– E desde quando não chove?

CONTRASTES: ao fundo, o #verde da #SerraDoJapi (trecho da #Ermida) sob o #céu #azul.
No pé da #serra, tudo seco! E perguntar não ofende: quando irá chover?

10650042_835546406486023_7327847504695816608_n.jpg

– 2ª Oficina de Educação Política para a Cidadania

por Reinaldo Oliveira

Acontece neste sábado, dia 30 de agosto das 14h às 17h, na Cúria Diocesana de Jundiaí a 2ª Oficina de Educação Política para a Cidadania.

Promovida pelo Movimento Voto Consciente Jundiaí, Cáritas Diocesna, Pastoral Fé e Política e Rede Social Jundiaí, na 1ª Oficina realizada dia 23 passado, teve a participação de mais de 70 pessoas.

Realizada de forma dinâmica e interativa, para um público mesclado de jovens e adultos, o objetivo das Oficinas é a formação de multiplicadores para os assuntos de política e cidadania, sobre as próximas eleições e candidatos.

Nesta Oficina além da continuidade dos assuntos anteriores, também todos/as participantes serão informados e convidados a participarem, na semana de 01 a 07 de setembro, da realização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Também no dia 7 de setembro as entidades promotoras convidam a todos/as para o evento do 20º Grito dos Excluídos Nacional e 4º Grito dos Excluídos da Diocese de Jundiaí, cujo tema é “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”.

Ele terá início às 15h, com uma celebração eucarística na Catedral Nossa Senhora do Desterro, presidida pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa, seguida de manifestações do Grito na Praça Pedro de Toledo.

cidadania_clip_image002.jpg

– Blatter e o Desafio aos Árbitros. A Idéia vinga ou não?

Joseph Blatter já declarou durante a Copa do Mundo e repetiu o discurso dias atrás: quer testar o “desafio” em jogos de futebol. Como em alguns outros esportes, o treinador ou o capitão da equipe poderia contestar o árbitro da decisão tomada em algum lance polêmico, pedindo para que ele o revesse num monitor. Claro, estudar-se-ia em quais momentos adequados e em número limitado de paralisações.

Será que a Internacional Board, que é a “dona das Regras de Futebol” aceitará a sugestão da FIFA?

E outras entidades, como a UEFA de Platini, que um dia se declarou avesso a qualquer tipo de tecnologia?

Toda a boa tecnologia que ajude ao árbitro a apitar com maior correção e que possibilite legitimar os resultados é benvinda. Gosto e defendo isso. Mas tenho uma curiosidade: como operacionalizar isso?

Muitas vezes, temos 10 câmeras nos estádios e não se consegue com perfeição a imagem ideal para marcar ou “desmarcar” um pênalti. A transmissão para o árbitro seria de uma TV FIFA? A reprodução seria no telão do estádio ou em um aparelho de TV junto ao quarto-árbitro?

Aguardemos.

amorim2.jpg

– Racismo, de novo? E até quando?

– Há muito tempo, se discute o a prática do racismo nos estádios e não se vê eficácia alguma nas atitudes tomadas para evitá-lo.

– Há pouco tempo tivemos Daniel Alves sendo atingido por chuvas de banana, em mais um episódio de racismo.

– Há menos tempo ainda, Arouca foi ofendido por ato racista em Mogi Mirim.

– Há algumas horas, Aranha, goleiro do Santos, foi chamado de macaco na partida Grêmio x Santos.

– Imaginaram o jogador que está em campo trabalhando e sendo chamado de animal única e exclusivamente pela cor da pele?

– Imaginaram o tipo de educação que esses agressores verbais e morais tiveram para quererem gratuitamente inferiorizarem um ser humano?

– Imaginaram que tipo de prazer essas pessoas devem sentir em ofenderem alguém e sorrirem por tal conduta, com manifestação de vanglória?

– Imaginaram o sentimento da filha, da esposa, do pai ou da mãe do ofendido?

*********

Amigos, nessa quinta-feira novamente vimos o quão baixo e horroroso pode agir o ser humano a um irmão seu. Se ali em Porto Alegre a maioria é de pele branca, que raio de manifestação de supremacia racial foi inserida na mente desses idiotas para acreditarem que são superiores a quem tem pele de outra cor?

