A Revista Época desta semana trouxe em sua matéria de capa sobre as profissões que estarão em alta e em baixa no futuro (por Marcelo Moura). Com base no termo “Destruição Criadora“, utilizou-se tendências atuais para prever a evolução de algumas atividades. As variáveis foram a valorização do emprego, a procura por ele e, principalmente, revolução tecnológica.
Uma das caraterísticas vantajosas do homem frente às máquinas (que exercerão boa parte das tarefas) será a INTELIGÊNCIA SOCIAL, que se refere a capacidade de negociar, persuadir, coordenar e manter contato emocional com as pessoas. Outra seria a CRIATIVIDADE, pois as máquinas ainda não sabem improvisar.
Na reportagem, foram elencadas com chance de 0,004% de não-extinção:
– Terapeuta recreacional
– Supervisor de manutenção e reparador de máquinas;
– Gestor de emergências;
– Fonoaudiólogo e
– Nutricionista.
As profissões de médio risco foram:
– Advogado;
– Cuidador de crianças;
– Chef de cozinha;
– Químico;
– Bombeiro;
– Repórter / Jornalista.
As atividades que correm mais riscos de deixar de existir (acima de 93%):
– Vendedor ambulante;
– Marceneiro;
– Açougueiro;
– Projetista de cinema;
– Juiz de Futebol e árbitros de ótimos esportes;
– Bibliotecário;
– Operador de telemarketing.
Claro que a matéria fala de muitas nuances e está em 8 páginas (edição 861, pg 58-65). As outras profissões estão dispersas no texto, mas fico pensando: será que tais projeções realmente se concretizarão?
Em especial, imagino: como substituir o árbitro de futebol? As máquinas farão seu trabalho? Se justamente a capacidade de interpretação (tão subjetiva) não é possível para um autômato…
Enfim: o que você acha de tal profecia laboral? Deixe seu comentário:


Graaaannnnnnde Rafael…
Esta é a primeira vez que me manifesto no seu Portal; nas vezes que lhe contatei, fiz diretamente a vocês pelo seu e-mail…
Acompanho com atenção todas suas incursões por assuntos mais diversos e acho-as todas ótimas! Muitas inclusive eu coloco de exemplo quando se adequam ao contexto nas minhas. Parabéns amigão!
CurtirCurtir
Olá Chico, saudade do amigo! Obrigado pelos comentários!!!
CurtirCurtir