Vida ingrata! Há 1 ano Felipão e Fred eram heróis.
Luís Felipe Scolari havia sido demitido do Palmeiras após campanha rumo a Segundona, no mesmo ano que ganhou a Copa do Brasil. Fred machucava e voltava, sempre fazendo seus golzinhos. Bastou ganhar a Copa das Confederações e, como um passe de mágica, os defeitos sumiram!
Claro, os jornalistas, torcedores e especialistas mais experientes sacaram a grande ilusão, mas o torcedor mais ufanista… acreditava piamente no título da Copa do Mundo após a vitória contra a Espanha.
Veja que interessante as duas matérias abaixo, a respeito dos planos de Felipão e as qualidades de Fred:
1) Quando assumiu a Seleção Brasileira, o Portal Globoesporte.com escreveu:
RONALDINHO, ROBINHO, MAICON: FELIPÃO REABRE BRIGA POR VAGAS
Treinador novo, vida nova. O retorno de Luiz Felipe Scolari à Seleção Brasileira reabre a luta por lugar nas convocações e dá esperança a jogadores esquecidos por Mano Menezes. A menos de dois anos da Copa do Mundo, o novo treinador admite que jogadores experientes podem ser resgatados para dar auxílio a um elenco naturalmente jovem – fruto da renovação capitaneada pelo antecessor de Felipão. Mas avisa: existe uma base montada, e as mudanças não devem ser muito radicais.
“Vamos examinar alguns nomes. Cada técnico tem um pensamento, uma forma de jogar, um nome que goste mais ou menos. Um ou outro nome deverá ser mudado. Vamos pegar essa base e implementar uma ou outra coisa” – disse o treinador.
Um nome ganhou força naturalmente com o retorno de Felipão. Ronaldinho Gaúcho foi campeão do mundo com Scolari em 2002 e agora teve rendimento sólido no Brasileirão pelo Atlético-MG. Mas o treinador, pelo menos por enquanto, não dá pistas sobre o retorno dele.
Só vamos começar a discutir nomes a partir de agora. Sobre quem não estiver convocado, não falo. Ronaldinho, Pedrinho, João… Só quando convocarmos.
2) E sobre Fred? A esperança era total! Veja que curioso, também do Portal Globoesporte.Com:
FRED E A CONFIANÇA DO CHEFE
Com dois dias de atraso, por conta da participação do Fluminense na Taça Libertadores, Fred se apresentou à Seleção Brasileira com uma fratura incompleta na costela. Mesmo assim, o atacante está cheio de moral com Luiz Felipe Scolari para o amistoso com a Inglaterra, domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.
Neste sábado, o treinador encheu o camisa 9 tricolor de elogios, garantiu que as dores na costela não estão atrapalhando o desempenho do jogador e o colocou como uma de suas opções para usar a braçadeira de capitão da Seleção.
“– Fred é importante para o grupo. É um dos capitães da nossa equipe. Ele não sente dor nenhuma. Antes do treino, numa jogada simples, ele fez um giro e acertou um voleio espetacular. Uma dor ou outra, ele suporta. Dentro daquilo que o médico nos disse, vale a pena contar com o Fred e esperar que ele jogue, no mínimo 45 minutos, para encaminhar a equipe que será titular na Copa das Confederações” – disse Felipão, que também apontou Thiago Silva e David Luiz como opções para a braçadeira, com vantagem para o zagueiro do Paris Saint-Germain.
No futebol, 1 ano pode ser muito tempo! De heróis a vilões!

