– Paralisar ou não os jogos da Copa para Hidratação?

A FIFA está sendo criticada pelos treinadores por não permitir que os árbitros interrompam os jogos para a hidratação. Não se sabe se é uma recomendação formal da entidade ou se os árbitros estão fazendo vistas grossas aos calor.

Na partida Alemanha x Portugal, o treinador Paulo Bento solicitou ao árbitro sérvio a paralisação e nada houve. Nos jogos Espanha x Holanda e Itália x Inglaterra também os pedidos para a pausa foram ignorados.

Aqui no Brasil estamos acostumados a ter dois minutos para uma Parada para Hidratação (brinca-se a chamando de “Parada Hidráulica”) quando há alta temperatura. E onde estaria o problema no Mundial?

A verdade é que existe a preocupação para que esse momento não se torne uma Parada Técnica. Nos jogos do Campeonato Brasileiro e Paulista, é visível que os treinadores aproveitam esse instante para orientar suas equipes e passar novas instruções, o que não é permitido (a Recomendação da CBF e FPF é que nessa pausa os jogadores se aproximem do banco de reservas, bebam água e as Comissões Técnicas se mantenham isentas quanto às orientações).

Mas o que fazer?

Nada. O bom senso seria a permissão, mas há o seguinte fato: é permitido que os atletas se hidratem a qualquer momento da partida, sem sair do campo de jogo, recebendo copos de água na linha lateral e ali bebendo, sem paralisar a partida.

Em contrapartida, há o argumento de que o árbitro deve paralisar a partida em situações de condições climáticas adversas. Se quando cai uma forte chuva, ou há raios, ou nevasca forte, a partida é paralisada aguardando a melhora do clima, por quê não com o calor em excesso?

1.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.