– Abel faz por merecer cada cartão que leva. E ele não se esforça, na prática, em se corrigir.

Abel Ferreira foi expulso de novo (agora contra o Cuiabá), e não foi por falta de aviso.

Desde fevereiro, quando ocorreu a final da Supercopa, avisamos que Wilson Luís Seneme (presidente da CA-CBF) estava muito bravo com o comportamento dele, e que colocaria ordem nos bancos de reservas“e que se não fosse pelo amor, seria pela dor”, segundo suas palavras.

Dias atrás, na pré-temporada dos árbitros no RJ, reforçamos que a CBF iria punir o mau comportamento na área técnica (ou melhor: fazer cumprir que se exija uma postura mais decente).

Nessa última semana, insistimos que a CBF seria rigorosa com os treinadores e seus assistentes.

Para que não paire dúvida: questionado sobre o que faria com os árbitros que não cumprissem suas ordens, Seneme disse:

“– Eu resumiria, e vou explicar depois, assim: se não vai no amor, vai na dor. Depois de nove meses [no cargo de presidente da CA-CBF], a mensagem é clara para 2023. E esse jogo da Supercopa me deu uma referência excelente do que eu tenho que fazer para 2023. Provavelmente vai ser na dor. A instrução para os árbitros vai ser muito clara. Árbitro de futebol está lá para aplicar a regra do jogo. E ele, na sua autoridade, sem que passe do limite, pois de igual maneira será punido se passar, se for omisso a regra do jogo, vai ser punido, vai ser afastado, vai ficar em casa. Não vai ser em tom de ameaça, mas em tom de determinação (…)

O material na íntegra, com toda a sua fala e referência em: https://professorrafaelporcari.com/2023/02/04/seneme-esta-bravo-aumentara-o-rigor-dos-arbitros-mesmo/

Diante de tudo isso, com os chiliques que vemos à beira do gramado, o árbitro vai deixar de expulsar alguém que dê motivo?

Especificamente, sobre Abel Ferreira, minha opinião:

Não é porque ele tem conquistado importantes títulos, que ele tem o privilégio de fazer o que quiser na área técnica. Desde que chegou ao Brasil (e não estou nem aí se é português, italiano, coreano ou americano), o treinador se acha acima do bem e do mal quando o jogo está acontecendo. Reclama de qualquer arremesso lateral, contesta marcações corretas, e quando há erro… torna o jogo um inferno. Porém, nos erros favoráveis à sua equipe, se faz de morto. Diga-se o mesmo de seu assistente João Martins.

Aqui, não estou tratando da sua inconteste capacidade como treinador, tampouco suas virtudes ou defeitos pessoais (que nem os conheço). Trato apenas do péssimo comportamento de um treinador que quer apitar o jogo a todo momento.

Abel recebeu muitos cartões ao longo dos anos? Sim, e merecidos. Mas poderiam ser muito mais, se os árbitros não fossem INTIMIDADOS pelo fato das reclamações serem enormes (claro, porque há péssimos e medrosos juízes, que acabam fazendo vista grossa em advertir com Amarelo ou expulsar com o Vermelho, temendo serem criticados com o rótulo de que “perseguem” o português).

Ninguém persegue Abel Ferreira. Ele faz por merecer devido ao seu ruim comportamento. E aqui, um desafio: quando Abel tiver chance de trabalhar na Liga Italiana, na La Liga da Espanha, Bundesliga alemã ou Premier League da Inglaterra (SE for trabalhar lá algum dia), DUVIDO que ele tenha essa postura agressiva, mau educada e impositiva contra os árbitros. 

Aqui, ele faz porque sabe da fragilidade dos árbitros e porque está com moral de campeão.

De novo: nada contra o cidadão Abel, mas tudo contra o unfair play do treinador. E não adianta dizer que ele reage dessa forma porque a arbitragem é ruim, pois ela é a mesma para todos os times.

Vanos combinar: chega dessa mania de torcedor dizer que seu time é perseguido, né (como justificativa para a forma como Abel reage)? É pura paixão. E para isso, mais um texto que convido à leitura: https://professorrafaelporcari.com/2023/04/07/o-complexo-de-perseguicao-da-arbitragem-sentido-pelos-torcedores/

Ops: na entrevista final do Paulistão, ele pediu para Claus dizer sobre seu comportamento em jogos dele, e Claus disse que nunca teve problema. É óbvio que conhecendo um árbitro que vai expulsá-lo, Abel muda de comportamento.

