O japonês Nishimura foi o árbitro escolhido para a abertura da Copa de 2014. E quem apitará a final?
Calma, é cedo para projeções, mas veja uma curiosidade: o 1o árbitro a apitar uma final de Copa do Mundo (1930) foi o belga John Langenus, no tempo em que o árbitro escolhia seu uniforme. E Langenus escolheu um elegante paletó com gravata, mas sem calça e sim com shorts e meiões. Independente da vestimenta, teve boa atuação e trabalhou nos Mundiais de 34 e 38.
Porém, neste mesma Copa do Mundo tivemos o primeiro árbitro brasileiro: o paraense Gilberto de Almeida Rego, protagonista da primeira invasão de torcida em jogos de Copa: aos 39 minutos do segundo tempo, encerrou inexplicavelmente a partida Argentina 1 x 0 França. Os torcedores invadiram o gramado e obrigaram (após longa demora) a reiniciar o jogo.
Enfim, em 1954 Mário Vianna apitou Suiça 2 x 1 Itália, anulando um gol considerado legítimo pela Azzurra. Contestado, apenas justificou: a FIFA é uma “camarilha de ladrões”.
Mas eram outros tempos do futebol… a tecnologia e as roupas são diferentes e a fiscalização por uma arbitragem mais padronizada e honesta são constantes.
Ou isso não acontece a contento como deveria?

