O Brasileirão precisa urgentemente ser revisto no quesito “DATAS”. Vejam só que absurdo: o Cruzeiro, que por sua competência dispara na liderança, será prejudicado pela CBF devido aos amistosos da Seleção Brasileira. Não é admissível que por estar jogando bem a Raposa perca jogadores para a CBF, que ganhará dinheiro e desfalcará o clube. Os jogos do Brasil são em data FIFA, não deveriam ter jogos do Campeonato organizado pela própria CBF.
A propósito, torneio bem mal organizado! Acho justas as queixas de Oswaldo de Oliveira, treinador do Santos FC, após a derrota para o Botafogo FR no Maracanã:
“É difícil fazer alguma coisa, jogamos em Porto Alegre na 5a a noite e entramos em campo nesse domingo no Rio de Janeiro, não dá para trabalhar adequadamente”.
Verdade! O time tem que retornar para casa na 6a e reembarcar no dia seguinte. Claro, a lógica é ir direto do RS para o RJ, mas como se vai treinar adequadamente? E se você perguntar para Muricy, Luxemburgo, Marcelo de Oliveira e outros técnicos, a queixa é a mesma: se joga muito no Brasil! O que tem de jogador lesionado… a solução é lógica: não treinar para descansar.
O calendário maltrata: a Sulamericana deveria ser disputada paralela à Libertadores, mas isso não ocorre. A Copa do Brasil também judia com suas datas. Fazer pré-temporada e excursões quando, se ainda existem os Regionais?
Será que, se não se abrir mão das demais competições, a solução será encurtar o Brasileirão? Mudar a fórmula para turno único, voltar o mata-mata ou reduzir o número de clubes para 16. Algo há de ser feito!
A verdade é que o futebol nacional está chato. Treinadores pilhados (vide Mano, Felipão), arbitragem ruim (o que dizer de Paulo Henrique de Godoy Bezerra, que conseguiu desagradar a todos no Itaquerão) e pavio curto com alguns (Gareca, treinador do Palmeiras, que o diga). E vale o lembrete: pela enésima vez, nenhum paulista venceu na rodada. Está virando rotina?
No sábado, assisti ao espetacular Everton 3 x 6 Chelsea, com dois gols de Diego Costa, o centroavante hispano-brasileiro. Aí entendi porque alguns garotinhos estão usando cada vez mais as camisas de clubes estrangeiros do que os dos nacionais…