Foto: Marcos Ribolli

 

 

– Sábado é dia dedicado à devoção de Nossa Senhora.

A Igreja Católica devota o sábado às preces marianas. E você sabe por quê?

Abaixo, extraído de: https://arqbrasilia.com.br/a-devocao-a-nossa-senhora-no-sabado/

A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA NO SÁBADO

por Aloísio Parreiras

A Igreja tem por costume dedicar o dia de sábado à devoção a Nossa Senhora. A razão dessa devoção é simples e está relacionada ao evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, pois no Sábado, depois da Sexta-Feira Santa, a Virgem Maria foi a única pessoa que permaneceu firme, em sua fé, esperando a ressurreição de Jesus Cristo. Aquele Sábado Santo foi o dia em que Nossa Senhora permaneceu sozinha em oração, sem ter a presença física de Jesus ao seu lado e, por isso, esse dia foi considerado o Sábado da solidão, do deserto, da morte e do luto. Foi o dia em que Maria Santíssima chorou e sofreu pela ausência de seu Filho.

No Sábado que precedeu a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente Nossa Senhora, em toda a Terra, personificou a Igreja Católica, pois, como nos contam os Evangelhos, depois da morte de Cristo, os Apóstolos, os Discípulos e as Santas Mulheres titubearam na fé, esqueceram as promessas de Cristo referentes à Sua ressurreição e se trancaram em suas casas com medo de serem perseguidos.

Naquele Sábado Santo, ou melhor, desde a Sexta-Feira Santa, Nossa Senhora não vacilou, em nenhum momento, na firmeza da fé. Ela continuou firme na certeza de que, por ser Deus, Cristo iria ressuscitar no Domingo, anunciando uma nova alvorada. Mesmo tendo conhecimento de que os Apóstolos estavam vivenciando a hora trágica da dúvida, a Virgem Maria continuou meditando, no silêncio e no abandono, esperando o raiar dos primeiros raios da ressurreição do Senhor.

Com o desenvolvimento da História da Igreja, muitos fiéis passaram a celebrar o dia de sábado com muitos atos de piedade cristã, em honra da Santa Mãe de Deus. São João Damasceno, no século VIII, em seus escritos, faz referência à celebração do sábado dedicado a Maria na Igreja do Oriente. Posteriormente, encontramos nos livros litúrgicos dos séculos IX e X missas em honra de Maria no sábado. Nos séculos XII e XIII, os grandes teólogos, tais como São Bernardo, São Tomás de Aquino e São Boaventura, explicavam a dedicação dos sábados a Nossa Senhora, evidenciando o tempo do descanso do Cristo no túmulo. Naquele Sábado, todas as pessoas haviam abandonado Cristo; apenas a Virgem Maria continuou a acreditar e, por isso, este é o seu dia. No século XVI, mais precisamente em 1570, o Missal Romano de São Pio V apresentou uma Liturgia da Missa de Nossa Senhora nos Sábados.

Em pleno século XX, nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, nos dias 13 de junho e 13 de julho de 1917, Nossa Senhora solicitou à vidente Lúcia que divulgasse o costume de dedicar os sábados em sua honra e devoção. Pediu também que, em especial, nos sábados, rezássemos o terço em reparação dos pecados: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, muitas almas serão salvas e haverá paz. Voltarei para pedir a consagração da Rússia ao meu Coração Imaculado e a devoção reparadora dos primeiros sábados”.

Atendendo aos pedidos e clamores de Nossa Senhora de Fátima, muitos fiéis católicos passaram a incluir e valorizar as devoções marianas no dia de sábado, entre outras, as mil Ave-Marias, o Rosário em família, a oração do Ofício da Imaculada, os cinco sábados em devoção à Virgem, a participação na Eucaristia e a realização de obras de misericórdia em favor do próximo.

O Ofício da Imaculada, que rezamos aos sábados, é a Liturgia opcional de devoção a Maria que é rezada pelos sacerdotes, monges e freiras. Na recitação do Ofício da Imaculada, todos nós somos chamados a participar. Nesta prece, recitam-se os salmos, leituras, hinos e orações para honrar a Santa Maria, Mãe de Deus.

