Uma benção: nossa “vovótriarca” Maria com quase 90 anos (mais saudável do que seus netos), e o Miguel, o Porcarizinho mais novo com 30 dias (meu sobrinho, filho da Priscila).
Sem dúvida, uma graça divina:

Uma benção: nossa “vovótriarca” Maria com quase 90 anos (mais saudável do que seus netos), e o Miguel, o Porcarizinho mais novo com 30 dias (meu sobrinho, filho da Priscila).
Sem dúvida, uma graça divina:

Sabe aquelas bobeadas, brancos, apagões ou sumiços que dão na mente de vez em quando?
Pois é. Aconteceu no Morumbi neste domingo a tarde, no gol de Cícero. A imagem é clara: o jogador está bem adiantado, erro grave do bom bandeira Leandro Feitosa. Nem adianta falar que se desviasse no jogador do Santo André valeria a “Regra Nova”, pois o atacante está esperando a bola.
Acontece… (com mais frequência aos grandes do que aos pequenos, é verdade).
Ops: sobre o lance do 3o gol, não achei mão intencional. Se fosse para a defesa, não marcaria pênalti e nem entenderia como movimento antinatural. No ataque, mão involuntária. Gol polêmico, mas legal.
Sobre mão legal e ilegal, rememore a regra: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2016/09/30/interpretando-corretamente-os-casos-de-mao-na-bola-e-bola-na-mao/

Um número preocupante divulgado pelo Ministério da Educação: aproximadamente 1 milhão de brasileiros concluíram o ensino superior, contra 1,2 milhão de trancaram suas matrículas.
E qual será em 2017?

Quando o árbitro inventa algo ou dá um “migué”, no mundo da bola se chama “Regra 18”. E foi isso que o árbitro Leandro Bizzio Marinho fez na Arena Corinthians no jogo entre o Timão versus Peixe.
Entenda: o Corinthians está no ataque, a bola é lançada e o goleiro santista Vladimir a domina. Kazim, que tentava alcançá-la, freia em cima do goleiro e dá uma leve trombada. É falta por tiro livre direto (um lance só, sem o árbitro erguer o braço). Como Vladimir se mantém em pé e lança a bola ao seu companheiro pela esquerda, Bizzio não marca a infração e corretamente aplica a Lei da Vantagem (que se consome com Zeca seguindo o jogo, mesmo o árbitro se omitindo em sinalizar com o braço que estava dando a vantagem). Vladimir, sem bola, dá um chute leve infracional em Kazim (a bola está em jogo e o árbitro não apitou nada até então). Se a bola está em jogo (como estava) e ocorre uma agressão ou tentativa de agressão (não importa se atingiu ou não, nem se foi leve ou forte), é infração. Dentro da área, é pênalti, não marcado para o Corinthians.
É aí que entrou a Regra 18! Bizzio parou o jogo (a partida estava valendo), aplicou cartão amarelo a Vladimir e marcou tiro livre indireto (dois lances) ao Santos FC!!!
Entendeu?
Pois é. Tudo errado.
1) Se Bizzio julgasse que a vantagem não se consumou, não esperaria tanto tempo para voltar atrás e alegar vantagem não concretizada (mas ela se concretizou). Teria que marcar tiro livre direto pela trombada.
2) Se ele entendeu que Kazim impediu a reposição de bola estando a frente do goleiro, aí sim deveria ter marcado tiro livre indireto ao Santos, mas ocorreira outro erro: a bola foi reposta a contento!
3) Se ele entendeu que Vladimir tentou agredir ou agrediu Kazim, sendo que a bola estava rolando, deveria ter dado cartão vermelho ao goleiro e marcar pênalti, ao invés de dar o Amarelo e um tiro livre ao infrator! Mesmo que tenha entendido uma suposta atitude antidesportiva (que não foi, foi um chute claro desferido, já explicado acima), a bola estava rolando.
Nada das 3 possibilidades citadas acima, dentro da Regra do Jogo, foi feito. Ele parou o jogo, puniu disciplinarmente o atleta santista mas não tecnicamente o time do Santos. Isso é desconhecimento da Regra! E se conhece mas cumpriu errado, é erro de direito (lembre-se: Erro de Fato quando você sabe e cumpre a Regra, mas interpreta errado, como nos casos de mão intencional ou não; Erro de Direito é quando o procedimento da Regra é errado, seja por descumprimento ou desconhecimento).
Será que Dorival Jr, tão boa gente e a quem eu tanto respeito (em todos os jogos que trabalhei com ele, além da sua passagem em Jundiaí no começo da carreira, sempre o admirei como profissional e pessoa), que foi solícito aos árbitros na Pré-temporada da FPF-2017 em Itu e aceitou solicitamente o efusivo abraço do próprio Bizzio, reclamará?
É curioso: a partida pode ser anulada, se o Santos FC quiser, por um erro a seu favor! O time perde o jogo mas por culpa do desconhecimento ou descumprimento da Regra por conta do árbitro, pode voltar a jogar.
Haverá coragem de entrar com recurso na FPF e pedir ao TJD anular o jogo?
O lance citado está no site da ESPN, compartilho: https://www.msn.com/pt-br/esportes/video/falta-em-vladimir-pênalti-em-kazim-veja-o-lance-estranho-de-corinthians-x-santos/vp-AAnNELi
A foto do efusivo abraço abaixo: 
Extraída do site da FPF, sobre a Pré-Temporada dos Árbitros 2017
Onde está o sol do nosso verão?
Nevoeiro, chuvisco e dia bucólico. Mesmo assim, que seja um bom domingo!