Estamos no século XXI. O homem chegou a Lua, criou a Internet e reduziu as distâncias de comunicação, inventou maravilhas que nos trazem comodidade, clonou animais e às vezes quer brincar de Deus. E, nesse mesmo mundo de tamanha inteligência, convive-se com aqueles que não conseguem entender que só existe uma única raça: a raça humana, de pela branca, negra, vermelha ou amarela.

E como resolver isso?

Se os jogadores não tomarem uma providência, a acomodada CBF vai permanecer demagoga alegando ser um problema social e mundial. Defendo uma greve de protesto! Paralisação da próxima rodada para chamar a atenção (e que se jogue o problema de datas prejudicadas por culpa de calendário aos cartolas). Mais: punição severa ao Grêmio! O que de efetivo foi feito quando macabramente louvaram o trágico acidente que vitimou o ex-jogador Fernandão?

Infelizmente, o discurso é de que quem faz isso é a minoria. Mas não é a maioria que defende o estádio de futebol um lugar permitido para extravasar, xingar, onde tudo pode?

De tantos idiotas racistas, as câmeras flagraram uma moça jovem, loira, desinibidamente chamado o jogador de macaco. Nas redes sociais já a identificaram com precedentes de intolerância. Sobrará apenas para essa menina, bonitinha e ordinária?

Mas e os demais?

Ninguém prendará uma gangue de torcedores. Provavelmente nem mesmo a jovem identificada (lembre-se: racismo é crime). E veremos o mesmo filme já visto após tais constrangimentos: clima de comoção, muito discurso e pouca ação duradoura que resolva o problema de verdade.

Por fim, vale a pena ler a declaração do goleiro pós-jogo:

A outra vez que viemos aqui jogar a Copa do Brasil tinha campanha contra racismo, não é à toa. Xingar, pegar no pé é normal. Agora me chamaram de ‘preto fedido, seu preto, cambada de preto’… Estava me segurando. Quando começou o corinho com sons de macaco eu até pedi para o câmera filmar, eu fiquei p… .Quem joga aqui sabe, sermpre tem racista no meio deles. Está dado o recado, agora é ficar esperto para a próxima. Tem leis, mas no futebol sabemos que o torcedor usa de várias maneiras para desestabilizar. Não vou deixar de jogar o meu futebol por manifestação de torcedor. Dói, mas tenho que jogar.

Sem comentários… simplesmente, disse tudo!

O link dos xingamentos está em: http://www.youtube.com/watch?v=XSBlzf_5EfA

BwLNV2nIQAAhQde.png

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para XV de Piracicaba x Paulista

Ilbert Estevam da Silva apitará o jogo do Nhô Quim contra o Galo. Jovem (tem apenas 31 anos), mas com bastante escalas na segunda e terceira divisão no currículo. Estreou recentemente na série A1 e vem sendo considerado uma aposta da Federação Paulista. Costuma correr bastante e ser disciplinador em campo.

Levando em conta que o XV de Piracicaba reclamou bastante da arbitragem na sua última partida (teve duas expulsões) e o Paulista chiou com razão pelas penalidades não marcadas em Jayme Cintra, o jogo será difícil para o juizão. Um ótimo teste para quem quer deixar de ser promessa e começar a se tornar realidade.

425426_389561694425749_1217698208_n.jpg

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para XV de Piracicaba x Paulista

Ilbert Estevam da Silva apitará o jogo do Nhô Quim contra o Galo. Jovem (tem apenas 31 anos), mas com bastante escalas na segunda e terceira divisão no currículo. Estreou recentemente na série A1 e vem sendo considerado uma aposta da Federação Paulista. Costuma correr bastante e ser disciplinador em campo.

Levando em conta que o XV de Piracicaba reclamou bastante da arbitragem na sua última partida (teve duas expulsões) e o Paulista chiou com razão pelas penalidades não marcadas em Jayme Cintra, o jogo será difícil para o juizão. Um ótimo teste para quem quer deixar de ser promessa e começar a se tornar realidade.

425426_389561694425749_1217698208_n.jpg