Por meio do exercício da oração do Rosário, que nos sábados possui um aroma mais mariano, nós aprendemos com a Virgem Mãe a colocarmos o Cristo no centro de nossas vidas e de todas as coisas. Quando dobramos os nossos joelhos e rezamos o Rosário, nós revivemos os momentos significativos da História da Salvação, percorrendo as várias etapas da vida e da missão de Jesus, ou seja, participamos, de alguma forma, da conversão dos pecados e na construção da paz no mundo.

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de orações. Hoje, mais do que nunca, devemos recorrer a Nossa Senhora, pois Ela é a cheia de graças, a onipotência suplicante, que nos ensina a caminhar, mesmo em meio às tempestades, com a firmeza da fé. Juntos da Virgem Mãe, nós aprendemos que quem pede uma graça a Deus, deve antes de tudo acreditar que será atendido. Deve ter fé que, no tempo oportuno, Deus ouvirá.

Contemplando a pessoa da Virgem Maria na solidão do Sábado Santo, nós aprendemos que quem tem fé aguarda, não vacila, não se amedronta, ama e espera. Naquele Sábado Santo, Ela confirmou a solidez de sua fé, mesmo diante das trevas da morte e, por isso, contemplou a noite por excelência da fé e da esperança. Enquanto tudo estava mergulhado na escuridão, a Virgem Mãe vigiava. Vigiando, ao chegar os primeiros raios do esperado Domingo da Ressurreição, a Virgem Maria, certamente, se encontrou com o Cristo vivo e Ressuscitado e participou efusivamente da alegria da Ressurreição.

Mãe amada, Nossa Senhora do Sábado, fazei que também nós vigiemos no silêncio das noites escuras, crendo e esperando na Palavra e nas promessas de Cristo. Agindo assim, nós encontraremos, no tempo anunciado, na plenitude da luz e da vida, o nosso Redentor, primícias dos ressuscitados, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém!

Imagem extraída da Web.

– Vamos à Missa?

Hora de rezar! Missa das 16h na Catedral Nossa Senhora da Conceição (a Matriz de Bragança Paulista / SP).

A mensagem de fé e esperança na Carta de São Pedro (Segunda Leitura de hoje):

Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira — mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo — e alcançará louvor, honra e glória no dia da manifestação de Jesus Cristo.

8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.

Creiamos, para uma vida mais espiritualizada!

Abaixo, um clique do arquivo pessoal:

– Tarde se indo…

Entardecer preguiçoso em Bragança Paulista… o sol vai bem devagar dizendo adeus!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Comunicar-se bem é necessário:

Muitas vezes nos deparamos com alguns erros tão evitáveis, referentes à Língua Portuguesa

Eis aqui as dicas (parecem bobas, mas são úteis):

– Tarde nublada, mas florida.

Tarde nublada em Bragança Paulista.

Com as flores em foco e o Lago do Taboão ao fundo, fica a beleza generosa da natureza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#lago #lake #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Seja sábio na contratação de profissionais!

Essa mensagem comunga com o que penso: de que adianta o conhecimento científico, a experiência profissional ou o histórico de trabalhos, se a pessoa não tem paixão ou disposição para fazer algo?

Além do bom Curriculum Vitæ, há de se ter vontade e entusiasmo!

Lógico: uma coisa não exclui a outra: competência com comprometimento se fazem parceiras uníssonas.

– Quermesses são sempre ótimas!

Estivemos na Festa Italiana da Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Bragança Paulista. E que bela quermesse na rua!

Comida boa, a preço acessível e feita com muito carinho. Tradicional cardápio do Interior!

E os preços são ótimos.

Compareça e ajude. A programação aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/04/13/festa-italiana-na-matriz/

E a tabela de preços, aqui:

– Papai não é Mamãe!

O que seria ideal: homens e mulheres dividirem igualitariamente as tarefas de casa e os cuidados com os filhos pequenos?

Tal dilema desafia o convívio de papais e mamães, por melhores que eles sejam. Mudar a rotina, e a própria vida, é condição aparentemente necessária.

