresas e diretor da AZ Solution Consultoria Empresarial

Freiras da Congregação das Missionárias da Caridade (Ordem de Madre Teresa de Calcutá) foram expulsas da Nicarágua, que as considerou… terroristas!
E ninguém fala nada dessa ditadura de Daniel Ortega, que persegue os católicos a bel-prazer?
NICARÁGUA EXPULSA FREIRAS NA MAIS RECENTE REPRESSÃO À IGREJA CATÓLICA E OPOSIÇÃO
As freiras, cidadãs costa-riquenhas, administravam uma casa de repouso no país; desde 2018, milhares de nicaraguenses fugiram para evitar perseguição após repressão de protestos contra o regime que matou centenas de pessoas
Duas freiras que trabalhavam em uma casa de repouso na Nicarágua foram expulsas do país esta semana, em meio a uma repressão de longo alcance contra líderes da oposição, jornalistas e a Igreja Católica por parte do governo do presidente Daniel Ortega.
O presidente autoritário mirou no clero de seu país, chamando os bispos da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) de “terroristas”. Ortega acusa a Igreja Católica de apoiar protestos antigovernamentais em 2018, que seu governo rotulou de “tentativa de golpe”.
As freiras, ambas cidadãs costa-riquenhas, chegaram à Costa Rica na quarta-feira (12), segundo a Diocese de Tilarán-Libéria.
As irmãs Isabel e Cecilia Blanco Cubillo, da congregação Dominicas de la Anunciata, administravam uma casa de repouso na Nicarágua, segundo o bispo Manuel Eugenio Salazar Mora.
Salazar Mora pediu aos apoiadores que orassem pela igreja e por um bispo da Nicarágua chamado Rolando Álvarez, que foi preso em fevereiro.
O sistema de justiça da Nicarágua condenou Álvarez, um crítico veemente do governo, a mais de 26 anos de prisão por crimes como minar o Estado e a sociedade nicaraguense e por supostamente espalhar notícias falsas.
Sem defesa, o bispo não conseguiu refutar as acusações.
Na quarta-feira, um grupo de freiras trapistas da Nicarágua, que deixou o país no final de fevereiro, também disse que o governo havia confiscado seu mosteiro e o entregou ao Instituto Nicaraguense de Tecnologia Agropecuária.
A CNN está buscando uma resposta do governo sobre os dois casos.
Ortega e seu governo desencadearam uma campanha de terror político no país.
Dezenas de milhares de nicaraguenses fugiram de sua terra natal para evitar a perseguição desde 2018, quando o governo de Ortega reprimiu protestos generalizados contra o regime, matando centenas de pessoas, ferindo milhares e detendo muitas arbitrariamente, de acordo com a Human Rights Watch.
Na época, os manifestantes e suas famílias às vezes buscavam refúgio de ataques de forças pró-governo dentro das igrejas e catedrais do país.
Os bispos da Conferência Episcopal também participaram como mediadores do diálogo nacional, reunindo diferentes setores sociais com o governo na tentativa de buscar uma solução pacífica para o conflito político.
Ortega reivindicou um quinto mandato como presidente em 2021. Em junho daquele ano, seu governo começou a usar uma vaga lei de segurança nacional como justificativa para prender candidatos presidenciais da oposição, líderes da oposição, jornalistas, ativistas de direitos humanos e outros antes das eleições de novembro.
Em fevereiro, o governo da Nicarágua libertou mais de 200 presos políticos, muitos dos quais chegaram aos Estados Unidos.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
Nicarágua expulsa freiras da ordem fundada por Madre Teresa de Calcutá (extraído de G1).
Os prédios sumiram, a cidade desapareceu, e só se enxergam as construções mais próximas.
Viva a chuva!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Para a arbitragem da 2ª rodada da Copa Sulamericana, teremos como árbitro para o confronto entre o Massa Bruta / Toro Loko vs “El Papagaio Orientito”, Francisco Gilabert como árbitro, tendo como VAR Ângelo Hermasilla (ambos do Chile).
Francisco Giuliano Morales Gilabert completará 41 anos no dia 30 de abril. Está apenas no seu segundo ano como árbitro da FIFA, e será sua estreia num jogo internacional como árbitro principal (assim como ocorreu com o jovem Mathias de Armas, uruguaio, no jogo do Tacuary – e que foi muito bem).
No Chile, tem histórico de poucos cartões amarelos e de alguns cartões vermelhos contestados. A torcida do Colo-Colo não quer vê-lo nem “pintado de ouro” pela frente, pois considera que o juizão sempre erra contra eles. Aliás, está com a idade avançada para a entrada ao quadro internacional.
(Sobre isso, vide aqui: https://dalealbo.cl/colocolo/Las-dos-grandes-polemicas-de-Francisco-Gilabert-con-Colo-Colo-20230301-0021.html).
Torço para um bom jogo e uma ótima arbitragem.
Acompanhe conosco o jogo do Red Bull Bragantino x Oriente Petrolero pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Terça-feira, 18/04, 19h00. Mas desde às 18h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

