– O Japonês elogiado pelo Chefe Bussaca e os demais lances polêmicos de Brasil 3 x 1 Croácia

E essa agora? Comandante de Arbitragem da FIFA daria pênalti para Fred!

Mássimo Bussaca é o atual chefe dos árbitros da FIFA e está no Brasil escalando os juízes para as partidas da Copa do Mundo. É ítalo-austríaco e sempre foi muito elogiado dentro de campo. Entretanto, sua competência foi na mesma proporção das suas polêmicas: certa vez, parou uma partida e começou a bater-boca com torcedores, praticando gesto obsceno. Em outra, algo incrível: apitando no Catar, se encostou ao pé da trave e fez xixi ali no poste, retardando uma cobrança de escanteio.

Trabalhando a finco para o Mundial, o agora dirigente tem cobrado dos árbitros ótimo condicionamento físico e tático. Quer que os homens de preto conheçam esquemas de jogo e como as Seleções jogam (se no 3-5-2, 4-4-2 e por aí em diante).

Porém, tecnicamente os árbitros não estão correspondendo nos jogos. No primeiro jogo, polêmica do árbitro japonês Nishimura no Brasil x Croácia. No segundo jogo, dois gols mal anulados a favor do México contra Camarões.

Sobre o jogo Brasil x Croácia, 3 lances polêmicos:

1) No começo do jogo, Neymar atinge o adversário com o braço e croatas pedem cartão vermelho. Poderia e não poderia ter dado! Entenda: Neymar olha para o jogador da Croácia e vai disputar a bola com o braço erguido. Se você entende que ele quis dar um tapa e não conseguiu acertar em cheio, sendo “uma braçada leve”, de acordo com a Regra deve ser expulso (pois a Regra fala em DAR ou TENTAR atingir). Mas se você entende que ele quis ganhar espaço de uma forma desleal com o braço, é cartão amarelo por ação temerária. Não dá para reclamar do árbitro aí.

2) No final do jogo, o atacante croata divide com Julio Cesar no alto e o árbitro marca falta, sendo muito contestado. Mas foi acerto do árbitro por um detalhe interessante: você pode trancar (dar o tranco) qualquer jogador inclusive o goleiro, exceto se este estiver no alto (ainda mais com a bola na sua trajetória). Então, disso a Croácia não pode reclamar.

3) O principal problema: o pênalti mal marcado a favor do Brasil na simulação de Fred. Errou o árbitro e já falamos sobre isso na nossa publicação no Portal da Rede Bom Dia / Diário de São Paulo / Jornal BD Jundiaí (acesse: http://is.gd/BRxCR).O erro se dá pelo seguinte: a escola japonesa de arbitragem não está acostumada com indisciplina. Simulações não são comuns na Ásia, e quando apita um jogo com atletas da linha como Fred, Sheik, Marcelinho Carioca e tantos outros “rodados na vida”, tem dificuldade de entender os lances cavados, em que pese sua experiência (ainda mais se acontecem numa Copa do Mundo, onde o Fair Play deveria estar em alta – aliás, o Brasil cometeu apenas 5 faltas o jogo inteiro, o que poderia remeter à idéia de equipe disciplinada).

Mas o que assusta é o seguinte: Bussaca, nesta manhã, mostrou em imagens o contato físico do croata com o brasileiro como justificativa.

E daí?

Contato físico faz parte no futebol, e as mãos do zagueiro não tiveram força suficiente para cometer a infração. Pior de tudo é que defendeu o árbitro dizendo que existem áreas cinzentas e que é difícil para o árbitro. Após questionamento e insistência, respondeu que:

Houve um contato. Se não houvesse o contato, não estaríamos discutindo. O árbitro tem situações que são preto no branco, mas é difícil concluir porque o árbitro está muito bem posicionado e a situação era clara, a foto confirma. Vimos outra foto que a mão esquerda também toca. Então, essa é a minha resposta técnica”.

Trocando em miúdos, Bussaca daria pênalti também!

Acho que na Copa da Rússia de 2018 teremos outro comandante da arbitragem na FIFA…

arbitro-figurinha-1024x7591402658693.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.