Compartilho ótimo material da Revista Veja, onde uma nota me chama a atenção: o alerta de que pais não substituem mães, e de que a mamãe não pode exigir tanto do papai. Claro, sou um papai…

Extraído de: http://veja.abril.com.br/091209/papai-nao-mamae-p-100.shtml

PAPAI NÃO É MAMÃE

O pensamento politicamente correto contaminou a paternidade e exige dos homens um desempenho equivalente ao das mulheres no cuidado com os filhos. Mas isso vai contra os fatos da biologia.

Todo homem que queira se manter competitivo no mercado das relações amorosas, atualmente, precisa demonstrar que reza pela cartilha do politicamente correto no quesito paternidade. Ou seja, ter disposição (ou pelo menos dizer que tem) para desempenhar toda e qualquer tarefa relacionada ao cuidado com os filhos. Dito assim, soa razoável. Em um mundo em que homens e mulheres trabalham e as famílias foram reduzidas ao núcleo formado por casal e filhos – com o resultado de que avós, tias e primas atuam cada vez menos como “segundas mães” –, é mesmo necessário ter uma participação maior do pai nos serviços domésticos. Já vai longe o tempo em que levantar as pernas para a mulher passar o aspirador era considerado uma grande ajuda. Esquentar a mamadeira, preparar a papinha, trocar a fralda e dar banho no bebê são atividades, entre muitas outras, que um pai pode perfeitamente desempenhar. Mas há excessos na concepção mais difundida de paternidade moderna. O principal deles é equiparar pai e mãe na capacidade de suprir as necessidades físicas e afetivas dos filhos. A influência que o pai pode ter sobre seus rebentos, especialmente quando eles ainda são bebês, é limitada por fatores biológicos. Forçá-lo a agir como se pudesse substituir a mãe pode ter efeitos devastadores. “Muitos homens se sentem emasculados nessa posição porque passam a acreditar que as formas tradicionais de masculinidade, com as quais eles se identificam no íntimo, são negativas”, disse a VEJA o psiquiatra inglês Adrian Lord. “A insatisfação nessa troca de papéis pode até afetar o desempenho sexual do casal.”

O excesso de expectativa – e ansiedade – em relação ao papel paterno pode ser verificado por meio dos resultados obtidos em uma enquete feita com 820 pais no site VEJA.com. Setenta e cinco por cento deles disseram que gostariam de passar mais tempo com os filhos, mas só 20% parecem achar possível realizar esse desejo num curto espaço de tempo (veja o quadro). É óbvio que cada casal tem o seu próprio equilíbrio na divisão das tarefas maternas e paternas. E é claro também que existem homens que se realizam como “pais totais”, sem que isso interfira na sua masculinidade (pelo menos, eles não sentem os efeitos mais adversos). Analisados em conjunto, entretanto, os homens estão sendo submetidos a duas forças opostas. De um lado, a pressão das mulheres para que exerçam a paternidade de uma maneira historicamente inédita, em que várias das tarefas maternas lhes são confiadas. De outro, a limitação de ordem natural, que faz com que eles não se sintam totalmente à vontade nas novas funções.

Ordem natural? O pensamento de extração feminista atribui o desconforto dos homens nos cuidados com os filhos a aspectos culturais originados do machismo patriarcal. Por esse argumento, os pais não conseguem ter a mesma delicadeza, afetuosidade e disponibilidade que as mães simplesmente porque não se despem dos valores que lhes foram inculcados e que continuam a ser reproduzidos nas diferentes esferas da vida social. Não foram educados para cuidar de crianças e não encontram respaldo no ambiente de trabalho para ser pais participativos. Tudo isso é, em parte, verdadeiro. Meninos são ensinados a manter-se longe de bonecas, e é mais fácil para uma mãe do que para um pai convencer o chefe de que precisa sair mais cedo para levar o filho ao médico. Pais como Paulo de Queiroz Silveira, do Rio de Janeiro, que trabalha em casa e pode passar boa parte do dia com as crianças, frequentemente ouvem a pergunta “Onde está a mãe deles?”, quando estão com os filhos no shopping ou vão sozinhos às reuniões na escola. Chegamos, então, à “ordem natural”. Por mais que as pessoas acreditem na versão politicamente correta da paternidade, o fato é que a maioria estranha quando os homens desempenham tarefas tradicionalmente maternas. Isso é errado? Não. “As regras sociais e culturais não surgem do nada. Elas têm uma origem biológica”, diz o psicólogo evolutivo americano David Barash, da Universidade de Washington.

