Parabéns para a bem bolada homenagem do desenhista Maurício de Sousa ao genial Ariano Suassuna, falecido nessa semana:

Parabéns para a bem bolada homenagem do desenhista Maurício de Sousa ao genial Ariano Suassuna, falecido nessa semana:

Se durante a Copa do Mundo vimos as seleções latinas desempenhando bom papel, o mesmo não se pode dizer dos clubes em seus torneios locais.
A Libertadores da América está na fase dos jogos de volta das semifinais. Mas por falta de clubes brasileiros… repercussão baixa! Enquanto que o Brasil curtiu as semifinais da Liga dos Campeões, ninguém está dando bola para o Defensor do Uruguai ou para o Nacional do Paraguai (na competição que deve dar San Lorenzo da Argentina).
Por aqui, tivemos a Final da Recopa Sulamericana, envolvendo Atlético Mineiro x Lanús. O jogo foi emocionante pela competitividade, mas ruim tecnicamente. A curiosidade: o Atlético/MG venceu com 2 gols contras na prorrogação, sendo o último uma tabela de zagueiros argentinos, numa atuação desastrosa de Ayala.
Cá entre nós: os times de futebol da América do Sul estão se apequenando. Onde está o poderoso Boca Júniors? Ou o Flamengo, lanterna do Brasileirão? Ainda: o glorioso Penharol?
O retrato da mudança do cenário futebolístico está no Derby Paulistano: Palmeiras x Corinthians, juntos, possuem 10 atletas estrangeiros em seus elencos. Ou seja, 10 vagas a menos para se projetar jovens talentos…

É pública a negociação entre a Oi e a Portugal Telecom (que era uma das donas da Vivo). O negócio envolve bilhões de reais e ajudará as duas empresas, que passam por dificuldades financeiras.
A GVT, que por enquanto é elogiada por muitos, é namorada pela TIM. Pode dar casamento… Sem falar do péssimo atendimento de Claro + Embratel e Vivo + Telefonica.
O que o cliente brasileiro deve fazer, não? A concorrência não parece “concorrer de verdade”, e a má qualidade é fato que não se resolve…

Hoje teremos o segundo jogo do Tricolor Jundiaiense na Copa Paulista. O Galo da Terra da Uva joga no Jayme Cintra contra o seu tradicional rival “Nhô Quim”.
Sabemos que o time foi rebaixado da A1 para A2, que existem dificuldades financeiras, que a fase é ruim… mas é o Paulista de Jundiaí, time profissional da nossa cidade e de tantas glórias conquistadas.
O que esperar do jogo?
Depois da novela para a liberação de alguns contratados, o técnico Beto Cavalcante poderá contar com o time “quase ideal” que vinha treinando, diferente da formação que perdeu do Red Bull no último sábado.
A arbitragem será de Lucenilton Souza Ferreira. Bom e jovem árbitro, ainda em formação. Aliás, a Copinha serve para isso: formar árbitros e jogadores num segundo estágio da Copa SP de Jrs.
Prestigie! O jogo começa às 15h, ingressos a R$ 5,00 + 1 kg de alimento.
Acompanhe a transmissão ao vivo pela Rádio Difusora Jovem Pan AM 810 – com a batuta do Time Forte do Esporte de Adilson Freddo; narração de Marcelo Tadeu, reportagens de Luiz Antonio de Oliveira (Cobrinha), comentários de Heitor Freddo, análise da arbitragem com Rafael Porcari e na técnica Tonico Caparroz! Jornada esportiva a partir das 14h.

E ontem a noite se iniciou o XII J.A.U.A.C. – Encontro de Jovens Amigos Unidos no Amor de Cristo, promovido pela Paróquia São João Bosco (Eloy Chaves, Medeiros, Ermida e adjacências), de Jundiaí/SP.
Mais de 180 encontristas permanecerão em atividades, palestras, orações e reflexões por 3 dias, a fim de buscarem ou intensificarem uma vida melhor baseada nos valores do Evangelho.
Que o Espírito Santo os ilumine para que possam fazer bom proveito desse retiro! REZEMOS POR ELES E POR TODOS OS VOLUNTÁRIOS QUE DOAM SEU TEMPO A ESSA MISSÃO.

