– O árbitro corre, corre, corre… mas quem banca?

Durante os últimos dias, ocorreu o teste físico dos árbitros da FPF no Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, em Jundiaí.

Mais uma prova física, diga-se de passagem…

O torcedor comum não sabe como é a exigência desse teste padrão FIFA. E os dirigentes da Federação Paulista de Futebol cada vez mais exigem condicionamento físico de praticante de atletismo, não de arbitragem de futebol.

É claro que o juiz têm que correr mais do que o jogador nos dias de hoje. Mas é inadmissível que o árbitro tenha que perder dia de trabalho, pagar suas estadias e demais despesas de viagem algumas vezes por ano!

Todos os gastos saem do bolso de cada um dos juízes e bandeirinhas. Coloque na ponta do lápis:

1- o coitado sai de Presidente Prudente, Araçatuba, Rio Preto ou de qualquer cidade paulista rumo a Jundiaí por conta própria;

2- se não for profissional liberal, tem que negociar as faltas no trabalho;

3– arcará os reais gastos com pedágio, combustível, alimentação e hospedagem, além do desgaste com a viagem.

Por quê não se regionaliza os testes? A Pista de Atletismo de Jundiaí é excepcional, mas só existe ela?

O pior: com tantos árbitros no quadro da FPF, nem todos conseguem apitar regularmente e sentem que muitas vezes colocam dinheiro do próprio bolso, pensando seriamente se vale a pena a carreira ou não. Claro, a Federação Paulista nem se preocupa com isso, pois “ela é uma empresa privada que não pede para o sujeito ser árbitro“, como costuma alegar. E ainda tem as dependências do Centro Esportivo Jundiaiense cedidas de graça pela Prefeitura Municipal!

Lamentavelmente, não se vê movimentação do Sindicato, da Cooperativa e dos órgãos que representam a categoria para mudar tal situação. E se há, é quase imperceptível!

Fico preocupado que jovens corredores hoje são mais prestigiados do que experientes apitadores. Quanto mais velho, rodado e sábio está o árbitro, melhor! E ele acaba sendo limitado pelo corpo e ultrapassado nas raias pelos seus sucessores muitas vezes não tão bem preparados do que eles.

Isso tudo é profissionalismo?

12481pista.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.