Entre as características tipicamente masculinas que, em geral, são deixadas de lado quando se tenta cuidar de uma criança com a mesma dedicação de uma mãe, estão a autonomia, o gosto pela competição e a agressividade. A perda de virilidade experimentada pela maioria dos homens que se põem a realizar trabalhos associados a mulheres tem bases químicas. Experiências de laboratório mostram, por exemplo, que os níveis de testosterona no organismo caem quando o homem segura uma boneca nos braços. O efeito é o mesmo de quando o marmanjo embala um bebê de verdade. O hormônio masculino por excelência é aquele que, entre outras coisas, proporcionava aos machos humanos, nos tempos das cavernas, o ímpeto de caçar, acasalar-se – e dar uma bordoada na cabeça do inimigo.

Faz sentido, portanto, que a evolução tenha moldado o organismo do homem de forma tal a diminuir os níveis de testosterona na presença de crianças – não só as suas, como as de outros. Do contrário, eles representariam sempre um perigo para aqueles serzinhos adoráveis – e gritadores, e chorões, e… irritantes. Um estudo feito por antropólogos da Universidade Harvard indica que os níveis do hormônio em homens casados são, em média, mais baixos do que em solteiros. E, entre os casados que passavam todo o tempo livre com a mulher e os filhos, sem dar chance à cerveja com os amigos, a quantidade era ainda menor. A descoberta reforça a tese de que o natural para um homem é ser provedor e protetor – não um trocador de fraldas.

O psicólogo David Barash explica que o envolvimento do pai com os filhos é proporcional ao grau de certeza que o macho tem de que a prole carrega seus genes. É o contrário do que ocorre com as mulheres. A não ser nas novelas de televisão, elas jamais têm dúvida de que deram à luz aquele filho. “Em termos evolutivos, esse fato serviu para estreitar ainda mais a ligação entre mães e sua descendência”, diz Barash. “Prova disso é que não há uma única sociedade em que os homens se dedicam a cuidar mais das crianças do que as mulheres.” Tal especificidade também esclarece por que a natureza reservou às mulheres, e não aos homens, a capacidade de produzir leite. Se fosse o contrário, os homens poderiam ver-se na situação de amamentar os filhos dos outros (ou de recusar-se a fazê-lo caso descobrissem o engodo). Só o sexo que investiu nove meses na gestação e não questiona se o rebento é seu poderia ter uma função tão essencial quanto a de alimentá-lo nos primeiros anos de vida – garantindo, desse modo, a continuidade da espécie. O trato com as crianças, segundo a ordem natural, também diferenciou homens e mulheres quanto a outros aspectos. Centenas de milhares de anos acalentando e dando atenção a indivíduos que não se expressam verbalmente – os bebês – conferiram a elas capacidades cognitivas superiores às dos homens. Daí a vantagem feminina na compreensão da linguagem corporal. Já o homem, menos preso a laços afetivos familiares, se tornou mais apto para tecer alianças externas. Por esse motivo, os pais têm mais medo do que as mães de ver sua vida social reduzida com a chegada de um filho.

Evidentemente, não se trata de propor que os pais modernos voltem a se comportar como na idade da pedra. “O que não se pode é exigir que eles assumam o papel das mães”, diz o psicólogo americano Aaron Rochlen, da Universidade do Texas, autor de um estudo sobre homens que se tornaram donos de casa. Uma maneira de incorrer nesse erro é esperar que o pai tenha sobre a criança a mesma influência afetiva e psicológica que a mãe. A ideia de que ele pode ter esse papel costuma ser difundida de modo inconsequente desde os cursos de gestantes para casais. O austríaco Sigmund Freud, o pai da psicanálise, considerava que no início de sua vida a criança percebe a mãe como um ser todo-poderoso, numa relação que não dá espaço para mais ninguém. Apenas depois de alguns meses do nascimento, o bebê consegue identificar a existência de um terceiro indivíduo – o pai – que disputa sua atenção com a mãe.
No papel de “o outro”, é o pai quem estabelece o vínculo da criança com o mundo externo e lhe permite ganhar independência da mãe. O pai é essencial na formação sexual da
filha, por revelar a diferença, e do filho, por confirmá-la. Pais obrigados a agir como mães podem desequilibrar essa equação.