Lembra do histórico jogo de vôlei que lotou o Maracanã? O saudoso Luciano do Valle foi um dos idealizadores…
Há exatos 31 anos, mais de 95 mil pessoas (recorde até hoje) assistiram Brasil x União Soviética no Estádio Mário Filho, e de lá pra cá o Voleibol se popularizou.
Coisas de um Brasil Empreendedor de gente que fazia a diferença.
Abaixo, extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Desafio_de_Vôlei_–_Brasil_X_URSS
O GRANDE DESAFIO
Brasil X URSS, foi um partida amistosa de voleibol em uma quadra montada no estádio do Maracanã, com recorde de público até hoje para um esporte Olímpico, se não o Futebol, seja á céu aberto ou no interior de ginásios poly-esportivos: 95.887 pagantes1 .
Até então, o maior número de pessoas reunidas pelo chamado esporte amador tinha sido de 90 mil espectadores, que assistiram à abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 19642 .
É considerada pela FIVB uma das mais importantes partidas da história do vôlei
A PARTIDA
Após conquistar uma inédita medalha de prata no Campeonato Mundial de Voleibol Masculino de 1982, disputado em Buenos Aires, o Brasil entrava para valer no cenário do vôlei internacional. A CBV, então, firmou uma parceria com a empresa de marketing esportivo Promoção, do publicitário José Estevão Cocco, do narrador Luciano do Valle e do publicitário José Francisco Coelho Leal (Quico), que passou a realizar eventos promocionais para o vôlei brasileiro. Assim, em 1983, a CBV convida a então seleção da União Soviética, campeã Olímpica e Mundial, para uma série de quatro jogos amistosos, a serem realizados nas cidades de São Paulo, Recife, Vitória e Rio de Janeiro.
Após a confirmação dos amistosos, pesquisou-se o melhor período para a realização do jogo do Rio de Janeiro que seria a realizado no estádio do Maracanã (o primeiro envolvendo equipes de nível mundial a céu aberto). Todas as pesquisas indicaram o mês de julho como o de menor índice pluviométrico dos últimos 10 anos na cidade do Rio de Janeiro.
A princípio, a partida do Rio de Janeiro havia sido marcada para o dia 17 de julho de 1983 às 21h30. Porém, o jogo teve de ser adiado devido à forte chuva que caia sobre a cidade. Assim, a 4a e última partida amistosa foi remarcada para o dia 26 de julho de 1983. Mesmo com o novo dilúvio que caia, a partida não pôde ser remarcada, pois a seleção soviética tinha compromissos na Europa4 .
Assim, a partida teve de ser realizada na noite chuvosa do dia 26 de julho de 1983. A quadra foi montada no centro do gramado . Ainda no primeiro set, uma forte chuva interrompeu o jogo. Viacheslaz Platanov, técnico do time do Leste Europeu, teve a idéia de pegar os tapetes que iam do vestiário até a quadra para forrar a quadra e continuar a partida6 . Uma fita de esparadrapo larga foi usada para fazer a marcação da linha dos 3 metros e do fundo da quadra. Além disso, sempre que a quadra ficava molhada, os jogadores enxugavam o chão com as próprias toalhas .
O jogo – transmitido ao vivo no Brasil pela Rede Record, nos Estados Unidos pela Rede ABC, e na Inglaterra pela BBC de Londres – pode ser considerado o marco inicial que ajudou na popularização do voleibol no Brasil e transformou a modalidade no segundo esporte mais popular no paí
A QUADRA
A quadra foi montada no centro do gramado do Maracanã por cerca de 200 profissionais, como carpinteiros, marceneiros, eletricistas, e carregadores, liderados por Mário Marcos Girello – o Maraco – e apoiados por caminhões e até helicópteros. Em pouco mais de 24 horas estava armada a quadra, feita de material sintético cor de laranja sobre um tablado de 1.500 metros quadrados. Como estava proibido esburacar o sagrado gramado, durante semanas, os engenheiros da empresa Rohr desenvolveram sistemas de encaixes para montar a quadra e as hastes da rede . As marcações da quadra foram feitas com fita adesiva branca.
