– Uma Lavanderia de Dinheiro chamada Futebol: 11 anos de Abramovich no Chelsea

O bilionário russo Roman Abramovich comprou o Chelsea por 210 milhões de euros em 02 de Julho de 2003. Nos balanços oficiais, se vê que em 2004 ele gastou 420 milhões de euros. Em 2005 o prejuízo foi de 350 milhões. O único ano em que teve lucro foi 2012, com 1,6 milhão de euros.

O mais impressionante é: em 11 anos, o prejuízo acumulado é de 733 milhões de euros!

A pergunta inevitável a ser feita: há anos gastando dinheiro e ele não acaba? Em reais, o valor negativo chega a mais de 2,5 bilhões, e ainda assim fica contente? No “vermelho” e não se preocupa em fazer o negócio dar dinheiro? Ou é para não dar, propositalmente?

Abramovich é um dos muitos caras inteligentes que usam o futebol para lavar dinheiro nele. São das máfias do leste europeu, asiática ou ainda montantes de bilionários árabes, investindo em clubes como Manchester City, PSG e Monaco.

Imagine a engenharia financeiro-logística para esquentar a grana. Se toda essa inteligência fosse usada para o bem… ou melhor: se todo esses recursos financeiros , ao invés de serem gastos no futebol, fossem investidos em melhorias sociais…

chelsea-badge.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.