Os homens não são fisicamente adaptados para cuidar dos filhos com a mesma desenvoltura que as mulheres, mas estão sendo cobrados insistentemente para sê-lo, como se isso fosse… natural, volte-se a dizer (esta reportagem, aliás, deverá causar grande indignação entre as feministas). Como nem sempre conseguem atender à exigência, são criticados ou tratados com condescendência. O resultado é frustração: o homem ingressa na paternidade disposto a ser participativo, mas se sente um inútil quando não dá conta do recado. “Quando vai dar banho em nossa filha recém-nascida, meu marido a deixa escorregar. Por isso, eu fico sempre por perto, só vendo no que vai dar”, diz a professora mineira Cláudia Santos, de 36 anos, mulher do publicitário Rafael Castro. Pois é. “As mulheres lutaram para conquistar seu espaço no mercado de trabalho e agora batalham para que os homens dividam as tarefas domésticas e o dia a dia com os filhos. A contradição é que elas parecem querer a ajuda de um clone de si próprias, não de um marido que faz as coisas dentro de suas limitações”, diz a terapeuta de casais Magdalena Ramos, de São Paulo. “Não é de estranhar que eles se sintam falhos.”

As mulheres batalharam para ter liberdade e igualdade. Mas, quanto à fraternidade com os homens, convenhamos… Não exija tanto do paizão, mamãe.

bomba.jpg

Imagem extraída da Internet, autor desconhecido.

– Capim Santo e suas propriedades.

Meu pé de capim-limão (ou capim santo / capim cidreira, não confunda com erva-cidreira) está bonito.
Contra inflamações, vale a pena seu chá!
Imagem

– Explicando porque o Papa Francisco é o maior alvo da IA.

Dias atrás, viralizou uma foto falsa do Papa Francisco, criada por Inteligência Artificial, vestindo um casaco bem chique.

(Caso não tenha visto, está aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/03/28/o-casaco-do-papa/)

Nesta semana, muitos católicos ficaram em dúvida se a foto do Skatista Francisco era real ou não. Não era (ele, inclusive, está com problemas no joelho). Mas por que o Papa é a maior “vítima” das fotos por IA?

Abaixo, uma matéria pertinente:

Extraída de: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/04/por-que-o-papa-francisco-e-a-estrela-das-fotos-geradas-por-ia.shtml

POR QUE O PAPA FRANCISCO É A ESTRELA DAS FOTOS GERADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Por Kalley Huang, do New York Times*

Dezenas de fotos mostrando o líder mundial dos católicos em cenários estranhos tomam as rede sociais

O papa Francisco vestindo uma longa jaqueta branca inspirada em Balenciaga. Francisco de óculos e blusão de aviador e acelerando uma moto numa rua movimentada. Francisco virando a mesa numa boate escura. Francisco em um colete tático, preparando-se para pilotar um caça a jato. Francisco tomando uma cerveja no evento da contracultura Burning Man.

Nas últimas semanas, apareceram dezenas de fotos mostrando o líder mundial dos católicos em cenários estranhos, deixando as redes sociais em confusão. Além do próprio pontífice, todas as imagens têm algo em comum: são falsas, feitas por ferramentas de inteligência artificial que criam imagens a partir de breves comandos de texto.

Muitas figuras públicas –incluindo o astro do basquete LeBron James e várias donas de casa reais– apareceram em imagens geradas por IA recentemente, mas as fotos com Francisco causaram o maior impacto. Elas tiveram mais visualizações, “likes” e comentários do que muitas outras fotos de IA, segundo uma análise do The New York Times, levando a uma corrida para retratar o homem de 86 anos em situações cada vez mais estranhas.

“Eu tive que me envolver com a coisa do papa”, escreveu recentemente um usuário do Reddit ao lado de imagens de IA de Francisco praticando artes marciais, jogando basquete e andando de skate. “Pulando na onda do papa”, disse outro, que compartilhou uma imagem do pontífice falando para uma multidão de motociclistas.

A prevalência de Francisco em imagens geradas por IA é o resultado de uma tempestade perfeita de fatores, disseram especialistas religiosos. Após dez anos como chefe da Igreja Católica, ele é instantaneamente reconhecido em todo o mundo. Ele é considerado um líder mais acessível do que seu antecessor linha-dura, o papa Bento 16. E, quando combinado com uma súbita explosão de interesse por novas ferramentas de IA, Francisco –que na vida real é frequentemente retratado em ambientes formais– tornou-se a escolha recorrente dos criadores para colocar nos cenários mais improváveis.

