– Pelé está na moda!

Há poucos dias do Mundial de Futebol, Pelé é capa de várias revistas europeias. E fotos históricas!

Extraído de: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2014/05/20/revista-francesa-publica-foto-misteriosa-de-pele-na-capa/

FOTOS DE PELÉ

Por Maurício Stycer

Em tempo de Copa do Mundo no Brasil, é natural que o assunto seja tema de capa de inúmeras revistas estrangeiras. Menos óbvio é observar nas bancas a permanência de Pelé como uma das imagens mais representativas do futebol brasileiro no exterior.

Duas revistas europeias recorreram ao “rei” para ilustrar suas edições de junho.

A edição britânica da “Esquire” usa uma conhecida foto do craque, ainda menino, com a camisa da seleção brasileira em 1958. Os elogios maiores da publicação, porém, são para Sócrates, chamado pelo editor Alex Bilmes de “o homem mais cool a já ter pisado em um campo de futebol”. A revista chegou às bancas também com outras cinco capas, dedicadas a Bobby Moore, Cruyff, Maradona, Zidane e Beckenbauer.

Já a francesa “Fisheye”, dedicada ao universo da fotografia, estampa em sua capa uma imagem menos batida, na qual Pelé aparece com a camisa da seleção paulista de futebol. Segundo o diretor de redação, Benoit Baume, a foto foi escolhida para “sacralizar uma época em que o esporte profissional não era dominado pelo dinheiro e os heróis cunhavam sua fama sem a ajuda da comunicação.”

No texto, intitulado “A foto misteriosa do rei Pelé”, o editor revela que teve dificuldades em identificar a situação em que o craque aparece. Segundo ele, a foto foi encontrada nos arquivos do tradicional jornal “L´Équipe”.

A imagem, porém, não tinha legenda. Pesquisando, conta ele, junto a um site especializado em camisas de futebol, a revista foi informada que “se tratava da camisa do Santos usada em 1973-74”. Um erro grosseiro, claro. O escudo que aparece na foto mostra claramente o “FPF”, da Federação Paulista de Futebol, e não o do Santos.

Benoit conta que ficou desconfiado da informação porque 1974 foi o último ano em que Pelé jogou pelo Santos e suas imagens desta época, com 34 anos, não batem com a do jovem que aparece na foto escolhida.

Prosseguindo em sua pesquisa, a revista descobriu que a foto é dos anos 60, mas ficou com um pé atrás, porque a imagem é em cores, um recurso não muito utilizado naquela época. Outro mistério é o local onde foi registrada a imagem.

Trata-se, sim, com certeza de uma imagem da década de 60. Só não tenho certeza do estádio em que Pelé posa para as lentes do fotógrafo.

Em tempo: O texto rendeu algum debate no Twitter e no Facebook. Segundo alguns leitores, tudo indica que a foto foi tirada em dia de jogo da seleção paulista no Brasileiro de 1959. O curioso é que a equipe só entrou em campo para disputar – e vencer – o torneio entre janeiro e fevereiro de 1960. A foto, portanto, seria dos primeiros meses de 60.

peleesquire.png

pelefisheye1.png

– Dia de Santa Rita de Cássia

Amigos, hoje é dia de Santa Rita de Cássia! Conheça um pouco a história dessa magnífica serva de Deus:

PERFIL HISTÓRICO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Santa Rita nasceu em 1381 e morreu aos 22 de maio de 1457. Estas duas datas tradicionais foram consideradas corretas pelo Papa Leão XIII quando a proclamou Santa no dia 24 de maio de 1900.

Rita, filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, e foi batizada com o nome de Margarida (MargaRITA) em Santa Maria do Povo, também em Cássia. Seus pais eram “pacificadores de Cristo” nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Deram o melhor de si mesmo na educação de Rita, ensinando-a, inclusive a ler e escrever.

Aos 16 anos Rita se casou com Paolo di Ferdinando Mancini, jovem de boas intenções, mas vingativo. Tiveram dois filhos. Com uma vida simples, rica de oração e de virtudes, toda dedicada à família, ela ajudou o marido a converter-se e a levar uma vida honesta e laboriosa. Sua existência de esposa e mãe foi abalada pelo assassinato do marido, vítima do ódio entre facções.Rita conseguiu ser coerente com o Evangelho perdoando plenamente todos aqueles que lhe causaram tanta dor.Os filhos, ao contrário, influenciados pelo ambiente e pelos parentes, eram inclinados à vingança. A mãe, para evitar que se destruíssem humana e espiritualmente, pediu a Deus que tirasse a vida deles, pois ela preferiu vê-los mortos que manchados com sangue da vingança.

