– Desculpas de Italiano e de Espanhol na Copa

Julián Ruiz, jornalista do diário espanhol “El Mundo”, achou os motivos que levaram a Fúria (Seleção Espanhola) a ser eliminada da Copa do Mundo de 2014. Não foi a má atuação, tampouco o ciclo do selecionado que acabou, muito menos o aprendizado de como vencer o estilo de jogo “tike-take”. Leia a justificativa que ele publicou em seu jornal:

Um Mundial que começou com a corrupção da Fifa ao admitir a candidatura do Brasil, que se sabia putrefata, repleta de falcatruas capitalistas, que desembocaram nos protestos nas ruas brasileiras, no medo do caos nos próprios estádios, que estavam em cima da hora sem terminar. Depois, o horroroso calor e umidade na maioria das cidades-sede. Impossível jogar futebol para as melhores seleções. Espanha, Inglaterra, Portugal etc… estão fora só com duas partidas. E este calor, esta umidade, está adulterando toda a competição, com a cumplicidade de árbitros a serviço do poder mais corrupto, onde os dirigentes só recebem o dinheiro de capitalistas brasileiros ou sultões do dinheiro como os dos países árabes.(…) É o novo futebol do Terceiro Mundo, mas com suborno, com corrupção. É o pior Mundial que já vivi.

Pois é. A Holanda goleou a Espanha por 5 x 1. Será que Van Persie + Robben jogaram em Amsterdã e Iniesta + Xabi Alonso jogaram sozinhos em Salvador? Casillas mostrou que estava no auge da carreira e sofreu com o calor e por isso falhou, enquanto que o goleiro holandês se refrescava em algum balneário do Mar Mediterrâneo? Ou ainda: a derrota espanhola contra o Chile deve ter sido fruto de um complô internacional de sheiks islâmicos que compraram a arbitragem e permitiram que a La Roja Chilena os vencessem?

Que bobagem… Pirlo, que é craque, também justificou a eliminação da Azzurra dando como crédito o calor. Declarou que é impossível futebol de alto nível com a umidade brasileira.

Ué, mas na Copa dos EUA, quando os italianos foram vice-campeões, não jogaram partidas no Texas ao meio-dia com 40oC? Aliás, não me consta que na Copa da África do Sul, onde os italianos foram eliminados também na primeira fase, fizesse tanto calor…

Quem perde reclama, faz chororô e arranja subterfúgios. Alguns reclamos são “preventivos”, como a Inglaterra, que culpava a Selva Amazônica antes da Copa mas acabou empatando com a Costa Rica em Belo Horizonte.

Campeão do Mundo não pode ser eliminado na 1a fase. A Itália quando sai da Europa não ganha nada. A Inglaterra, inventora do futebol, vive do seu título caseiro de 1966. E a Espanha terá que provar: se tornou grande com a conquista de 2010 ou foi um momento extraordinário e nada mais?

425998_heroa.jpg