O objetivo, disseram alguns criadores, é mostrar que até o papa pode relaxar, ser um rebelde e se divertir.

Figuras religiosas globais como o papa são temas naturais de sátira política e expressão artística, disse Jennifer Herdt, professora de ética cristã na Yale Divinity School. Francisco é ideal, ela acrescentou, porque ele “é conhecido por sua simplicidade, sua solidariedade com os mais pobres dos pobres”. Então, quando ele é o tema de histórias malucas como pilotar um caça a jato, “é definitivamente o auge da incongruência, de desafiar as expectativas”.

As imagens de IA podem ser perigosas se as pessoas acreditarem que são reais e as usarem mal para espalhar informações erradas. “Você ilude as pessoas para que não verifiquem duas vezes”, disse Subbarao Kambhampati, professor de ciência da computação da Universidade Estadual do Arizona. “Então você é deslocado pouco a pouco da realidade.”

Mas muitas imagens de IA com Francisco provocaram risos afetuosos pelo papa, que recentemente teve um problema de saúde e está em um papado mais longo do que a média.

“As pessoas veem Francisco como um papa do povo, então você gostaria de colocá-lo em todos esses lugares onde as pessoas estão”, disse a reverenda Serene Jones, presidente e professora de religião e democracia no Seminário União Teológica em Nova York.

O Vaticano não respondeu a um pedido de comentário sobre a fama gerada pela IA do papa.

A imagem que transformou Francisco numa estrela da IA mostra-o vestindo uma jaqueta branca no estilo de Balenciaga, uma casa de alta moda francesa, caminhando pela rua. Parece que foi postada pela primeira vez em 24 de março num fórum do Reddit para a ferramenta de IA generativa Midjourney e depois compartilhada nas redes sociais.

Um tuíte compartilhando a imagem –com a legenda “Os meninos do Brooklyn só podiam esperar por esse nível de atitude”– foi curtido mais de 229 mil vezes e visualizado 20,6 milhões de vezes. Por outro lado, um tuíte compartilhando imagens geradas por IA da prisão do ex-presidente Donald Trump obteve 40 mil curtidas e 6,4 milhões de visualizações.

A Midjourney, que lançou a versão 5 de sua ferramenta de geração de imagens no mês passado, não respondeu a um pedido de comentário. A ferramenta gera imagens hiper-realistas personalizadas com apenas algumas palavras, e agora pode criar mãos com o número correto de dedos, uma barreira anterior à credibilidade.

Desde então, Francisco tornou-se um muso da IA. Ele foi mostrado comendo fast food, encontrando-se com alienígenas, tocando violão no Festival de Glastonbury, mergulhando, dançando na praia e limpando resíduos de risco biológico em um traje de proteção. A enxurrada de imagens papais tem sido tão volumosa que algumas pessoas em fóruns de IA generativa online imploraram para que os criadores usem outra inspiração.

Isso não impediu as representações de Francisco vestido cada vez mais estranhamente. Em algumas imagens, ele passou de uma jaqueta acolchoada para uma roupa toda preta com jaqueta de couro. Em outra, veste um casaco de arco-íris.

Isso levou outros a colocarem Francisco numa roupa popular: abrigo e calça de moletom e tênis “do papai”.

*Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

– Pétalas em Hastaghs (sem filtros).

🌼 Já que o dia está leve nos meus compromissos, uma postagem também “light” e bela para os olhos: as #flores do nosso #jardim, para alegrar e embelezar nosso dia! Afinal, a #jardinagem é nosso #lazer barato e inspirador.

🌹 #flor #flowers #flower #pétalas #garden #natureza #nature #flora #photography #fotografia

#FOTOGRAFIAéNOSSOHobby

– A Liga de Futebol no Brasil não sairá…

Na contramão de muitos, não achei “espetacular” a entrevista de Leila Pereira, criticando o Flamengo como um elemento que “atrapalha” a criação da Liga. Entendi como a fala de mais um membro que defende seus interesses particulares, falando de maneira política. Aliás, a piadinha do “Marcelo” e do “Real Madrid esperando” foram mais de uma torcedora do que uma dirigente.