Foto extraída de Agência Uno.
Deliciosas frutas preparadas com amor e carinho paras as filhotas.
Hoje temos mexerica, pêssego, kiwi, pêra e manga.
Quem vai querer?

🍊 🍑 🥝 🍐 🥭 #fruits

José Horta Manzano – Geopolítica, francamente, não é o forte de Luiz Inácio. Ele tem razão quando percebe que o caminho para transformar o Brasil de …
Continua em: Geopolítica segundo Lula
Como fotografar é um grande prazer, apareceu na linha do tempo esse amanhecer jundiaiense.
Tem coisa mais bonita que o sol nascendo?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress
Do Papa Francisco, via Twitter, há 3 anos (mas extremamente atual):
“Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem e contagiemos o próximo com o mesmo bem.”
Você contagia as pessoas com o quê?

Imagem extraída da Internet, autor desconhecido.
Para minha semana ser boa, preciso olhar constantemente para esse sorriso puro e carinhoso…
Ele me dá ânimo e certeza para continuar a caminhada!
🥰 #PaiDeMeninas #Amor #Carinho #Sorriso
O que deu certo com os árbitros neste começo de Brasileirão:
O que deu errado:
A questão é: manter-se-á o que deu certo e melhorará o que deu errado?
Na última rodada saberemos…
Em tempo: A CBF deu palestra sobre as Regras e Orientações a 19 times da Série A. Roger Guedes alegou que “não falaram para ele sobre a arbitragem ser tão rigorosa” (provavelmente, não prestou atenção). O único clube dos 20 da 1ª divisão que não teve uma palestra presencial ou virtual foi o Palmeiras, que alegou dificuldade em datas (mas recebeu o material impresso).

Imagem extraída de: https://portalmorada.com.br/brasileirao-2023-tem-inicio-neste-sabado/

