Lamentável a decisão da Indonésia de se negar a receber a delegação de Israel para o sorteio do Mundial Sub 20. O país muçulmano não tem relações diplomáticas com o estado judeu, e sendo assim, protestos para a exclusão de Israel começaram a acontecer por todo país.
Quem não consegue se relacionar no esporte, evidentemente não terá diplomacia…
Por enquanto, a Argentina se ofereceu para ser a nova sede.
FIFA TIRA MUNDIAL SUB 20 DA INDONÉSIA
A Fifa decidiu tirar o Mundial Sub-20 da Indonésia depois de fortes protestos na capital do país contra a participação de Israel. O país, que tem maioria muçulmana, teve diversos protestos na capital Jacarta de pessoas se colocando contra a entrada de Israel no país para participar do torneio. Uma nova sede será definida e países como Estados Unidos, Argentina e Inglaterra pintam como potenciais substitutos de emergência para sediar a competição.
A Indonésia não mantém relações diplomáticas com Israel. Protestos que aconteceram no início do mês de março na capital do país pediam que Israel não participasse do torneio e mostravam apoio à Palestina. Os conflitos na Cisjordânia têm aumentado, com milhares de presos e centenas de mortes na região.
As tensões na Indonésia já tinham feito a Fifa adiar o sorteio do Mundial Sub-20, que estava previsto para a última sexta-feira, dia 24, em Bali. O governador de Bali, Wayan Koster, se recusou a receber uma delegação israelense. Israel se classificou para o torneio ao ser finalista do Europeu Sub-19, perdendo da Inglaterra. Além de Israel, representam a Uefa a Inglaterra, França, Itália e Eslováquia. A escolha da Indonésia como sede do torneio aconteceu em 2019, antes de Israel se classificar para a competição.

Protesto em Jacarta contra a participação de Israel no Mundial Sub-20 (ADEK BERRY/AFP via Getty Images)
