– As 6 novidades da Arbitragem para o Campeonato Brasileiro 2023.

O Brasileirão 2023 começará, e teremos 6 novidades quanto à arbitragem:

1- Anúncio das Decisões do VAR:
Quando o VAR chamar o árbitro para verificar uma possível correção da sua decisão, o árbitro falará com o microfone aberto ao público a decisão tomada. Isso é um avanço! Para o interesse do torcedor, talvez se até a conversa com a cabine fosse aberta, a coisa seria mais curiosa.

2- Linhas Sobrepostas:
Se em determinado lance de impedimento, as linhas traçadas pelo sistema eletrônico mostrarem a linha do atacante sobreposta ao do defensor, deve validar o gol, se ele tiver convertido. Acabará a situação de um dedão supostamente à frente anular o gol. Excelente decisão.

3- Cartão Amarelo nas Reclamações de atletas a caminho do monitor:
Isso está na própria Regra do Jogo, e é reforçado no protocolo do VAR: um atleta que caminha conjuntamente com o árbitro reclamando DEVE receber cartão amarelo. Aqui, pouco se cumpriu. Tomara que agora seja praticado, como no Exterior.

4- Rodízio de Reservas no Aquecimento:
Por conta do excesso de pessoas no banco, se todos forem se aquecer, tumultuam as redondezas. Aqui é uma norma da CBF, que usa de bom senso para que até 6 atletas acompanhados do Preparador Físico se aqueçam.

5- Acréscimos incluindo Tempo de Comemoração de Gol:
Faz parte das mudanças da Regra do Jogo: além do tempo perdido com atendimento de atletas lesionados, substituições e outras perdas, deve-se acrescentar o tempo de comemoração de gols. Deveremos ter muitos acréscimos!

6- Reclamações de Treinadores e Comissões Técnicas:
Wilson Luís Seneme ficou enfurecido com o jogo entre Palmeiras x Flamengo pela Supercopa, devido ao comportamento dos treinadores. E disse categoricamente que vai acabar com essa pressão nos bancos. Vide aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/02/04/seneme-esta-bravo-aumentara-o-rigor-dos-arbitros-mesmo/

As questões envolvidas são pertinentes, tomara que funcionem.

(IMPORTANTE: essas alterações juntam-se às mudanças das Regras da IFAB (como a questão da proibição da catimba do goleiro em cobrança de pênaltis. Vide em: https://professorrafaelporcari.com/2023/03/02/as-mudancas-das-regras-para-a-temporada-2023-2024/)

Em vídeo: https://youtu.be/R6hZkfTl09M

5 comentários sobre “– As 6 novidades da Arbitragem para o Campeonato Brasileiro 2023.

  1. Bem, vamos la duscutir regras de futebol.
    1-) a regra ou orientacao de CA e CV em tiros penais, serve para inibir arbitros (principalmente em nosso país) que querem ser mais realistas que o rei. Desde meu tempo de FPF falo que nao tem sentodo CV em faltas comuns dentro da area- penais, quando em qualquer outro local seria CA;
    2-) Proibir sub 12 cabecear nada a comentar, pois nao tenho embasamento;
    3-) Impedimento. O objetivo do futebol é o gol e esta regra absurda, de 2007 dificulta o objetivo. Falei sobre o assunto na materia
    https://3vv.com.br/novo/a-regra-do-impedimento-e-a-punicao-da-alegria-do-gol/
    O atacante so deveria estar impedido estando com o corpo inteiro a frente, ou seja, se fosse uma equação matematica, estaria com a resposta correta e o sinal invertido, inves de + estaria com -.
    4-) realmente precisa por um paradeiro no circo que vira o jogo quando o arbitro vai ao monitor. A pergunta: eles terao peito e cacife para punir?;
    5-) ainda defendo a tese que o jogador que interromper um andamento de jogo, simulando ou nao, compulsoriamente, um tempo, a ser determinado, fora, controlado por um dos aspones que ficam iguais a eunucos de faraó na beira do campo; para o goleiro (que so se contundem quando o time esta ganhando) duas paradas de 1 minuto cada e substituído compulsoriamente;
    6-) perfeito em acabar com a farra dos bancos nos jogos, mas …. e a qualidade dos arbitros? Tambem serao punidos quando cometerem erros crassos? Com as promocoes politicas que campeia em nosso futebol, com arbitros sem qualquer condição usa o escudo maximo da arbitragem, detonando trabalhos de semanas, meses ou ate ano, por falta de condicoes técnicas, sairao limpos como a rainha da Inglaterra e intocaveis? Gostaria de ver.
    7-) por ultimo e nao menos importante, por que nao entrou nas determinacoes a punicao de 6 segundos para os goleiros? Tem goleiro que domina uma bola nos bracos, se joga ao chao, demora para levantantar e caminha a passos de tartaruga para repo-la em jogo, demorando ate 30 segundos e os arbitros fazem vistas grossas.

    Enfim, vamos aguardar

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.