– Os lances reclamados de Bolivar 3×1 Palmeiras.

Se eu tivesse apostado, teria perdido: Flamengo, Palmeiras e River Plate (meus favoritos à Conquista da Taça Libertadores da América) perderam fora de casa na sua estreia contra “pequenos” do continente. Mas lembremo-nos: a Seleção da Argentina, que no começo da Copa do Catar perdeu para a Arábia Saudita, depois engatou e conquistou o Mundial!

No jogo Bolivar 3×1 Palmeiras, o treinador Abel Ferreira disse que sua equipe (reserva) jogou contra o adversário, contra a altitude e contra a arbitragem. Foi pra tanto?

Alexis Herrera, árbitro venezuelano de Carabobo, já tinha atuado mal em algumas partidas, como São Paulo x Universidad Católica pela Sul-americana: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/07/08/e-pra-cumprir-a-orientacao-ou-nao-sobre-o-penalti-de-sao-paulo-4×1-universidad-catolica/. Ele está apenas há 6 anos no quadro da FIFA, e já cometeu erros relevantes, como não punir um carrinho criminoso de Paulo Díaz em River Plate x Colo-Colo, (aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/07/06/analise-pre-jogo-da-arbitragem-para-sao-paulo-x-universidad-catolica/) além da agressão de Teo Gutierrez em Felipe Luiz em Jr Barranquilla x Flamengo (aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2020/03/05/os-dois-erros-de-arbitragem-nos-jogos-do-palmeiras-e-flamengo-na-libertadores-e-se-tivessemos-var/). Portanto, fraquinho.

Sobre os lances polêmicos: 

1- O gol de empate do Bolívar: não achei falta em cima do palmeirense Naves. Para mim, lance normal e gol legal. Abel tomou Cartão Amarelo nesse momento por reclamação.

2- Cartão Amarelo “exagerado” para Jailson, em cima de Villamil, por ação temerária. Discordo da advertência, foi uma falta normal de jogo, imprudente (aqui, é interpretativo, respeito opiniões contrárias). Também não foi por motivo de excesso de infrações ou rodízio, errou o árbitro (33 m do 1º tempo).

3- 2º Cartão Amarelo (e consequentemente o Vermelho) a Jaílson, aos 43m: ele levanta a mão para cortar o chute, não tem muito o que discutir. Acertou o árbitro.

4 – 51m: Expulsão de José Sagredo por reincidência: correta, os dois cartões amarelos foram bem aplicados.

5- 61m: Jesus Sagredo entra de maneira violenta em Mayke para dividir a bola, e atinge o palmeirense por não ter chegado a tempo. É para Cartão Vermelho, e o árbitro nem falta deu. O jogador atingido foi substituído pela lesão. O VAR Juan Soto (um dos melhores do continente) não chamou, pois respeitou a interpretação do árbitro de que não foi infração. Porém, poderia ter chamado pelo fato de considerarerro crasso. E de fato foi.

Por fim: o juiz não é de primeira linha, algumas queixas de Abel não procedem e outras sim. E continuo fazendo a observação: Abel não se manifesta nas ocasiões em que o Palmeiras é beneficiado com erro de arbitragem, somente critica quando é erro contrário, dando a falsa impressão de que “todos estão contra o Palmeiras”.

Bolívar x Palmeiras: onde assistir ao vivo, horário e escalações | libertadores | ge

Imagem extraída de: GE.com

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.