– O Não Profissionalismo do futebol está latente…

Notícias da semana que mostram como o futebol brasileiro está carente de gestão profissional e comportamento compatível a ela.

1) O Santos FC demitiu seu treinador Enderson Moreira (líder da sua chave e invicto no Paulistão), alegando problemas de relacionamento. A assessoria do treinador diz que ele foi mandado embora; o presidente do time diz que ele pediu para sair num acordo. Na coletiva, Modesto Roma Jr confessou que não gostou quando o treinador levantou a questão de salários atrasados… Imagine quantos “treinadores demitidos o Santos FC” não está pagando!

2) Adriano Imperador gastou R$ 60.000,00 em uma casa noturna de “garotas de fama não-familiar”. E de lá partiu para um motel com 18 prostitutas. Ele ainda é jogador ou já encerrou a carreira? E quando o dinheiro acabar…

3) Valdívia em foto postada na internet no mais puro “espírito carioquês”. Entrar em campo que é bom, neca de pitibiriba.

4) Revendo as súmulas do Paulista FC na série A2, NENHUM jogo teve renda líquida positiva. Em todas, o clube teve prejuízo. Como sobreviver?

5) Robinho foi convocado por Dunga. Se a preparação é para 2018, em sua posição, o veterano atleta ainda é a melhor opção?

Estou assustado com o atual momento do futebol brasileiro… #GER7x1BRA

bomba.jpg

– E a Voz do Brasil? Sem sentido…

Pesquisa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República aponta: 66% dos brasileiros NUNCA escutaram o famoso e dinossáurico programa de rádio do Governo: “A Voz do Brasil”.

Pior: 30% nem sabem que ele existe!

Se é assim, por quê impor a obrigatoriedade às rádios no importante horário das 19h? Mais: salvo engano, qual o motivo da Rádio Bandeirantes ser a única a não transmiti-lo?

Coisas do Brasil…

2012-08-01-15-06-14.jpg

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Matonense X Paulista

Ilbert Estevam da Silva, 31 anos, natural de Diadema e professor de Educação Física, há 9 como árbitro, apitará Matonense x Paulista na Rodada 8 da série A2.

Jovem, ele é uma aposta da FPF. Tem trabalhado na série A3 e na A2 em bons jogos há alguns anos, e, embora ainda não tenha apitado na série A1, luta para isso. Na experiência realizada com os árbitros adicionais assistentes (AAA), trabalhou em inúmeras rodadas se mostrando muito atento.

Destaco que Ilbert foi escalado como árbitro principal no amistoso entre Corinthians x Corinthian-Causals no Itaquerão. Na oportunidade, deixou o jogo correr bastante e, apesar da pouca exigência da partida, se mostrou muito seguro. Apenas ressalvo uma certa dificuldade no posicionamento dentro de campo naquela partida.

Leandro Almeida dos Santos, 33 anos, vigilante (que bandeirou Água Santa x Paulista) e Gustavo Pedroso, 25, contador, serão os assistentes.

Torço para uma boa partida e desejo boa sorte aos árbitros.

bomba.jpg

– A Expectativa de São Paulo x Corinthians: Arbitragem, Torcida Mista e Escalação de Pato

A) SOBRE ARBITRAGEM:

Leandro Bizzio Marinho, 36 anos de idade, 11 anos de carreira e há 6 anos na série A1, apitará São Paulo x Corinthians no Cícero Pompeu de Toledo no próximo domingo.

Bizzio já apitou um Majestoso: em 2013, pelo Paulistão, na partida em que o Timão venceu o Tricolor no Morumbi por 2×1. Naquela oportunidade, Bizzio teve apenas atuação regular/ ruim. Foi muito contestado por não assinalar falta em Alessandro, resultando em gol do São Paulo, além de um polêmico pênalti de Rogério Ceni sobre Alexandre Pato. Sobre a análise da arbitragem daquela partida, vide o link em: http://is.gd/Majest2013 .

Hoje, 2 anos depois, Bizzio está muito mais experiente e com mais confiança. Está sabendo lidar bem com advertência verbal e se destacando por boa condição técnica. Vide as suas últimas duas atuações na série A1: o bom jogo arbitrado entre Santos 0 x 0 São Paulo na Vila Belmiro e a ótima participação no Tenente Carriço, no jogo entre Penapolense 0 x 2 Palmeiras, chamando a responsabilidade de um impedimento e anulando o gol palmeirense com correção (Veja essa observação em: http://is.gd/PenapPalm).

A curiosidade é que Bizzio, há pouco tempo, foi vítima de uma polêmica trombada com Guerrero na Arena Pantanal, contra o Bragantino pela Copa do Brasil. Sobre esse lance, já falamos na oportunidade, em: http://is.gd/Guerrero.

Em suma: Bizzio vem agarrando as oportunidades que lhe estão sendo dadas. É bom árbitro, e desde que subiu à categoria Ouro (em episódio criticado, pois os nomes que subiriam de 2009 para 2010 da categoria Prata à Ouro vazaram no site da FPF antes mesmo das provas escritas e físicas – mas ele não tem nada a ver com isso), tem tido uma constante evolução (sobre isso, em: http://is.gd/EmCDAe).

B) SOBRE TORCIDA MISTA

Grêmio e Internacional fizeram uma ótima jogada de fomentar a “torcida mista” no clássico gaúcho. Aqui, São Paulo e Corinthians não se esforçaram para tentar imitar a iniciativa no clássico paulista. Mas pense: criar “torcida mista” formada por famílias e pessoas de bem, é fácil. Mas juntar membros das organizadas com passagem policial… aí é que eu quero ver.

C) SOBRE ALEXANDRE PATO JOGAR OU NÃO

De novo a pendenga sobre Alexandre Pato. Por questão contratual, o atacante não jogará por ser atleta do Corinthians e estar emprestado ao São Paulo. Insisto com o tema: na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro do Atlético de Madrid, Courtois, que era do Chelsea e estava emprestado ao time espanhol, passou pela mesma situação quando ambas as equipes se enfrentaram. Na ocasião, a UEFA liberou o jogador e invalidou a cláusula, criando uma jurisprudência por lá (sobre isso, aqui, em texto do ano passado: http://is.gd/bAImTW)

Fica a questão: o presidente Carlos Miguel Aidar, renomado advogado, teria coragem de usar a semelhança do caso, liberar Muricy para escalar Pato e juridicamente se aguentar, ou é melhor manter a política da boa vizinhança?

Diante desses 3 temas, deixe seu comentário:
bomba.jpg

– Gasolina brasileira terá 27% de Álcool na sua fórmula

Está confirmado: o Álcool, que subiu quase R$ 0,20 na bomba nos últimos dias (devido a entressafra, a baixa produtividade e o alto consumo), aumentará a sua proporção na formulação da Gasolina!

Pois é. Era 20%, aumentou para 25% e a partir de 16 de março será 27% a quantidade de Álcool na Gasolina.

Portanto, o motorista que usa Gasolina sentirá que seu carro terá menor autonomia, já que não renderá tanto como antes (afinal, a Gasolina Brasileira é cada vez menos “Gasolina Pura”). Já o motorista que usa Álcool sentirá no bolso outro aumento, pois se precisará de mais Álcool para atender a mistura da Gasolina nas distribuidoras e o produto tenderá a ter a oferta diminuída.

Lembrando que não vale acreditar que não acontecerá nada a quem tem carro flex, pois se ele usa Gasolina, sentirá o efeito da mudança também: afinal, o álcool das bombas é o Álcool Etílico (Etanol) e o da mistura é o Álcool Anidro.
bomba.jpg