Nossa Estelinha está completando 27 semanas na barriga da mamãe. E sabe o que acontece na vigésima sétima semana de gravidez?
Extraído de: http://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/serie-de-artigos/gravida-de-27-semanas
Seu bebê tem o tamanho de uma couve-flor. Seu pequeno ganhará cerca de meio quilo durante o próximo mês. Nesta semana, o bebê possui até 24 cm da cabeça até o bumbum e pesa cerca de quase um quilo. Embora esteja crescendo rapidamente, o cérebro e os pulmões do bebê ainda estão imaturos. Felizmente, ainda há mais 13 semanas para ficar pronto para o mundo exterior.
Depois de estarem fechadas por mais de quatro meses, as pálpebras do seu bebê conseguem se abrir novamente. Juntamente com a parte visual do cérebro estando ativa e a maioria das estruturas dos olhos completas, isso significa que seu pequeno pode ver luzes e sombras.
Assim como os bebês nos braços das mães, o balanço do seu corpo nina o pequeno dentro da barriga. Até mesmo as tarefas do dia a dia podem parecer como um balanço para o bebê. Graças ao líquido amniótico, tudo que o bebê sente é um suave balanço.
Sua gravidez na 27ª semana
Seus seios continuarão mudando ao longo de toda a gravidez (e depois também). Muitas mulheres acham que a aréola, a parte escura da mama que circunda o mamilo, continua a mudar também. No primeiro trimestre, a sua aréola provavelmente ficou mais escura. Agora, a pele pigmentada escura pode até mesmo se estender para além da aréola para criar uma aréola secundária, cobrindo até a metade do seio. É uma mudança temporária que provavelmente desaparecerá até o primeiro aniversário do seu bebê.
Se você for como a maioria das mulheres grávidas, você tem uma vida noturna extremamente agitada, até –mesmo bizarra–. Os sonhos dramáticos da gravidez podem ser devidos aos hormônios extras percorrendo seu corpo. Eles também podem ser uma maneira de sua mente lidar com a gama de pensamentos e emoções que você tem.
As papilas gustativas se desenvolveram e agora seu bebê pode sentir diferenças de gosto no líquido amniótico, dependendo do que você come no dia. Alguns bebês reagem à comida picante ingerida pela mãe, ficando mais ativos ou soluçando!