Leila pode ser uma ótima cartola (e corajosa para falar tudo isso), mas não colaborou em nada para a formação da Liga, e sim escancarou as vaidades da cartolagem. Custa-me a crer que a Liga saia.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Enfim, o sol!

Depois de muita garoa e chuva, eis que temos 5 minutos de sol!

Que nossa jornada possa valer a pena.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #BragançaPaulista

– Vegetais? Não, frutas!

  • Diga rápido: uma fruta com a letra Q:

.

.

– QUIABO!

  • E outra fruta, agora com a letra V:

.

.

– VAGEM!

Não é que eu cresci sem saber que até a azeitona é uma fruta?

Veja que curioso: frutas que você pensava ser vegetais ou algo parecido,

Extraído de: https://www.megacurioso.com.br/amp/educacao/118038-10-vegetais-que-voce-nao-sabia-mas-sao-frutas.htm

10 VEGETAIS QUE VOCÊ NÃO SABIA, MAS SÃO FRUTAS

Provavelmente você já sabe que legumes e frutas — ou mais corretamente, frutos — são coisas diferentes. Basicamente, tudo o que tem semente é um fruto e ele é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. O termo legume é usado para as outras partes comestíveis de uma planta, incluindo folhas (alface), flores (brócolis), caules (aipo), tubérculos (batatas), bulbos (cebola) e raízes (beterraba).

Entretanto, no cotidiano, podemos acabar definindo algum ingrediente a partir da forma como usamos ele e não a partir da sua verdadeira classificação. É o caso de 10 vegetais que, botanicamente, mesmo não parecendo, são classificados como frutas ou frutos:

1. Azeitona

Pois é, as azeitonas são um tipo de fruto. Essa classificação se dá porque elas são formadas a partir do ovário da flor da oliveira e formam sementes (o famoso caroço).

2. Milho

Em muitas localidades, o milho já é consumido de forma doce. O que é condizente com sua classificação, pois ele não é um legume, mas sim um fruto. Isso porque cada grão de milho contém a sua própria semente e ele é denominado como cariopse.

3. Pepino

Para a surpresa de muitos, sim, o pepino é classificado como fruto. Ele pertence à família de plantas Cucurbitaceae, que é a mesma de frutas como o melão e a melancia.

4. Abobrinha

A abobrinha faz parte da mesma família de plantas que o pepino, a Cucurbitaceae, o que faz com que, consequentemente, também seja outro fruto disfarçado de legume.

5. Abóbora

Outro membro da família Cucurbitaceae é a abóbora, que conta com suas próprias sementes e interior carnudo, sendo botanicamente classificada como uma fruta.

6. Quiabo

O quiabo não é um legume, na verdade, ele é o fruto do quiabeiro (Abelmoschus esculentus) e é cheio das próprias sementes.

7. Vagem

A vagem, também conhecida como “feijão-verde” ou “feijão-de-corda”, é o fruto de vários cultivos de feijão comuns. Portanto, não é um legume.

8. Berinjela 

A berinjela não é legume, mas sim o fruto da planta Solanum melongena, isso significa que ela é o ovário amadurecido da planta e que comporta as suas sementes.

9. Pimenta

Todas as pimentas são, botanicamente, classificadas como parte da família Solanaceae e, portanto, não são um tipo de legume, mas sim de fruta.

10. Tomate

Muita gente já sabe, mas ele não poderia ficar de fora da lista. Se resta dúvida, por mais estranho que possa ser, o tomate é o fruto do tomateiro e não é um tipo de legume.

Imagens extraídas do link acima.

– Acordar cedo vale a pena.

E com os primeiros raios de sol, a “luzinha da minha vida” apareceu com a cachorrinha!

Acordar cedo é com a Tetéia! Assim temos mais tempo para brincar.

😍🐶 #PaiDeMeninas #Pet #Kids #Criança #Amor

– Gelatinas coloridas!

Êba! Saindo gelatinas para crianças (e adultos) se divertirem com sabor e saúde.

Eu amo as de abacaxi e uva, mas tem para todos os gostos.

Quem vai querer?

Imagem

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, sábado (4 de 4).

🌅 6h – Desperte, Bragança Paulista, com chuva.

Que o sábado possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, sábado (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, sábado (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a alegria de viver e deixaram de sonhar. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, sábado (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Prontos para o sabadão?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running