Publicado originalmente em ilpensierononlineare:
Musical/Mente: gli effetti della musica sui bambini.
La vita dell’essere umano è scandita fin da subito (dall’esperienza intrauterina), dalla presenza del ritmo. Le esperienze prenatali includono infatti la regolare presenza del battito cardiaco e del respiro materno; esperienze a cui seguirà dopo la nascita l’uso di tutta una serie di “suoni” che chi si prende cura del bambino, userà per comunicare con quest’ultimo/a. Tra i primi suoni utilizzati per comunicare o attirare l’attenzione del bambino, abbiamo l’uso delle filastrocche o ninnenanne.
Le filastrocche o comunque tutte quelle canzoncine usate, sono di solito caratterizzate da elementi comuni ovvero: estrema regolarità, semplicità e ripetitività. Si tratta in sostanza di canzoncine molto semplici (sia dal punto di vista ritmico che melodico), che riescono a creare come una sorta di sospensione, di attesa, un “prima o poi qualcosa accadrà”, che riesce a tenere i bambini calmi e sereni, analogamente a quanto accadeva quando nell’esperienza intrauterina erano cullati e coccolati dal suono della voce materna.
Numerose ricerche hanno affrontato il tema poc’anzi esposto. In generale si potrebbe dire che tutti nasciamo con una “certa” predisposizione ai suoni (proprio in vista delle esperienze intrauterine vissute), tuttavia i ricercatori hanno deciso di indagare ulteriormente la questione. Si è quindi deciso di valutare se, in qualche modo, essere sottoposto a giochi o attività musicali abbastanza precocemente possa rendere successivamente più bravi a distinguere/riconoscere i suoni oppure a percepirne la loro regolarità/irregolarità. La domanda a cui provare a rispondere diventa pertanto se l’allenamento possa essere un valido aiuto nello sviluppare la capacità di elaborazione dei suoni, oppure se solo chi in partenza ha una sensibilità più spiccata è poi successivamente più propenso a dedicarsi alla musica.
Christina Zhao e Patricia Kuhl, dell’Università di Washington, hanno distinto le due possibilità dividendo circa 40 bambini di nove mesi in 2 gruppi e facendoli poi giocare per un mese con i genitori: un gruppo ha ascoltato musiche complesse (ad esempio un Valzer) aiutando i genitori a batterne il ritmo mentre l’altro gruppo si è dedicato a giochi come quello delle macchinine; gioco simile a quello dell’altro gruppo (in termini di intensità e interazione di movimenti), ma senza musica.
“L’ascolto musicale precoce sembra migliorare la capacità dei bambini di decodificare suoni complessi individuandovi regolarità, un aspetto importante nella comprensione del linguaggio, e quindi potrebbe favorire anche l’apprendimento linguistico”, Zhao et Kuhl, “Proceedings of the National Academy of Sciences”.
L’importanza dell’educazione all’ascolto musicale fu compresa anche da Maria Montessori che nel suo testo “Il metodo della pedagogia scientifica”, comprese come “la musica aiuta e potenzia capacità di concentrazione, ed aggiunge un nuovo elemento alla conquista dell’ordine interiore e dell’equilibrio psichico del bambino” evidenziando inoltre come questa capacità fosse di sostegno allo sviluppo del linguaggio e all’ampliamento del vocabolario.
Da musicista e psicologa ho sempre sostenuto l’importanza della musica. Credo sia fondamentale potenziare l’educazione all’ascolto; la capacità di concentrazione e sintonizzazione sul proprio e altrui Sè, che ascoltare un qualsiasi pezzo musicale richiede, è un potente mezzo nonchè una potente risorsa che l’essere umano ha. Investiamo tanto tempo nella velocità del nostro tempo moderno, dimenticando di fermarci ogni tanto, anche solo per una piccola pausa. E’ la musica che ce lo insegna.. ogni tanto prendiamo un piccolo respiro, un piccolo silenzio tra le mille note che riempiono la nostra giornata e impariamo ad ascoltare.. più intensamente. Di più.
“Finisce bene quel che comincia male”
Dott.ssa Giusy Di Maio.
A natureza e seus cenários tão bonitos!
Agora 06h15. E esse céu multicolorido?
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #nature #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #BragançaPaulista
Ouço agora cedo uma entrevista com Ulisses Campbell, jornalista produtor da trilogia “Mulheres Assassinas” e que escreveu a biografia da pastora e ex-deputada Flordelis. Que assustador!
Ela adotava jovens e mantinha relações sexuais com eles. Levou dois deles, inclusive, com passagens policiais, para a cama (mesmo o adotando como filhos). Namorou o ex-namorado da filha (sendo casada) e ludibriou muitos artistas e celebridades em prol de arranjar donativos para a sua “super-família”, ganhando o nome de “Mãe do Ano”.
Uma interpretação digna de Oscar!
Assista em: https://www.youtube.com/live/M8ZEqcyafuk?feature=share
E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 5h – Desperte, Bragança Paulista, ainda escura.
Que a segunda-feira possa valer a pena.
(E há de valer, bem como toda a semana – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: ixorias.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running