Ambos, ainda jovens, viriam a falecer em conseqüência de doenças naturais.

Rita, viúva e sozinha, pacificou os ânimos e reconciliou as famílias com a força da oração e do amor; só, então, pôde entrar no mosteiro agostiniano de santa Maria Madalena, de Cássia, onde viveu por 40 anos, servindo a Deus e ao próximo com uma generosidade alegre e atenta aos dramas do seu ambiente e da Igreja do seu tempo.

Nos últimos 15 anos Santa Rita teve sobre a testa o estigma de um dos espinhos de Cristo, completando, assim, na sua carne os sofrimentos de Jesus.

Foi venerada como santa imediatamente após a sua morte, como atestam o sacófago e o Códex miraculorum, ambos documentos de 1457-1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, na urna de prata e cristal fabricada em 1930. Recentes exames médicos informaram que sobre a testa, à esquerda, existem traços de uma ferida óssea (osteomielite). O pé direito apresenta sinais de uma doença sofrida nos últimos anos, talvez uma inflamação no nervo ciático. Sua altura era de 1,57m. O rosto, as mãos e os pés estão mumificados, enquanto que sob o hábito de religiosa agostiniana existe, intacto, o seu esqueleto.

AS MENSAGENS DE SANTA RITA

Não existem livros, cartas ou diários escritos por Santa Rita. A sua mensagem provém de sua vida simples e heróica. Santa Rita é uma grande evangelizadora. Ela não anuncia a si mesma, mas o Senhor Jesus e a força do seu Mistério Pascal de cruz e Ressurreição. Santa Rita é a manifestação vigorosa do Espírito Santo, que fala e age também na Igreja e no mundo de hoje.

1. MENSAGEM ÀS MULHERES

Santa Rita, antes de mais nada, quer transmitir sua mensagem às mulheres de todas as idades e condições, porque ela conhecer pessoalmente os papéis femininos de filha, esposa, mãe, viúva e religiosa.

Santa Rita anuncia à mulher, o evangelho da liberdade, liberdade der ser ela mesma, de defender a própria dignidade e a de quem é mais fraco.

Ela proclama o evangelho da interioridade, porque sem esta, não existe liberdade, e as coisas passageiras podem facilmente seduzir e escravizar o coração.

Santa Rita encarna o evangelho do serviço, porque somente quem perde a própria vida por amor a encontra verdadeiramente.

2. MENSAGEM AOS CÔNJUGES

Santa Rita anuncia aos esposos o evangelho da fidelidade ao próprio cônjuge.

Ela proclama o evangelho do perdão, porque quem erra anda errante e somente será ajudado se não for condenado por nós.

3. MENSAGEM AOS PAIS

Aos pais, Santa Rita anuncia o evangelho da coerência, porque, de fato, só se é educador pelo exemplo.

Ela anuncia o evangelho da confiança, para que, a família, egoisticamente, não se feche ao futuro e não destrua a vida.

Ela proclama o evangelho da oração, porque abrir-se a Deus, significa construir a própria família sobre a rocha.

4. MENSAGEM AOS JOVENS

Santa Rita se dirige aos jovens de hoje como uma mãe aos próprios filhos.

Ela anuncia aos jovens o evangelho da esperança, porque a vida tem sentido, porque Deus nos ama e não nos deixa sozinhos.

Ela proclama o evangelho da obediência, porque somente partindo da humildade se constroem grandes coisas

Santa Rita anuncia aos jovens o evangelho da generosidade, porque com esforço próprio pode-se superar a lógica do ódio e da violência.

5. MENSAGEM A QUEM SOFRE

A quem sofre Santa Rita anuncia o evangelho da proximidade do Deus Crucificado, Consolador e Salvador.

Ela proclama o evangelho da fortaleza em carregar a própria cruz junto a Cristo.

Santa Rita encarna o evangelho da compaixão, porque sofre com quem sofre e socorre todo sofrimento com a sua poderosa intercessão.

6. MENSAGEM AOS CONSAGRADOS

À pessoa consagrada (religiosos e religiosas) Santa Rita anuncia o evangelho da alegria que surge da doação total a quem vale muito mais do que o cêntuplo: o Senhor Jesus.

Ela proclama aos consagrados o evangelho da comunhão, porque na tensão em configurar-se a Cristo “não mais exista homem ou mulher, e todas as divisões sejam superadas”.

Enfim, a todas as pessoas que encontra, Santa Rita anuncia o evangelho da paz universal, para que sejamos todos sempre irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai.

Fonte: www.santarita-oar.org.br

imgres.jpg