– Felicidades ao Pixinguinha!

No dia 23 de abril de 1987 nascia Pixinguinha, o pai de um dos ritmos mais prazerosos de se ouvir: o Chorinho! Por isso, hoje se celebra o Dia do Chorinho!

“Carinhoso” é o carro-chefe das suas obras-primas. Mas sabia que a letra da canção só veio anos mais tarde, com o compositor João de Barro?

Ouça essa maravilha: https://www.youtube.com/watch?v=EGWg4YpS1ls

Pixinguinha.jpeg

– Tentando entender a Sulamericana na visão da CBF

Que tipo de prestígio a Copa Sulamericana tem perante a entidade que administra o futebol brasileiro, a CBF?

A idéia original é que a Sulamericana deveria ser uma espécie de 2a divisão da Libertadores, ou seja, ser a antiga Copa Conmebol (assim como a Liga Europa está para a Champions League em nível de importância). Mas ao invés do segundo pelotão dos melhores clubes, aqui no Brasil a indicação dos times é curiosa:

– Para a Sulamericana 2014 (que começa no segundo semestre), entrarão o campeão da Copa do Nordeste mais as equipes eliminadas até a terceira fase da Copa do Brasil-14 (e que estiveram melhores colocadas no Campeonato Brasileiro de 2013).

Achou curioso?

Veja para 2015: a CBF afirmou que tirará uma das vagas dos eliminados da Copa do Brasil e a dará para o Campeão da Copa Verde-14. Isso mesmo! O atual campeão desse torneio (que reúne as equipes do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo) é o Brasília FC (não confunda com o Brasiliense), e só disputará a competição daqui há um ano e meio. Mas o Sport, campeão da Copa Nordeste-2014, jogará nesse ano.

E aí vai a curiosidade: se reclamamos de times que estão na segunda divisão do Brasileirão disputarem a Libertadores (como foi o caso do Santo André, Paulista e Palmeiras, que se classificaram pelo caminho da Copa do Brasil), poderemos ver uma equipe que nem estará em atividade profissional classificada! Em 2014 ou 2015, pelas regras do Campeonato Brasileiro, o Brasília FC pode não disputar a 4a divisão nacional (mas jogará a Sulamericana)!

Coisas da politicagem no futebol…

TotalSudamericana650x402.jpg_1360585586.jpg

– Mitos que você acredita?

Paranóia total! E os caras que se deixam levar pelos “mitos” da Internet?

Quantas vezes já não mataram no Facebook o Bolaños, ator de Cháves?

E as correntes que comprovam o grande golpe das Copas do Mundo: a venda da Copa de 98 pela Nike à Adidas, tirando o título do Brasil e entregando de mão beijada à França?

Antigamente (e muitos crêem piamente nisso): Elvis Presley não morreu!

Pior: e os que atribuem o atentado de 11 de setembro promovido pelos próprios americanos?

São teorias das conspirações criadas e espalhadas na Web. No futebol, todo mundo tem alguma sobre seu time. Aliás, dos 20 clubes do Brasileirão, o torcedor fanático de cada uma das equipes credita perseguição à sua agremiação nas redes sociais.

Agora a onda é dizer que o avião malaio foi sequestrado e está em algum lugar aguardando o resgate aos terroristas!

Conhece mais alguma dessas maluquices?

conspiracao.gif

– Dia de São Jorge!

E hoje é dia de São Jorge! Na tradição católica, esteve quase “suspenso” por questão dogmática. Mas nos dias atuais Jorge tem sua santidade aceita pelo Vaticano.

Conheça sua história (extraído de: “Santo do Dia”, em cancaonova.com):

Lembrado como ‘o grande #mártir’, foi martirizado no ano 303. Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso #Senhor, e viver o#Santo #Evangelho.
São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por #Jesus. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.
Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o#dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos#pobres.”
Verdade ou não, o mais importante é o que esta história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de #JesusCristo, pelo poder da #Cruz, viveu o bom combate da #fé. Se compadeceu do povo porque foi um verdadeiro #cristão. Isto é o essencial.
Ele viveu sob o senhorio de #Cristo e testemunhou o#amor#Deus e ao próximo. Que ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.
#São #Jorge, rogai por nós!

10171193_757460260961305_7382319213284119029_n.jpg

– Os Excluídos da Copa do Mundo

Sorte do Futebol que Moçambique era colônia portuguesa e assim o benfiquista Eusébio, o eterno Pantera Negra, conseguiu jogar uma Copa do Mundo (1966). Ou alguém imagina que no cenário de hoje, com tantas equipes fortes, o jogador moçambiquenho conseguiria disputar um Mundial pelo seu país natal?

Pois bem: um dos maiores de todos os tempos, George Weah, o liberiano que jogou por anos no Milan e foi Bola de Ouro da FIFA, viveu esse drama de ser um craque e ficar fora do Mundial pois seu país não conseguiu se classificar. Ibrahimovic ficará de fora agora em 2014 pelo fato da Suécia não ter tido uma boa geração. Gareth Bale, “cracaço” do Real Madrid, talvez seja a maior ausência na Copa do Mundo no Brasil devido a fragilidade de sua nação, o País de Gales. Acrescente outros: Petr Cech, goleiro da República Tcheca que está no Chelsea; Vidic, sérvio do Manchester United, ou ainda o craque da Bundesliga (campeonato alemão) Lewandowski, que infelizmente é polonês.

Não veremos esses jogadores bons de bola por aqui. Mas em compensação, ironicamente teremos Nekounamm (Irã), Spahic (Bósnia), Anastoupolus (Grécia), Bougherra (Argélia) ou Kosmina (Austrália)…

Aí é sacanagem!

Um desafio: que tal escalar a Seleção dos Excluídos de 2014? Garanto que seria um time competitivo, e, por quê não, lutaria pelo título?

Copa01.jpg