– Um Brasil que Não dá Certo?

“O Brasil não pode dar certo. Um país onde prostituta se apaixona, cafetão tem ciúmes e traficante se vicia…

Tim Maia

imgres.jpg

– O Preconceito contra Mulheres no Mundo Árabe

Texto de 2014 atualizadíssimo…

As mulheres muçulmanas costumam ser submissas aos maridos. Algumas por tradição e desejo próprio; outras, a força.

Neste mundo árabe machista, leis absurdas existem: mulheres que não podem entrar em shoppings, dirigir ou realizar outras atividades comuns.

Eis que em Teerã, na última semana, uma jovem foi presa e condenada por simplesmente tentar assistir ao jogo entre Irã x Itália pela Liga Mundial de Vôlei. Motivo: no Irã, as mulheres não podem frequentar praças esportivas para assistirem jogos masculinos, sendo permitido a elas apenas assistirem a jogos femininos (a prática é com véus). Em protesto, a moça está fazendo greve de fome…

Estamos no século XXI, hein?…

Abaixo, em:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/11/1543004-iraniana-condenada-por-tentar-ver-jogo-de-volei-faz-greve-de-fome

IRANIANA CONDENADA POR TENTAR VER JOGO DE VÔLEI FAZ GREVE DE FOME

A iraniana, que também tem nacionalidade britânica, condenada à prisão em Teerã por tentar assistir a uma partida de vôlei masculino no país iniciou uma greve de fome, anunciou seu irmão à agência francesa AFP.

Ghoncheh Ghavami, 25, foi detida em 20 de junho em um ginásio de Teerã. Ela fazia parte de um grupo de mulheres que tentava assistir a uma partida da Liga Mundial de vôlei entre Itália e Irã.

A jovem, formada em direito em Londres, protesta contra o que considera uma “detenção ilegal”, afirmou sua mãe ao canal britânico BBC.

“Ela está em greve de fome desde sábado (30)”, afirmou o irmão da condenada, Iman Ghavami.

Ghoncheh, que aguarda a ratificação da pena, fez uma greve de fome de duas semanas em outubro para protestar contra a detenção.

Todas as mulheres foram impedidas de assistir à partida no ginásio Azadi de Teerã, incluindo as jornalistas credenciadas. Desde 2012, o país proíbe que mulheres assistam aos jogos de vôlei.

Embora o advogado tenha indícios de que a pena seja de um ano, o procurador-geral ainda não confirmou a sentença de Ghavami.

A jovem foi acusada de fazer propaganda contra o regime, um argumento muito utilizado pela justiça iraniana para determinar prisões.

FEDERAÇÃO DE VÔLEI

No dia 1º deste mês, no encerramento do 34º Congresso da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em Cagliari (Itália), os representantes dos países afiliados à FIVB aplaudiram de pé uma moção em apoio à iraniana.

Em carta escrita ao presidente do Irã, Hasan Rowhani, o presidente da federação, o brasileiro Ary Graça Filho, pede a libertação da iraniana.

Graça Filho lembrou aos representantes o compromisso da FIVB para a inclusão das mulheres e o direito de elas participarem desse esporte em igualdade de condições, como prega a Carta Olímpica.

“Estou certo de que você [Rowhani] vai se juntar a mim hoje para garantir o desejo da FIVB de que Ghoncheh Ghavami seja liberada imediatamente e que as mulheres de todo o mundo sejam autorizadas a assistir e a participar do voleibol em pé de igualdade.”

O Congresso da FIVB aprovou a atitude por unanimidade.

Em entrevista ao canal SporTV, Graça Filho disse que ainda não recebeu resposta do governo do Irã.

“Estamos fazendo contato com a Federação Iraniana de Vôlei para continuarmos. Para nós, fica muito difícil fazer eventos no Irã, porque fica comprometida a inclusão. Não entra na nossa cabeça a exclusão de mulheres. Estamos em contato com a federação para que eles mudem o procedimento”, afirmou.

bomba.jpg

– A Farinata do Dória: por quê desistiu?

Quer dizer que a Farinata (um composto nutricional usado há tempos pela Igreja Católica para a comunidade carente) não será usada para os pobres por parte da Prefeitura Municipal de São Paulo?

O prefeito da Capital, João Dória, desistiu pela repercussão negativa, já que começaram a chamar o produto pejorativamente de “ração humana”.

Ora, se deve preocupar com o que é melhor para a população ou com o que é mais positivo midiaticamente?

Uma pena. A Farinata já existe e é algo importante e bom!

bomba.jpg

– Alguém entendeu o Heber em Goiás 0x2 Internacional?

Estando 0x0 no Serra Dourada, pela série B, em uma jogada parecendo duvidosa de impedimento, um atacante da equipe esmeraldina é lançado (em posição legal), avança e toca para a área. O bandeira 2 Thiaggo Americano Labes diz que o lance é legal e sai o gol do Goiás. Mas…

De maneira curiosa, Heber Roberto Lopes chama a responsabilidade do lance e anula o gol. Em um primeiro momento, ele dá a impressão de que chamou a responsabilidade do impedimento para ele (não deveria). Entretanto, ele marca bola ao chão (se fosse impedimento, deveria ser tiro livre indireto aos gaúchos).

Até agora ninguém sabe o que foi marcado. Na súmula, nada alegado. Hélio dos Anjos, treinador do Goiás, reclama que esse gol anulado “desmontou” sua equipe e por isso o Internacional mudou o jogo.

A única coisa certa é que Heber Roberto Lopes, em má fase há tempos, quis aparecer e errou feio, sem muito o que justificar.

Lance estranho. Veja, em: https://www.youtube.com/watch?v=F52y3FokqNA

https://www.youtube.com/watch?v=F52y3FokqNA

bomba.jpg

– Domingando!

Bom dia! Domingo para espairecer. Assim, bem cedinho, vamos correr? Clique 1:

bomba.jpg

Durante a corrida, pensando no Sagrado Coração de Jesus. Na foto, a imagem da entrada da Capela barroca do Bairro da Ermida, em Jundiaí. Clique 2:

bomba.jpg

Pós-treino, alongando entre as flores do jardim. Hoje, com a de botão de cores mescladas. Clique 3:

bomba.jpg

E para ir trabalhar (meio período, afinal hoje é dia de descanso parcial), na pausa da chuva, um instante de céu limpo. Clique 4:

bomba.jpg

Ótimo domingo a todos.